Empreendedorismo Digital: Como Iniciar e Ter Sucesso 2022

Tempo de leitura: 56 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Empreendedorismo Digital: Como Iniciar e Ter Sucesso 2021O Empreendedorismo Digital é a criação de negócios através de canais digitais, usando a Internet como principal meio de oferta de um produto ou serviço com intuito de lucrar. Atualmente temos diversos modelos de negócios que se encaixam no empreendedorismo digital.

Cada vez mais pessoas estão pesquisando por formas de empreender no meio digital e conseguir ganhar dinheiro através da internet.

Afinal de contas, estamos vivendo um momento desafiador e que está servindo de escola para aprendermos a nos reinventar, seja para começar um negócio online do zero ou para ter uma fonte de renda extra para ter mais segurança financeira.

Diante disso, a comunidade de empreendedores digitais no brasil está crescendo.

Mas junto disso, surgem várias incertezas, dúvidas e falácias do que de fato

significa empreender na internet.

Mas será que é fácil ingressar no empreendedorismo digital?

Como vender alguma coisa na internet?

Como escolher um Nicho lucrativo para Vender na internet?

Neste artigo vou te revelar o que poucas pessoas falam sobre empreender na internet e que vai fazer uma grande diferença na velocidade que você vai crescer dentro deste mercado.

Hoje vou te mostrar exatamente o que é o Empreendedorismo Digital e como ele pode transformar a sua vida de uma vez por todas com dicas rápidas e práticas do mundo digital.

Porém, este conteúdo é um guia absolutamente completo sobre Empreendedorismo Digital e tenho certeza que ao ler e compreender as dicas e estratégias passadas aqui, você conseguirá ter resultados muito mais rápido do que os 90% das pessoas que não concluem a leitura de um artigo como esse.

Se você chegou até aqui, é porque tem uma voz interna dizendo que você precisa entrar no mercado digital e viver a vida que você sempre sonhou.

Me conta nos comentários, qual foi a ideia ou sacada que você pegou deste conteúdo e que você não sabia?

  • O Que é Empreendedorismo Digital
  • Por que o Empreendedorismo Digital é Tão bom?
  • O Que é Preciso para Ser um Empreendedor Digital
  • Vantagens de Ser um Empreendedor Online
  • Como Começar no Empreendedorismo Digital
  • 8 Hábitos do Empreendedor Bem-Sucedido
  • 12 Ideias para Empreender na Internet
  • Aprenda Marketing Digital
  • Invista na Criação de um Site
  • Mercados de Atuação no Empreendedorismo Digital
  • Histórias de Sucesso
  • 15 Dicas para Ter Sucesso com seu Empreendimento na Internet
  • Conclusão

Qual o Conceito de Empreendedorismo Digital?

O Que é Empreendedorismo Digital? Conceitos e Definições

O empreendedorismo digital nada mais é do que um negócio construído na internet, sem usar espaços físicos como escritório ou estoque.

Os produtos e serviços comercializados no empreendedorismo digital são produzidos, distribuídos e consumidos de forma online, como cursos em vídeo, e-books e podcasts, por exemplo.

Os negócios digitais podem ser um blog, um site institucional ou um canal no YouTube.

Também há negócios online que comercializam produtos físicos, como um e-commerce, que vende cosméticos, roupas, livros, equipamentos eletrônicos e mais uma infinidade de coisas.

Para ser considerado um empreendimento digital, basta que o negócio seja realizado no ambiente online.

As possibilidades para ter um negócio online são inúmeras.

Tanto um e-commerce quanto um blog de um afiliado são empreendimentos digitais.

Eu posso dizer que a grande vantagem do empreendedorismo digital é que, para começar, você não precisa investir “rios de dinheiro”, como é feito em um negócio físico.

Ou seja, você não corre o risco de perder dinheiro investido ou de perder produtos em estoque, por exemplo.

O empreendedorismo digital também permite que você trabalhe em casa ou em qualquer outro lugar, criando seus próprios horários.

O que é um Empreendedor Digital

O empreendedor digital é a pessoa que se beneficia do mercado digital, seja vendendo produtos físicos, digitais, ou mesmo os dois tipos de produtos.

Essa é a forma de empreendedorismo do presente e também do futuro.

Muitas pessoas que trabalham para empresas físicas em home-office também se consideram empreendedores digitais.

Em resumo, o empreendedor digital é aquele que constrói um negócio digital, seja uma prestação de serviços ou venda de algum produto e atue apenas no meio digital, ou, pelo menos, atue na maior parte do tempo.

Quais as vantagens do Empreendedorismo Digital?

Empreender na internet é uma excelente opção para quem deseja ganhar dinheiro na internet, ter um negócio sem precisar investir muito dinheiro, sem precisar sair de casa e definir a sua própria renda.

Mas não se engane, pois empreender na internet não é sinônimo de ganhar dinheiro fácil.

Você precisa estar comprometido com o seu negócio, estudar o mercado, as ferramentas, os produtos e tudo o que puder para obter mais conhecimento, para oferecer o melhor para o seu futuro cliente.

Além disso, o potencial da internet para alcançar pessoas é extraordinário, e o empreendedorismo digital sai ganhando com isso.

Se o empreendedor digital souber aproveitar essa ferramenta, terá muito sucesso em seu negócio.

Para você ter uma ideia, segundo algumas pesquisas, cerca de 3,9 bilhões de pessoas estão conectadas à internet. Isso significa 51% da população mundial.

O relatório Digital 2020 October Global Statshot Report, aponta que mais de 4 bilhões de pessoas, no mundo todo, usam as redes sociais mensalmente. E esse número não para de crescer a cada ano.

Segundo o mesmo relatório, apenas no Brasil, os usuários das redes socias já somam quase 70% da população.

Outro dado importante, para que você se convença de que o empreendedorismo digital é realmente a melhor forma de alcançar o sucesso e a liberdade financeira, foi divulgado pela revista Exame, em que mostra que as vendas online cresceram quase 50% no primeiro semestre de 2020, e que isso não acontecia há 20 anos.

Esse aumento também se deve, em grande parte, à pandemia, que mudou o comportamento do consumidor.

Mais um dado relevante é que não é a primeira vez que as compras online superam as compras em shoppings.

E essa prática está cada vez mais perto de se tornar um hábito comum, não apenas no Brasil, mas em vários outros países.

Para você ter ainda mais certeza de que montar um negócio na internet é uma ótima forma de gerar renda extra, ou mesmo ser a sua principal fonte de renda, confira a seguir, 7 motivos para ser um empreendedor digital:

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Pensando nisso eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

1. Não precisa ser um especialista

Para você começar um negócio online não é necessário ter conhecimentos técnicos sobre programação ou vendas, e nem precisa fazer nenhum tipo de teste.

Mesmo assim, é aconselhável que você faça cursos e estude os produtos e o mercado com os quais você pretender atuar, para oferecer o melhor para o seu público.

Mas, isso não é obrigatório, principalmente para começar.

Porém, criar um negócio próprio no ambiente digital sem ter ideia de como e por onde começar é mais complicado é você perderá muito tempo até conseguir obter os primeiros resultados.

Quem é aluno no Treinamento Fórmula Negócio Online sabe muito bem como trilhar o caminho para o sucesso, pois segue um passo a passo, de forma progressiva, começando do zero total, e consegue construir o seu negócio online antes mesmo de concluir o curso.

O melhor é que você não precisa entender de programação ou algo do tipo, pois no curso eu explico tudo de forma simples, cada clique que você deve fazer, cada detalhe da construção do seu negócio.

Tudo pensado e formato para você aprender com muita facilidade, a sua única tarefa é assistir e colocar em prática o que ensino em cada aula.,

Ao fazer isso, você vai aprender do zero até a aplicação das estratégias e começar a ganhar dinheiro sendo um produtor digital ou um afiliado digital.

2. Você pode criar um negócio online sem precisar sair do trabalho atual

O empreendedorismo digital permite trabalhar em casa ou de qualquer lugar

Para entrar no empreendedorismo digital você não precisa sair do seu emprego atual, pois esse tipo de negócio pode ser facilmente conciliado com outras atividades.

Isso quer dizer que você pode montar um negócio na internet mesmo estando em um trabalho de 8 horas diárias ou fazendo uma faculdade, por exemplo.

