14 Ferramentas de Vendas que você Deve Utilizar em 2022

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Descubra agora mesmo quais são as 14 ferramentas de vendas que vão facilitar ainda mais o dia a dia de um profissional de vendas.

Com o avanço da tecnologia, o uso de ferramentas na “palma da mão” se tornou ainda mais comum. Hoje é possível acessar inúmeras ferramentas por dispositivos portáteis como smartphones, tablets, etc. Claro que isso inclui ferramentas de vendas.

Podemos dizer que não vivemos mais sem esses aplicativos e softwares que facilitam nossas vidas e trabalhos e isso é nítido quando analisamos um vendedor, afinal, é raro ver algum que ainda recorra a uma agenda de papel ou que prefira arquivar as fichas com as informações do cliente de maneira manual, ao invés de utilizar uma ferramenta própria para isso.

Quer conhecer 14 ferramentas de vendas que auxiliam na rotina comercial e ainda otimizam o tempo e os resultados?

Continue a leitura!

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14 ferramentas de vendas que vão transformar o seu dia a dia

Para te ajudar nesse processo, separei algumas ferramentas de vendas que vão fazer a diferença no seu cotidiano.

Sabe aquela ajuda super bem vinda e que faz toda a diferença? Pois então!

E o melhor de tudo: escolhi as principais delas e com diferentes focos. Desde comunicação até mesmo ferramentas para pesquisa sobre o cliente ou até sobre gestão de projetos.

Ficou curioso?

Descubra as 14 ferramentas de vendas que você precisa conhecer:

1. BuilderAll CRM

A primeira ferramenta que você precisa conhecer sem dúvida é o BuilderAll CRM, um software que permite que você acompanhe o funil de vendas da maneira mais eficiente possível.

É aquele CRM que toda empresa deveria investir, sabe?

E neste caso, oferece:

  • A ferramenta mostra suas vendas em tempo real, separando-as de acordo com a fase que se encontram no processo de negociação.
  • Possibilita o registro e a notificação em cada interação com o cliente, sendo devidamente registrada e gerando alertas sobre os próximos passos.
  • Análise da interação com o cliente e histórico de contatos para consulta facilitada.
  • Relatórios sobre as principais métricas de vendas da sua empresa, tudo isso sendo gerado em tempo real e auxiliando na tomada de decisões.

É uma ferramenta ótima para conseguir visualizar todos os negócios que estão em andamento, ou seja, mantém todas as informações que você precisa em um só lugar e permite acompanhar de maneira simultânea.

2. Skype

Essa ferramenta já é bastante conhecida e é uma das pioneiras em chamada a longas distância.

Por mais que os últimos tempos, sobretudo no isolamento durante a pandemia, ficamos condicionados a manter uma certa distância das outras pessoas, na hora de fechar um negócio aquela velha história do “olho no olho” segue sendo fundamental.

E é aí que uma ferramenta como o Skype entra. Muitas empresas, inclusive, já adotam essa como uma ferramenta de vendas, sendo um dos canais de comunicação mais utilizados durante as negociações.

Essa entra para a lista daquelas ferramentas que não podem faltar no seu smartphone ou notebook!

3. Whereby

Indo pelo mesmo caminho da ferramenta anterior, o Whereby é aquela ferramenta de venda essencial na hora que uma conversa com mais de duas pessoas se torna necessária.

Um dos seus pontos mais atrativos e que acaba sendo um diferencial na hora de definir qual ferramenta utilizar, é a facilidade para ingressar em uma chamada.

É possível utilizar sem nem ao menor criar um login ou acessar um usuário, tudo o que você precisa fazer é entrar no link que já foi criado dentro da plataforma e se reunir.

Existem duas versões da ferramenta, a gratuita, que permite até 4 participantes dentro das salas e a paga, que permite 12 participantes e ainda a possibilidade de compartilhar arquivos.

4. Trello

Bom, organização é um ponto fundamental em qualquer área ou negócio, isso é fato!

Mas nada melhor do que uma ferramenta que auxilie em todo esse processo organizatório e de gerenciamento de projetos e jobs, né?

Essa é uma ferramenta de vendas baseada em uma metodologia japonesa chamada Kanban. Deste modo, é possível utilizar cartões para acompanhar os projetos e a visualização é ampla, ou seja, você consegue analisar o projeto como um todo.

Aproveite o Trello e organize de uma vez por todas as suas demandas!

5. Olark

Você procura uma ferramenta que permite que o atendimento do seu site seja ainda mais rápido durante a visita daquele potencial cliente?

Ótimo! A melhor ferramenta de chat que você pode investir é o Olark, assim, é possível que o seu cliente possa tirar dúvidas de maneira fácil e que sejam resolvidas no menor tempo possível e o melhor de tudo: sem depender de você ou da sua equipe!

Além disso, você gerencia as conversas via chat e isso pode inclusive acelerar as suas negociações.

