Os 7 erros mais comuns que afiliados iniciantes cometem

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Os 7 erros mais comuns que afiliados iniciantes cometemAfiliados são aqueles que se afiliam a um produto ou mais e, ao realizar vendas deste produto, recebem uma comissão. Essa comissão é definida com base no link de afiliado que ele recebe ao fazer seu cadastro em uma Plataforma de Afiliados. Ao ingressar no mercado, muitos afiliados iniciantes cometem erros comuns, que podem ser evitados.

O mercado de afiliados é composto por produtores que criam um produto e cadastram na plataforma e também por afiliados, aqueles que irão vender esses produtos em troca de uma comissão.

Se você ingressou nesse mercado, já deve conhecer essas informações. No entanto, muitos que estão começando ainda possuem muitas dúvidas e, consequentemente, acabam cometendo erros que podem atrapalhar na hora de realizar vendas.

Neste post, falaremos sobre alguns dos erros mais comuns que afiliados iniciantes, e até não iniciantes, cometem. Quando entender que essas ações são falhas que podem te impedir de alcançar resultados, você terá mais chances de alçar voos mais altos. 

Então, vamos conferir quais são esses erros? 

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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Os 7 erros mais comuns que afiliados iniciantes cometem

#1 – Não pôr em prática o que aprendeu

Esse é um erro muito comum, que pode estar sendo mascarado pela boa ação que é buscar conhecimento sobre o mercado. Um dos impulsos mais comuns entre afiliados que estão começando agora, é comprar diversos cursos (de copywriting, marketing digital, SEO, dentre outros) mas não pôr em prática o que foi aprendido.

Ficar só na teoria é um dos maiores erros que você pode estar cometendo, afinal é na prática que podemos captar melhor as informações que foram passadas. 

Imagine só o que aconteceria se um médico começasse a trabalhar na área sem ter feito a residência antes, o quão desastroso isso seria? Dá medo só de pensar, não é?

O mesmo vale para o mercado de afiliados e qualquer outra área que você vá ingressar.

Por isso, esteja sempre colocando em prática seus aprendizados. Você pode dividir em etapas e fazer um curso de cada vez para absorver o conteúdo da melhor forma possível.

#2 – Se afiliar a vários produtos de uma vez

Se você é novo na área, a melhor opção é escolher apenas um produto para começar. Assim, você poderá se familiarizar com os processos, aperfeiçoar suas estratégias e muito mais.

Como você ainda não tem toda a experiência necessária para vender diversos produtos, utilize essa primeira afiliação para adquirir todo o conhecimento que precisar para aumentar seu catálogo mais à frente.

Se quiser abraçar o mundo de uma só vez, você acabará se atrapalhando e não verá resultados para te estimular a continuar. Principalmente, se forem produtos de nichos diferentes.

É claro que, não há regras para que iniciantes se afiliem a apenas um produto, mas, seguindo essa dica, você terá muito mais chances de crescer e voar com a gente.

#3 – Ignorar as métricas

Um dos maiores — e mais comuns erros cometidos entre afiliados iniciantes —, é o de não dar atenção para as métricas que suas estratégias oferecem.

Mas, calma. Vamos entender melhor do que se tratam essas métricas para que você entenda sua importância.

As métricas fornecem indicadores preciosos sobre a saúde do seu negócio digital. São elas que irão indicar se a sua campanha está tendo sucesso ou não. 

Elas irão apresentar o retorno que você obteve sobre cada investimento, quanto está te custando cada nova aquisição de cliente e muito mais. 

São dados importantes, não é? Por isso, ignorar esses números é um dos grandes erros que você não deve cometer. 

Só assim você saberá se está seguindo pelo caminho certo ou se precisará mudar suas estratégias de vendas. Procure sempre saber as principais métricas, para alcançar os resultados esperados.

#4 – Não testar as possibilidades

Após conferir suas métricas, você viu que sua estratégia não está funcionando da maneira que você esperava. O que fazer a seguir? 