Além disso, se você quiser, pode continuar com o seu trabalho atual e trabalhar no seu negócio online à noite (se for o caso) e nos finais de semana.

Dessa forma, você começa com o seu negócio digital sendo uma renda extra, enquanto trabalha suas estratégias para crescer e, depois, sair do trabalho atual e se dedicar exclusivamente ao seu negócio na internet, assim como muitos dos meus alunos fazem.

Essa é uma maneira “segura” de montar um negócio na internet sem sacrificar sua renda atual.

3. Você não precisa de uma estrutura física

Para ter um negócio digital não é necessário ter um escritório, local para estocar produtos, ou mesmo o estoque de produtos.

No empreendedorismo digital muitas vezes basta um computador conectado à internet, e você pode trabalhar em sua casa ou em qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite (você que escolhe).

Para montar um negócio na internet, você não precisa contratar funcionários ou alugar um espaço, como já falei, pois você pode trabalhar apenas com produtos digitais, como um afiliado digital, em que você vai trabalhar apenas na divulgação do produto e não precisa se preocupar com envio, suporte ou algo assim.

4. Produtos digitais já fazem parte da vida do consumidor

Investir em Produtos Digitais são excelentes oportunidades para quem quer empreender digitalmente

Cada vez mais conectado, o consumidor já prefere fazer compras online, tanto pela praticidade, quanto pelo conforto, principalmente quando há a opção de o produto ser digital, como um e-book, por exemplo.

Um produto digital oferece rapidez na entrega, facilidade de consumo, além de economia de tempo e dinheiro.

Os dados citados anteriormente comprovam o que estou dizendo. A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, por isso, os hábitos de consumo também mudaram.

A facilidade de consumo dos produtos digitais torna esse tipo de produto a principal escolha do consumidor, o que é excelente para o empreendedor digital.

5. Você ganha autoridade no mercado

Através do empreendedorismo digital você pode se transformar em uma autoridade no assunto do seu blog e/ou produto que você vai oferecer.

Você pode construir autoridade através de conteúdo rico e de qualidade publicado em um blog, em que você oferece solução para a dor do público que você deseja atingir.

Isso faz com que o público passe a enxergar você como uma autoridade no assunto e o procure quando precisar comprar o produto que solucione o seu problema.

6. É um mercado que está crescendo

Empreendedorismo Digital cresce ano a ano no Brasil

Outro motivo para que o empreendedorismo digital seja tão bom é que esse mercado está em ascensão.

Ou seja, o novo modelo de economia digital está transformando a indústria, o comércio, o marketing e o comportamento do consumidor.

Aliás, o marketing digital está transformando de vez a comunicação entre marcas e clientes.

O consumidor, que antes era a parte passiva do processo de compra e venda, está cada vez mais atuante e passou a ser o foco do processo.

Agora, o consumidor procura se informar sobre o produto antes de realizar a compra, decidindo qual é a melhor solução para ele.

Por isso, as empresas estão se adaptando à essa nova realidade que está apenas começando.

7. Ganhos ilimitados

Não há limites financeiros para quem empreende na internet

Com o empreendedorismo digital você terá chances de gerar ganhos ilimitados.

Diferentemente de um emprego formal, no qual você recebe um valor fixo no final do mês, no empreendedorismo digital você é quem determina a sua renda.

Ou seja, com disciplina e dedicação, você pode aumentar os seus ganhos progressivamente, dependendo somente de você.

O Que é Preciso para Ser um Empreendedor Digital

Como já citei, para ser um empreendedor digital você só vai precisar, praticamente, de um computador conectado à internet.

Você não precisa ter conhecimentos técnicos sobre informática, programação ou ser um especialista em vendas.

Mas, além do computador com acesso à internet, você também precisa possuir (ou desenvolver) algumas características importantes para se diferenciar no mercado.

Veja a seguir quais são essas características fundamentais que você precisa ter ou desenvolver:

1. Ter vontade de aprender

Se você quer ser um empreendedor digital, precisa gostar de estudar e estar em constante aprendizado, pois no ambiente digital tudo muda a todo instante, e você precisa acompanhar, se quiser ficar atualizado.

Então, para ser empreendedor digital, você tem que gostar de estudar. Estude o seu mercado e o produto que você vai promover.

Além disso, como já falei aqui, neste artigo, você até pode montar um negócio na internet usando o conhecimento que já possui, porém, isso pode fazer com que você demore mais para obter os resultados esperados.

Por isso que eu indico fortemente que você faça o Treinamento Fórmula Negócio Online, pois o estudo e a aplicação farão com que você siga os passos certos, e de forma progressiva, fazendo com que você chegue ao final do treinamento com o seu negócio online montado e gerando renda.

2. Ser curioso

Como se tornar um empreendedor digital

Para empreender no ambiente online você precisa ser uma pessoa curiosa, que faz pesquisas de maneira consistente, e procura saber mais sobre os assuntos relacionados com o empreendedorismo digital e, principalmente sobre o seu nicho de mercado.

Você também deve ser curioso em relação ao seu público-alvo, descobrir quais são as suas dores, medos e desejos e, dessa forma, poder oferecer o melhor conteúdo e um produto que seja a solução que ele busca.

3. Gostar de ajudar

Outra característica comum entre os empreendedores digitais é a vontade de impactar, positivamente, a vida das pessoas através do seu conteúdo ou produto.

O empreendedor digital, por natureza, gosta de oferecer uma solução simples para o público e que cause uma grande mudança na vida dele.

Por isso, se você também possui essa característica, o empreendedorismo digital é o caminho para você seguir.

4. Ser criativo

Para ingressar no empreendedorismo digital você precisa ser criativo

O ambiente online está cada vez mais competitivo e, quem quiser se destacar da concorrência e não ficar para trás, precisa ter a criatividade como uma característica fundamental.

A concorrência não está limitada ao quarteirão ou ao bairro. No empreendedorismo digital, a concorrência é global.

Por isso, insisto, que a criatividade é um ponto positivo para quem quer empreender na internet, oferecendo algo inovador.

Aliás, as empresas digitais que se destacam são as mais inovadoras.

Como empreendedor digital, você precisa oferecer algo que o público ainda não conhece, que os seus concorrentes ainda não têm.

Você precisa encantar o cliente, seja com o produto, com o atendimento, com o conteúdo oferecido de forma gratuita, ou tudo isso junto.

Então, libere a sua criatividade e ofereça o melhor.

5. Ter visão

Para ser um empreendedor digital, outra característica que você precisa ter ou desenvolver é visão

Você precisa ter um olhar profundo sobre o seu negócio e sobre o mercado que atua ou que deseja atuar.

Fique atento às oportunidades que aparecem para você, anote as ideias que forem surgindo e coloque-as em prática o quanto antes.

Tenha foco no futuro, procure sempre por novidades em sua área de atuação e procure ser o melhor que puder ser, e entregar o melhor para o seu futuro cliente.

Vantagens de Ser um Empreendedor Online

Uma das maiores vantagens do empreendedorismo digital é você ser dono do seu próprio negócio.

Sendo um empreendedor digital você será seu próprio chefe, não terá ninguém supervisionado o seu trabalho ou fazendo cobranças e você ainda terá toda liberdade para tomar suas próprias decisões.

Além dessas, existem várias outras vantagens no empreendedorismo digital. Veja a seguir algumas delas.

1. É um modelo econômico de negócio

Como já falei várias vezes aqui, neste artigo, para criar um negócio online você não precisa investir muito dinheiro, como seria em um negócio físico, afinal, basta um computador conectado à internet para você começar o seu negócio online.

Isso significa que você não precisa alugar um espaço físico para montar um negócio na internet, nem mesmo um escritório ou um estoque de produtos, por exemplo.

Basta separar um espaço mais tranquilo e reservado em sua casa para começar a trabalhar.

Muitos empreendedores digitais começaram gravando vídeos ou escrevendo seus artigos em seu próprio quarto e, com o tempo e com o crescimento do negócio, foram montando seu espaço, para terem mais conforto.

Porém, ter um espaço para criar um negócio online não é obrigatório. Você pode começar com o que tiver, de onde estiver.

Aliás, no ambiente digital é tudo bastante econômico, tanto para o empreendedor quanto para o cliente.

O custo de um negócio digital está diretamente relacionado com o produto que você vai oferecer, mas, se for um produto digital, como um curso online, os gastos são mínimos e o retorno é bastante significativo.

