Como Vender Pelo WhatsApp: Dicas e Vantagens

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Você sabe como vender pelo WhatsApp? A plataforma vem se tornando, cada vez mais, um canal de comunicação eficiente entre empresa e consumidor. E com isso, as oportunidades de negócio e vendas crescem ainda mais.

Dessa forma, é comum que a necessidade de saber como vender pelo WhatsAppseja maior. Não basta apenas falar com o consumidor, é preciso entender como concretizar o processo de venda.

Isto é, o WhatsApp, em geral, é tido como uma simples rede social, usada para interação entre amigos e familiares por exemplo. Muitos desconhecem a capacidade da plataforma para vendas.

Sendo assim, se você deseja utilizar a plataforma para divulgação do seu produto ou serviço, é essencial saber como vender pelo WhatsApp. E para te ajudar a entender como aumentar suas vendas, separamos aqui um guia completo. Confira!

Como vender pelo WhatsApp

como vender pelo whatsappEm primeiro lugar, é preciso entender que o WhatsApp é hoje uma das maiores plataformas de comunicação do Brasil. A rede social é usada milhões de brasileiros diariamente.

Com isso, a rede social representa muito mais do que uma simples ferramenta de comunicação. O WhatsApp é tido atualmente também como uma excelente plataforma de vendas.

Contudo, grande parte dos negócios ainda possuem certo receio e dificuldade em aplicar a ferramenta para vendas. Isso faz com que seja essencial saber como vender pelo WhatsApp, auxiliando tanto no relacionamento com o cliente, quanto na comercialização do que é vendido pela empresa.

Porém, essas não são as únicas vantagens do WhatsApp para suas vendas. A ferramenta ainda oferece outros benefícios para seus negócios.

As vantagens do WhatsApp para suas vendas

Isso se deve, em especial, pela versão Business do WhatsApp. A ferramenta de comunicação, além de ajudar na comunicação, ainda traz benefícios diretamente para que usa a plataforma para os negócios.

Isto é, justamente por seu um aplicativo voltado para os negócios, o WhatsApp Business se diferencia de outras plataformas por trazer um contato mais direto e pessoal. Essa diferença na interação é um grande diferencial, e facilita no momento das vendas direta aos clientes.

Mas não para por aí. Confira outras vantagens que você tem ao entender como vender pelo WhatsApp.

Catálogo de vendas

Um dos grandes responsáveis por fazer da ferramenta uma plataforma de vendas ainda mais interativa é o catálogo de vendas. É possível cadastrar um catálogo com seus produtos no WhatsApp Business e apresentar diretamente ao seu cliente.

Com isso, você poupa tempo em explicar mais sobre o que está oferecendo, e ainda pode apresentar seus produtos e serviços de uma forma mais otimizada.

Além disso, você também pode adicionar links diretamente para cada produto, caso possua uma loja virtual ou site para contratação.

Automatização de mensagens

Outra grande vantagem do WhatsApp Business para seu negócio é a automatização de mensagens.

Isto é, você pode programar algumas mensagens automáticas para quanto estiver ausente, sendo uma resposta imediata para o primeiro contato de um consumidor.

Com isso é possível, por exemplo, responsar aos clientes que enviam uma mensagem fora do horário de funcionamento do seu negócio, indicando o melhor horário e a sua disponibilidade.

Outras funcionalidades são as respostas rápidas, salvas por você para utilizar no momento adequado, e os links curtos, ajudando na divulgação do produto/serviço e na qualificação de seus leads.

Contato pessoal

E outra vantagem que não poderíamos deixar de citar é o contato pessoal que o WhatsApp oferece para você com seus clientes.

Apesar de algumas estratégias serem eficientes sem esse contato, através do WhatsApp é possível criar um relacionamento mais próximo com o cliente. Dessa forma, você estabelece uma maior confiança, aumentando as chances de vendas.

Mas para que isso seja possível, é preciso saber como vender pelo WhatsApp.

Dicas de como vender pelo WhatsApp

Em resumo, para entender como vender pelo WhatsApp, é preciso, primeiro, saber mais sobre o seu cliente. É necessário entender quais são seus problemas, suas dores, e como seu produto ou serviço pode ser a solução para isso.

Mas para te ajudar a entender como esse processo de venda pode ser feito, separamos aqui algumas dicas de como vender pelo WhatsApp que vão mostrar o caminho certo para isso. Confira:

Use o WhatsApp Business

Em primeiro lugar, invista na plataforma certa, que demonstre profissionalismo, mesmo nessa plataforma considera mais informação. Para isso, dê preferência ao WhatsApp Business, ferramenta mais indicada para esse contato direto.

Além disso, a plataforma conta com algumas ferramentas que podem ajudar você a lidar com esse processo de venda.

Ofereça o conteúdo certo

Outro ponto importante para que você entenda como vender pelo WhatsApp é saber o que o cliente deseja, o que ele procura.

Para te ajudar aqui, procure oferecer um conteúdo que o auxilie a tomar a decisão de comprar o que você está vendendo. Invista em vídeos, imagens e textos objetivos que mostrem mais dos benefícios do seu produto.

Isto é, divulgue um conteúdo de qualidade, mas que tenha relação com a plataforma na qual você está divulgando. Uma boa ideia aqui é dedicar um tempo para criar um bom catálogo.

Preze pelo bom atendimento

Além disso, por se tratar de uma ferramenta de comunicação direta, o WhatsApp exige que você dedique um tempo para um bom atendimento.

Apesar de oferecer funcionalidades como respostas automáticas, o erro que muitos negócios cometem é não prezar pelo atendimento direto e pessoal. O objetivo aqui é justamente criar uma proximidade com o cliente.

Sendo assim, tenha um tempo para dedicar ao atendimento ao cliente, procurando se aproximar das necessidades dele e fornece a solução para o problema que ele precisa resolver.

Um pouco interessante aqui é utilizar a linguagem certa para cada cliente. Seja formal ou informal, o ideal é deixar o cliente confortável, o que te ajuda a se aproximar ainda mais dele e finalizar o processo de venda.

Com isso, você pode começar a entender melhor como vender pelo WhatsApp, aproveitando de todos os benefícios que essa plataforma pode oferecer ao seu negócio.

 

Me siga no meu Instagram @cristianpessoamkt e aproveite meus conteúdos por lá também! Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer o seu Instagram e aumentar suas vendas!

Compartilhe o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

Quer saber como acelerar o seu negócio através da internet? CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.