Chatbot: O que é? Por que Você Deveria estar Usando faz Tempo?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Chatbot é um “robô revolucionário” que conversa com visitantes, automatizando o primeiro contato. A principal vantagem é estimular a interatividade, que surte um impacto enorme na conversão.

O que antigamente parecia ser coisa de filme de ficção científica, hoje em dia pode ser facilmente configurado até por um leigo em programação, através de ferramentas que tornam esse processo visual e intuitivo.

Pulando os obstáculos dos códigos, estas ferramentas tornam os chatbots acessíveis, acompanhando a evolução tecnológica.

A utilização de chatbots é uma tendência mundial que não pode ser ignorada. Empreendedores de todas as áreas têm aplicado recursos na robotização do primeiro atendimento.

Afinal,  uma vez configurados, os chatbots trabalham ininterruptamente capturando leads e resolvendo pequenas dúvidas, além de encaminhar os visitantes para um atendimento especializado.

São inúmeros os benefícios e aplicações de se ter um “robô conversador” trabalhando para você. Se você quer saber mais sobre os chatbots e entender como aplicar esses chats inteligentes nas suas páginas, continue a leitura deste artigo.

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O que é um Chatbot?

O que é um Chatbot?
Os Chatbots são softwares que conversam com os seus visitantes.

Você certamente já se deparou com uma notificação em algum canto da tela, convidando para iniciar uma conversa. Esses robôs são prestativos e entregam a urgência no atendimento, prestando um suporte imediato.

Basta clicar sobre o balão de mensagem para iniciar a conversa. Nesta caixa de diálogo você pode tirar dúvidas, fazer requerimentos simples, ser redirecionado para outro lugar, e até mesmo se tornar um lead ou fazer uma compra.

As possibilidades são infinitas, porém, há casos em que os chatbots terão que encaminhar o usuário para um atendente humano. Ainda sim, conseguem otimizar drasticamente o atendimento ao cliente.

Isso porque, uma vez programado, este robô irá trabalhar permanentemente, seja fazendo uma triagem das comunicações até operando tarefas objetivas, como registro de reclamação e inscrição em newsletter.

Os Principais Tipos de Chatbot

Os Principais Tipos de Chatbot
Há chatbots de diferentes níveis de complexidade. Desde o “simples” caixa eletrônico que permite sacar dinheiro sem interferência humana até os assistentes pessoais que contam piadas e obedecem ordens.

No universo dos empreendimentos digitais, há dois principais tipos de chatbots:

  • os guiados por regras (pressupostos, respostas prontas) e;
  • guiados por Inteligência Artificial (aprendem continuamente).

A principal diferença é que enquanto os “chatbots de regras” são programados uma vez e rodam com essa configuração, enquanto os de Inteligência Artificial aprimoram a conversação com a experiência.

Por ser mais simples e acessível, os chatbots encontrados em sites, aplicativos e redes sociais são, no gera, os guiados por regras. Isto é, um conjunto de perguntas e respostas pré-determinadas.

Essa árvore de navegação deve ser criada com cuidado para que a conversa tenha sempre um destino lógico.

As ramificações podem se estender infinitamente, mas todas têm que ter uma finalização.

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Chatbot para Sites e Páginas

Chatbot para Sites e Páginas
A utilização de chatbots pode transformar radicalmente os seus números de visitantes, leads e clientes.

Isso porque é uma funcionalidade que reduz custos, diminui o desperdício de tráfego e aumenta a interatividade.

Ou seja, se o seu site ainda não tem um chatbot, pode-se dizer que está um pouco atrasado. Essa tendência que pode parecer tão futurista, na verdade já está bem consolidada no mundo da tecnologia.

Mas o que um chatbot pode fazer por você? Ou melhor o que ele pode fazer para otimizar o trabalho do seu atendimento? Como um robozinho pode fazer seus visitantes virarem leads e clientes?

A resposta é o “milagre” da automação. Se você sentar com sua equipe — que já está acostumada a atender o público —, e desenhar um fluxograma de uma conversa típica, irá perceber que a maioria das respostas podem ser programadas.

