Comissão: Como Aumentar esse Valor e Lucrar Mais com suas Vendas?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Você sabe o que é comissão?

É uma recompensa oferecida para incentivar resultados comerciais. Na maioria das vezes, é usada para recompensar financeiramente os vendedores por vendas feitas.

Sendo assim, eles recebem uma parte do lucro gerado pela venda.

Vamos entender melhor como funciona a comissão de vendas!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

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Comissão de vendas

A recompensa por comissão de vendas é uma das estratégias mais eficazes para aumentar a produtividade dos negócios.

Ela funciona tanto para manter os funcionários motivados, quanto para aumentar as vendas e até melhorar a satisfação do cliente, tendo em vista que os vendedores ficam, provavelmente, mais empenhados no trabalho.

Porém, é importante que a estratégia de comissão, em empresas, seja bem planejada. Isto é, que seja alinhada à definição das metas e também intercalada com outro tipo de recompensa por desempenho.

Pode ser que a comissão não agrade a todos os vendedores da mesma maneira: alguns podem preferir outras formas de recompensa, como reconhecimento, viagens e prêmios.

Por isso, antes de aplicar a comissão de vendas como uma estratégia, é necessário fazer testes, entender as preferências dos colaboradores e avaliar na perspectiva dos objetivos do negócio.

A comissão sobre vendas não é utilizada somente por empresas. Aqui na Hotmart, por exemplo, ela é uma parte importante do Programa de Afiliados.

O comissionamento é o pagamento que os Afiliados recebem para divulgar produtos digitais, ajudando os Produtores a fazer mais vendas.

Entenda melhor essa relação a seguir!

Comissão e o programa de Afiliados

Um programa de Afiliados é um sistema que une Produtores (criadores) a Afiliados(vendedores) no processo de vendas.

Partindo do marketing de afiliados, que é realizado por vários setores ao redor do mundo desde 1990, esse modelo se consolidou e hoje tomou conta do mercado digital, tornando-se uma ótima forma de trabalhar pela internet.

O acordo que liga as duas pontas, Produtor e Afiliado, é justamente o comissionamento. O Afiliado divulga o produto, influencia no aumento das vendas e recebe uma parte do lucro. Isso torna esses sistemas economicamente viáveis e muito vantajosos.

Principalmente quando falamos de programas de Afiliados no mercado digital.

Como funciona um programa de Afiliados

Na internet, ao entrar em um programa de Afiliados e escolher um produto para divulgar, o Afiliado ganha um link para rastrear as vendas feitas por ele.

Assim, sempre que ele divulgar o produto e fizer uma venda, o Produtor é notificado e o sistema gera a comissão automaticamente para ele.

Essa comissão é geralmente definida pelo próprio Produtor, de acordo com o tipo de produto, o preço e quais são seus objetivos com o programa de Afiliados.

Como você já pôde perceber, esse sistema funciona muito bem, principalmente porque é super vantajoso tanto para o Produtor quanto para o Afiliado.

Vantagens para Produtores

Dentre as principais vantagens podemos citar:

  • contar com ajuda para vender;
  • aumentar as vendas;
  • ter que preocupar somente com o gerenciamento do negócio;
  • ter mais tempo para aperfeiçoar o produto.

Vantagens para Afiliados

Tornar-se um Afiliado oferece vantagens como:

  • ter renda extra;
  • trabalhar de casa;
  • rentabilizar canais com boa audiência;
  • ser seu próprio chefe;
  • não ter que lidar diretamente com clientes.

Tipos de comissionamento

Em um programa de Afiliados, existem 4 tipos de comissionamentos mais comuns que, assim como o valor da comissão, o Produtor é quem escolhe, de acordo com definições próprias e características do produto.

