Como Impulsionar o Marketing da sua Empresa usando o WhatsApp

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Se você deseja criar experiências instantâneas e personalizadas para seus clientes, o marketing do WhatsApp é o caminho a percorrer. Envie respostas automatizadas, forneça suporte, mesmo fora do seu horário de trabalho, e garanta que sua mensagem não se perderá na caixa de entrada.

As ferramentas de marketing do WhatsApp economizam tempo – ajudam as empresas a responder às perguntas dos clientes e resolvê-las mais rapidamente. Os chatbots podem combinar consistência com uma abordagem pessoal, evitando que agentes reais fiquem cansados.

Para começar a usar o WhatsApp para marketing, você precisa obter acesso à API do WhatsApp Business. A maneira mais fácil de fazer isso é escolher um fornecedor oficial de soluções; portanto, aqui está um guia que o ajudará a encontrar a solução certa para o seu negócio. Confira!

 

Ferramenta de marketing WhatsApp na SendPulse

Na SendPulse, criaram um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a conseguir novos assinantes, construir Chatbots e enviar mensagens em massa sem ter que fazer o trabalho braçal. A SendPulse agora é um provedor oficial de soluções WhatsApp Business, então você pode ter certeza de que seus dados e conta estarão seguros.

No software de marketing WhatsApp é uma boa opção para empresas grandes e pequenas, empreendedores, profissionais de marketing e qualquer pessoa que esteja procurando uma maneira confiável de se conectar com seu público. Se você planeja colaborar com sua equipe, basta convidá-los para sua conta SendPulse. Lá, você pode distribuir chats e trabalhar simultaneamente em diferentes dispositivos.

O que é um Chatbot?

O Chatbot é um programa de computador que funciona como um verdadeiro simulador de um ser humano conversando com pessoas. Ele tem como objetivo principal responder as perguntas para que as pessoas tenham a impressão de conversar com outro ser humano e não com um computador.

O seu objetivo é facilitar as tarefas diárias, enquanto o seu Chatbot começa o atendimento a seus clientes você tem tempo em focar em outras atividades, otimizando o seu trabalho e contando sempre com um atendimento rápido e ágil.

Parece até coisa do futuro, não é mesmo? Mas é realmente como se você tivesse um robô trabalhando para o seu negócio, trazendo novos clientes, caprichando no atendimento e até, em alguns casos, realizando vendas dos seus produtos ou serviços. Isso com certeza pode ajudar e muito na realização das tarefas.

Como criar um Chatbot?

Projete e configure Chatbots do Facebook, WhatsApp ou Telegram sem precisar codificar. Crie fluxos de mensagens incluindo não apenas texto, mas imagens, listas, botões com um link e muito mais.

Como funciona? Você pode começar criando um widget de assinatura e adicionando-o ao seu site – você precisa coletar opt-ins para poder enviar mensagens no WhatsApp. Obter o consentimento dos usuários é uma das etapas principais. Você também pode importar seus assinantes WhatsApp existentes com um clique.

Com essa solução você consegue otimizar todo o seu sistema de trabalho e focar em outras tarefas enquanto o seu chatbot trabalha para responder os seus clientes e potenciais clientes, que terão uma resposta rápida e fácil.

Crie uma campanha de marketing vencedora do WhatsApp seguindo nossas recomendações!

Sua próxima etapa é criar um Chatbot. Em nosso editor de arrastar e soltar, você pode projetar a arquitetura de conversação do seu bot do zero, criando gatilhos e respostas automáticas. Nosso construtor é intuitivo e sem código, e nossa Base de Conhecimento contém guias úteis. Também fornecemos suporte de integração.

Você também pode iniciar um bate-papo com usuários enviando modelos de mensagens predefinidos e personalizados junto com mídia ou documentos. Se você responder aos seus clientes no prazo de 24 horas após o recebimento da mensagem, poderá fazê-lo gratuitamente e não precisará usar modelos.

