Automação de Marketing: Por que devo fazer?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

A Automação de Marketing veio para ficar. Ela é uma realidade e traz muitos benefícios.

Se você é empreendedor, produtor ou afiliado e ainda não usa, não deixe de ler este post. Vou mostrar os benefícios e ferramentas para você automatizar suas estratégias de marketing.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

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Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

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O que é Automação de Marketing?

É um conjunto de ações que podem ser programadas para serem realizadas de forma automática através de ferramentas de automação de marketing.

Vou dar um exemplo.

Você está em casa jogado no sofá, zapeando pelo Instagram. Aí vê um anúncio de um e-book que é do seu interesse e ao clicar é direcionado para a Landing Page.

Você dá uma conferida e resolve preencher o formulário para fazer o download do material. Assim que você clica em Quero baixar, você é direcionado a uma página agradecendo o interesse no e-book e já recebe o material no seu e-mail.

Você já se perguntou como tudo isso acontece? Pois é, automação de marketing!

Após adquirir seu e-book você passa a receber um e-mail por semana. Imagina o trabalho que iria dar se precisasse de uma pessoa sempre que isso acontecesse?

O que é Lead Scoring?

Quais os benefícios da Automação?

Um dos principais objetivos da automação de marketing é poder escalar seu negócio, sem a necessidade de uma pessoa para que o processo funcione.

Você pode escalar muito o volume de pessoas visitando, baixando e recebendo e-mails do seu produto ou serviço, sem ter uma equipe inflada e cara. Apenas uma ferramenta consegue rodar essa operação para você.

Com isso, o segundo objetivo fica claro: redução de custos.

Como você pode personalizar trilhas e condições de quem veio por determinado canal a receber determinado conteúdo, quem clicar em determinado link vai para determinada página.

O terceiro grande benefício da automação de marketing é a personalização do conteúdo.

Você consegue tratar cada usuário de forma pessoal, mas automatizada. Apenas usando variáveis que permitem que o e-mail chegue com o nome do lead ou com o nome da empresa. Tudo isso de forma simples, bastando fazer perguntas no seu formulário de contato.

Com isso, rodando dentro da sua ferramenta você consegue acompanhar de forma clara e simples os resultados disso tudo. Ou seja, métricas!

É possível saber quantas pessoas visitaram sua página, quantas pessoas baixaram o e-book, qual a taxa de conversão da sua página, quantas pessoas abriram o primeiro e-mail, quantas clicaram no primeiro e-mail, e assim por diante.

Então, resumindo, os benefícios da automatização são:

  • escalabilidade do negócio;
  • redução de custos;
  • possibilidade de personalização, mesmo com alto volume de tráfego e leads;
  • ter métricas das inúmeras ações deste fluxo.

O que é Lead Tracking?

É a ação que permite você rastrear o seu lead dentro do seu site, e-commerce ou blog. 

Você pode colocar tags quando um lead visita determinada página no seu e-commerce.

Quando seu visitante converte no seu formulário e você passa a identificá-lo, quando ele acessa a página do seu produto, por exemplo, você pode classificá-lo como uma oportunidade e enviar um e-mail com um voucher de 10% de desconto para incentiva-lo a comprar o produto.

Lead Scoring: para que serve?

Você concorda que determinadas ações são mais importantes que outras? Se um visitante apenas acessa seu blog é diferente daquele que baixa um e-book e abre todos os emails que você envia, certo?

Então, o Lead Scoring é a possibilidade de você qualificar ainda mais o seu lead dando pontos para interação dele dentro da sua automação de marketing.

Esta e a melhor forma de qualificar seu lead e saber se ele está pronto para ser enviado para que o comercial entre em contato com ele.

Um exemplo é que você pode definir um ponto para acessar uma página, 5 pontos por baixar um material de topo de funil, 10 pontos para materiais de meio de funil, 20 pontos para clicar no link de e-mail. E quando seu lead chegar a 200 pontos ele estará pronto para ser enviado, automaticamente para seu comercial.

Modelo de Lead Scoring

MQL e SQL

O marketing é cheio de siglas e em pouco tempo você se depara com essa sopa de letrinhas e siglas estranhas.

  • MQL = Marketing Qualified Lead ou seja, Lead qualificado pelo Marketing
  • SQL – Sales Qualified Lead ou seja, Lead qualificados por Vendas

Através do Lead Scoring e com sua persona definida, o time de vendas e o de marketing conseguem saber o quão perto o seu lead está do perfil do seu cliente ideal.

Cuidados da automação de Marketing

Como tudo na vida, existem pessoas que fazem um bom trabalho e outras nem tanto.

Muitas pessoas ou empresas acabam pulando etapas ou fazendo um trabalho não tão bem executado e pecando na qualidade de algumas ações.

Com isso, pessoas acabam sendo mal atendidas por automações mal feitas ou simplesmente não são atendidas por humanos e não conseguem ter seus problemas resolvidos.

Isso faz com que a insatisfação dos leads e clientes aumente, por isso, deve ser um ponto grande de atenção.

Procure automatizar processos, mas não deixe de ter um atendimento ou principalmente um pós vendas humanizado e de qualidade.

Invista o que você economizou no seu processo de marketing no atendimento de qualidade, este é o grande segredo de quem vende muito na internet.

Cliente fiel e satisfeito volta a comprar de você se seu produto for bom, além de recomenda-lo para novos clientes.

Ferramenta para Automação de Marketing

O RD Station da Resultados Digitais é uma das ferramentas mais utilizadas no Brasil para se fazer a automação de marketing.

Recentemente, eles lançaram um plano Light que você consegue usar todas as funcionalidades por apenas 59 reais.

Você tem acesso a criação de landing pages, envio de e-mails, lead tracking, lead scoring, fluxos de e-mails e envio de e-mail marketing.

O que fica limitado é o tamanho da base de e-mails em 1000 contatos e aos disparos de e-mails que são 4000 por mês.

Concluindo

Então é por isso que você deve fazer e investir em Automação de Marketing.

Para escalar seu negócios, deixar ele rodando de forma automatizada para poder investir na qualidade do atendimento e ter tempo para investir no que realmente importa, lembrando que você precisa de:

  • Qualidade do produto;
  • Atendimento;
  • Definição das suas estratégias;

Tudo isso tendo a tranquilidade que as ações estarão sendo feitas de acordo com seu planejamento, através de ferramentas de marketing digital que fazem automação de marketing.

Não esquece de contar pra gente nos comentários como a Automação de Marketing te ajudou!

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