Ferramentas de marketing digital que todo afiliado devem conhecer

Tempo de leitura: 16 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

As ferramentas de marketing digital são grandes aliadas no dia a dia para ajudar no crescimento de um negócio, seja para o produtor, afiliado ou empreendedor digital. Com elas, é possível otimizar textos, automatizar e-mails, gerenciar e analisar o desempenho das redes sociais, criar imagens, vídeos e muito mais.

Se você é iniciante ou já tem experiência no mercado de afiliados, é necessário conhecer sobre as mais importantes ferramentas de Marketing Digital.

Com essas ferramentas, você pode trabalhar de maneira eficaz e assim crescer o seu negócio.

Mas quais são as melhores ferramentas de marketing digital? É isso que vamos te mostrar neste artigo. Vamos conhecê-las?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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30 Ferramentas de marketing digital que todo produtor e afiliado precisam conhecer!

Existem diversas ferramentas que podem ser as suas aliadas no dia a dia.

Para te ajudar, fizemos um levantamento e selecionamos as 30 melhores ferramentas de Marketing Digital, indispensáveis para o seu negócio decolar!

Confira!

Ferramentas de automação de marketing

O e-mail é um dos meios mais efetivos para entregar o seu conteúdo.

Com ele é possível afunilar o público alvo ou mesmo alinhar o conteúdo de acordo com o engajamento recebido.

Por isso, trabalhar com e-mail marketing é fundamental. E, pensando em otimizar o tempo, você pode utilizar ferramentas capazes de te auxiliar no envio de e-mail marketing em massa.

1. MailChimp

Uma das ferramentas de e-mail marketing mais conhecidas é o MailChimp. Ele possui versão paga e gratuita, além de planos que se encaixam nos mais variados tipos de negócios.

Com ele você consegue criar listas de e-mails e personalizar o conteúdo de acordo com os seus leads. Além de acompanhar a quantidade de cliques, aberturas e interações.

Na versão gratuita você conta com o envio de e-mail para até 2.000 contatos. Além de obter um assistente criativo que cria designs com a sua marca utilizando a inteligência artificial.

Outra vantagem do MailChimp é que ele possui integração com outras plataformas, o que permite uma análise mais completa do seu negócio.

Inclusive, a Monetizze já possui integração nativa com essa ferramenta. Ou seja, você mesmo pode integrar a sua conta do MailChimp na plataforma sem precisar do serviço de um programador.

2. Benchmark E-mail

A Benchmark E-mail possui uma versão gratuita que permite o envio de até 14.000 e-mails para até 2.000 contatos por mês.

Com essa ferramenta é possível ter acesso a templates, geração e segmentação de leads, respostas automáticas, criação de formulário e de bases. Além de possuir integração com diversos aplicativos e plugins.

3. E-goi

A E-goi é mais uma opção de ferramenta gratuita para automação de e-mail marketing. Nela você gera listas de contatos, envio de e-mail e ainda aproveita os diversos templates.

Além de utilizar diversos gatilhos e ações adaptadas para o seu negócio.

Portanto, essa ferramenta é ideal para quem está começando agora e não se sente seguro em investir numa plataforma paga. Mas claro, após utilizar você pode escolher entre outros planos pagos.

4. Leadlovers

A LeadLovers é uma das ferramentas de e-mail marketing mais conhecidas do mercado. Além de ser brasileira, é muito focada em nutrição e geração de leads.

EPor isso, ela é direcionada para projetos de maior volume, onde é preciso ter uma visão melhor dos funis de nutrição.

5. Campanha ativa

O Active Campaing é focado na criação de fluxos de e-mails.

De forma simples e prática, é possível editar e-mails, desenhar fluxos de nutrição e utilizar gatilhos. Além de gerenciar os seus contatos de forma simplificada.

Ferramentas análises

A análise de dados é parte fundamental para quem trabalha na internet.

É através dos dados que um produtor, afiliado ou empreendedor digital consegue mensurar os resultados de seus anúncios. A partir disso, você pode criar novas estratégias e táticas para aumentar o faturamento.

6. Google Analytics

Grande parte dos empreendedores digitais utilizam o Google Analytics, uma das melhores ferramentas que existem para análise de resultados.

Através dele é possível acompanhar as informações das campanhas e do site como número de visitas, tempo de sessão e quantidade de cliques. 

Além de captar informações precisas sobre o comportamento do usuário para auxiliar na definição de suas personas.

7. Facebook Insights

Essa é uma ferramenta gratuita que pode ser acessada direto na página do Facebook.

Com o Facebook Insights você tem informações aprofundadas sobre o seu público como interesses, estilo de vida, os conteúdos que mais performaram, entre outros.

