Era Digital: entenda o impacto nos negócios

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Uma pesquisa feita em 2018 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) e divulgada pelo G1 revelou que, naquele ano, 70% dos brasileiros tiveram acesso à internet. Esse é apenas o início da Era Digital.

A Era Digital é o período que inicia após a Revolução Industrial, no qual há uma transformação no acesso à informação, no modo como nos comunicamos e consumimos. Por isso, as empresas também precisam se adaptar, pois as pessoas exigem novos diferenciais.

Para entender o impacto da Era Digital nos negócios, continue a leitura.

O que você verá:

  • Vantagens da Era Digital
    • Participação ativa das pessoas
    • Aumento da produtividade
    • Acompanhamento de métricas
  • Desafios da Era Digital
    • Adaptação constante
    • Investimento
    • Presença digital

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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Vantagens da Era Digital

Participação ativa das pessoas

A democratização da informação trazida pela conexão à internet faz com que as pessoas tenham uma participação ativa com as marcas. Por exemplo, há um tempo, o contato das pessoas com determinadas empresas era, no máximo, pelo SAC, para resolver algum problema.

Atualmente, já é possível dialogar com as marcas até pelas redes sociais. Essa interação permite que a marca consiga engajar e fidelizar mais os seus clientes, além de entender melhor as necessidades do usuário e criar experiências personalizadas.

Aumento da produtividade

A tecnologia e as ferramentas de automação auxiliam o trabalho dos colaboradores das empresas, pois realizam boa parte das atividades operacionais. Com isso,  conseguem focar na estratégia e em tarefas mais pontuais.

Essa mudança resulta em uma equipe mais motivada, uma vez que não está realizando funções tão repetitivas e desgastantes. Consequentemente, a produtividade também vai aumentar e os resultados serão otimizados. 

Acompanhamento de métricas

Uma mesa repleta de papéis, uma calculadora e um caderno de anotações ainda fazem parte da realidade de muitos empresários brasileiros, que são mais conservadores. Porém, a tendência é que os softwares tomem o lugar desse trabalho manual e forneçam métricas sobre os leads de forma mais rápida e confiáveis.

Dessa forma, é possível que os gestores consigam tomar decisões mais precisas, tendo em vista que são baseadas em cálculos confiáveis e completos. Certamente, a análise de dados obtidos por softwares é um dos maiores — e melhores — impactos da Era Digital.

Desafios da Era Digital

Adaptação constante

Com a quantidade de inovações que esta nova era traz a todo momento, é comum que os produtos e serviços tornem-se obsoletos muito rápido. O grande desafio é que as empresas consigam estar sempre inovando e surpreendendo os seus potenciais clientes.

Por mais que o cliente esteja fidelizado, se a marca não consegue atender às suas expectativas, é fácil encontrar outra empresa que tenha aquilo que o consumidor deseja. Dessa forma, quem não consegue adaptar-se rapidamente, acaba perdendo os seus compradores. 

Há uma série de técnicas que podem ajudar no processo. Growth Hacking e Neuromarketing são exemplos.

Investimento

Não é segredo que a tecnologia diminui os custos e otimiza os processos. No entanto, para que isso ocorra, é preciso que haja um investimento inicial por parte da empresa. E sabemos que, em alguns casos, o empreendedor não tem um bom capital de giro para isso.

Então, esse pode ser um desafio, principalmente, para quem está iniciando. 

Presença digital

Não há como falar em um negócio bem-sucedido na Era Digital sem falar em presença digital. As empresas precisam fazer parte do cotidiano das pessoas, que passam boa parte do dia nas redes sociais.

Então, a marca precisa se atualizar e acompanhar o seu público. Para isso, é importante fazer um bom plano de marketing, no qual esteja toda a estratégia e as ações a serem adotadas.

A Era Digital tem um impacto positivo nos negócios, desde que os empreendedores se atualizem e adotem novas estratégias. Assim, a marca conseguirá atender às expectativas do cliente e se destacar no mercado.

O que acha de ter uma empresa digital? 

 

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