Agora, é a hora de testar outras possibilidades.

O mercado digital é muito amplo e não oferece um padrão que deve ser seguido como em uma receita de bolo, por exemplo.

Por isso, realizar testes é uma das melhores ações que você pode realizar para encontrar as melhores formas de divulgar sua campanha, onde divulgar, para qual público e muito mais.

Às vezes, o que funciona para uma pessoa não irá funcionar para outra. Portanto, tente criar suas próprias possibilidades ao invés de se basear nas de outros. Dessa forma você terá muito mais chances de alcançar seus resultados.

 

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Primeiro você precisa ter sua própria estrutura!

Muitos afiliados iniciantes deixaram seu sonho de viver do marketing digital por causa das novas atualizações do facebook que exige a confirmação do próprio domínio para anunciar. Então quem estava despreparado, sem estrutura própria não conseguiu mais anunciar no facebook…

Mas esse problema acaba aqui, porque você terá sua estrutura própria para anunciar daqui em diante.

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#5 – Ter apenas uma fonte de tráfego

Outro erro muito comum é o de trabalhar com apenas uma fonte de tráfego. Por exemplo, às vezes o afiliado trabalha apenas com o Facebook Ads ou só com o Instagram. E isso acaba sendo um grande erro.

Por exemplo, digamos que você trabalhe apenas com o Facebook Ads e acontece dele bloquear sua conta de anúncios. Você vai ficar sem essa divulgação se não houver outros meios de continuar promovendo esses conteúdos.

Se você possui mais de uma fonte de tráfego, é possível continuar anunciando e realizando vendas enquanto resolve o problema com a outra conta.

Por isso, anota aí! Trabalhe com mais de uma dessas fontes. Você tem diversas opções, como o Google Ads, o YouTube, blog, e muito mais.

#6 – Não criar uma estrutura própria

Se você é novo no mercado, é comum cometer esse erro por falta de experiência. Mas, ter uma estrutura própria é praticamente obrigatório hoje em dia.

Se você anuncia no Facebook Ads, por exemplo, com a nova atualização do iOS 14 nem é possível fazer essa divulgação sem uma estrutura própria. Viu só, a importância que ela possui?

Essa estrutura própria é basicamente o seu domínio e uma hospedagem para sua página de vendas. E atenção, ter o link de afiliado não significa ter uma estrutura própria.

Possuir seu próprio domínio também te dá a possibilidade de aperfeiçoar a página de vendas do produto que você está vendendo, podendo criar sua própria copy e aumentar suas chances de vendas.

#7 – Não se profissionalizar

Muita gente acaba caindo no papo de que para trabalhar com o mercado de afiliados você só precisa do celular e que a venda vem fácil. Bom, não é bem assim.

Você até consegue vender, mas, se quiser vender todos os dias e ver os resultados aumentando, é preciso se profissionalizar.

Como fazer isso? É basicamente criar sua estrutura própria, definir o tipo de empresa que você será (sendo um micro empreendedor, por exemplo), emitir nota fiscal para uma maior credibilidade no mercado, etc.

Definir o seu negócio como prioridade, dedicando um tempo diário para realizar suas ações, também renderá muitos bons resultados e trará um ar mais profissional.

#Bônus!

Para fechar, temos um erro que talvez nem passou pela sua cabeça e que pode atrasar a decolagem dos afiliados iniciantes: não ter resiliência.

O que é não ter resiliência? É ver que uma estratégia não deu certo, por exemplo, e já desistir de tentar novamente, logo de cara.

Se você tiver confiança na sua capacidade, buscar aprimorar seus conhecimentos e pôr em prática, uma hora os resultados começarão a aparecer.

Procure sempre ser resiliente, procure aprender com seus erros e utilizá-los para seu próprio crescimento. Assim, você encontrará uma estratégia que funcione para você.

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