Como criar um curso online [PASSO A PASSO]

Tempo de leitura: 16 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Como criar um curso online [PASSO A PASSO]Se você clicou neste artigo, provavelmente está pensando em criar o seu próprio curso e não sabe por onde começar, não é verdade? Então acompanhe o nosso texto e descubra um passo a passo completo de como criar um curso online de sucesso!

Afinal, a criação de um curso que se encaixa em uma plataforma EAD, além de facilitar a disseminação do conhecimento e ajudar àqueles que não têm como encaixar o deslocamento à uma instituição em suas rotinas, também pode aumentar a sua renda!

Por isso, continue a leitura deste conteúdo para crescer como empreendedor digital!

O que você verá:

  • O fenômeno do curso online
  • Como criar um curso online em 9 passos
    • 1. Planejamento
      • Defina seu avatar
      • Analise seu nicho
    • 2. Mapa mental
    • 3. Invista em cenário e equipamentos
      • Câmera
      • Microfone
      • Iluminação
      • Cenário
    • 4. Escreva o roteiro
    • 5. Pratique a oratória
    • 6. Determine o valor de seu curso online
    • 7. Escolha uma plataforma de cursos online
      • Custo-benefício
      • Personalização
      • Formato mobile
      • Diversidade de conteúdos
    • 8. Divulgue seu curso online
    • 9. Acompanhe as métricas
  • Faça cursos e treinamentos
  • Como criar um curso online com o que sei?
    • Transforme seu conhecimento em método

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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O fenômeno do curso online

A criação de cursos online teve um crescimento expressivo no mercado digital brasileiro. Em 2019, o ensino à distância teve mais de 1,5 milhões de alunos e é provável que tenha potencial para se tornar um negócio bilionário.

Com o avanço da tecnologia, a procura por métodos educativos não presenciais tornou-se comum e a facilidade e o baixo custo de estudar à distância são fatores fundamentais para o sucesso dos cursos online

Mas, além das vantagens citadas acima, existem muitas outras como: 

  • Praticidade em acessar os materiais diretamente de seu notebook ou smartphone;
  • Fazer seu próprio horário;
  • Estudar em qualquer ambiente;
  • Pagar valores mais baixos;
  • Democratização do acesso à educação.

Com tantas vantagens, não só várias instituições tradicionais já optaram por criar versões online de seus cursos, como também pessoas comuns têm utilizado seus conhecimentos para criarem seus cursos online e ganharem com isso.

Segundo o Ibope Conecta, 48% dos internautas brasileiros já fizeram um curso online e 67% fariam a recomendação desses cursos. Ou seja, se você tem vontade de investir nessa área, está no caminho certo!

Estes foram os cursos mais buscados em 2021:

infográfico com os cursos online mais populares de 2021, inglês lidera a lista.

Como criar um curso online em 9 passos

1. Planejamento

O primeiro passo essencial de como criar um curso online ou qualquer outro tipo de negócio é o planejamento. Nesse sentido, na hora de planejar o seu curso, você deve definir o seu avatar e analisar o nicho. 

Defina seu avatar

Quem é a pessoa que irá assistir ao seu conteúdo? Qual a sua idade, seu gênero, sua profissão? Faça uma pesquisa, crie um avatar, pense em como atraí-la e qual seria a melhor abordagem a ser feita nas aulas. 

Entender como esse público funciona é essencial. Afinal, você precisa saber como tornar o curso mais atrativo, o que chamará a atenção deles, se é um público que procura muito cursos livres sobre o assunto e como isso ampliará o conhecimento desse público. 

Além disso, é importante saber para quem você quer vender seu produto, pois a abordagem que se tem com alguém que busca por um curso sobre programação de games, por exemplo, é muito diferente da abordagem para com alguém que busca por culinária.

Portanto, analise onde o seu público está (rede social, grupos online, plataformas específicas, etc.) para alcançar pessoas cada vez mais qualificadas. 

Analise seu nicho

Estude a maneira como outros cursos do mesmo segmento que o seu organizam as aulas, qual postura os professores adotam nos vídeos, a quantidade de público, a qualidade dos materiais, o preço, etc.

Uma boa maneira de organizar essa pesquisa é fazendo a  análise SWOT, uma ferramenta utilizada para colocar em prática qualquer tipo de projeto.

Com ela, você avalia os pontos fortes e fracos do seu curso e descobre qual diferencial precisa ter para se destacar.

2. Mapa mental

O passo número 2 de como criar o seu curso online é pegar o planejamento da etapa anterior e criar um mapa mental disso, isto é, transformar o passo a passo em tópicos e subtópicos.