2. Você faz seus próprios horários

Uma das vantagens de ser um empreendedor digital é a flexibilidade de horários

Nesse tipo de negócio você é quem cria a rotina de trabalho, com seus próprios horários.

Claro que, no início, você vai precisar se dedicar muito e “suar a camisa” para conseguir conquistar sua clientela e começar a ter retorno do seu trabalho.

Mas, com o tempo e com o uso de ferramentas de automação, como por exemplo a LeadLovers, você vai poder ganhar dinheiro enquanto dorme.

Eu sei que parece conversa fiada, mas, quando você construir o seu negócio e automatizar algumas tarefas, as vendas acontecerão sem a necessidade de você estar presente.

Como empreendedor digital, você vai poder estabelecer seus próprios horários e terá flexibilidade para gerenciar seus compromissos sem afetar a sua produtividade.

3. Aproveita mais tempo com a família

Essa é uma vantagem que o empreendedorismo digital oferece e que todos nós desejamos.

Com o empreendedorismo digital, você consegue passar mais tempo com a família, participar do crescimento dos seus filhos (caso tenha filhos) e de todos os momentos importantes que um trabalho formal provavelmente não permite.

Além disso, trabalhando em casa você vai deixar de passar horas no trânsito, indo e vindo do trabalho, e vai poder aproveitar esse tempo em alguma atividade prazerosa, como um esporte, uma aula na academia, levar o cachorro para passear, andar de bicicleta com seu filho, ou qualquer outra coisa que você tenha vontade de fazer.

Você pode estabelecer uma rotina em que possa trabalhar em seu negócio online no horário em que você seja mais produtivo (como de madrugada, por exemplo) e deixar horários estratégicos livres, como o almoço com a família ou o final da tarde, para buscar as crianças na escola.

O empreendedorismo digital dá mais liberdade para viver com mais qualidade.

4. Maior alcance

Usar a internet é uma ótima força de alcançar um público maior.

O empreendedorismo digital oferece maior facilidade para alcançar clientes em qualquer lugar, ao redor do mundo.

E, quanto mais as ferramentas evoluem, mais aumenta o alcance do empreendedorismo digital, pois existirão mais pessoas conectadas.

Já em um negócio físico, você teria diversos limites para alcançar seus clientes, a barreira geográfica, por exemplo.

Além disso, em um negócio físico, você alcança um público bem menor, por vez.

Já em um negócio digital, com apenas um clique você consegue impactar centenas de pessoas, sem precisar investir um só centavo a mais, usando apenas ferramentas de automação.

5. É mais fácil de escalar

Outra vantagem do Empreendedorismo Digital é o potencial de escala.

O empreendedorismo digital é bem mais fácil de escalar do que um negócio físico.

Isto é, é mais fácil aumentar o volume de vendas e de produção de um negócio online, sem a necessidade de aumentar o investimento, do que seria em um negócio físico.

Em um curso online, por exemplo, você vai produzir e disponibilizar a gravação da aula, sem a necessidade de produzir a mesma aula várias vezes, entendeu?

Dessa forma, você investe uma vez e tem lucro com o mesmo produto várias vezes.

Como Escolher um Nicho no Mercado Online

Para trabalhar com negócios online, o ideal é que você escolha um nicho de mercado online que tenha a ver com os seus interesses, com assuntos que você gosta de falar e possui conhecimento.

Isso facilita o seu trabalho e o acompanhamento das tendências, te ajudando a se destacar no mercado, além de tornar o seu trabalho mais prazeroso.

Para facilitar, vou listar logo abaixo alguns tópicos que irão te ajudar a escolher o seu nicho. Confira.

1. Faça uma lista das suas habilidades e competências

Cada um de nós possui algum talento ou possui muita habilidade e competência em alguma área específica.

Você pode descobrir em que é realmente bom e que poderá passar um pouco do seu conhecimento para outras pessoas ou escolher algum assunto que queira se especializar.

Se você quer mesmo ser especialista em alguma área, você consegue, basta se dedicar.

Gostar do assunto facilita o processo de aprender e ensinar o que sabe.

E é por isso que é tão importante que você faça uma lista de suas habilidades e competências, para descobrir o nicho que você domina.

2. Verifique se há demanda

Como Escolher um Nicho para Empreender online

De nada adianta oferecer um produto que você julga extraordinário e não ter ninguém interessado nele.

Então, depois de escolher o nicho de mercado que você vai trabalhar, a próxima tarefa será verificar se existe demanda, se escolhendo esse nicho você consegue manter um negócio por muito tempo.

Para conseguir essas informações, você pode utilizar ferramentas como o SEMrush, por exemplo.

Você pode fazer uma pesquisa de palavra-chave para descobrir se é uma palavra muito pesquisada e se o mercado é amplo.

Você identifica isso também através da quantidade de anúncios encontrados na pesquisa.

3. Cuidado com as tendências do mercado

Você já percebeu que vez ou outra surge um meme que é bastante compartilhado nas redes sociais e até nos grupos do WhatsApp? E já percebeu também que, assim como surge, o meme some?

A causa disso é que o meme não passou de uma tendência que, assim como todas elas, são substituídas por outra.

Ao contrário das tendências, há assuntos épicos, que sempre despertam interesse no público, não importa quanto tempo foi publicado.

Alguns exemplos de assuntos épicos são:

  • Alimentação saudável;
  • Perda de peso;
  • Ganhar dinheiro;
  • Liberdade financeira;
  • Conquistar uma namorada;
  • Reconquistar o ex…

Portanto, se você deseja ter sucesso com o empreendedorismo digital, é importante que você escolha um nicho de mercado que não seja apenas uma tendência.

O ideal é que você escolha um nicho de mercado que gere vendas o ano todo, durante muito tempo, e não apenas durante alguns meses.

Pesquise em blogs do nicho que você pretende entrar e observe o engajamento.

Você também pode usar o Google Trends, que é uma ferramenta do Google, que fornece informações sobre a palavra-chave, em um período determinado.

4. Descubra quem são as autoridades no seu nicho

Faça um estudo de concorrência e veja quem é autoridade no seu nicho.

Como empreendedor digital iniciante, você ainda vai construir a sua autoridade no mercado, mas, para conquistar o seu público, você pode fazer parcerias com profissionais considerados uma referência.

Descubra quem são as autoridades no seu nicho de mercado e use-as como inspiração tanto para se comunicar com o seu público-alvo quanto para formar a sua identidade.

Observe como se comunicam, como se comportam, quais são os canais de comunicação que elas usam para alcançar o público.

Não estou dizendo para você imitar outra pessoa nem copiar o que ela publica.

O que eu quero que você entenda é que alguém já “trilhou o caminho das pedras” e você tem o privilégio de ter uma referência (ou várias) de sucesso em seu nicho de mercado e pode se inspirar para entregar o seu melhor.

Você também pode fazer parceiras com essas pessoas, que são autoridades em seu nicho.

Essa parceria pode ser através de backlinks, por exemplo, que são links adicionados em outros blogs, direcionando o visitante para o seu conteúdo.

Outra forma de fazer parceria com autoridades do seu nicho é, caso você tenha um canal no YouTube, convidar essa autoridade para participar de um vídeo do seu canal e/ou você fazer uma participação no dela e, dessa forma, trazer a audiência dela para o seu canal.

Por isso é tão importante descobrir quem são essas autoridades em seu nicho de mercado.

5. Tenha foco em apenas uma área

Tudo bem trabalhar com diversos nichos de mercado e conquistar muitos clientes diversificados.

Mas isso, se você já possui um negócio sólido, gerando renda.

Mas, para quem ainda está construindo um negócio online, o aconselhável é focar em apenas um nicho, pelo menos nesse início.

Isso porque, se você atira para todos os lados e escolhe trabalhar com vários nichos, sem ter construído uma audiência ou sem ter “colocado a máquina para funcionar”, o resultado muito provavelmente não será o esperado.

Por exemplo, se você começa sendo um  afiliado digital de diversos produtos e de nichos diferentes, seu esforço será muito maior para se posicionar no mercado, e vai demorar muito mais tempo.

O ideal é focar em apenas uma área e trabalhar para ser uma autoridade nela.

Você também pode responder a perguntas como as que estão logo abaixo, para descobrir o nicho de mercado online que mais tem a ver com você.

