Comece a planejar as suas metas de vendas

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Comece a planejar as suas metas de vendasQueremos começar esse post fazendo algumas perguntas: você já se planejou para o próximo ano? Já pensou em quais metas você quer bater para a sua empresa/negócio?

O planejamento é fundamental para o seu negócio, podendo fazer toda diferença!

Por isso, te convidamos a ler este artigo!

Nele, você vai encontrar dicas para se planejar e fazer muitas vendas!

Confira abaixo!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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Porque se planejar para o próximo ano?

Se você deseja bater seu recorde de vendas, o primeiro passo é se planejar.

Algumas pessoas pensam estar “perdendo tempo” quando se planejam. Porém, a verdade é que o planejamento te ajuda a organizar o seu tempo, esforços e recursos financeiros.

O planejamento funciona como um ponto de partida para as ações que você precisa tomar. Com ele você torna a sua empresa/negócio mais preparada e tem mais clareza sobre seus esforços.

É como disse o autor do livro “Vencendo os limites”, o Rhandy di Stefano: “Planejar é decidir de antemão qual é, e como será a sua vitória”.

E é exatamente isso! Se planejar é uma garantia de que o que você busca para o futuro da sua empresa será conquistado!

Por isso, planejar as suas metas de vendas, é garantir que você baterá um novo recorde em 2022!

Mas, como fazer isso?

O que fazer para montar meu planejamento?

Separamos 5 tópicos fundamentais para que você consiga estruturar o seu planejamento de vendas. Veja:

1. Entenda como foi o ano atual

Faça uma análise geral sobre como foi o ano atual da sua empresa/negócio, entendendo o que foi trabalhado e os seus resultados.

Por exemplo, identifique o número total de vendas, os períodos que mais venderam, o produto que mais vendeu, quantos afiliados você teve durante este ano e outras informações.

Um ponto importante a se falar é que você precisa analisar tanto os pontos positivos, quanto os negativos.

Através dessa análise você conseguirá identificar o que foi bom e pode continuar sendo usado no próximo ano e, também, o que precisa ser mudado.

2. Defina o objetivo

Após entender tudo o que foi trabalhado no ano anterior, chegou o momento de definir o que você quer conquistar no próximo ano.

Por isso, defina qual o objetivo de vendas quer alcançar. Por exemplo, meu objetivo é aumentar o faturamento.

O ideal é que você defina um objetivo audacioso, mas que seja possível de ser alcançado. Ou seja, um objetivo que tire você da zona de conforto, mas que também lhe proporcione tranquilidade e segurança para trabalhar.

3. Estabeleça metas

Agora que já tem o objetivo formado do que quer alcançar, você precisa estabelecer as metas para alcançá-lo de fato.

Você pode definir várias metas como por exemplo:

  • Vender em média X produtos, envolvendo todos os produtos que vendo, a cada trimestre;
  • Aumentar 25% das vendas do produto X;
  • Aumentar a taxa de cliques nos anúncios;
  • Conquistar X novos clientes;

Essas são apenas algumas metas, dentre tantas outras que você pode definir. E tendo elas bem definidas, você já vai saber as tarefas necessárias para alcançá-las.

Uma dica é que após 1 mês buscando realizar essas metas, você as reavalie, verificando se faz sentido deixá-las ou se é melhor fazer alterações.

Assim, você evita que erros aconteçam ao longo do processo.

4. Coloque em ação

Hora de colocar a mão na “prática”, quer dizer a mão na massa!

Depois de tanta teoria, chegou o momento de colocar tudo em prática.

Com a análise do ano anterior, o objetivo e as metas definidas, agora é dividir as tarefas entre o time para entender melhor como será o esforço de cada um.

Se você trabalha sozinho, não tem problema! Você só precisa tomar cuidado para que não fique sobrecarregado, como já citamos acima.

5. Acompanhe o processo

Para ter um controle de tudo o que está sendo feito, é importante que você faça um acompanhamento das tarefas, seja diário, mensal, semestral, trimestral ou como você quiser.

Assim você vai tendo um feedback, vai acompanhar o que está funcionando e o que ainda precisa melhorar.

E se você tiver uma equipe trabalhando com você, é importante compartilhar com ela também sobre como andam as coisas, assim você gera interação e engajamento entre o time.

3 Dicas para aplicar no seu planejamento de vendas

Para te ajudar, separamos 3 dicas importantes para que você aplique no seu planejamento de vendas:

Mensure os resultados

Não se esqueça de mensurar seus resultados.

Você pode definir uma periodicidade para que isso seja feito. Por exemplo: a cada trimestre.

Isso facilitará para quando você for analisar as metas alcançadas no final do ano.

Foque no cliente

O cliente é ponto-chave para o seu negócio, pois sem ele as vendas não acontecem.

Por isso, lembre-se sempre de focar em um bom relacionamento com o cliente. Uma relação saudável, pode se tornar duradoura e trazer muito mais resultados!

Analise o mercado

Durante este período, busque informações sobre o mercado que atua, se mantendo sempre informado das mudanças.

Assim, você consegue encontrar novas oportunidades e, também, identificar o que pode ser uma ameaça que poderá colocar em prova todo o seu planejamento.

Conclusão

Viu como é importante criar o seu planejamento?

Você pode dar um novo rumo ao seu negócio, aumentar as suas vendas, melhorar a relação com seus clientes e muito mais!

Por isso, aproveite para planejar o seu ano e fazer dele um sucesso de vendas!

 

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