Assim, pode criar conteúdos relevantes para a sua persona baseado nessas informações.

8. Hotjar

Com uma proposta diferente, o Hotjar traz dados através de mapas de calor. Ele monitora as áreas mais nobres do seu site como os lugares que os usuários permanecem por mais tempo e onde clicam na sua página.

Sendo assim, é possível entender o comportamento do usuário, como até onde eles rolam a página, o local com mais cliques, entre outros. Ou seja, informações sobre o comportamento do usuário que pode ajudar a estruturar melhor os conteúdos.

9. Google Data Studio

Essa é mais uma das ferramentas incríveis que o Google nos fornece. Com o Data Studio, é possível reunir em um só lugar todas as fontes de dados. Por exemplo, o Google Analytics, Youtube, Search Console e outras.

Assim, você obtém um relatório com todos os dados coletados para uma visão geral.

Ferramentas para publicação e gerenciamento de Redes Sociais

Produtores e afiliados que produzem conteúdo para web precisam ter um software que gerencie as suas postagens e automatize alguns processos. Assim, torna-se mais fácil se manter presente nas redes.

10. MLabs

O MLabs é uma das plataformas mais conhecidas no que diz respeito à gestão de redes sociais e agendamento de posts.

Nele, você consegue conectar as suas redes sociais, são elas:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Youtube;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • Google Meu negócio.

Além do agendamento de posts, você pode criar os conteúdos na própria plataforma e ainda utilizar o criador de artes da mLabs.

Outra grande vantagem são os relatórios com todos os dados e informações do desempenho e performance de cada rede.

Inclusive, você pode cadastrar mais de um perfil. Ou seja, você economiza tempo e centraliza a sua gestão em um só lugar.

11. Buffer

A Buffer é uma plataforma de agendamento de posts nas redes sociais. Além disso, ela proporciona um rastreamento do desempenho do seu conteúdo em cada uma das redes.

No plano gratuito existe uma limitação de até 10 agendamentos. Entretanto, o plano pago é ilimitado.

Além de comentar e interagir pela própria plataforma.

12. Estúdio de Criação do Facebook

Com o Estúdio do Facebook, é possível realizar os agendamentos não só dessa rede, mas também do Instagram. E o melhor: de maneira gratuita.

Além de poder acessar as métricas de desempenho de ambas as redes.

Ferramentas de Landing Pages

A Landing Page é muito utilizada em campanhas de marketing digital para atrair leads. Além disso, ela tem como objetivo transformar usuários em potenciais clientes.

Uma das principais maneiras de capturar e-mails para a sua lista é oferecendo um material rico dentro da landing page. É comum a oferta de e-books, vídeos, webinars, infográficos, entre outros.

Dessa forma, o usuário deixa os seus dados em troca do conteúdo oferecido.

Por isso, uma landing page bem desenvolvida consegue gerar alta conversão para seu negócio. Assim, é importante que o usuário encontre exatamente aquilo que ele espera. Ou seja, a LP deve ser clara e bastante específica.

13. Unbounce

Existem diversas ferramentas que oferecem o serviço de criação de landing pages. Uma boa opção, além de bastante completa é a Unbounce.

Se ainda se sente inseguro é possível se cadastrar gratuitamente e realizar uma demonstração, mas a versão completa da ferramenta é paga.

Nela você pode utilizar templates prontos ou começar do zero. Além disso, todos os designs são responsivos e facilitam a visualização em versões mobile.

14. Instapage

O Instapage é bastante parecido com o Unbonce. Porém, possui um editor mais simples, recomendado para quem não tem muita prática com landing pages.

Bem, em sua versão gratuita ele possui serviços limitados, mas também oferece o plano simples com preço acessível.

Por ser simples e fácil de manusear, em poucos minutos é possível criar a sua própria landing page com layouts bem atrativos que a ferramenta oferece.

15. Estação RD

O RD Station tem uma variedade de funcionalidades, entre elas está a geração e monitoramento de landing pages.

Uma ferramenta bem intuitiva e capaz de integrar com redes sociais e fluxos de nutrição.

Ferramentas para design e edição de imagens

Mesmo que o seu conteúdo esteja bem estruturado e agregue valor ao usuário, um layout atrativo faz toda diferença.

Pense em como uma identidade visual poluída pode atrapalhar a absorção do conteúdo que você oferece. Pensou? Mas você deve ter imaginado também no investimento para contratar um design que resolva os seus problemas visuais.

Afinal, é fato que uma pessoa especializada na área terá mais propriedade para pensar e criar uma identidade visual.

Porém, existem algumas ferramentas que possibilitam que você tenha um resultado satisfatório enquanto não pode investir na contratação de um designer.