Assim, conforme você vai destrinchando, abrirá um leque de ideias e o seu conteúdo se tornará mais compreensível. Talvez, acabe dando um resultado que você não esperava, e que pode até ser mais interessante.

Além disso, você consegue ter um método completo quando começa a destrinchar ele em pedacinhos. É como quando você estabelece uma meta e depois vai transformando-a em pequenas atividades e tarefas diárias.

3. Invista em cenário e equipamentos

Imagem de uma mesa iluminada com luz roxa, com um pedestal e microfone

Ter um bom cenário e equipamentos é importante. No entanto, mais do que isso, é preciso investir em conteúdos de qualidade. 

Afinal, se você tiver um conteúdo excelente em mãos, já é possível conquistar uma boa audiência sem precisar investir em dispositivos robustos. Inclusive, alguns grandes produtores de conteúdo da atualidade começaram com equipamentos simples.

Sendo assim, listamos os principais e mais básicos elementos que você deve ter para começar a gravar o seu curso online. 

Câmera

Hoje em dia, não é muito difícil encontrar um smartphone que grave em HD. Então, se você não pode investir num equipamento mais profissional, essa é uma boa opção.

Mas, caso você queira utilizar uma câmera profissional, a mais indicada para esse tipo de conteúdo é a DSLR. Ela grava em Full HD e, se você tem conhecimentos técnicos em fotografia, pode usá-la no modo manual. Porém, o modelo oferece também a opção de modo automático. 

As DSLR com preços mais baixos são: a Canon EOS Rebel T5, a Nikon D5200 e a Sony Alpha A3500, que custam entre R$1.300 e R$2.000. 

Microfone

Esse é um elemento muito importante, pois, para os seus alunos assimilarem o conteúdo passado nas videoaulas, eles precisam ouvir com clareza o que está sendo dito.

Assim, existem vários modelos de microfone que suprem a sua necessidade, dos mais caros, como os direcionais e condensadores, aos mais baratos, como os de lapela, que podem ser encontrados a partir de R$10,00.   

Iluminação

Não adianta ter a câmera mais avançada do mercado, se o local onde as gravações serão feitas não possui a iluminação certa. Por isso, antes de comprar os equipamentos, estude sobre técnicas de iluminação para saber como iluminar o ambiente de maneira correta.

As luzes mais utilizadas para vídeos são as softbox, ring lights, sun guns e os painéis de led. Pesquise qual modelo se encaixaria melhor no seu estúdio e atenderia melhor às suas necessidades. 

Contudo, saiba que é possível realizar uma boa transmissão utilizando a iluminação natural. Para isso, você precisa escolher um local com iluminação mais suave, aquela em que as sombras do seu rosto não fiquem marcadas e desapareçam gradualmente.

Cenário

O cenário pode ser um ótimo aliado para manter a atenção dos alunos. Assim, o Chroma Key é uma opção muito prática, pois você pode inserir qualquer imagem de fundo na hora da edição.

Porém, caso você queira investir em um cenário fixo, então personalize o seu estúdio, comprando móveis e objetos relacionados ao tema do seu curso. 

Por exemplo, se o seu curso for sobre culinária, enfeite o seu cenário com utensílios de cozinha, um papel de parede diferenciado e quadros com imagens ou frases que façam alusão à culinária.

É possível fazer um ótimo cenário utilizando coisas simples, mas lembre-se: o foco da aula é você. Não exagere nos elementos.   

4. Escreva o roteiro

Em uma escola, o aluno precisa passar por estágios de aprendizagem, desde o jardim de infância até o ensino médio. Em um curso online, a estrutura não é diferente.

Desse modo, é preciso separar o conteúdo em módulos de acordo com o nível de dificuldade do assunto tratado. Assim, dentro de cada módulo estarão as videoaulas.

Por isso, antes de pensar em arrumar o seu estúdio e ligar a câmera, é necessário estruturar o conteúdo que será passado escrevendo um roteiro. Você pode organizá-lo da seguinte maneira:

  • Abertura: na abertura, introduza o tema da aula que será passado, e, se quiser, recorde conceitos passados na aula anterior que serão importantes para a atual. 
  • Conteúdo: crie tópicos com os objetivos que devem ser cumpridos naquela aula e, com isso, desenvolva suas falas. Divida em uma parte teórica e em outra prática, onde você pode instigar o aluno a realizar tarefas em sua casa. Caso isso não se encaixe ao tema do seu curso, então envie exercícios através da plataforma. 
  • Encerramento: faça uma recapitulação dos principais tópicos explicados no vídeo e uma chamada para a próxima aula.

É fundamental pensar num método de explicação que faça os seus alunos assimilarem o conteúdo. Nesse sentido, para criar um roteiro que envolva o aluno e o faça querer assistir à aula, é necessário dominar algumas técnicas de storytelling, bem como de retórica, que falaremos a seguir.   

