5 Metodologias de Ensino que Você Precisa Conhecer

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Conheças 5 metodologias de ensino inovadoras que estão revolucionando a perspectiva tradicional de aprendizagem

Durante um processo de aprendizagem é preciso criar estruturas e caminhos que tornem o conteúdo mais palpável e prático para o aluno.

É nesse momento de estruturação que as metodologias de ensino surgem com o objetivo de orientar o compartilhamento de conhecimento, trabalhando os estímulos e competências de cada estudante.

Atualmente, existem diversos métodos que exploram planejamentos variados de ensino, saindo dos modelos convencionais que focam apenas na exposição da informação e avaliações para constatação de que o conteúdo foi aplicado e aprendido.

CONHEÇA O ROBÔ AFILIADO!!

Robô Afiliado é bom

O que é uma metodologia de ensino?

Uma metodologia de ensino é um conjunto de métodos e caminhos utilizados para a aquisição de conhecimento, que melhoram também a qualidade desse conhecimento aprendido.

São traçadas estratégias, ferramentas e objetivos que devem ser seguidos para otimizar o aprendizado e criar uma ponte entre aluno e conteúdo durante toda a jornada.

A metodologia é aplicada por educadores e professores em formatos variados de ensino e existem técnicas independentes para cada tipo de estratégia aplicada.

Em contraponto aos métodos tradicionais de aprendizagem que nem sempre acolhem as necessidades e objetivos dos alunos, surgem métodos alternativos que oferecem novas estruturas mais modernas, humanizadas e eficazes.

Com boas metodologias de ensino, o estudante se sentirá mais acolhido, conseguirá desenvolver suas habilidades, poderá adquirir mais autonomia, espírito de liderança, autoconfiança e motivação. Será mais leve e divertido aprender algo novo.

Algumas ferramentas durante o processo de aprendizagem de conhecimento são bastante utilizadas, como storytelling, gamificação, estudo de caso, “faça você mesmo”, debates, seminários e o ensino híbrido.

Ao longo deste post você conhecerá 5 metodologias de ensino modernas e inovadoras para colocar em prática!

5 metodologias de ensino que você precisa conhecer

1. Metodologia de Ensino Eduscrum

A metodologia de ensino Eduscrum é derivada da metodologia Scrum, que é aplicada apenas em projetos. Já a Edscrum foi adaptada para o sistema educacional e carrega um método que incentiva o trabalho coletivo, espírito de liderança e comprometimento.

Basicamente, o objetivo é separar os alunos em grupos de 4 pessoas para desenvolverem juntos os projetos. Esses projetos devem ser bem definidos. Dentro desse cenário macro, tarefas e metas são divididas entre os participantes.

Reuniões precisam acontecer entre os envolvidos e é necessário escolher uma pessoa do time para ser a líder, chamada de Scrum Master. Esse líder passará relatórios para o professor informando como anda o desenvolvimento das tarefas.

Como esse sistema possui o protagonismo do aluno como um de seus pilares, sempre deverá ocorrer um rodízio a cada rodada de um novo projeto para que todos possam ter a experiência de liderar o grupo e assumir responsabilidades por ele.

2. Metodologias ativas de aprendizagem

Na metodologia ativa, o aluno é o grande protagonista do seu próprio processo de aprendizado.

Com o boom da internet e da tecnologia, uma coisa é fato: existe informação espalhada por todo lugar! O problema fica em selecionar essas informações, compreendê-las e colocá-las verdadeiramente em prática.

É nesse momento que o professor entra com o importante papel de direcionar o aluno durante sua jornada de ensino aplicando tarefas, dinâmicas e atividades em formatos de exercícios, pesquisas e jogos.

Momentos de debate e troca de informações também são utilizados nesse método, fazendo com que os próprios alunos forneçam conhecimento para outros colegas de classe.

O sistema ativo é favorável ao uso da tecnologia na educação, fazendo dela uma aliada para o desenvolvimento de independência e autonomia dos alunos durante os estudos.

3. Método STEM

STEM significa Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Essa metodologia de ensino é muito inovadora pelo fato de ir além do ensino básico tradicional. Além do aluno aprender uma matéria, ele compreende como ela é aplicada de forma prática no cotidiano.

São desenvolvidas atividades práticas, testes e desafios para que o aluno não só receba informação, mas também possa executar aquilo que foi aprendido em aula de maneira simples dentro da sua própria realidade.

A metodologia STEM enriquece e melhora a percepção sobre o conhecimento adquirido, trabalha a vivência do aluno com o tema exposto e colabora para que ele consiga memorizar o conteúdo com mais facilidade.

4. Movimento maker

Essa é mais uma metodologia que trabalha a autonomia do aluno durante sua aprendizagem.

O objetivo do movimento maker é desenvolver um sistema em que os alunos coloquem todo o conhecimento em ação! Ele é um método extremamente prático e incentiva o “faça você mesmo”.

É muito comum, nesse sistema, trabalhar disciplinas distintas dentro de um mesmo projeto. Dessa forma, o aluno consegue aprender sobre vários temas enquanto o executa.

Robótica e programação geralmente fazem uso dessa metodologia porque trabalham, como objetivo final, a criação de produtos, serviços e protótipos, ideia central do movimento maker.

O trabalho coletivo funciona muito bem, uma vez que todos podem colaborar de forma ativa nas etapas do projeto.

5. Ensino híbrido

O ensino híbrido já é uma metodologia popular que alia o ensino presencial com a educação a distância.

Com os avanços tecnológicos, hoje em dia é muito mais fácil ensinar pelo método EAD e ter alguns benefícios: como autonomia do aluno (ele escolhe quando quer fazer as aulas e as atividades) e redução dos custos (os gastos com ensino online são menores).

Além desses pontos, o desempenho dos alunos melhora porque eles terão uma rotina mais flexível e poderão realizar pesquisas, tarefas e atividades complementares através da plataforma digital.

As videoaulas serão mais objetivas e o ambiente para tirar dúvidas será implantado de forma que não atrapalhe a performance do educador.

Com a adoção de uma educação a distância, muitos alunos poderão estudar de lugares diferentes, reduzindo distâncias e possibilitando que chegue um ensino de qualidade para mais lugares do Brasil e do mundo.

Hoje, escolas, universidades, empresas e pequenos profissionais já adotam o sistema híbrido como metodologia principal, já adotando a maioria das aulas no formato online e utilizando o formato físico apenas para avaliações finais e apresentações de projetos.

Por um ensino mais inovador

Com o passar dos anos, fica cada vez mais evidente a importância de encontrar metodologias de ensino que tratam as pessoas de maneira individualizada, respeitando habilidades, dificuldades e características próprias de cada uma.

O ensino tradicional se mostra atualmente obsoleto, uma vez que oferece o conteúdo da mesma maneira para todos os alunos e isso não só ignora a jornada única de cada estudante com o que está sendo aprendido, como mantém todos eles em um mesmo estágio.

É preciso humanizar mais processos educacionais e compartilhar conhecimento de maneira palpável e prática, respeitando o tempo de cada um para aprender e valorizando o que cada pessoa tem de melhor para agregar.

A internet ganha destaque quando o assunto é educação. Ela trouxe uma nova perspectiva para o tema e apresentou novas possibilidades de aprendizagem. O que se espera agora é que a tecnologia não seja utilizada apenas em exceções e ganhe prioridade na democratização da educação.

EBOOK GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL PARA AFILIADOS DO ZERO AO AVANÇADO(GRATUITO)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.