26 Sacadas de Empreendedorismo e Marketing Digital que Aprendi com a História do Filme “The Founder” sobre o McDonald’s

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O filme Fome de Poder (The Founder), me fez refletir por um bom tempo como alguns processos, mindset e atitudes podem ser grandes diferenciais para uma empresa de sucesso.

E, principalmente, para que uma empresa se diferencie e saia na frente dos seus concorrentes.

E as lições que esse filme traz valem tanto para donos de bistrôs a CEOs de startups, ou mesmo para quem teve uma grande ideia, mas está com medo do que estar por vir.

Neste post vamos ver o começo da história do grande império do McDonald´s e como tudo começou.

Como minha reflexão começou

No começo da minha longa e conflitante reflexão (confesso que o filme grudou que nem chicletes na minha cabeça), tenho que admitir que fiquei bem bravo com o Ray Kroc (o criador da rede de franquias do McDonald´s). Afinal, ele teve algumas atitudes no mínimo questionáveis.

Mas vamos focar na parte boa e em como ele conseguiu transformar o McDonald´s na maior cadeia mundial de restaurantes fast food do mundo e como podemos tirar lições valiosas de toda a história.

Tenho certeza que no mínimo, você vai sair com fome após terminar este post!

Eu já posso adiantar para vocês, que não foi com o melhor hambúrguer, o melhor milk-shake ou as melhores batatas fritas do mundo que eles conseguiram abrir mais de 35 mil pontos de venda em 119 países.

 

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O começo do império

Quando Kroc visitou pela primeira vez o restaurante dos irmãos Mc Donald´s em San Bernardino, Califórnia, ele teve uma grande e boa surpresa.

O restaurante não tinha nada a ver com o que ele já tinha visto até então em suas viagens pelos EUA como vendedor.

O comum, na maioria dos drive-ins, consistia em muitas opções demais no menu, garçonetes patinando por todo lado e entregando as refeições dos clientes em seus próprios carros. Mas o que mais caracterizava as lanchonetes tradicionais era a demora na entrega do pedido e, até mesmo, a entrega errada.

Nada mais chato que estar com fome, esperar um tempão para receber o seu pedido e ainda receber errado, não é mesmo?

Os grandes diferenciais do Mc Donald´s até então

O que eles estavam oferecendo era bem diferente do comum. Na verdade, o modelo de negócio era uma novidade para praticamente todo mundo que não morava na cidade de San Bernardino.

O menu era enxuto, com poucas opções, o atendimento funcionava no modelo self-service e, o que mais encantou Kroc, um sistema de linha de montagem chamado Speedee (que atualmente ainda é usado na grande maioria dos fast-foods), com todos os processos muito bem definidos.

Cada um dos funcionários sabia exatamente o que fazer e quando fazer para entregar os lanches dos clientes o mais rápido possível.

The founder

E, obviamente, sem perder o sabor e a qualidade, que eram essenciais para o sucesso do negócio e para os irmãos Dick e Mac.

Era como uma máquina. Todos posicionados em seus devidos lugares, colocando duas fatias de picles em cada hambúrguer, dois jatos de ketchup, dois jatos de mostarda, as batatas sendo fritadas com o tempo cronometrado.

A pedra no caminho do Kroc

Imediatamente Kroc imaginou dezenas, centenas, milhares destes pequenos restaurantes em todo o país, em um modelo de franquias.

Porém, os irmãos Mc Donald´s não tinham a mesma visão de negócios do Kroc, que precisou utilizar de algumas atitudes agressivas, para conseguir o que queria e criar um império bilionário.

Mas o que toda essa história pode ajudar no crescimento da sua empresa e te ajudar a diferenciar dos seus concorrentes? Bom, é isso que vou te mostrar agora!

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26 Sacadas de Empreendedorismo e Marketing Digital que Aprendi com a História do Filme “The Founder” sobre o McDonald’s

1. A maioria dos empreendedores não conhecem seus negócios pela ótica do cliente

2. Um homem é o que ele costuma pensar durante todo o dia

3. Insistimos em repetir as mesmas argumentações fracassadas na expectativa de encontrarmos respostas diferentes

4. Empresários também tem suas zonas de conforto.

5. Por maior que parece sua idéia, existe alguém que pode explora-la ainda melhor.

6. Uma mente condicionada tem dificuldade de aceitar inovações, por mais surpreendentes que elas pareçam ser.

7. Seja exigente nos detalhes, eles fazem a diferença.

8. Pague um jantar para quem te surpreende. Ouça cada detalhes de sua história, pois isso pode valer mais do que uma faculdade!

9. Enxugue seu mix e concentre-se no que vende (refrigerante, fritas e hambúrguer)

10. Crie soluções baseadas nos seus próprios problemas.

11. Teste a ideia 1 se achar a ideia 2, e depois isso aprimore para a 3.

12. Um processo precisa se livrar de desperdício de movimentos e de tempo.

13. Esteja pronto para a resistência dos condicionados. Crie estratégias para conquista-lós.

14. Trabalhe para a notícia correr.

15. Quando encontrar algo grandioso, queira fazer parte!

16. A marca precisa ter um significado maior do que o produto.

17. Tenha seus checkpoints de network e compartilhe sua ideia com verdade é paixão.

18. Escolha o tipo de pessoas que você precisa em seu network e se conecte ao ambiente delas.

19. Imprevistos acontecem.

30. Coisas boas acontecem para quem espera.

20. Não se constrói um império ganhando 1,4% de um hambúrguer que custa 15 centavos. Mas se constrói, possuindo o terreno onde o hambúrguer é feito. Terreno é onde o dinheiro está, e também o controle sobre os franqueados.

21. Bons advogados e a ambição certa talvez seja o suficiente.

22. Criar um produto é bom. Criar um conceito é eternamente melhor.

23. Não tem como evitar a evolução. Ou você aceita e faz parte dela, ou decide ter paz se mantendo no lugar que já está. Isso pode te poupar de um ataque de coração.

24. Saiba qual é exatamente sua proposta unica de valor? É o hamburguer? É o fast? Não: É o nome: McDonnalds!

25. Nada neste mundo supera a boa e velha persistência. Talento não supera; não há nada neste mundo mais comum do que talentosos fracassados. A educação não supera; o mundo está cheio de tolos educados. A persistência e a determinação são muito poderosas!

26. O fundador não é aquele que teve a idéia. É o que a fez acontecer!

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