Saiba como Elaborar um Plano de Ação que Funciona para o seu Negócio

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Você tem dificuldade em fazer um plano de ação? E mais que isso, tem dificuldade em exercê-lo de maneira eficaz?

Então, temos duas notícias boas! A primeira é que você não está sozinho, no mercado existem vários negócios que não possuem um plano de ação claro e objetivo como o recomendado para alcançar o que precisa.

A segunda notícia é melhor ainda, que é aqui onde falaremos sobre o que é um plano de ação e como elaborar um de maneira eficaz para o seu negócio!

Gostou? Então continue lendo que esse artigo vai te ajudar muito.

Boa leitura!

 

CLIQUE PARA BAIXAR

 

O que é um plano de ação?

Um plano de ação é um cronograma feito por você com o objetivo de alcançar metas pré-definidas.

Este plano de ação pode ser pessoal, para sua vida e suas metas particulares ou empresarial, para negócios e equipes empenhadas a trabalharem juntas. Independente de qual resolver fazer, o foco é alcançar os seus objetivos com uma rotina mais focada e organizada.

Na implementação de um plano completo é necessário conter algumas fases essenciais para que funcione, são elas:

  • Iniciação: ter um objetivo;
  • Planejamento: planejar as ações para alcançar esse objetivo;
  • Execução: executar as ações planejadas;
  • Monitoramento: analisar como está o andamento e o que pode ser melhorado;
  • Encerramento: analisar como foi todo o processo, se conseguiram entregar no prazo e os resultados alcançados.

Mais a frente neste texto vamos falar detalhadamente sobre cada ponto desse, mas antes, vamos entender a importância de elaborar um plano para o seu negócio!

Qual a importância de elaborar um plano de ação para o seu negócio?

A resposta é simples: para organizar as suas atividades e ter clareza de suas demandas!

Além disso, o plano de ação é um aliado para os produtores e afiliados que querem ter mais controle sobre o seu time de funcionários. Se bem estruturado, só com ele você consegue ficar por dentro de todas as suas demandas, as da sua equipe e os resultados atingidos, tudo em uma coisa só.

Quando falamos que este planejamento é importante para organizar a suas atividades, queremos dizer que, mesmo com muitas pessoas te pedindo várias coisas de última hora ou você tendo várias atividades para fazer e não sabe como organizá-las em prioridade, o plano de ação orienta você por onde começar.

Da mesma forma que é importante ter clareza de suas demandas, quando você sabe tudo o que precisa fazer, consegue visualmente encontrar qual o melhor caminho seguir, em qual ação vai colocar as suas energias no primeiro momento e qual vai deixar em segundo plano, e por aí vai.

Com toda essa visão e mantendo essa rotina, facilmente você saberá analisar também as atividades do seu time, elencando não só as suas prioridades mas a de cada um da sua equipe também.

Parece até um sonho quando falamos assim, né? Mas é isso mesmo que um plano de ação construído e ordenado no seu processo consegue fazer em sua rotina.

Por isso, agora vamos conversar sobre um dos principais pontos, o passo a passo que vai te ajudar a montar o seu plano de maneira eficaz! Vamos lá.

 

CLIQUE PARA ACESSAR

 

Passo a passo de como elaborar um plano de ação

Bom, para que tudo o que falamos antes funcione, precisamos saber por onde começar, dessa forma, abaixo separamos 7 passos que se você seguir certinho vai chegar ao seu objetivo, confira:

Defina objetivos

Como estamos falando desde o início deste texto, para você ter um plano de ação que dê certo é necessário que você tenha um objetivo, um único objetivo que vai te guiar durante todo o processo.

Esse objetivo deve ser pensado de maneira justa, a não construir algo inalcançável, afinal aqui o plano não é a possibilidade de se sentir fracassado, mas de alcançar o planejado.

Crie metas

Pensa comigo: já temos um objetivo, como vamos fazer para saber se estamos no caminho certo para alcançá-lo? A resposta para essa pergunta é: criando metas atingíveis.

Agora que você já sabe o que quer, o próximo passo é sentar com o seu time e começar a colocar como meta o que não pode deixar de fazer para atingir.

Por exemplo, se eu quero vender 20 brigadeiros, eu preciso ter como meta comprar leite condensado e granulado, porque sem eles, como vou vender 20 brigadeiros?

A mesma coisa com o seu processo, defina quantas metas achar necessário, das mais curtas as mais completas, coloque tudo no papel.

Planeje

Agora que já tem o objetivo e as metas definidas, inicie o planejamento. Para te ajudar, responda essas perguntas:

  • Quais dessas metas são as prioridades do momento?
  • Quem é o responsável por cada?
  • O que o responsável precisa para executá-la?
  • Com quanto tempo conseguimos atingir essa meta?

Com essas respostas você já terá o seu planejamento pronto para ser executado!

Comece a executar

Na etapa de execução, com tudo esclarecido, é importante seguir a ordem planejada e manter a calma, não tente ir direto ao pote de ouro, se não toda essa construção foi inútil.

Aqui é o momento de começar a entender se está funcionando e se as pessoas estão conseguindo entregar o planejado.

Monitore o processo

O principal motivo para muitas equipes não conseguirem entregar o plano de ação é a falta de engajamento do time. Vai chegar o momento que se o acompanhamento não for feito de maneira assertiva, os membros começarão a questionar “porque estou fazendo isso mesmo?”

Para monitorar o processo é importante ter reuniões individuais com cada pessoa da equipe, ter reuniões em conjunto para apresentar o que já foi feito e motivar a sua equipe a atingir o objetivo principal.

Avalie os resultados atingidos

Pronto, pensamos no objetivo, definimos metas, planejamos, executamos, monitoramos e agora falta só avaliar os resultados atingidos. Aqui é interessante que para apresentar ao seu time você apresenta gráficos que deem uma análise visual melhor.

Apresente o que cada um fez e até onde chegaram juntos.

Reorganize ou reestruture

Se você chegou ao seu objetivo, ótimo! Reorganize o seu time,construa outro objetivo e coloque outro plano em ação novamente. Agora se você não alcançou, reestruture a sua metodologia,as suas metas e o seu time para que quando fizer novamente os resultados venham!

Por fim

Com este artigo descobrimos que para ter uma rotina mais organizada, um trabalho com mais clareza e um objetivo definido é só estruturar um bom plano de ação e fazer!

Se quiser saber mais sobre estratégias comerciais e resultados continue olhando o nosso blog e Aplicativo que temos muitos conteúdos que podem te ajudar!

 

CLIQUE PARA BAIXAR

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.