16. Canva

O Canva é uma dessas ferramentas fácil e simples de usar. Com ela você cria uma arte do zero ou pode usar vários templates como base para construir o seu.

E se precisar de algo personalizado, basta fazer o upload de fotos ou mesmo o seu logo para a plataforma.

17. Piktochart

Há também a Piktochart, uma plataforma completa para produção de conteúdos gráficos. Totalmente intuitiva, ela permite que você navegue pelos aproximados 400 templates editáveis disponíveis.

Apesar de oferecer os serviços básicos de forma gratuita, algumas opções da ferramenta só são possíveis utilizar mediante investimento.

Porém, ela não deixa de ser uma ótima opção para quem não possui um designer em seu negócio.

Ferramentas de SEO

Todo criador de conteúdo ou empreendedor digital deseja estar na primeira página quando um usuário pesquisa sobre o seu produto ou nicho em que trabalha.

Pensando nisso, é importante se atentar às estratégias de SEO, pois através delas é possível conseguir um bom ranqueamento nos sites de pesquisa.

Estar bem posicionado na internet traz mais visibilidade e confiabilidade para o seu site e, consequentemente, aumenta o seu número de visitantes.

18. Planejador de palavras-chave do Google

Se tratando de SEO, existe uma variedade de ferramentas no mercado. O Keyword Planner, por exemplo, é uma ferramenta gratuita do Google onde você pode verificar o volume de busca de qualquer palavra-chave no site do Google.

Além disso, ele te dá sugestões de outras palavras baseadas nas palavras-chave que você já possui.

19. SEMrush

Já o SEMrush é uma ferramenta bem completa que ajuda a monitorar as posições de suas palavras-chave.

Além disso, ela possui inúmeras funcionalidades para a otimização do site. Ela possui uma versão gratuita, porém é mais limitada. Com a versão paga da ferramenta você possui mais informações, valendo a pena o investimento.

20. SpyFu

O SpyFu é uma ferramenta de análise de dados que permite a pesquisa de palavras-chave da concorrência. Com ele você baixa as palavras mais rentáveis usadas pelos seus concorrentes.

21. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google que exibe os termos mais buscados do momento.

Como o próprio nome diz, no Google Trends você encontra as principais tendências mundiais e regionais. Ou seja, os assuntos que estão em alta no momento, que podem ser ótimas referências para a construção dos conteúdos.

22. Ubbersuggest

O Ubersuggest fornece palavras-chave que não estão disponíveis na ferramenta do Google.

Por isso, é recomendável que você o utilize após pesquisar no Keyword Planner.

Ele é bem fácil de usar, basta digitar a sua palavra-chave e clicar em “buscar”. Assim, a ferramenta gera uma lista extensa de palavras-chave relacionadas ao que você usou.

23. Google Search Console

Com essa ferramenta é possível acompanhar o desempenho do seu site nos buscadores do Google.

Assim, o Google Search Console capta informações sobre problemas na indexação e otimização do seu site para melhorar a visibilidade e a experiência do usuário.

Ferramentas de Testes A/B

É muito importante para quem trabalha com internet, realizar testes frequentemente. Assim, é possível identificar o que está ou não funcionando bem e assim ir ajustando.

O teste A/B serve para você comparar resultados de duas variáveis. No marketing digital, é muito comum realizar este tipo de teste em:

  • páginas de vendas;
  • páginas de destino;
  • apelo à ação;
  • anúncios.

Este teste ajuda a entender melhor o perfil do seu consumidor e qual o seu comportamento ao efetuar uma compra.

24. Google Optimize

Uma ferramenta que realiza este tipo de teste é o Google Optimize.

A sua principal vantagem é a integração nativa com o Google Analytics, citado anteriormente. Com ele você pode realizar testes A/B com os resultados automáticos gerados pela ferramenta.

Além disso, como o próprio Analytics, o Optimize também é totalmente gratuito.

25. Otimizado

Essa é uma ferramenta de experimentação para gerenciar e realizar testes em diferentes elementos do seu site.

Além disso, ela permite segmentar as comparações a partir de elementos como localização, mobile ou desktop e outros.

Ferramentas para encurtador de links

Encurtadores de links não são úteis apenas pela praticidade de deixarem os links compactos e menos grotescos. Eles também permitem que você personalize a sua URL e acompanhe os cliques obtidos nela.

27. Bit.ly

O bit.ly é um dos encurtadores mais populares que existe. Além da facilidade para usá-lo, você pode encurtar os seus links sem nenhum custo.

Para isso, basta criar uma conta gratuita. Porém, o site tem uma limitação de 500 links de marca e 10.000 links sem marca por mês.