Algumas empresas até já têm “respostas prontas” para dúvidas frequentes ou situações-padrões. A lógica é parecida: é necessário mapear todas as possíveis perguntas, respostas e desdobramentos para elaborar um chatbot impecável.

Uma dica é pensar no começo, meio e fim de uma conversa comum. Geralmente iniciamos com algum cumprimento, depois perguntamos com quem estamos falando ou que tipo de ajuda o usuário precisa.

É recomendável priorizar por respostas com opções, para facilitar o trabalho robótico. Assim que esgotadas as possibilidades de interação, sempre deixe uma mensagem de despedida.

Vamos ver um Exemplo Prático?

Chatbot: Vamos ver um Exemplo Prático?

Vamos supor que você tenha um e-commerce de cadernos personalizados…

No seu site, o visitante irá se deparar com a página inicial (também chamada de home do site), onde há destaques, categorias, menus, etc.

O usuário pode navegar por todo o site e explorar sozinho. Ou pode preferir ser atendido imediatamente por um chatbot.  Nesse caso, um ícone (estabelecido por você) irá piscar em algum canto da tela.

A seguir vamos mostrar como poderia ser o diálogo do chatbot. Nesse caso, adotamos uma linguagem mais informal porque pensamos em uma empresa mais moderna.

Mas é importante deixar claro que a linguagem precisa acompanhar o tom da marca.

A primeira mensagem a aparecer na caixa de diálogo é:

“E aí! Tudo certo? Valeu pela visita na nossa lojinha. Você precisa de alguma ajuda?”

As duas respostas possíveis para esta pergunta seriam “sim, preciso” e “não, tô de boa”.

Caso o usuário escolha “sim”, outras opções aparecerão, como:

  • “primeiramente nos diga seu e-mail para podermos conversar melhor”;
  • “gostaria de saber mais detalhes do produto”;
  • “quero saber mais sobre a entrega”;
  • “quero reclamar de um produto”;

Se o usuário optar por “quero saber mais sobre a entrega”, uma resposta aparecerá, como “Entregamos para todo o Brasil, digite seu CEP para consultar o frete para a sua região”.

Caso opte por “gostaria de saber mais detalhes do produto”, uma resposta possível seria “Os cadernos de alta qualidade são totalmente personalizáveis. Você escolhe qual o visual ele vai ter e faremos de acordo com o seu pedido”

No caso da opção “Não”, seria possível continuar com:

  • “que bom! Aqui está um cupom para você, passe seu e-mail para podermos te encaminhar”.
  • “muito bom conversar contigo! aproveite que está aqui e receba novidades no seu email toda semana”.

Estes são alguns exemplos de aplicação de um chatbot. É evidente que cada empresa terá mensagens, opções e complexidades diferentes.

Dicas Essenciais para Criar o seu Chatbot

Dicas Essenciais para Criar o seu Chatbot
Dicas Essenciais para Criar o seu Chatbot

Confira algumas dicas para criar o seu chatbot:

  • escreva mensagens com a mesma linguagem utilizada nas suas redes sociais e outros meios de comunicação
  • sempre peça pelo nome, e-mail ou telefone logo no começo, para captar o lead
  • tenha um profissional monitorando as interações e gerenciando os contatos
  • disponibilize ao menos um atendente humano para redirecionar casos mais complexos
  • seja educado, cordial e casual, lembre-se que deve parecer uma conversa “normal”

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Como criar seu Chatbot para os Seus Sites e Páginas

Como criar seu Chatbot pela leadlovers
Entendendo a necessidade de aplicar essa tecnologia, trouxemos uma ferramenta que simplifica a produção e aplicação de chatbots no seu site ou Facebook ou Instagram, sem a necessidade de conhecimento em programação.

Demais, né?

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Conclusão

E aí, gostou de entender mais sobre chatbot?

Viu como é fácil criar um chatbot?

Pois é, a tecnologia está aí e você pode se beneficiar com ela apenas com alguns cliques.

Se você ficou interessado, deixe um comentário abaixo… Vamos adorar responder todas as suas dúvidas.

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