Mindset fixo ou de crescimento? Identifique o seu tipo e como desenvolvê-lo

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Mindset fixo ou de crescimento? Identifique o seu tipo e como desenvolvê-loMindset é um termo inglês que significa “mentalidade”. Em outras palavras, significa que é a forma com que o nosso cérebro processa as informações e reage. Conhecido também como “modelo mental” ou “modo como as pessoas pensam”, existem dois tipos de mindset — o fixo e o de crescimento —, que determinam os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes.

Se você quer ter sucesso no mundo do empreendedorismo, precisa saber o que é mindset e qual o tipo certo que você precisa desenvolver para o seu futuro profissional. 

Mindset é um conceito bastante utilizado para descrever as diferentes mentalidades de um indivíduo e como elas influenciam nas escolhas pessoais e profissionais de cada um.

Quando falamos neste conceito, nos referimos a características da mente humana que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes. É interessante entender que a forma com a qual a gente pensa reflete diretamente no sucesso ou fracasso do nosso negócio. 

Por isso, pensando exatamente no sucesso do seu negócio no mercado digital, preparamos este post sobre mindset. Continue a leitura e confira o que é mindset fixo e de crescimento e como desenvolvê-los. Boa leitura!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Pensando nisso eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

O que é Mindset?

Você já deve ter ouvido falar em “mudar o mindset”, certo? Isso porque mindset, nada mais é do que a forma de pensar. Sabe quando você faz uma escolha, toma uma decisão importante ou faz um julgamento sobre algo? Então, é o seu mindset em ação.

Este conceito surgiu através dos estudos da psicóloga, Carol S. Dweck, que foi a responsável por demonstrar que o mindset de uma pessoa consegue alterar por completo a sua própria vida. 

Segundo a pioneira nestes estudos, toda situação pode apresentar tendências boas ou ruins dependendo da ótica de quem vê. 

Se a mentalidade de uma pessoa é direcionada para o lado negativo, em que ela se considera uma pessoa fracassada, por exemplo, ela começará a acreditar que essa é a sua realidade e, a partir disso, tomará decisões afetadas por uma visão distorcida.

Logo, podemos perceber que o mindset retrata a forma como nos enxergamos e o mundo e também qual é a nossa resposta diante dos nossos pensamentos.

Quais são os tipos de Mindset existentes?

Depois de muitos estudos sobre o assunto, Carol S. Dweck nos convida a dividir as pessoas em duas perspectivas, chamadas de mindset fixo e de crescimento. Veja os principais pontos e diferenças de cada nos tópicos a seguir!

Mindset Fixo

No mindset fixo, você crê que tudo aquilo que você tem, seja bom ou ruim, é limitado. Um exemplo claro disso é avaliar os seus dons, qualidades e defeitos.

Logo, você acredita que somente o que lhe foi dado ou o que nasceu com você, é o que você tem de oportunidade, ou seja, te define. 

No mindset fixo as pessoas não se julgam capazes de aprender e mudar os seus gostos. Elas são tradicionais, mas mais do que isso: não acreditam no esforço, na prática e no método. Assim, só se cercam de pessoas que vão elogiar e não vão aceitar estar erradas.

O que muita gente não sabe é que essa limitação gera muitas consequências para quem está pensando. Geralmente, alguém que apresenta o pensamento fixo acredita que fracassar desestimula. Ou seja, o erro se torna um inimigo muito grande da pessoa e

isso pode até piorar conforme o passar do tempo.

Para quem tem esse tipo de pensamento, o fracasso é sinal de derrota e humilhação, o que faz com que muitas pessoas com esse tipo de mindset desista dos seus objetivos por medo de fracassar.

Você já deve estar se perguntando se é possível alcançar algum tipo de sucesso com esse tipo de mentalidade, certo? 

O sucesso existe para qualquer tipo de pensamento. Porém, o mindset fixo limita esse sucesso e faz com que ele aconteça menos do que quem tem o mindset de crescimento. Mas, é possível sim obter um ganho e alcançar o seu objetivo. 

A seguir, apresentamos os dois pontos que mais representam esse tipo de pensamento.

Crescer onde já se tem habilidades

Essa característica se faz presente em muitos casos. Afinal, o pensamento fixo é de que não consegue desenvolver outras habilidades além das que já possui. 

Para quem tem o mindset fixo, a capacidade mental de se desenvolver vem das próprias habilidades que já tinha antes.

Pensamentos contrários são motivos para desistir

Essa característica é ainda mais próxima. É nítido que os pontos negativos são mais destrutivos do que construtivos. 

Para alguém de pensamento fixo, quando alguém discorda ou critica o seu trabalho, é sinal de que não irá dar certo.

Mindset de Crescimento

O mindset de crescimento prega o desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com o tempo. Ou seja, para esse modelo acredita-se que os dons e talentos podem ser aprimorados e melhorados.

Isso significa que essa forma de pensar permite um maior entendimento sobre os aprendizados que é possível extrair das diversas fases da vida. Através desse pensamento, ao contrário do mindset fixo, as pessoas costumam encarar o fracasso como forma de aprendizado. Ou seja, um fracasso não significa propriamente um fracasso. 