  • Se não existisse dinheiro, que atividade você faria com seu tempo livre?
  • Em que atividade você sempre se destacou, desde a época da escola?
  • Quais são seus hobbies?
  • Sobre qual assunto seus familiares e amigos te pedem conselho?

Como Começar no Empreendedorismo Digital

Como Começar no Empreendedorismo Digital

Para começar no empreendedorismo digital, a primeira coisa que você deve fazer é se preparar.

Para que o seu negócio seja um sucesso, você pode seguir alguns pontos importantes para se sentir realmente preparado para entrar nesse mercado.

O que será pontuado a seguir serve para qualquer pessoa que deseja entrar para o empreendedorismo digital, não importa qual o nicho de mercado. Veja abaixo.

1. Faça um planejamento financeiro

Como você já deve imaginar, se planejar financeiramente antes de começar no empreendedorismo digital é parte fundamental para que o seu negócio não feche antes mesmo de abrir.

Portanto, o ideal é começar a economizar, criar uma reserva de emergência (caso você ainda não tenha) e administre bem o seu dinheiro, pois, apesar de o empreendedorismo digital não exigir tantos gastos quanto um negócio físico, ainda há um risco em empreender, pois você pode desistir antes de ver o seu negócio gerando lucro ou, mesmo que siga em frente,  não saberá quando vai começar gerar renda.

2. Descubra seus pontos fortes

Descubra seus Pontos fortes

Antes de começar no empreendedorismo digital, é importante identificar seus pontos fortes e fracos.

Você pode utilizar a análise SWOT para realizar essa tarefa.

Se ainda não conhece a análise SWOT, é uma ferramenta bastante eficaz para te ajudar a analisar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

É uma matriz que você mesmo pode fazer no seu computador ou em um papel.

A análise SWOT é um método de planejamento estratégico que te ajuda a tomar decisões mais assertivas, através da análise do cenário.

Você vai analisar dois cenários: ambiente interno e ambiente externo, e vai observar quatro fatores:

  1. Strengths (Forças);
  2. Weaknesses (Fraquezas);
  3. Opportunities (Oportunidades);
  4. Threats (Ameaças).

Você pode organizar cada fator em uma tabela com quatro partes e duas colunas, para visualizar melhor.

A primeira coluna será forças e fraquezas e você vai escrever sobre você e sobre o seu negócio.

A segunda coluna será de oportunidades e ameaças, e você vai escrever sobre os fatores externos, dos quais você não tem controle.

3. Escolha o nicho e o produto para trabalhar

Para começar no empreendedorismo digital você precisa escolher um nicho de mercado e um produto para trabalhar.

Dentro do mercado online existe uma gama absurda de nichos que você pode escolher, de acordo com o que você sabe fazer, de acordo com o que você se interessa e tenha bastante conhecimento.

Você pode ser um especialista no assunto ou ter experiência, que faz de você uma pessoa capaz de atuar com sucesso em determinado nicho de mercado.

Por exemplo, você pode ser um professor de inglês ou possui fluência no idioma (ou em outro qualquer) e escolher trabalhar com o nicho de educação.

Você pode criar um curso através de aulas em vídeo ou se afiliar a um curso de inglês que já esteja disponível no mercado e começar a ganhar dinheiro dentro do Marketing Digital como afiliado.

Outro exemplo seria você trabalhar no nicho de finanças, publicando conteúdo dando dicas de economia doméstica e se afiliar a um produto relacionado.

Nichos são segmentos com necessidades específicas dentro do mercado.

Escolha o mais adequado para você trabalhar e utilize as melhores estratégias para conquistar clientes.

4. Conheça o mercado e a concorrência

Faça um planejamento estratégico para conhecer bem o mercado que você for empreender.

Conhecer a sua concorrência e o mercado em que você vai atuar vai te ajudar a identificar as necessidades que ainda não foram supridas para que você possa oferecer algo inovador, que os seus concorrentes ainda não oferecem.

Para isso, primeiro você deve definir as metas do seu negócio logo no início.

Conheça os sites e os canais relevantes de empreendedores do seu nicho, que estejam direcionados para o seu público-alvo.

Analise quem são os seus principais concorrentes e veja como eles se comunicam e que tipo de conteúdo eles publicam e em quais canais.

Use os canais dos concorrentes para ter uma referência de sucesso para o seu empreendimento.

5. Compre um domínio

Para começar a empreender na internet você precisa comprar um domínio para criar o seu site/blog.

Comprar um domínio é fundamental tanto para quem deseja criar um site institucional, quanto para quem quer publicar conteúdo através de um blog.

Escolha um nome para o domínio do seu negócio.

Um bom nome para o seu domínio deve deixar claro a ideia principal do seu negócio, ou seja, o público precisa entender de que se trata o site ou blog.

Além disso, o nome precisa estar relacionado com o seu nicho e com o tipo de produto que você vai promover.

Por exemplo, se você escolheu o nicho de emagrecimento e vai promover um produto que ensina exercícios físicos para perder peso, o nome do seu domínio deve estar relacionado.

Outra dica é escolher um nome curto e que seja fácil de escrever e de lembrar.

Se você escolher um nome muito longo e difícil de escrever, os usuários não lembrarão e terão dificuldade para encontrar a sua página e também para indicar para outros usuários.

Depois de escolher o nome, você pode acessar o Registro.com para verificar se já existe outro site com o mesmo nome.

6. Divulgue o seu negócio

Divulgue seu Negócio na Internet

O próximo passo para começar no empreendedorismo digital é divulgar o seu negócio.

Primeiro, encontre o seu público-alvo para entregar conteúdo de valor para ele e, depois, mostrar que o seu produto é a solução que ele está procurando.

Descubra em quais redes sociais o seu público-alvo está e esteja lá também.

Produza conteúdo de acordo com a rede social que você for utilizar para divulgar o seu negócio.

Isso porque o conteúdo do Facebook e do Instagram, por exemplo, são diferentes.

7. Envie e-mail marketing

Construir uma lista de e-mail é uma estratégia muito valiosa, pois as pessoas que deixam o e-mail delas em um formulário, em troca de algum material de valor, por exemplo, estão dando autorização para você entrar em contato com elas.

Mas, para que a sua estratégia de e-mail marketing dê certo você precisa enviar o conteúdo certo para a sua lista, de acordo com a etapa do funil em que ela se encontra.

Um erro terrível que um empreendedor digital pode cometer é comprar uma lista pronta. Afinal, as pessoas dessa lista não deram permissão para você entrar em contato, principalmente enviar alguma oferta.

Então, todo o esforço que você dedicar ao envio de e-mail marketing para uma lista comprada será apenas desperdício de tempo e de dinheiro.

Por isso, construa a sua lista através de conteúdo rico e interessante para o seu público-alvo.

Ofereça material rico em troca do e-mail, como um e-book, um podcast, um infográfico ou uma palestra, por exemplo.

8. Anuncie

Para alcançar o seu público-alvo de maneira mais rápida, você pode utilizar os anúncios para divulgar o seu produto ou serviço.

Para isso, você precisa segmentar o público para enviar o conteúdo certo.

Você deve se certificar de que, após clicar em seu anúncio, o usuário será direcionado para uma página onde ele precisará realizar uma ação, seja um clique, uma inscrição, uma venda…

O quanto você vai investir em anúncios dependerá de quanto você está disposto a gastar.

Você pode começar com pouco e, aos poucos, com o retorno que terá, poderá aumentar o valor do investimento, de forma gradativa.

9. Faça marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é fundamental para que o empreendedorismo digital dê certo.

Como disse Bill Gates há décadas, “O conteúdo é rei.” E continua sendo, e será por muito tempo.

Por isso, invista nessa estratégia e crie conteúdo interessante e de qualidade para o seu público-alvo.

Eduque o seu público através de um conteúdo cheio de informações, tirando todas as dúvidas e convencendo-os de que o produto que você oferece é o que eles precisam, além de ser a melhor solução do mercado.

Há muitas maneiras de fazer marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo pode ser feito através de um blog, de vídeos no YouTube, através de e-mail marketing…

O marketing de conteúdo te dá a oportunidade de criar aproximação com o seu público, cria um relacionamento duradouro e de confiança entre você e o seu público-alvo, gerando mais possibilidades de conquistar muitos clientes e transformá-los em divulgadores de sua marca, sem que você precise investir um só centavo.

