As 11 Melhores Ferramentas de SEO para você Rankear no Topo dos Buscadores

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O Google e outros buscadores se tornaram grandes outdoors digitais para as empresas que desejam se destacar. Hoje, é impossível fazer uma estratégia de marketing de conteúdo sem pensar em SEO. Assim como existe essa necessidade, existem diversas ferramentas de SEO no mercado para ajudar você a otimizar seu site.

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a aumentar o tráfego orgânico dos sites. Elas otimizam as páginas da web para que elas estejam bem posicionadas nos resultados de buscas. Portanto, quando o algoritmo do Google entende que seu conteúdo está bem otimizado, ele prioriza seu site, aumentando a visibilidade da sua empresa.

Portanto, ter algumas ferramentas online de SEO para ajudar você na otimização é uma mão na roda para os empreendedores e profissionais de marketing.

É por isso que escrevemos essa lista com as 11 melhores ferramentas de SEO para analisar seu site e identificar melhorias!


Ferramentas de SEO de análise

Vamos começar com nossa primeira categoria: análise on-page. Qualquer site dispõe de inúmeras páginas, artigos e imagens, e por isso, é muito difícil identificar todos os possíveis erros de SEO que podem estar presentes.

Por isso, acreditamos que essa é a categoria mais importante. Afinal, sem uma análise automatizada, o seu trabalho vai ser extremamente minucioso, árduo e demorado.

1. Google Analytics

Primeiramente, o Google Analytics é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas no marketing digital

O Google Analytics é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas no marketing digital. Ao conectar a plataforma com o seu website, você terá acesso a diversas métricas de análise de tráfego e desempenho.

Dessa forma, você poderá ver dados sobre sua audiência, número de visualizações mensais, páginas mais visualizadas, tráfego referido, taxa de rejeição, entre outras informações.

2. Google Search Console

Segundo, a ferramenta de SEO é o google search console

A segunda ferramenta de SEO que vamos apresentar aqui também pertence ao Google. O objetivo do Google Search Console (Webmaster Tools) é diagnosticar e detectar problemas de SEO nas páginas da web.

Ele permite que você saiba em qual posição seu site está rankeando no buscador, além de analisar quais palavras-chave são capazes de gerar mais resultados para o seu negócio.

Veja alguns dados que o Google Search Console disponibiliza para análise:

  • Cliques;
  • CTR;
  • Impressões;
  • Média de posições;
  • Saúde do site;
  • Indexação das páginas;
  • Linkagem interna;
  • Dados de desempenho de vídeos.

3. SEMRush

SEMRush é uma ótima ferramenta de SEO para otimizações de SEO

O SEMRush é uma ótima ferramenta para otimizações inteligentes de conteúdo. Ele não só avalia o desempenho do seu site, destacando as suas falhas, posições de palavras-chave, como também pode ser usado enquanto você escreve um artigo.

Sua função de análise de conteúdo sugere palavras-chave para serem usadas durante o texto. Ou seja, ele analisa elementos como o título do artigo, o uso de H1 e H2, examina seus links internos e externos, dentre outras funções.

O SEMRush Writing Assistant pode ser instalado no próprio Google Docs.


 

Ferramentas de SEO de palavras-chave

Selecionar a palavra-chave certa para o seu artigo ou até mesmo pensar em temas e assuntos pode ser uma tarefa difícil para produtores de conteúdo. Até porque, não basta escolher qualquer termo, é preciso pensar estrategicamente de que maneira esse termo vai te ajudar a subir no ranking dos buscadores.

As próximas ferramentas de SEO vão te ajudar a planejar suas palavras-chave.

4. Ubersuggest

Ubersuggest - Palavras-chave e auditoria

O site Ubersuggest foi criado por Neil Patel, um especialista em marketing digital muito renomado. Basta escrever uma palavra-chave em sua barra de pesquisa e a ferramenta te mostrará sugestões de palavras relacionadas e ideias de conteúdos.

Além disso, é possível verificar o volume de buscas de cada palavra-chave, seu nível de concorrência e o custo por clique. O Ubersuggest também faz auditorias dos sites, mas ele é mais conhecido por sua função de pesquisa de palavras-chave.