Não esqueça também de revisar o roteiro, observar se está muito longo ou muito curto, e acima de tudo, se está atrativo para o aluno. O tempo ideal para uma videoaula é 10 minutos.

5. Pratique a oratória

Não tem como criar um curso online sem falar em público. Então, se for o caso, deixe a timidez de lado e domine as principais técnicas de oratória utilizadas, não só por palestrantes renomados, mas também por outros criadores de cursos online.

A primeira coisa a se fazer é praticar. Nenhuma habilidade pode ser desenvolvida sem prática. Assim, após gravar a aula, assista, faça uma autoavaliação e mostre a outras pessoas, para que sua desenvoltura seja examinada e você saiba o que precisa ser melhorado.

Procure por aquecimentos vocais e exercícios de respiração para praticá-los durante 15 minutos antes de cada aula. Melhorar sua postura também ajuda na projeção vocal e, ao mesmo tempo, passa o aspecto de segurança e carisma.

Preste atenção na sua linguagem corporal: movimente as mãos; ande pelo cenário (não exageradamente); fale pausadamente, pronunciando as palavras de forma correta a fim de ser entendido pelos alunos; e siga sempre o roteiro, para não acabar sendo prolixo.  

Caso você tenha muita dificuldade em passar o conteúdo do seu curso com clareza, vale a pena fazer um curso de oratória, onde receberá instruções detalhadas de como resolver esse problema.

6. Determine o valor de seu curso online

Um dos pontos primordiais sobre como criar um curso online é saber precificar.

Por isso, mantenha sempre um valor na média dos outros cursos de seu nicho. Não coloque um preço muito abaixo, para que não subestimem o seu conteúdo, e nem um muito acima, a fim de não perder alunos para concorrentes mais baratos.

Além disso, uma vez que os cursos presenciais têm custos com salas, conta de luz e água, é natural que sejam mais caros. Então, mantenha o seu preço sempre mais barato que os cursos presenciais do seu segmento. Assim, os alunos encontrarão uma vantagem em optar pelo curso digital.

Leve em consideração também a margem de lucro que você obterá. Pegue todas as despesas adquiridas com a execução do curso e diminua o faturamento obtido com as vendas. Com isso, você saberá o quanto deve aumentar ou diminuir o preço de seu curso.

A fim de chamar o público, você pode oferecer a venda de aulas individuais. Dessa maneira, aqueles que “alugarem” essas aulas isoladas poderão ter uma amostra do curso e se interessar pelo conteúdo completo. 

Por fim, você pode oferecer diferentes planos de pagamento para dar chances a pessoas com diferentes condições e planejamentos financeiros.

7. Escolha uma plataforma de cursos online 

Uma etapa importantíssima na criação, divulgação e hospedagem de um curso online é a escolha de uma boa plataforma de hospedagem.

Mas vale dizer, antes de continuarmos, que você pode optar por criar uma plataforma própria, isto é, criar um sistema próprio que seja de seu domínio e sua personalização. A principal vantagem é a possibilidade de personalizar os mínimos detalhes.

Porém, como pontos negativos, destacamos o custo elevado desse tipo de solução e a necessidade de você resolver por conta própria todos os erros, sem poder contar com um suporte técnico especializado.

Sendo assim, pode ser muito mais vantajoso encontrar uma plataforma pronta para apenas hospedar o seu curso, não é verdade? 

Portanto, segue uma lista com alguns critérios básicos que você deve considerar antes de escolher a plataforma.

Custo-benefício

Ao pensar onde hospedar o seu curso, é importante ter em mente qual é seu orçamento e qual será o seu lucro. Afinal, você não pode gastar mais do que o que vai lucrar.

Portanto, faça um estudo sobre os preços das principais plataformas, se o pagamento será mensal ou por margem de lucro e veja qual se encaixa melhor na sua realidade.

Personalização 

O seu curso online deve ter a sua identidade própria para ser reconhecido logo de primeira. 

Portanto, uma plataforma que ofereça a possibilidade de personalizar as cores e a organização dos módulos e disponibilizar um fórum de comentários de maneira simples deve ser levada em consideração.

Formato mobile

Hoje em dia, os smartphones substituem vários outros equipamentos eletrônicos, inclusive o notebook. 

Assim, por ser um aparelho pequeno e simples de carregar, possivelmente vários de seus alunos assistirão às suas aulas através dele. Então é muito importante prestar atenção se a plataforma possui o formato mobile. 

Diversidade de conteúdos

Um curso online não é feito apenas de videoaulas. Materiais de apoio como e-books e exercícios complementares também são necessários para um conteúdo de qualidade. 