Existe algum Curso de Empreendedorismo Digital?

A resposta é sim!

Atualmente você encontra centenas de cursos de Empreendedorismo Digital na intenet, como do Sebrae e do Senac.

Porém, há uma pequena desvantagem deste tipo de curso gratuito, pois eles são mais conceituais do que práticos, e isso pode ser um pouco cansativo e pouco proveitoso para quem deseja realmente empreender na internet.

No entanto, a boa notícia é que o meu curso, Fórmula Negócio Online ensina exatamente a como Criar um Negócio na Internet do zero, um curso 100% prático voltado para pessoas comuns.

Se você quiser conhecer, será um prazer recebê-lo.

8 Hábitos do Empreendedor Digital Bem-Sucedido

Hábitos do empreendedor digital bem sucedido

Para que você seja um empreendedor digital de sucesso, você precisa adotar hábitos de sucesso.

Por isso, vou listar para você os 8 hábitos de um empreendedor digital bem-sucedido. Confira agora.

1. Acorde cedo

Quando você é um empreendedor digital não tem ninguém para lembrá-lo de que você está atrasado para o trabalho e nem cobrando produtividade.

No empreendedorismo digital tudo é por sua conta.

Há quem acredite que acordar a qualquer hora do dia garante boa produtividade, afinal, você pode começar na hora que você desejar. Mas não é bem assim.

Acordar mais cedo faz seu dia parecer mais longo e, se você acordar no mesmo horário todos os dias, mesmo nos finais de semana, sua produtividade será bem maior.

Escolha um horário para acordar todos os dias e se comprometa com a primeira hora.

Você pode dormir 8 horas de sono e acordar 6:30 da manhã todos os dias.

O segredo para acordar cedo é dormir cedo. Você precisa dormir bem e ter um sono de qualidade, para que possa acordar cedo e com disposição para trabalhar em seu negócio online.

No começo pode ser difícil e você pode achar que não vai conseguir, mas vou falar mais um segredo que pode te ajudar: Não caia na tentação de colocar mais 5 minutos no despertador.

2. Tenha um ritual matinal.

Durma ciente de que quando o despertador tocar você vai levantar, imediatamente.

Crie um ritual matinal, aproveite a primeira hora para fazer algo para você, como meditação, oração, alongamento, exercícios físicos, uma leitura, ou o qualquer outra atividade que seja prazerosa para você.

Em seguida, escreva uma lista com as 5 tarefas mais importantes que você precisa realizar no dia, em ordem de prioridade. Use uma folha de papel, agenda ou no seu celular mesmo.

Esse ritual vai te ajudar a ser cada dia mais produtivo, disciplinado e, como consequência, você atingirá o sucesso com o seu empreendimento digital.

3. Arrume a sua cama

Começar o dia arrumando sua cama ajuda você a fazer algo bem-sucedido como a primeira ação do dia.

Isso dá a você a sensação de positividade, de querer executar com sucesso a próxima tarefa.

Além disso, arrumar sua cama nos primeiros cinco minutos do dia faz com que você se sinta disciplinado e determinado a cumprir todas as tarefas que terá pela frente.

E, ao final do dia, você terá a sua cama arrumada, pronta para você descansar com dignidade. Por isso, nada de deixar a cama bagunçada e ainda deitar por cima e dormir de qualquer jeito.

Arrumar a sua cama também é uma forma de “arrumar” a sua mente.

4. Vista-se como se fosse trabalhar fora de casa

Se você vai trabalhar de casa, vista-se como se estivesse em um escritório.

O empreendedorismo digital te dá a liberdade de vestir-se do jeito que você quiser.

Mas não caia na tentação de trabalhar de pijama só porque está trabalhando no conforto da sua casa.

Depois de acordar cedo e arrumar a sua cama, tome um banho e vista-se como se fosse trabalhar em um escritório na rua.

A forma como você se veste muda a sua mentalidade e a sua energia, o que te deixa mais focado e produtivo, de forma inconsciente.

5. Pratique exercícios físicos

Faça exercícios físicos

Pratique exercícios físicos para manter o corpo e a mente ativos.

Não precisa se matricular em uma academia, caso não curta.

Basta subir escadas ao invés de usar o elevador, fazer caminhadas, pedalar ou até praticar um esporte.

Nosso corpo é uma máquina, isso é fato, e assim como toda máquina, o corpo não pode ficar muito tempo parado, caso contrário, vai começar a travar e vai precisar de “reparos”.

Ao contrário das máquinas, no nosso caso, os reparos serão na saúde e não podemos simplesmente trocar uma peça.

Além disso, os exercícios físicos vão te ajudar a aumentar a produtividade.

Não ache que ficar 48 horas trabalhando vai gerar mais receita. Isso vai gerar, no mínimo, dor de cabeça e cansaço.

Tire um tempo para passear com seu cachorro, fazer uma caminhada, jogar futebol com os amigos… fazer algo que você goste.

6. Mantenha a motivação e o foco

Se você precisa ter mais motivação para começar, procure trabalhar por pelo menos cinco minutos.

Você pode começar com algo fácil, que não exija tanto esforço. A partir daí você já estará ativo, o que torna mais fácil seguir com a atividade e passar para a próxima.

Talvez você sinta que alguns dias serão mais difíceis e desafiadores (o que é normal), mas não se renda.

Não se entregue à procrastinação. Aliás, a procrastinação é a mãe do fracasso.

Para seguir motivado, lembre-se dos seus objetivos, das suas metas, dos seus sonhos, e mantenha-se focado.

Lembre-se de como você está (ou estava) infeliz com um emprego do qual não gostava, das horas que você perdia no trânsito ou esperando o transporte público, cansado, querendo chegar logo em casa e estar perto da sua família.

Agora você pode, aproveite, se esforce para fazer o seu empreendimento crescer cada vez mais.

Criar um quadro de visualizações pode te ajudar a manter o foco e a motivação, até que isso se torne natural para você.

7. Nunca pare de aprender

Dentro do Empreendedorismo Digital você precisa aprender e estudar sempre

Já passei por muitos cursos e programas ao longo da minha vida, e até hoje continuo estudando, lendo e me aprimorando, para entregar o melhor para você.

O empreendedorismo digital te dá a oportunidade de trabalhar com todos os tipos de pessoas, em diversas áreas.

A internet é o maior terreno para ser um aprendiz constante. A era digital trouxe possibilidades infinitas para qualquer pessoa aprender qualquer coisa, em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia ou da noite.

Hoje não existem mais desculpas para não aprender, pois há um mundo de informações acessíveis e gratuitas na internet, para quem quiser aprender.

Basta filtrar e pesquisar em locais seguros e confiáveis.

Alguns exemplos de coisas que você pode aprender e que podem ser bastante aproveitadas para qualquer situação da sua vida são:

  • Aprender um novo idioma;
  • Construir algo com suas próprias mãos (talvez a sua próxima ideia de negócio esteja nisso);
  • Se esforçar para ser bom em algo que você sempre falou que não era bom o suficiente (matemática, por exemplo);
  • Ler livros;
  • Fazer cursos online.

Um dos principais exemplos da importância de ter uma mente aberta para novas habilidades vem de Steve Jobs e das aulas de tipografia que ele cursou na faculdade.

Veja a seguir uma parte extraída da biografia dele:

“Eu decidi fazer uma aula de caligrafia para aprender a [aprender caligrafia]. Aprendi sobre fontes serifadas e sem serifa, sobre como variar o espaço entre diferentes combinações de letras, sobre o que torna a tipografia ótima. Foi bonito. Histórico. Artisticamente sutil de uma forma que a ciência não pode capturar. E eu achei fascinante. Nada disso tinha qualquer esperança de aplicação prática em minha vida. Mas 10 anos depois, quando estávamos projetando o primeiro computador Macintosh, tudo voltou para mim. E nós projetamos tudo no Mac. Foi o primeiro computador com tipografia bonita. Se eu nunca tivesse participado desse único curso na faculdade, o Mac nunca teria vários tipos de letra ou fontes espaçadas proporcionalmente. E como o Windows acabou de copiar o Mac, é provável que nenhum computador pessoal os teria.”

– Steve Jobs

8. Apareça

Se você não aparecer, ninguém saberá que você existe, certo?