6. Help Scout

Se para a sua empresa o sucesso do seu cliente é prioridade, com certeza você precisa investir em uma ferramenta de vendas que permita organizar diferentes interações com aquele seu potencial cliente. A Help Scout é uma boa.

Isso acontece por meio da abertura de chamados dentro da própria plataforma, o que facilita ainda mais saber quais perguntas dos clientes já foram respondidas, qual cliente ainda aguarda um retorno da empresa e qual a média de tempo que a sua empresa demora para concluir um atendimento.

Além de ser uma daquelas ferramentas super aliadas na hora de atender o cliente, é também uma ótima forma de analisar se a sua estratégia comercial tem dado certo, ok?

7. Google Trends

A queridinha e já conhecida ferramenta do Google, é aquela super pedida para compreender o cliente e entender como ele se comporta.

Com o Google Trends é possível conhecer as principais tendências de buscas no momento e navegar pelos termos mais procurados. Além disso, você também pode compreender qual a melhor abordagem para um tema específico, comparar palavras chaves, etc.

Outra parte super legal é a aba “o que o mundo anda pesquisando”, onde você consegue analisar quais são os assuntos mais procurados e também explorar melhor novas oportunidades dentro do mercado.

8. SimilarWeb

Uma ótima ferramenta de vendas para você que precisa analisar a presença online daquele seu cliente em potencial.

Com o SimilarWeb, você consegue saber quantas visitas mensais um site recebe por mês, analisar a concorrência, principais fontes de tráfego e quais os interesses dos visitantes.

E o melhor: tudo isso em uma única ferramenta!

9. Google Alerts

Sem dúvida o Google possui inúmeras ferramentas que merecem ocupar essa lista.

Como dito lá no início, separamos ferramentas de diversas áreas para te ajudar a ter uma visão mais ampla de todas as facilidades que você pode agregar a sua rotina.

Com o Google Alerts, é possível criar alertas para termos que sejam interessantes para você ou para a sua empresa e recebe as novas ocorrências diretamente na sua caixa de e-mail.

Isso te ajuda a mapear conteúdos novos que foram publicados sobre aquela palavra chave específica, não há um limite de alertas e você pode escolher se recebe tudo junto ou em mensagens separadas.

10. BuilderAll

Outra ferramenta de vendas que não pode ficar fora dessa lista é a BuilderAll.

Já falamos dela muito aqui na Marketing PRÓ Afiliado, afinal, é uma ferramenta de automação em Marketing muito bem consolidada e que nós utilizamos.

Com a plataforma, é possível gerenciar campanhas a partir das etapas do Inbound Marketing, ou seja:

  • Atraia visitantes qualificados para o site;
  • Capture leads utilizando landing pages;
  • Contra um bom relacionamento com seus potenciais clientes ao longo da jornada de compra;
  • Analise seus resultados.

11. DocuSign

Essa é uma das ferramentas de vendas mais úteis e que na hora do aperto pode fazer toda a diferença!

Utilize a DocuSign quando precisar assinar muitos contratos utilizando a assinatura eletrônica e garantindo uma agilidade maiores no processo de vendas.

Além disso, diminui significativamente o tempo que o cliente demora para aceitar a proposta.

Incrível, né?

12. CamScanner

Quem nunca passou aperto por precisar digitalizar um documento importante e que precisa ser enviado logo, mas não conseguir um equipamento ou local adequado?

Com o CamScanner você digitaliza seus documentos diretamente do seu celular, mantendo uma qualidade boa e tudo isso de uma forma muito simples.

E o melhor: você compartilha o arquivo diretamente do seu celular, utilizando o e-mail ou Whatsapp, por exemplo e em formato PDF ou JPEG.

13. Evernote

Essa ferramenta é uma das mais utilizadas para quem gosta de organização e quer se desprender das nada sustentáveis anotações de papel.

Com o Evernote, você pode gerenciar notas, incluir imagens, texto, vídeos, capturas de tela e links da internet, por exemplo.

Além disso, o melhor é que possível sincronizar entre os diferentes dispositivos que você usa. O que te ajuda a não perder nenhuma informação, né?

14. Canva

O Canva é aquele software online que você precisa conhecer! É aquela dica que todo grande amigo dá para uma empresa que quer melhorar sua imagem nas mídias sociais e que ainda não conta com uma grande equipe de criação.

Nele, é possível editar e criar peças gráficas e digitais para diferentes fins, como: cartão de visita, banners, post para Instagram, currículo, certificado, apresentação e panfleto, por exemplo.

Você pode criar tudo do zero ou aproveitar um dos milhares de modelos que a plataforma oferece!

E aí, qual dessas ferramentas você já utilizou?

Agora que você conhece 14 ferramentas de vendas essenciais, é hora de testar cada uma delas e ver quais são as que não podem faltar no seu negócio.

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