Além disso, é possível envolver os seus assinantes e convidá-los a interagir com sua marca no WhatsApp adicionando botões de CTA (Call to Action) e botões de lista às suas mensagens. Esses botões vão ser muito importantes, pois é assim que você conseguirá atrair mais pessoas para que iniciem uma conversa com o seu chatbot.

Crie fluxos de mensagens envolventes do WhatsApp com botões de CTA com a SendPulse

Destinatários do segmento por data de assinatura, variáveis, tags, participação no fluxo do Chatbot e os tipos de campanhas que eles recebem. Nunca pule esta etapa – mensagens irrelevantes ou impessoais podem facilmente fazer com que as pessoas cancelem a assinatura.

A ferramenta de análise de campanha mostra quantas mensagens foram entregues, abertas e quantos usuários totais interagiram com seu bot. Essas estatísticas o ajudarão a ajustar sua estratégia do WhatsApp para obter mais sucesso.

A melhor parte de escolher SendPulse é que é uma plataforma multicanal! Oferecemos um ecossistema onde você pode gerenciar tudo em um só lugar:

  • Criar e automatizar campanhas de e-mail marketing;
  • Automatizar suas vendas e manter seus dados de clientes ao seu alcance em nosso CRM gratuito;
  • Criar Chatbots para WhatsApp, Facebook e Telegram;
  • Enviar campanhas de SMS para mais de 1.000 operadoras de rede em mais de 200 países;
  • Criar notificações push da web que funcionam em todos os navegadores populares.

Também fornecemos uma API aberta , para que você possa integrar um canal do WhatsApp ao seu CRM existente, sistema de análise ou qualquer outra plataforma que sua empresa use.

Além disso, SendPulse oferece um aplicativo móvel Chatbot, que permite que você gerencie seus chatbots de seu smartphone.Com nosso aplicativo, você pode ver quem está enviando mensagens para sua marca e como está o desempenho de seus agentes reais e virtuais. Não há taxas de configuração – você só paga pelas mensagens enviadas fora do período de 24 horas.

O marketing do WhatsApp

E investir no WhatsApp pode ser uma ótima oportunidade, isso porque na atualidade ele é o queridinho dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa da Global Mobile Consumer Survey Brasil, 80% das pessoas utilizam o aplicativo pelo menos uma vez a cada hora no país. Neste mesmo levantamento o WhatsApp inclusive aparece na frente de plataformas como: Facebook, e-mail pessoal e Instagram.

E o que isso significa na prática? Para fazer com que o seu negócio cresça é essencial estar nessa plataforma e buscar se conectar com seus clientes e potenciais clientes do local onde eles se sentem mais confortáveis e com certeza o aplicativo está na posição número um nessa categoria.

O nosso chatbot vai permitir que você crie uma conexão autêntica e verdadeira com essas pessoas, mas é preciso sempre pensar em estratégias no momento de configurar o seu robô para ter uma conversa com seus clientes.

Busque evitar termos e falas genéricas a ideia é que o seu cliente e potencial cliente se sinta acolhido, como se realmente estivesse falando com uma pessoa real por trás da tela, por esse motivo é tão importante escolher termos que mostrem que você realmente o enxerga como uma pessoa e não apenas mais um em sua lista.

Capriche também nos gatilhos mentais para que os seus clientes consigam absorver a sua mensagem da melhor forma e também tenham um bom impacto em suas palavras, isso em conjunto com as chamadas para ação são um grande diferencial.

Também é muito interessante pensar sempre na linguagem que sua empresa tem em todos os canais no momento de configurar o seu chatbot para que todas as redes conversem da melhor forma e que não gere um conflito.

Com certeza seguindo todas essas dicas você vai conseguir criar uma conexão muito diferenciada no chatbot da sua empresa, ganhando novos clientes e nutrindo muito melhor os seus clientes já presentes, estando sempre presentes e com um atendimento muito rápido.

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