5. Keyword Planner

Google Keyword Planner é um planejador de palavras-chave do Google

O Google Keyword Planner é um planejador de palavras-chave do Google. Ele é mais focado em palavras-chave para mídia paga, mas também ajuda ao longo da produção de conteúdo orgânica para sites.

Uma das funções mais interessantes dessa ferramenta de SEO é a geração de palavras-chave. O Keyword Planner busca os melhores termos que o seu negócio pode usar para seus conteúdos. Nessa hora, você pode definir filtros de palavras, de localização e de idioma.

6. Keyword Explorer

Tanto quanto o Google planejador de palavras, o Keyword Explorer lhe ajuda a planejar as palavras-chave

O Keyword Explorer é uma nova ferramenta da Moz, uma das maiores empresas experts em SEO no mundo. A ferramenta é muito completa e ajuda os profissionais a definirem suas palavras-chave e analisar as páginas do site de acordo com suas posições no ranking.

Além disso, o Keyword Explorer apresenta dados sobre cada termo, como:

  • Volume;
  • Dificuldade;
  • Oportunidade;
  • Potencial.

Ferramentas de SEO de velocidade

Uma das falhas mais comuns em páginas da web é o carregamento lento. Acima de tudo, isso prejudica muito o desempenho de um site, já que, segundo estudos, 47% dos consumidores esperam que uma página carregue em 2 segundos ou menos.

7. Google Pagespeed

Google Pagespeed é uma ferramenta de SEO essencial para analisar a velocidade de carregamento do seu site

Como sempre, o Google se destaca mais uma vez. O Google Pagespeed é uma ferramenta que analisa a velocidade de carregamento do seu site, dando uma nota a ele. E o melhor: ele fornece orientações muito detalhadas para você melhorar suas páginas.

Além disso, ele também ajuda a otimizar a velocidade do seu site no mobile. É uma ferramenta gratuita e muito intuitiva.

8. Smush

Smush é um plugin para wordpress que tem o objetivo de acelerar o carregamento das imagens do seu site
O Smush é um plugin para WordPress que tem o objetivo de acelerar o carregamento das imagens do seu site. Nesse sentido, ele otimiza, redimensiona e comprime imagens grandes demais que podem estar prejudicando a velocidade de carregamento da página.

Essa ferramenta de SEO é muito útil, já que com ela, você não precisa alterar todas as suas imagens manualmente. Já pensou ter que substituir tudo no seu site à mão? Pois é, seria um trabalho em tanto.


Ferramentas de SEO de linkagem

Um fator fundamental do SEO é a linkagem ou link building. Construir links no seu site contribui para um bom rankeamento nos mecanismos de busca. Assim, existem ferramentas próprias para analisar seus links e sugerir maneiras de conseguir backlinks.

Vamos ver abaixo como você pode fazer isso.

9. Check My Links

Check My Links é uma extensão do Google Chrome que identifica links quebrados e inválidos nas páginas selecionadas

O Check My Links é, na verdade, uma extensão do Google Chrome que identifica links quebrados e inválidos nas páginas selecionadas. Todavia, apesar dessa função já existir em outras ferramentas de análise SEO, o Check My Links é muito útil para fazer um checkup mais prático.

10. Help a Reporter Out (HARO)

quem deseja construir backlinks poderosos

Esse site é muito útil para quem deseja construir backlinks poderosos. Sobretudo, ele conecta você a jornalistas e te ajuda a desenvolver um bom networking para conseguir aparecer em sites de notícias e veículos de imprensa. No entanto, é uma ferramenta paga.

11. Linkstant

Linkstant é uma ferramenta de SEO onde você ficará sabendo sobre todos os backlinks que está recebendo

Através do Linkstant, toda a vez que seu site for referenciado em outro site, você receberá uma notificação. Dessa forma, você ficará sabendo sobre todos os backlinks que está recebendo, possibilitando uma análise da relevância e abrangência do seu post.

E aí, esse conteúdo foi útil? Esperamos que você consiga melhorar seus resultados com essas dicas!

 

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.