3 Dicas para Aumentar suas Chances de Vender Mais como Afiliado

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Veja como encontrar caminhos para vender mais com o produto que você está divulgando.

O crescimento de um negócio digital está atrelado a diversos fatores como número de vendas, fatores externos e planejamento financeiro. Isso vale para qualquer empreendedor, inclusive Afiliado(a). Para vender mais, é preciso estar atento à atualização da sua própria estratégia, além das novidades e tendências do mercado.

Se você se interessou pelo assunto, continue lendo o artigo para aprender mais. E se você já foi Afiliado(a) um dia, mas desistiu por algum motivo, vou te mostrar 3 dicas que você pode aplicar para vender mais. Quem sabe você não decide voltar a atuar nesse ramo? Vem comigo, pois as sugestões estão imperdíveis!

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Entendendo o trabalho de Afiliado

Vamos começar apresentando ou relembrando o conceito de Afiliado. Em um programa de Afiliados, este profissional tem a função de indicar produtos feitos por outras pessoas. Quando a venda é feita, o Afiliado ganha uma comissão.

Existem vários motivos para uma pessoa optar por essa carreira. Começar um negócio digital com baixo custo inicial, ser gestor(a) de si mesmo e escolher com o que, como e de onde trabalhar são alguns dos principais motivos.

Vou te mostrar um exemplo para ficar mais claro: Mariana é uma famosa blogueira do setor de educação que precisava complementar a renda para realizar projetos pessoais. Para conseguir o dinheiro extra, ela passou a vender cursos nas horas extras que ensinam sobre pedagogia. Como meio de divulgação, ela usou o próprio blog.

No caso da Mariana, seu conhecimento em educação a ajudou a criar bons argumentos de venda. Mas ela também estudou sobre criação de textos (copy) de venda, estratégias de marketing e, é claro, sobre o produto que estava vendendo. Além disso, a confiança da sua audiência foi fundamental para que os compradores comprassem o produto.

Esse exemplo mostra uma forma de venda de um produto. É bom lembrar que existem diversos tipos de Afiliados que realizam a divulgação do produto com métodos diferentes. É possível utilizar blog, Instagram, Facebook, Hotmart Sparkle, grupos de redes sociais, de WhatsApp e Telegram, além de outras redes sociais. Tudo depende de onde está a audiência do produto e de quem está vendendo.

Agora que o conceito de Afiliado está mais claro, é hora de te contar quais são as 3 dicas incríveis para aumentar as chances de vender mais trabalhando com afiliação.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

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3 dicas para vender mais como Afiliado

Quem já atuou como Afiliado(a) e gostaria de voltar, recomendo que confira essas dicas que selecionei para você. Vamos lá?

1. Ative o seu modo investigador

Como você viu no exemplo da Mariana, mesmo com o conhecimento dela na área, ela se dedicou um pouco a estudar o mercado digital, estratégias de marketing e textos de vendas. Por isso, é importante deixar claro que não existe só um caminho ou um atalho. É preciso investir tempo para que você consiga evoluir o seu negócio digital com assertividade.

Com isso em mente, lembre-se de estudar a sua própria estratégia. Pense que você será o detetive das suas ações e que o seu trabalho é detectar falhas de processo e itens que podem ser melhorados. Com essa investigação é possível que você descubra pontos que nem sabia que poderiam estar incorretos ou que podem ser otimizados. Veja alguns exemplos do que você pode encontrar:

  • Textos de vendas que não mostram os reais benefícios do produto;
  • Campanhas de tráfego pago que não foram otimizadas de forma assertiva;
  • Uso de um link de vendas que não foi passado pelo(a) Produtor(a);
  • Nicho inadequado para o seu tipo de público.

2. Dê mais profundidade ao nicho de trabalho

Uma etapa importante da revisão da sua estratégia de divulgação do produto é entender se o nicho que você está trabalhando pode ser explorado de outras formas. É possível que você esteja trabalhando em uma área que já existem muitos outros profissionais influentes, o que aumenta a sua concorrência.

Vou te contar agora a história do Paulo para exemplificar a situação. Ele é especialista em marketing digital e decidiu começar a vender cursos digitais sobre receitas que ajudam no processo de emagrecimento saduável. Após algumas tentativas, ele não obtém o sucesso que gostaria.

Para transformar essa situação, primeiro o Paulo viu o vídeo abaixo em que o Leo explica em 5 passos a como escolher o nicho ideal. Se eu fosse você, assistiria esse vídeo também. 🙂

Depois de conferir o vídeo, Paulo fez uma busca de palavras-chave relacionadas a emagrecimento no Google, além de estudar um pouco mais sobre esse mercado. Em sua pesquisa, ele descobriu uma oportunidade que ainda pode ser mais explorada pelos produtores de conteúdo da área: as receitas veganas para emagrecimento.

Mais do que isso, procurando em comentários de blogs do assunto, ele notou que há uma demanda alta de mulheres e homens entre 25 e 30 anos por este tipo de conteúdo.

Com isso em mente, ele montou um plano de ação que incluiu encontrar produtos condizentes com o tema e criar uma estratégia de tráfego pago que trabalha principalmente com o público que ele identificou.

3. Acompanhe os resultados

Não adianta investigar as ações, rever o nicho ou estudar mais se você não acompanhar os resultados do seu trabalho. Uma das maravilhas do mundo digital é a possibilidade de realizar uma ação e conferir os resultados sem muita demora. Quem está no Programa de Afiliados da Hotmart, por exemplo, tem acesso a diversos relatórios que informam dados essenciais para o bom desempenho de vendas.

Confira alguns exemplos:

  • O relatório de desempenho de produtos promovidos traz informações de cliques, leads, vendas e taxa de conversão. Esses dados mostram o cenário atual da divulgação dos produtos, possibilitando análises estratégicas a respeito dos próximos passos do seu negócio.
  • Com o relatório de recebimento como afiliado, você pode conferir quais dos produtos que promove que estão trazendo mais comissões, ou seja, fazendo mais vendas. Com essa informação em mãos, você pode analisar as campanhas de tráfego pago dos produtos que estão vendendo mais e deixá-las ainda mais assertivas para que esses números aumentem. Mais do que isso, você pode rever a sua estratégia dos produtos de menor desempenho positivo para tentar reverter o cenário.
  • O relatório de vendas por origem é relevante para o Afiliado que utiliza o parâmetro SRC para diferenciar campanhas. Entenda mais sobre esse documento super importante neste artigo que explica como identificar a origem das suas vendas.
  • Já o relatório de receitas por dispositivo pode trazer dados sobre como a sua audiência prefere comprar. Pode ser que algum produto gere mais vendas pelo desktop enquanto outro vende mais por meio de celulares. Pode ser que até o texto de venda seja diferente para se adequar ao meio.

Além destes documentos, veja os outros relatórios da plataforma Hotmart:

Dados valiosos para você analisar não faltam, não é mesmo? É aquele trabalho de investigação que eu disse acima.

Hora de começar a aplicar as dicas que te passei.

Até mais e boas vendas!

 

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