Portanto, procure por uma plataforma que ofereça essa estrutura para o envio desses materiais aos alunos.

8. Divulgue seu curso online

Por mais que o conteúdo do seu curso online seja de qualidade, os alunos só serão atraídos com a divulgação correta dele. Logo, o marketing digital deve ser o seu grande aliado!

Primeiramente, entenda de que forma o seu público-alvo será atingido. Saiba o porquê e como ele compraria o seu curso, quais os problemas do possível aluno você pode resolver e que canais de comunicação ele mais utiliza. 

Posteriormente, crie uma conta no Facebook, Twitter, Instagram e até mesmo um canal no Youtube, dependendo de quais redes sociais o seu público mais acessa.

Com as redes sociais, você pode fazer posts sobre o assunto que o seu curso trata e, no Youtube, seria interessante dar pequenas aulas resumidas, funcionando como uma amostra grátis.

Outro ótimo recurso para atrair clientes é criando um blog sobre o segmento do seu curso. Isso porque, quando alguém interessado no tema chega num post sobre algum assunto tratado em seu curso, você tem a possibilidade de divulgar o conteúdo e fazer os leitores do blog se interessarem pelo seu produto. 

Além disso, você pode usar recursos como: depoimentos de alunos, vantagens e diferenciais, imagem que explique a dinâmica do curso, diferentes ofertas e um vídeo mostrando o que será entregue no início, meio e fim do curso. 

9. Acompanhe as métricas 

Somente com as métricas você saberá o quanto seu curso é bem-sucedido. Além disso, analisá-las é crucial para melhorar pontos fracos e falhas no seu negócio.

No entanto, lembre-se que nem sempre números altos significam que o seu curso está com um bom resultado. Às vezes, numa semana, você obtém números bons por alguma razão específica, mas, após isso, seus números podem abaixar porque sua estratégia não é mais eficiente.

Saiba também de qual canal vem a maioria de seus alunos. Assim, você tem uma noção de quais lugares a sua propaganda funciona e quais você deve melhorar ou abandonar.

Caso o seu curso esteja com um certo índice de rejeição, tente entender por que os alunos não se interessam pelo seu curso e como atraí-los de forma eficiente.

Esse foi o passo a passo de como criar um curso online. O processo pode ser longo e um pouco complicado, mas seguindo todas as dicas corretamente você com certeza vai obter ótimos resultados e conseguir fazer o melhor curso do seu nicho!

Como criar um curso online com o que sei?

como fazer um roteiro

Muitas pessoas possuem um conhecimento avançado em determinada área, mas na hora de sentar e começar a criar, trava.

Se você é um profissional de TI, por exemplo, então você tem facilidade em trabalhar com marketing digital, não é verdade? Afinal, sua experiência te ajudou a conhecer melhor a internet. Portanto, você pode transformar essa bagagem em um curso online.

A partir do seu conhecimento, você tem o poder de transformar a vida de uma pessoa, ajudando-a a tornar-se uma profissional melhor na área em que escolheu atuar. 

Então, o primeiro passo é esse, mas saiba que a sua experiência não precisa ser somente profissional, pode ser pessoal também.

Por exemplo: existem pessoas que conseguiram perder muito peso fazendo dietas, exercícios ou outras práticas. De que forma elas conseguiram ter esse resultado?

Isso quer dizer que você pode ajudar outras pessoas a obter os mesmos resultados que você obteve a partir de uma experiência própria. 

Inclusive, no nicho de relacionamento tem muitas pessoas ensinando como é possível se recuperar após uma separação tendo como base após alguns episódios da sua vida.

Sendo assim, tudo isso pode ser passado adiante. Tudo o que você viveu ou superou pode ajudar outras pessoas também. Para isso, o primeiro passo é identificar o que você sabe que outras pessoas pagariam pra saber.

Transforme seu conhecimento em método

Agora é necessário transformar o seu conhecimento em um método. Para isso, pegue o que você sabe e que vai ajudar outras pessoas e transforme isso num passo a passo. 

Esse passo a passo vai auxiliar as pessoas a percorrerem o mesmo caminho que você percorreu para atingir determinado objetivo.

Assim, tendo esse método definido, você irá estruturar o seu curso online dentro dele. Dessa forma, a metodologia criada estará inserida em seu conteúdo na internet, nas suas campanhas de vendas, páginas de vendas, entre outras estratégias.

Tudo isso é muito importante para manter em vista o que o seu método abrange, sabendo na hora de vender ou criar o seu curso online aquilo que pode ajudar as pessoas.

Então, agora que você já sabe como criar um curso online de sucesso, pode começar o seu próprio projeto

 

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