Empreender: os desafios e as facilidades em meio à pandemia

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Empreender: os desafios e as facilidades em meio à pandemiaEmpreender não é uma tarefa fácil, mas vem encantando muitos jovens e adultos que desejam ter flexibilidade e autonomia.

Hoje, graças a tecnologia e o fácil acesso a informação, fica cada vez menos complicado pensar em empreender.

Com a pandemia, e com o número de pessoas que perderam seus empregos, o empreendimento se tornou a única alternativa para muitos. E quando isso acontece, chamamos de empreendimento por necessidade. 

É uma solução provisória, mas muitas das vezes se torna inviável com o tempo, pois todo negócio exige que tome alguns passos para que ele evolua e fique sólido.

Porém, a grande dúvida: é possível empreender e faturar em meio à uma pandemia?

A resposta é SIM, é possível! 

Antes, veja a diferença em empreender por necessidade e por oportunidade.

O que você verá:

  • Empreender por necessidade vs. oportunidade
  • Desafios para empreender
    • Planejamento e organização
    • Falta de conhecimento para empreender
    • Concorrência
    • Distanciamento social
  • Oportunidades
    • Informação na palma da mão
  • Não tenho um produto, como empreender?
  • Para fazer do jeito certo…
    • Ofereça solução
    • Dinheiro
    • Finanças
    • Marketing e vendas
  • Empreender sem medo!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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Empreender por necessidade vs. oportunidade

Quando uma pessoa empreende por oportunidade, significa que ela fez uma pesquisa e viu uma oportunidade para empreender em seu campo profissional de formação ou interesse.

Na maioria dos casos, a pessoa se prepara e faz investimentos, em alguns casos, investimentos altos para iniciar o negócio.

Já o empreendimento por necessidade é aquele onde a pessoa precisa comercializar algo da forma mais rápida possível, em outras palavras, são as pessoas que resolveram seguir com um negócio autônomo por falta de opções melhores. Esse tipo de empreendimento cresce e diminui conforme o número de desempregados no país. 

Em teoria, empreender por oportunidade é o modo mais eficiente e possui mais chances de ter sucesso. Um bom planejamento e investimento em recursos faz toda a diferença para o crescimento de um negócio. 

Mas, nada impede que um negócio por necessidade tenha sucesso depois. Tudo vai depender de como o dono do negócio vai agir com o tempo. 

Com planejamento, conhecimento e organização, é possível tornar a necessidade em oportunidade.

Empreender possui desafios independe da área, ainda mais no período de pandemia. Mas não se preocupe, passar por cima deles, será sinônimo que você está crescendo e alcançando seu sucesso!

Desafios para empreender

Planejamento e organização

Como já falamos anteriormente, alguns empreendedores não fazem planejamento do seu negócio. Por menor que ele seja, é preciso ter organização e planejar para que você tenha bons resultados.

O planejamento, também conhecido como plano de negócios, é o que vai te guiar em todos os passos para que suas ideias se concretizem.

Como, por exemplo, no caso de uma clínica odontológica, o planejamento precisará abarcar os passos necessários para oferecer benefícios às pessoas a fim de conquistar mais pacientes. Neste caso, pode-se optar por oferecer um convênio odontológico empresarial ou individual. 

No plano de negócios, também precisará conter quanto dinheiro será investido em materiais; as despesas e receitas; o capital de giro, entre outros fatores.

Falta de conhecimento para empreender

A falta de conhecimento especializado é o grande assassino de negócios. Muito empreendedores acreditam no mito de que saber apenas sobre o seu produto/serviço é o suficiente, porém, estão completamente equivocados.

Apesar de alguns empreendedores terem muito conhecimento técnicos em sua área, eles não fazem tem a menor ideia de como administrar um negócio. 

Adquirir conhecimento é a chave para um negócio bem sucedido. Ainda usando o exemplo da clínica odontológica, do que a adianta o profissional saber todos os procedimentos que um plano odontológico cobre, se ele não faz ideia de como divulgá-lo? 

Por isso, se você é um profissional da saúde, por exemplo, e não tem conhecimento específico em determinados setores, peça ajuda e vá em busca de uma consultoria. Você não precisa se tornar um guru da área, ter uma noção já é de grande valia.

Concorrência

Com os tempos instáveis, empreender se tornou uma opção para muitos, mas como lidar com o número da concorrência? Como se destacar no mercado?

Infelizmente, seja um negócio online ou não, a concorrência está cada vez maior. Mas, ao invés de pensar apenas nos pontos negativos, aproveite isso e torne-os em oportunidades para você fazer diferente.

Seja um teste gratuito, um brinde, uma embalagem ou um simples recadinho carinhoso, vale usar a criatividade e se aproximar do público.

