A Importância de Estabelecer Metas em uma Equipe

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

A importância de estabelecer metas em uma Equipe, passa diretamente por saber onde você quer chegar.

Certamente, toda empresa que busca ter um futuro estabelece metas.

Entretanto, não basta apenas estabelecer metas, é preciso saber como fazer isso.

Por isso, neste post vamos falar um pouco sobre a importância de se estabelecer metas em uma equipe e também em como fazer isso.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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A importância De Estabelecer Metas.

Pense que você irá abrir o capital da sua empresa para investidores. A primeira coisa que eles vão querer saber antes de investir o primeiro centavo no seu negócio é: Qual a história da sua empresa? Como vocês surgiram? Qual foi a taxa de crescimento Anual? Qual a perspectiva de crescimento?

Antes de tudo, o investidor quer ter segurança para investir. Com o propósito de saber o potencial de crescimento de onde ele vai colocar sua grana.

Portanto, vamos abordar alguns tópicos que mostram a importância de estabelecer metas em uma equipe.

Metas dão direcionamento. É ao estabelecer metas que você se direciona para onde quer chegar.

Portanto, estabeleça metas objetivas.

Estude as tendências do mercado que você atua. Por isso, procure conhecer as novidades do setor. As pessoas que são influentes e que podem te ajudar de alguma forma a ser bem sucedido.

Analise os rumos que você e a sua equipe devem seguir. Procure o máximo de informação possível. Finalmente, direcione as suas metas.

Metas melhoram o trabalho em Equipe.

Procure interligar as pessoas nas metas que você propõe. No entanto, essa ligação pode ser setorial e intersetorial.

Se você procura elaborar um manual de boas práticas para o seu cliente. Você pode, por exemplo, pedir ao seu setor de Relacionamento para que desenvolva o texto, o setor de Marketing revise e o setor de Design crie as imagens.

Dessa forma, você está colocando pessoas com qualidades diferentes para trabalhar em um projeto em comum.

No entanto, você pode promover ações no mesmo setor. Vamos pensar que você precisa reformular o seu site. Você pode utilizar nesta tarefa o seu setor de Marketing e o de Web Design.

Dessa forma, podemos concluir que a importância de estabelecer metas em equipe. É também importante para criar laços entre os colaboradores da sua empresa.

Metas ajudam a melhorar o desempenho profissional.

Toda empresa busca para o seu quadro de colaboradores pessoas que tenham uma característica em comum: saber lidar com os desafios.

No entanto, estabelecer uma meta, é quase que o mesmo de lançar um desafio.

Por exemplo: você quer criar um Produto Digital. 

Você pode estabelecer essa meta reunindo os envolvidos da sua equipe no projeto, explicando o que e como você quer que seja feito e estabelecendo um prazo para que seja cumprido.

Dessa forma, os colaboradores saberão que há um tempo para concluir essa tarefa. Portanto, eles vão se mobilizar para que isto seja feito.

Dentro dessa mobilização eles terão que pesquisar, interagir com outros colaboradores de perfil diferentes em busca de um bem comum: o resultado.

Metas servem para mostrar o que precisa ser aprimorado.

Tenha consciência de que nem todas as metas que você propor serão cumpridas no prazo que você estabeleceu.

No entanto, não há nada de excepcional nisto. Se você propõe um projeto em que os profissionais devam elaborar uma apresentação sobre os resultados do setor e apresentá-los para os demais colaboradores. Pode ser que os envolvidos nesse projeto tenham as habilidades técnicas para realizar a meta que você propôs. Mas que não sejam bons em oratória.

Sendo assim, você pode oferecer um curso interno de oratória para que eles adquiram também esta habilidade.

Afinal, entenda que o Recurso é Humano,  sendo humano ele apresenta falhas.

Sendo assim, tenha percepção de quando as suas metas podem ser um indicativo das melhorias que seu quadro pessoal necessita.

Metas criam laços

Muitas pessoas entendem que seu trabalho se resume em chegar na empresa, fazer suas tarefas e ir embora para casa.

Certamente, isto se dá mais pela cultura da empresa do que pela percepção individual.

Proponha situações em suas metas que ajude a criar laços. Entenda que trabalho em equipe é totalmente diferente de criar laços.

Sendo assim, proponha a sua equipe uma meta, caso ela seja cumprida, ofereça a eles uma tarde de cinema paga pela empresa.

Dessa forma, eles vão poder interagir como pessoas e não como colaboradores apenas.

Faça com o que seus funcionário amem a sua empresaAfinal, o colaborador que enxerga um vínculo maior que o empregatício, tende naturalmente a se esforçar mais para cumprir suas tarefas. Antes de mais nada, faça com que ele sinta o seu local de trabalho uma extensão do seu lar. E não um meio de sustento somente.

Metas geram novas metas.

Quem não se lembra da célebre frase da ex presidente Dilma: “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”

Contudo, essa frase tem uma parte de verdade. Se você conseguiu atingir uma meta de uma maneira rápida e fácil, provavelmente você errou no planejamento.

Portanto é hora de se criar novas metas embasado nas metas que você atingiu.

Se o seu objetivo era dobrar o lucro da empresa em 6 meses e você conseguiu em três, por que não dobrar essa meta?

Afinal, quando você descobre o verdadeiro potencial da sua equipe, fica muito mais fácil ousar nas suas metas.

Antes de tudo, é preciso ter consciência do que se pede. Estabelecer uma meta astronômica pode levar sua equipe a não conseguir cumpri-la. E consequentemente a uma sensação de fracasso.

Portanto, motive sua equipe antes de cobrar os resultados que dela se espera.

Metas aprimoram os processos.

Estabelecendo metas você pode aprimorar os processos de produção da sua empresa.

Certamente, muitas das vezes que uma meta não é atingida, isto está relacionado mais por falhas no processo do que por incompetência de quem está destinado a realizá-las

Não adianta você querer que uma pessoa cumpra uma função em um prazo de tempo se você não otimiza os processos para que isso seja possível.

Henry Ford, criador do processo de produção em série denominado Fordismo, disse certa vez: O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.

Portanto, se o que você propôs não foi alcançado. Pense onde pode estar o erro. Converse com as pessoas da equipe envolvida. Veja se elas tiveram os recursos disponíveis. E finalmente, recomece com mais inteligência.

“Aquilo que não é medido, não pode ser acompanhado e, por conseguinte, não pode ser melhorado”.

W.E.Deming

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