Como alguém vai comprar um produto de você, se você não divulgar? Como alguém vai contratar os seus serviços se você não aparece em lugar algum?

Por isso, apareça!

Compareça ao máximo de eventos possíveis (online e offline), que estejam relacionados ao empreendedorismo digital, ao seu nicho de mercado e a outros temas também.

Participe de eventos online e faça contato com o máximo de pessoas possível. O network é essencial no mundo dos negócios.

Empreendedorismo Digital: 12 Ideias para Empreender através da Internet

Depois que você escolher um nicho de mercado para trabalhar e fizer o planejamento de suas estratégias, você precisa definir a forma de monetizar o seu trabalho.

Há diversas formas de empreender na internet. Cabe a você escolher a mais adequada para o seu negócio e para as metas que você deseja atingir.

Você pode divulgar produtos como afiliado digital, pode vender um espaço em seu blog, por exemplo, e ganhar um valor por cada visualização, por cada clique ou por cada venda realizada.

Você também pode ganhar dinheiro na internet sendo um produtor digital, criando o seu próprio produto e disponibilizando sua venda e afiliação em plataformas digitais como a Hotmart, por exemplo.

Veja agora, como seguir no empreendedorismo digital com 12 ideias para você se inspirar e escolher aquela (ou mais de uma) que tenha a ver com os seus objetivos.

1. Crie um e-commerce

Uma ideia para empreender na internet é criando uma loja virtual. O comércio eletrônico tem crescido muito nos últimos anos, e a tendência é não parar por aí.

Por isso, se você quiser empreender na internet e ganhar dinheiro vendendo produtos físicos, você pode criar um e-commerce e aplicar estratégias de marketing digital para alavancar as suas vendas.

2. Faça anúncios

Conheça Ideias para empreender na internet

Outra ideia para você empreender na internet é investindo em anúncios.

Você pode, por exemplo, se afiliar a um produto e fazer anúncios  através do Google Ads.

Com o Google Ads você ganha dinheiro por cada clique que o seu anúncio receber, ou por cada mil impressões.

3. Trabalhe com banners

Você também pode ganhar dinheiro na internet colocando banners de anunciantes em seu blog ou site.

Dessa forma, você ganha dinheiro cada vez que alguém clicar no banner dentro do seu espaço.

4. Faça marketing em vídeos no YouTube

Empreendedorismo Digital por meio do Youtube

Fazer marketing em vídeos no YouTube também é uma ótima ideia para empreender na internet.

Se você tem um canal no YouTube e já possui uma audiência sólida, você pode divulgar produtos ou serviços relacionados ao conteúdo que você publica e aos interesses da sua persona.

Nessa opção, você pode falar sobre um produto e fazer uma demonstração para a sua audiência.

Além disso, você pode fazer esse marketing de forma bem sutil, sem falar sobre o produto, mas apenas aparecer usando, pois isso deserta a curiosidade das pessoas, que vão procurar saber onde você comprou, quanto custou, etc.

Você também pode fazer uma resenha, dando a sua opinião sobre o produto e mostrar as funcionalidades dele. Tudo isso, claro, recebendo dinheiro das marcas ou recebendo amostras dos produtos.

5. Crie um e-book

Se você é especialista em alguma área ou possui bastante conhecimento ou experiência em algum assunto, você pode transformar o seu conhecimento em um e-book e empreender na internet através da venda dele.

Além de vender, você também pode disponibilizar o seu e-book para afiliação, em uma plataforma especializada, como a Hotmart, a Eduzz, a Monetizze e a Braip, por exemplo.

6. Venda ferramentas digitais

Empreender na internet por meio da venda de ferramentas digitais

Mais uma ideia para empreender na internet é vendendo ferramentas digitais.

Você pode se afiliar à ferramentas digitais, como a LeadLovers, por exemplo, e trabalhar na divulgação, seja em seu blog ou através de anúncios, e ganhar comissões cada vez que alguém comprar a ferramenta através do seu link.

7. Crie um curso online

Assim como um e-book, se você é especialista em alguma área ou possui muita experiência e conhecimento em algum tema, você pode criar um curso online.

Criar um curso através de aulas em vídeo é uma excelente ideia para empreender na internet.

Você também pode disponibilizar para vendas e afiliação nas plataformas especializadas.

8. Faça publipost

Crie posts patrocinados.

Outra ideia que você pode usar para empreender na internet é fazendo publicações patrocinadas.

Se você possui um canal no YouTube com grande número de inscritos, um perfil no Instagram com muitos seguidores ou um blog com muito tráfego, por exemplo, você pode publicar conteúdo patrocinado.

9. Doações para o conteúdo

Muitos empreendedores digitais já utilizam essa ideia para ganhar dinheiro na internet.

Esses empreendedores recebem doações dos seguidores ou inscritos para continuar publicando conteúdo interessante para eles.

Você pode achar que essa ideia não funciona, mas muita gente doa dinheiro para os seus canais ou perfis favoritos, para que eles produzam e entreguem mais conteúdo, pois, para esse público, o conteúdo é muito valioso.

10. Ofereça consultoria

Ganhe dinheiro como empreendedor digital prestando serviços de consultoria.

Ofereça consultoria sobre o assunto que você é um especialista.

Se você tem formação em uma área especifica e sabe transmitir seus conhecimentos para outras pessoas, isso pode te render um bom dinheiro.

Algumas opções de consultoria que você pode se identificar e investir são:

  • Finanças;
  • Marketing;
  • Imagem e estilo.

11. Crie um blog

Eu sempre defendo que ter um blog é construir o seu negócio online em uma estrutura segura.

Isso porque, com um blog, você vai poder aplicar as estratégias de marketing e de conteúdo que você quiser, vai poder anunciar os produtos e serviços que você quiser, tem se preocupar, pois será uma estrutura sua e, portanto, as regras serão suas.

Ao contrário das redes sociais, onde você pode ser penalizado e perder tudo o que construiu e investiu em seu negócio.

Criar um blog para empreender na internet é uma excelente ideia, e você pode trabalhar nele ao longo do tempo, aplicando estratégias para desenvolver o seu negócio digital.

12. Marketing de afiliados

Trabalhe com Marketing de Afiliados.

Quem já me acompanha aqui no blog ou é meu aluno no Treinamento Fórmula Negócio Online sabe que eu sempre falo que o marketing de afiliados é a melhor ideia para criar um negócio online.

Sendo um afiliado digital ou um produtor digital, você consegue ganhar dinheiro na internet aplicando estratégias para impulsionar as vendas e aumentar cada vez mais os ganhos.

No marketing de afiliados você ganha comissões pelas vendas que realizar através do seu link de afiliado, ou ganha dinheiro disponibilizando o seu próprio produto para afiliação.

É importante salientar que ganhar dinheiro empreendendo na internet está relacionado a três pontos principais, que são:

  • Propósito;
  • Tráfego;
  • Engajamento.

Propósito

No empreendedorismo digital, o propósito da marca, assim como a autoridade de quem está promovendo o produto ou serviço, são fundamentais na hora da decisão de compra.

Tráfego

O tráfego aumenta as chances de ganhar dinheiro na internet por causa do volume de visualizações, de cliques e, claro, de vendas.

Engajamento

Assim como os dois elementos anteriores, o engajamento tem total relação com a monetização do seu empreendimento.

É através dele que você constrói sua audiência e se torna uma autoridade no nicho com o qual você trabalha.

Além disso, quanto mais engajamento você conseguir em seu canal do YouTube, página de Facebook, perfil no Instagram, etc., mais pessoas você vai alcançar através do seu  conteúdo, o que gera mais visitantes, mais inscritos ou seguidores e mais vendas você consegue realizar.

É uma reação em cadeia. E o melhor é que você não precisa investir mais nada nessa estratégia.

Aprenda Marketing Digital

Para você ter sucesso no empreendedorismo digital, é fundamental que você aprenda marketing digital.

Quando um empreendedor digital aprende sobre marketing digital, ele adquire as habilidades necessárias para fazer o seu negócio se desenvolver e a crescer como profissional.

Como você sabe, o marketing digital transformou a forma como empresas e clientes se comunicam.

O marketing digital mudou a maneira como as marcas abordam seus clientes e vendem seus produtos e serviços.

O marketing digital contribuiu para que o e-commerce fosse hoje uma das maiores formas de comércio do mundo.