Veja quais são eles:

  • CPA (Custo por Aquisição): sendo o mais comum entre os outros, neste caso, o comissionamento acontece somente quando o cliente consome o produto.
  • CPC (Custo por clique): a comissão é gerada assim que alguém clica no link do afiliado. Entretanto, isso faz com que esse tipo de comissionamento seja mais baixo, pois não garante lucro para o Produtor.
  • CPL (Custo por Lead): o comissionamento acontece quando, além de clicar no link do afiliado, a pessoa vira um lead, isto é, um potencial cliente, deixando seu contato para o Produtor.
  • CPM (Custo por mil): apesar de ser um tipo mais incomum, neste caso, o Afiliado recebe comissão a cada 1.000 impressões em seu anúncio.

Como aumentar seu comissionamento?

Você pode aumentar seu comissionamento se tornando um Afiliado de sucesso. Para isso, você precisa ter mais autoridade e vender mais.

Vamos ver, agora, algumas dicas para ganhar autoridade e vender mais!

5 dicas para ganhar mais autoridade

1- Tenha um blog

A primeira dica é ter um blog, uma vez que, com ele, você vai poder mostrar sua presença online e gerar tráfego com conteúdos relevantes para sua audiência.

Temos um post completo para você aprender a criar seu próprio blog e começar uma estratégia de conteúdo.

2- Faça estratégia de SEO

SEO ou Search Engine Optimization significa otimização para motores de busca, que são os sites que as pessoas usam para fazer pesquisa, tipo o Google.

A estratégia de SEO serve para que seu blog fique bem posicionado nos resultados quando alguém faz uma pesquisa sobre assuntos de seu nicho. Assim, mais pessoas vão acessar seu conteúdo e mais autoridade online você ganha.

Consequentemente, mais vendas você pode fazer também.

Temos um conteúdo completo sobre SEO para Afiliados, leia e aprenda!

3- Tenha perfis nas redes sociais

Se você realmente quer ser autoridade, é importante ter perfis bem trabalhados nas redes mais relevantes, de acordo com seu público.

Você precisa dedicar um tempo para criar estratégias para cada rede em específico, postar frequentemente e interagir com as pessoas.

4- Aumente sua audiência

Tendo perfis trabalhados e conteúdos frequentes, basta fazer algumas estratégias, a fim de aumentar seu número de seguidores nas redes sociais.

Você pode usar hashtags, interagir com outros perfis de influentes, promover concursos e impulsionar suas publicações.

Saiba quais são todas as dicas para ganhar seguidores em nosso post sobre esse tema.

5- Faça parcerias

Parceria é tudo para ganhar autoridade mais rápido.

Entre em contato com outras autoridades de seu nicho e proponha colaborações.

Você pode convidá-las para escrever um guest post, fazer troca de links, gravar um vídeo para seu canal no Youtube, ou fazer algum tipo de campanha juntos.

Não tenha medo de ser “cara de pau”, simplesmente ofereça algo em troca e crie um relacionamento com seus parceiros. Isso vai te ajudar a crescer e também vai ser bom para seu público.

4 dicas para vender mais

1- Faça anúncios no Google

É possível fazer vários tipos de anúncios com a ferramenta Google Ads. Você pode pagar para aparecer nos primeiros resultados do Google, no Google Shopping, no Youtube e em diversos sites.

2- Faça posts patrocinados nas redes sociais

Uma forma de vender, sem precisar ter uma grande audiência previamente, é pagando por anúncios nas redes sociais.

Praticamente todas as redes mais famosas possuem uma ferramenta de gerenciamento de anúncios.

É importante fazer uma boa segmentação, criar um conteúdo de qualidade e investir certo para obter bons resultados.

3- Faça email marketing

Email é imprescindível para as vendas. Esse canal permite que você estabeleça uma relação próxima e personalizada com seu potencial cliente.

O melhor é que existem ferramentas que te ajudam a automatizar todo o processo de email marketing.

4- Utilize técnicas de vendas

Existem técnicas que podem te ajudar a vender, dentre elas, podemos citar:

  • os gatilhos mentais, estímulos para fazer as pessoas comprarem;
  • up-selling e cross-selling, técnicas de oferecer, após a compra, uma versão avançada ou adicional de um produto comprado pelo cliente.

Ganhe comissão promovendo produtos

Você já viu como funciona o comissionamento para Afiliados e algumas vantagens dessa atividade.

 

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