Após dois anos de incertezas e instabilidade, o mercado volta a aquecer com novas oportunidades para quem deseja empreender. Segmentos que já vinham em alta, agora ganham ainda mais visibilidade. Outros negócios que se mostraram promissores durante a pandemia de Covid-19 também despontam como tendência para 2022.
De acordo com levantamento recente feito pelo Sebrae, só no primeiro semestre de 2021 foi verificado um aumento recorde na abertura de micro e pequenas empresas no Brasil. O crescimento foi de 35% em comparação com o mesmo período de 2020, índice considerado o maior desde 2015, o que mostra como o empreendedorismo está ganhando força no país.
Outro ponto importante, que os empreendedores devem estar atentos, são as tendências de consumo e perfil do público para 2022.
Com a retomada gradativa dos principais setores econômicos, tivemos um impacto direto no potencial de consumo das pessoas. Segundo dados do IPC Maps, o consumo no Brasil girou em torno de R$ 5,1 trilhões em 2021, um aumento de 3,7% em relação a 2020.
Já a pesquisa da WGSN mostra uma mudança na cultura dos consumidores, que passam agora a ser mais seletivos e criteriosos em suas decisões de compra.
Todos esses dados mostram que, para aproveitar as novas oportunidades de negócio, é preciso um olhar estratégico não só para as tendências do mercado como também para o público que se deseja conquistar.
Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!
Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?
Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!
Essa solução se chama Robô Afiliado!
Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!
Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!
Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!
Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!
E-commerce e o trabalho remoto
Um dos ensinamentos da pandemia foi a necessidade das empresas investirem mais em inovação. Além disso, a entrada no mundo digital tornou-se vital para quem deseja ter mais visibilidade e crescimento no seu mercado.
É nesse contexto que podemos observar o e-commerce e o m-commerce (mobile commerce) como uma das principais tendências de negócio para 2022. Mais do que um diferencial competitivo, o comércio eletrônico tornou-se vital para a empresa que deseja se destacar e crescer nos próximos anos.
Quem ainda não começou a explorar todo o potencial que o e-commerce tem a oferecer está ficando para trás. A pandemia mudou o hábito de consumo das pessoas, fazendo com que as compras online ganhem mais espaço no dia a dia do consumidor.
Seguindo essa mesma tendência, temos o desenvolvimento do m-commerce, o comércio eletrônico focado no mobile. Ainda recente, esse modelo de negócios está ganhando cada vez mais notoriedade com o amadurecimento do mercado digital.
Outra tendência para 2022 é o formato de trabalho remoto. O Home Office ganhou bastante visibilidade durante a pandemia, quando muitas empresas tiveram que ajustar suas operações devido às restrições sanitárias.
Com essa mudança, o que se percebeu é que o home office é extremamente vantajoso para as empresas e para os colaboradores. O uso da tecnologia, para gerir as equipes à distância, trouxe um aumento na produtividade e na eficiência dos negócios.
Além disso, o home office acaba reduzindo os custos operacionais, proporcionando uma maior flexibilidade na contratação de novos colaboradores, superando as barreiras físicas e geográficas.
Os segmentos mais promissores para 2022
Como vimos, o digital segue em alta para o próximo ano. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, sete dos 15 negócios mais promissores para 2022 estão 100% no digital. Entre eles, podemos destacar consultoria de marketing digital, criação de infoproduto, especialização em Facebook Ads e Google Ads e marketing de afiliados.
Outros segmentos com bastante potencial de investimento para 2022 são os clubes de assinaturas, segmento de educação, franquias, mercado de artesanato e estética. Ainda que esses negócios não estejam exclusivamente online, criar estratégias que incluam as principais tendências digitais é fundamental para o desenvolvimento do negócio.
Conheça seu público e aposte na inovação
Mesmo que o mercado esteja favorável para quem deseja investir na própria empresa em 2022, é preciso planejamento e visão estratégica. Por isso, conhecer e estudar o seu público-alvo é o primeiro passo para se preparar bem para as oportunidades de negócios do próximo ano.
Além disso, é necessário ter a inovação no DNA do negócio. Com um mercado cada vez mais competitivo, o uso de novas tecnologias, ferramentas e práticas de gestão criativas, investimento em sustentabilidade são algumas das ações que você adotar para fazer com que o seu negócio desponte em 2022.
Com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e na aceleração de pequenos e médios negócios, o Sebrae possui diversos programas que auxiliam os empresários no desenvolvimento das empresas.
Além de conteúdos voltados para gestão estratégica, a entidade procura trazer boas práticas de mercado para aqueles que estão começando a empreender.
De acordo com os especialistas do Sebrae, há três cuidados fundamentais que o futuro empreendedor precisa estar atento antes de começar seu negócio: mercado, concorrência e capital inicial.
O mercado é o primeiro ponto a ser analisado antes de abrir uma empresa. É preciso fazer um estudo para ver se existe público e oportunidades de crescimento no segmento de interesse. Ainda que a aposta seja em uma das tendências de negócio para 2022, é preciso analisar se você está preparado para abraçar esse mercado a médio e longo prazo.
Outra questão fundamental para o novo empreendedor é a análise de concorrência. Ainda que o negócio seja interessante e inovador, é preciso identificar se o segmento escolhido não está saturado. Aqui, uma análise de pontos fortes e fracos pode ser interessante para medir o potencial do negócio frente a sua concorrência.
Por último, é preciso ter em mente a importância do capital inicial antes de iniciar um negócio. Faça um planejamento financeiro, estude o potencial de lucratividade do negócio a curto, médio e longo prazo. Procure ter uma reserva para emergência e esteja preparado caso o negócio não dê certo.
Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.
E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.
E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!
Deixe um comentário