Invista na Criação de um Site

Outro ponto muito importante para você ter sucesso no empreendedorismo digital é a criação de um site.

Investir na criação de um site próprio é investir em segurança, principalmente.

Construa o seu negócio em uma plataforma que é sua, onde você vai monetizar da forma de achar mais conveniente e ter a segurança de que não será bloqueado ou banido, por exemplo, e perder todo o negócio que você criou.

O ideal é que você construa um blog que tenha uma página institucional, com uma home diferenciada, como é a nossa aqui no Núcleo.

Você pode perceber que a home aqui do Núcleo é uma página institucional e, ao mesmo tempo, nós publicamos conteúdo rico em informações para quem deseja construir um negócio na internet.

Você pode fazer o mesmo e investir na criação do seu site.

Mercados de Atuação no Empreendedorismo Digital

No ambiente online existem inúmeras possibilidades de negócios para quem deseja empreender, mesmo para quem não tem experiência em vendas.

E, para quem está querendo entrar nesse mundo do empreendedorismo digital, vou deixar a seguir as melhores opções de negócio digital para que você possa escolher aquela que tenha mais a ver com você e com os seus objetivos.

1. E-commerce

O E-commerce é um negócio que tem todo o processo de compra e venda estruturados na internet.

Por isso, todas as transações são realizadas através de ferramentas digitais.

Essa é uma modalidade de comércio que vem crescendo cada vez mais, fazendo parte da vida do consumidor moderno.

No e-commerce, os produtos são vendidos na internet e enviados para o endereço do cliente.

Nessa modalidade de comércio, dois processos são totalmente digitalizados: a venda e o atendimento ao cliente.

Com esses dois processos digitalizados, o e-commerce automatiza outros processos, como o estoque, as finanças e o marketing.

E essa automatização facilita o trabalho de gestão do negócio.

2. Influenciador digital

Mercados de Atuação do Empreendedorismo Digital

Outro mercado de atuação no empreendedorismo digital é o de Influenciador digital.

A profissão que está “na moda” já há algum tempo pode ser exercida por pessoas de qualquer idade e em qualquer nicho, desde humor a finanças, por exemplo.

Quem deseja entrar no empreendedorismo digital como um influenciador, pode criar um blog ou um canal no YouTube (ou os dois) e falar sobre imagem e estilo, por exemplo, e, pela influência exercida, receber produtos de algumas marcas de roupas e sapatos para fazer divulgação, ou até fazer parcerias com marcas e lojas que tenham interesse em atingir o mesmo público.

Além disso, um influenciador digital pode ganhar dinheiro através de anúncios em seu blog ou canal. As possibilidades são inúmeras.

3. Soluções tecnológicas

Para trabalhar com soluções tecnológicas, você pode criar uma startup, que posteriormente pode sair do ambiente digital e migrar para o ambiente físico, dependendo das necessidades e objetivos que forem surgindo.

Para você empreender em soluções tecnológicas, primeiro você precisa identificar um problema no mercado e oferecer a solução.

Você precisa oferecer uma solução simples e prática para o problema do potencial cliente.

Uma dica aqui é desenvolver soluções através de produtos, como por exemplo, um aplicativo ou um software.

4. Produtor digital

Uma das principais formas de empreender na internet é como Produtor Digital

Produtor digital é a pessoa que cria um produto digital e disponibiliza para venda ou para afiliação (ou ambos).

O produto digital pode ser um e-book, um curso em vídeo, um podcast…

Para ser um produtor digital, você precisa ter pelo menos muito conhecimento sobre um assunto que traga solução para um problema do público que você quer alcançar.

Melhor ainda se você for um especialista, como um médico, por exemplo, oferecendo um curso em vídeo sobre primeiros-socorros, ou um profissional especialista em adestramento de cães, oferecendo um curso sobre como adestrar o seu cãozinho em casa.

Você também pode criar um produto a partir de alguma experiência que você teve e que deseja compartilhar, como, por exemplo, um e-book ensinando “como conquistar uma mulher” ou “como superar um divórcio”.

Além disso, você pode ser um infoprodutor a partir do licenciamento de produtos PLR, que nada mais é do que comprar um produto digital com direitos de revenda.

Enfim, são inúmeras as possibilidades para ser um produtor.

Se você deseja ser um empreendedor digital criando o seu próprio produto, você pode se cadastrar em uma plataforma especializada, como a Hotmart ou a Eduzz, por exemplo, e disponibilizar o seu produto para venda e afiliação.

5. Afiliado digital

O mercado de atuação no empreendedorismo digital que eu mais indico é o de afiliado digital.

Como afiliado, você vai promover um produto criado por outra pessoa e receber uma comissão por cada venda realizada através do seu link de afiliado.

Se você já possui um blog ou canal no YouTube com uma audiência formada, mas não quer criar um produto, ser um afiliado é o negócio ideal para você.

Mas, o mercado de afiliados digitais também é ideal para quem ainda está começando a montar um negócio na internet.

Como afiliado você não precisa investir dinheiro para começar o seu negócio, não precisa ter estoque de produto e nem se preocupar com entrega ou com suporte.

Todo esse processo fica por conta do produtor e da plataforma de afiliação.

Ou seja, afiliado é um negócio que você pode entrar hoje mesmo.

Seu papel será apenas de promover o produto e começar a ganhar as suas comissões.

6. Coprodutor

Torne-se um Coprodutor para empreender na internet

Além de poder atuar no empreendedorismo digital sendo um produtor ou afiliado, há também a possibilidade de você atuar como um coprodutor.

O coprodutor é a pessoa que cria um produto em parceira com outro produtor, de forma permanente ou por um período determinado.

Nessa opção, você pode ser um especialista, criar um produto, e deixar a parte do marketing e vendas para o parceiro.

Ou, você pode fazer a parte da divulgação e venda de um produto criado por outra pessoa.

Nessa modalidade você ganha dinheiro como coprodutor (a porcentagem para cada parte é definida pelo coprodutor e o parceiro de criação, e configurada na plataforma) e também ganha dinheiro através das vendas realizadas pelos afiliados (caso o seu produto seja disponibilizado em plataformas de afiliação).

7. Copywriter

Se você possui formação em jornalismo, marketing, letras ou outra área similar e gosta de escrever, você pode atuar no empreendedorismo digital como copywriter.

O copywriter é a pessoa que domina a arte do Copywriting e escreve, de maneira persuasiva, com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação esperada.

Então, se essa é uma habilidade que você possui ou pretende desenvolver, eu sugiro essa opção para você investir como empreendedor digital.

8. Ferramentas de Tecnologia

Você também pode atuar no mercado de empreendedorismo digital desenvolvendo ou vendendo ferramentas tecnológicas, como softwares de automação, por exemplo.

Na era da internet das coisas, o que não falta são ferramentas de tecnologia que facilitam a vida das pessoas e ajudam a economizar tempo e dinheiro.

Escolha uma para trabalhar, oferecendo aos seus potenciais clientes através da aplicação de estratégias de marketing digital.

Entre as inúmeras ferramentas que você pode trabalhar, estão:

  • Aplicativos de conversa;
  • Ferramentas de gestão de negócios;
  • Aplicativos de reuniões online;
  • Ferramentas de atendimento ao cliente;
  • Ferramentas de armazenamento em nuvem;
  • Ferramentas de edição de documentos armazenados em nuvem;
  • Aplicativos de gerenciamento de atividades.

15 Dicas para Ter Sucesso com seu Empreendimento na Internet

Para ter sucesso no empreendedorismo digital você precisa seguir algumas dicas importantes antes de começar o seu negócio e aumentar suas chances de ter sucesso.

Alguns empreendedores fecham o negócio logo no início por falta de planejamento estratégico e por falta de boas práticas.

Por isso, vou listar 15 dicas para você ter sucesso com seu empreendimento na internet.

Se você seguir essas dicas, já sabe que estará no caminho certo. Veja agora.

1. Planeje-se Como um Empreendedor Digital

Para ser um empreendedor digital de sucesso você precisa agir como tal.

Ou seja, mesmo que para começar um negócio online você não precise investir muito dinheiro, eu o aconselho a poupar algum dinheiro, para ter uma reserva de emergência, como já foi dito antes, aqui no artigo.