Distanciamento social

Um desafio que deixou muitos empresários de cabelo em pé foi o distanciamento social. Com ele não é possível mais exibir seus produtos em vitrines ou comercializar pessoalmente, por isso, muitos deles precisaram reinventar a experiência do consumidor.

O espaço físico que já estava sendo trocado pelo espaço digital, com a pandemia, ganhou mais força. E para alguns negócios, essa opção deu tão certo que muitos deles não pretendem voltar para o espaço físico, após a pandemia. 

Oportunidades

Informação na palma da mão

Em todos os desafios e dificuldades apresentadas anteriormente, o grande X do problema é a falta de conhecimento. 

Porém, a dificuldade para acessar esse tipo de conteúdo não pode ser mais usada como desculpas, já que com o surgimento da pandemia do Coronavírus, instituições e universidades abriram inúmeras oportunidades para que as pessoas pudessem ter acesso a cursos e workshops de qualidade, de forma totalmente gratuita e muito deles com certificado.

Não tenho um produto, como empreender?

Ao contrário de um clínica odontológica que pode oferecer um plano de saúde odontológico como produto, muitas pessoas não possuem algo específico para vender, mas desejam empreender com todas as suas forças e não fazem ideia do que fazer.

Graças ao avanço da tecnologia e com o aumento do mercado digital, é possível trabalhar de qualquer lugar e faturar bastante sem precisar criar um produto. Ficou curioso para saber do que estamos falando? Chamamos isso de infoproduto.

Eles têm sido a solução para muito profissionais que estão desempregados ou que desejam ganhar uma renda extra.

Infoprodutos são produtos digitais que podem ser baixados ou visualizados online, como cursos online, ebooks, podcasts, livros e outros formatos.

Para quem não possui um produto, essa é uma oportunidade. Hoje, existem inúmeras páginas onde você pode se tornar e faturar vendendo o serviço de outras pessoas. 

É possível faturar bastante, quando o profissional se dedica para área. Porém, assim como qualquer outro negócio, é preciso ter alguns hábitos para que possa administrar as finanças e o tempo do jeito certo.

Para fazer do jeito certo…

Como já falamos inúmeras vezes, é muito importante que tenha um bom planejamento do seu negócio, para que ele seja bem sucedido.

Ofereça solução

Todas as vezes em que você for oferecer o seu produto ou montar uma estratégia para ele, lembre-se que ele procura uma solução. 

Agregue valor para o seu produto. Lembre-se que ele está totalmente atrelado com a experiência.

Dinheiro  

Nunca, mas nunca mesmo, misture o dinheiro do seu negócio com o pessoal. Além de ser anti profissional, impede que você consiga visualizar e medir os resultados.

É preciso se atentar a isso, pois com a o isolamento social, temos a tendência de fazer isso com mais facilidade.

Finanças

O objetivo de todo negócio é poder lucrar, não ter prejuízo. Porém, para que isso aconteça é preciso que você tenha controle dos gastos e do que entra no caixa.

Independente do negócio, é preciso que tenha controle e registro de todas as compras e vendas.

Ser organizado é essencial para o sucesso do seu negócio!

Marketing e vendas

Nos tópicos anteriores você viu que é preciso ser organizado e ter controle das finanças para conseguir medir o lucro. Certo? Mas, só vai ter lucro se tiver cliente, correto?

Por isso, é muito importante que você estude seu cliente para poder criar uma estratégia que o atraia para o seu negócio.

Hoje, é possível trabalhar com as redes sociais, plataformas simples de lojas online e aplicar algumas estratégias de Marketing Digital de forma gratuita, para que o seu site se destaque nos mecanismos de busca, como o Google.

Para que, quando uma pessoa pesquisar por “plano de saúde dental– no caso a clínica odontológica, que já foi citada anteriormente – apareça em primeiro lugar, como resposta. 

Porém, aplicar uma estratégia dessa, não é nada fácil, por isso, caso encontre dificuldades ou queira fazer uma estratégia mais elaborada, recomendamos que procure um profissional para que te apoie. 

Empreender sem medo!

Sim, é muito possível empreender em tempos como este. Seja um clínica, vendendo doces, abrindo uma confeitaria ou vendendo infoprodutos. Hoje, você tem a oportunidade de trabalhar para si mesmo.

Vai ser um processo difícil no início, mas se você seguir as dicas que foram dadas nesse artigo, o caminho será mais confortável e bem sucedido.

Não tenha medo de empreender, com o universo digital nos rodeando, as oportunidades estão aí, apenas esperando você agarrá-las! 

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Ideal Odonto.

 

 

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