Ficou confuso? Bom, é que se você tem um mindset de crescimento, é possível entender que quando erra, você ganha um estímulo ainda maior para acertar. É ali que você entende o que fez e encontra possibilidades para tirar uma lição daquilo.

Além disso, o esforço é sempre alinhado à prática, treinamento e inteligência. E claro, tudo isso é possível ser cultivado. As habilidades podem ser adquiridas. Ou seja, além dos dons que você tem desde a infância, o pensamento de crescimento permite entender que há mais habilidades pelo mundo que podem sim ser desenvolvidas.

Outra característica importante é que, para essas pessoas, estar com outras que fazem críticas é sinal de aprendizado. Sendo assim, sair da zona de conforto é sempre uma boa ideia e pode despertar um crescimento significativo.

E assim como no pensamento fixo, o pensamento de crescimento também possui uma oportunidade de sucesso e é ainda mais comum. As pessoas que têm este mindset são extremamente abertas a mudanças e se dispõem a aprender mais sempre. 

A seguir apresentamos os dois pontos que mais representam o mindset de crescimento. Confira!

Buscar se aperfeiçoar

O esforço em se tornar o melhor é nítido aos que possuem esse tipo de pensamento. Até porque é necessário se aprimorar para que o conhecimento aumente.

Pessoas com esse tipo de mentalidade enxergam que o talento faz parte da natureza de todo ser humano, no entanto, cabe a cada um identificar as suas potencialidades e desenvolvê-las por meio do esforço e do conhecimento.

Motiva-se pelo reverso

Aquilo que é contrário é motivação, como havíamos comentado anteriormente. 

O mindset de crescimento permite enxergar tudo como um motivo a mais para tentar expandir os conhecimentos.

Inclusive, indivíduos com esse tipo de mentalidade sentem-se motivados quando algo não dá certo.

É possível mudar o Mindset?

A forma de pensar pode sim ser mudada. E para ser um empreendedor com mais chances de sucesso, é importante que a vontade de mudar, sair da zona de conforto e se aprimorar seja grande.

E é por isso que para mudar o seu mindset, há algumas dicas importantes que podem te nortear. Entre elas podemos destacar:

  • identifique as suas crenças;
  • tome uma decisão;
  • mantenha o novo pensamento.

Esses três passos são simples, mas não são fáceis de cumprir. Até porque o desafio é não ter nenhum tipo de crença que te limite a crescer, certo? 

O importante é ter a evolução como a maior e melhor base da sua vida empreendedora.

Portanto, deixe de lado aquilo que te deixa confortável. Corra atrás de críticas sólidas que te façam expandir e melhorar.

Uma dica para aprimorar os seus conhecimentos sobre esse assunto, é o livro da pioneira nos estudos, Carol Dweck, chamado “Mindset: A nova psicologia do sucesso”. 

Como usar o mindset para transformar uma dificuldade em oportunidade?

Como você pôde acompanhar nos tópicos anteriores, quando o mindset é dominado por crenças limitantes os resultados não são tão favoráveis. Por outro lado, se a mentalidade é de crescimento, as chances de sucesso são altas.

O grande segredo dos campeões é continuar tentando, mesmo diante de várias quedas e tropeços. Uma boa oportunidade não costuma aparecer mais de uma vez e também não escolhe o momento no qual ela vai chegar.

Por isso, é fundamental estar preparado para enfrentar os desafios quando surgirem. E essa é a grande questão que define quem são os campeões e quem fica pelo caminho.

Para te ajudar a transformar uma dificuldade em oportunidade, separamos algumas dicas que vão te ajudar a dar o pontapé inicial.

Busque inspirações: encontre exemplos de pessoas que nunca desistiram de seguir em frente e acabaram conquistando tudo aquilo que desejavam e se inspire em suas histórias de sucesso;

Acredite no seu potencial: mesmo que as pessoas digam que você não tem condições de continuar, vá em frente. E se você mesmo achar que não tem mais forças para lutar, encontre uma dose extra de energia dentro de você;

Não deixe as oportunidades passarem: o sucesso está disponível a todos, mas apenas algumas pessoas têm a disposição de encarar os desafios para encontrá-lo. Seja uma delas!

Conclusão

E aí, o que você achou do conceito de mindset? Era o que você imaginava?

Esperamos que este artigo sirva como ponto de partida para o seu desenvolvimento. Afinal, não adianta tentar mudar uma atitude se a mentalidade não for alterada, pois logo o comportamento anterior voltará a ser executado. 

É preciso alimentar pensamentos positivos e desafiadores, eliminando tudo o que pode te sabotar. Lembre-se sempre de que a forma de pensarmos sobre a vida pode impactar diretamente em nossas atitudes e em quem nós somos. Gostou do nosso post? Não deixe que essas dicas fiquem só no papel e comece a praticá-las ainda hoje! 

Ahh, e me siga no meu Instagram @cristianpessoamkt e aproveite meus conteúdos por lá também! Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer o seu Instagram e aumentar suas vendas!

Compartilhe o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

Quer saber como acelerar o seu negócio através da internet? CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.