Ao atingir essa quantidade, você precisa adquirir um plano pago para continuar usando o serviço e acessar relatórios mais detalhados.

28. TinyURL

Essa é uma ferramenta para quem quer jogo rápido. Isso porque você nem precisa de cadastro para utilizar a ferramenta. 

Com o TinyURl basta copiar a URL que deseja, podendo personalizá-la e rapidamente terá o seu link encurtado

Lembrando que no caso de produtores e afiliados que vendem pela Monetizze, na própria plataforma você recebe um link encurtado para divulgação do produto.

Ferramenta de Gestão de Projetos

O trabalho com o marketing digital não é fácil. É preciso ter foco, resiliência e, acima de tudo, organização.

Para isso, existem diversas ferramentas na internet onde você pode organizar os seus projetos e tarefas diárias.

29. Trello

O Trello é uma das ferramentas que a Monetizze usa para a organização das demandas.

Com ele, é possível organizar projetos, tarefas, fazer checklists, criar quadros para diferentes projetos e setores. Além de poder compartilhá-lo com outros usuários envolvidos no projeto.

A versão gratuita é bem completa. Mas a ferramenta possui a sua versão paga que oferece ainda mais recursos.

30. Jira

Essa é uma ferramenta mais voltada para o gerenciamento de projetos. Com o Jira, você tem quadros baseados nas metodologias de Kanban e Scrum.

É um quadro compartilhado, onde é possível acompanhar o desempenho das entregas através de relatórios.

Ferramentas de Anúncios

Normalmente, iniciamos no tráfego orgânico. Mas chega um determinado momento em que precisamos introduzir o tráfego pago para impulsionar e obter resultados mais rápidos.

Portanto, conheça as principais ferramentas que você pode utilizar para fazer anúncios!

31. Google Ads

O Google Ads, conhecido também como AdWords, é uma ferramenta de publicidade.

Ele exibe anúncios para um público bem segmentado, trazendo maior alcance em seus conteúdos.

Por isso, com ele você pode anunciar na Rede de Pesquisa e Display, Youtube Ads, entre outros.

32. Anúncios do Facebook

O Facebook Ads é uma das ferramentas essenciais para quem investe em anúncios. Afinal, ele é totalmente focado em anúncios para o Facebook e Instagram.

A grande vantagem do Facebook Ads é a segmentação, onde há infinitas possibilidades disponíveis.

Ferramentas de Gerenciamento de conteúdo (CMS)

Por último, mas não menos importante, temos as ferramentas para gerenciamento de conteúdo. Conhecidas também como Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo.

São sistemas online que possibilitam a publicação e gerenciamento de conteúdos de um site.

33. WordPress

O WordPress é utilizado mundialmente para criar, gerenciar e publicar conteúdos em plataformas digitais.

Logo, existem duas formas para utilizar essa ferramenta são elas:

  • WordPress.com: plataforma online de publicação, onde você hospeda o seu site gratuitamente.
  • WordPress.org: plataforma online de publicação, porém, é necessário ter o seu próprio servidor para instalar o CMS.

34. Wix

O Wix é um facilitador para quem não é muito experiente. Ou seja, qualquer pessoa pode fazer o cadastro e começar a utilizá-lo como um blog, sem a necessidade de ter um domínio próprio.

Além de contar com modelos prontos e funcionalidades para a criação de artes.

35. Blogger

Esse é mais um dos serviços oferecidos pelo Google.

Semelhante ao WordPress, o Blogger oferece funcionalidades para editar e gerenciar blogs. Sendo assim, uma ótima oportunidade para quem está iniciando.

Bônus

Que tal uma ferramenta que compila a maioria dos serviços citados acima? Pois é, o bônus é uma das melhores ferramentas de marketing digital do mercado.

A BuilderAll, uma plataforma de marketing digital focada na captação e nutrição de leads e gestão de mídias sociais. Com ela, é possível:

  • criar landing pages e realizar testes A/B entre elas;
  • enviar e-mail marketing para públicos segmentados;
  • analisar dados de outros sites através da integração com o Google Analytics;
  • gerar relatórios de SEO através da ferramenta de Otimização de Página (SEO).

Contudo, ela é uma ferramenta paga, mas que vale muito a pena se você deseja trabalhar firme para alcançar os melhores resultados na internet.

Conclusão

Com certeza existem várias outras ferramentas extremamente úteis para o dia a dia de um produtor, afiliado ou empreendedor digital.

Por isso, nossa intenção com este artigo é te ajudar a dar o start em sua jornada. Queremos sempre trazer as melhores dicas para você.

Mas e aí? Conhece ou usa alguma ferramenta que é muito essencial na vida de um produtor ou afiliado? Conte para nós nos comentários

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