Isso porque, assim como muitos empreendedores digitais, provavelmente você também deva estar deixando o mercado de trabalho tradicional para abrir o seu próprio negócio, certo?

A partir de agora você deixará de contar com um salário garantido no fim do mês e com os benefícios que um emprego de CLT proporciona, correto?

E, como nenhum empreendedor digital começa um negócio sabendo se vai dar certo, você também está se arriscando para ter algo melhor.

Por isso eu o aconselho a ter algum dinheiro reservado para manter você e o seu negócio, até que todo o seu esforço e disciplina sejam recompensados e o seu negócio esteja gerando lucro.

Especialistas em finanças pessoais aconselham a criar uma reserva de emergência de, pelo menos, seis vezes o valor de suas despesas mensais.

Ou seja, a sua reserva de emergência precisa suprir as suas necessidades por, pelo menos, 6 meses.

Isso não significa que o seu negócio não vai dar certo ou que você vai precisar trabalhar seis meses para ter um retorno financeiro. Não é isso.

Esse planejamento vai te dar uma segurança financeira para que você possa construir o seu empreendimento e se dedicar para conquistar clientes, sem a preocupação do retorno imediato.

2. Tenha visão clara

Dicas para ter sucesso empreendendo na internet

Para ser um empreendedor digital você precisa ter visão.

Por isso é importante ter um plano de marketing digital para ter uma visão clara de tudo que o você fará em seu negócio, de maneira antecipada.

Dessa forma, será mais fácil a tomada de decisões e escolha das melhores estratégias para o seu negócio, além de ser bem mais fácil definir suas metas e objetivos.

Ter uma visão clara de todo o seu empreendimento também o manterá mais focado em suas ações.

3. Seja um bom comunicador

Você pode até ter uma ideia incrível para montar um negócio, mas se não conseguir se comunicar bem, será difícil colocá-la em prática.

Ser um bom comunicador serve não somente para o empreendedorismo digital, mas para todas as áreas.

E, como empreendedor digital, você precisa se comunicar com outras pessoas, como os colaboradores e clientes, para trabalhar de forma eficiente.

Ser um empreendedor de sucesso requer fortes habilidades de comunicação.

4. Seja motivado

A motivação ajuda realmente a você querer fazer o que está fazendo.

O caminho para o sucesso como empreendedor digital pode ser longo e difícil, por isso, para chegar ao topo, você precisa ser capaz de continuar.

A segunda dica citada está totalmente relacionada com a motivação, pois ter uma visão clara e objetivos bem definidos o ajudam a manter a motivação.

5. Seja atento.

Para ser um empreendedor digital de sucesso você precisa ter conhecimento das variáveis externas. E, por isso é importante ficar atento a tudo.

Você precisa entender como funciona o sistema que você atua.

Esteja atento ao mercado em geral, pois, mesmo que algum tema não faça parte do seu nicho, é importante saber gerenciar as variáveis que podem afetar o seu negócio.

6. Saiba aproveitar as oportunidades

O empreendedor digital precisa ter visão para aproveitar oportunidades

Saber aproveitar uma oportunidade quando surgem é uma das características mais valiosas que um empreendedor digital pode ter.

A única característica mais valiosa do que essa é a de ser capaz de criar sua própria oportunidade.

7. Entenda de tecnologia

Como já citei aqui neste artigo, para você ser um empreendedor digital não precisa ser um especialista em programação ou outras áreas da tecnologia.

Mas, também falei que se você quer ser um empreendedor digital de sucesso é necessário gostar de estudar e estar sempre atualizado.

Por isso, buscar entender de tecnologia é fator fundamental para o sucesso do seu negócio.

Pelo menos o básico você precisa aprender, pois é importante compreender as tendências e novidades que surgem no mercado como um todo, principalmente em seu nicho de atuação.

8. Seja ousado

Uma característica do empreendedor digital é sua capacidade de ser ousado

Tão importante quanto ter uma visão clara do seu negócio, é não se limitar a ela.

A capacidade de explorar novos caminhos à medida que eles forem surgindo permite que você descubra novas áreas e novas possibilidades.

E, com o tempo, à medida que o seu negócio se desenvolve e você “coloca a máquina para rodar”, poderá explorar um novo nicho de mercado ou mesmo um subnicho, gerando mais lucro para o seu negócio.

9. Seja flexível

Outra característica de um empreendedor digital de sucesso é ser flexível.

Assim como você precisa ser capaz de ser ousado e não se limitar ao previsível, você também precisa ser capaz de voltar aos trilhos quando as situações inevitáveis e os imprevistos acontecerem.

Há um número infinito de “pedras” que você encontrará no caminho do seu sucesso.

Por isso, ser flexível permite que você lide com qualquer uma delas.

10. Tenha a capacidade de aprender com os erros

A habilidade de aprender com os próprios erros

Entenda que os erros são parte inevitável na hora de administrar um negócio.

A diferença entre os erros valiosos e erros caros é o quanto você aprende com eles.

A energia gasta analisando os erros em vez de lamentar-se deles é energia bem gasta.

Por isso, aprenda com os seus próprios erros. Utilize os erros como lição para fortalecer a sua estratégia.

11. Seja persistente

Com o grande número de desafios que um empreendedor digital enfrenta, você nunca pode se dar ao luxo de deixar qualquer um deles te derrubar.

Um empreendedor digital persistente é aquele que é inspirado quando se depara com um obstáculo, excitado pela perspectiva de encontrar uma forma de contorná-lo, em vez de ficar frustrado com a situação.

Um empreendedor digital persistente não desiste porque simplesmente não sabe desistir.

12. Busque audiência

Para se tornar uma autoridade em seu nicho, realizar muitas vendas e ter sucesso com o empreendedorismo digital, você precisa buscar audiência, pois sem audiência, suas ações serão em vão.

13. Crie autoridade

Para ser considerado uma autoridade em seu nicho de mercado você precisa ter uma audiência consolidada (seja no seu canal do YouTube, no Instagram, no Facebook, no blog…) e falar com segurança e convicção, mostrando que sabe do que está falando, criando mais credibilidade.

14. Estude as redes sociais

Estude as redes sociais

Para ter sucesso com o seu empreendimento na internet, é essencial estudar as redes sociais, principalmente aquelas onde o seu público-alvo está presente.

Estude as redes sociais e entenda como os usuários consomem conteúdo, quais são os tipos de publicações que elas preferem, quais são os melhores horários para você publicar e alcançar o maior número possível de pessoas dentro do perfil que você deseja.

As redes sociais são aliadas do empreendedorismo digital, basta saber aproveitá-las.

15. Mantenha um relacionamento com o seu público

O marketing de relacionamento é uma estratégia que gera engajamento, confiança e credibilidade do seu público-alvo.

Mantenha um relacionamento com seu público, pois, com tantas mudanças tecnológicas e, consequentemente, nos hábitos de consumo, o cliente passou a ser o centro e não é mais visto como a parte passiva do processo de compra e venda.

Quando você cria uma proximidade com o público, ele se identifica com você e começa a confiar no que você diz e em suas indicações, o que facilita muito na hora que ele decidir comprar um produto ou serviço.

Conclusão

Com todas as informações que você obteve até aqui, tenho certeza de que já se sente pronto para dar o pontapé inicial para entrar no empreendedorismo digital.

Mas, antes de começar, esteja certo do nicho de mercado com o qual você mais se identifica e tenha certeza de quais são as necessidades do seu público-alvo, para que você possa oferecer a melhor solução.

Avalie o mercado e a concorrência e tenha atitudes de um empreendedor digital de sucesso.

Seguindo todas as dicas deixadas neste artigo, tenho certeza de que você terá muito sucesso no empreendedorismo digital.

Lembre-se das histórias de sucesso e do quanto é importante não desistir diante dos obstáculos que sempre surgem na vida de todo empreendedor.

Se você realmente deseja mudar de vida, ter mais liberdade, trabalhar em casa e criar sua própria renda, comece o quanto antes a dar o primeiro passo.

Não adie o seu sonho, pois quanto mais cedo você começar, mais cedo irá viver a vida que você merece ter, ao lado da sua família.

 

Ahh, e me siga no meu Instagram @cristianpessoamkt e aproveite meus conteúdos por lá também! Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer o seu Instagram e aumentar suas vendas!

Compartilhe o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

Quer saber como acelerar o seu negócio através da internet? CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.