O que é um webinar e como fazer um de sucesso?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O que é um webinar e como fazer um de sucesso?Um webinar é um evento online em vídeo, no qual você pode compartilhar conhecimento e conteúdos digitais para uma determinada audiência.

É como se fosse uma palestra ao vivo, em que você convida o seu público para participar com você, fixando um assunto antes, é claro.

O que você verá:

  • O que é um webinar?
  • Para que serve um webinar
  • Como fazer um webinar
  • Como transmitir um webinar
  • Como criar um webinar de sucesso?
    • Roteiro
    • Dicas práticas para um webinar
      • Filmagem
      • YouTube

Mas antes de continuar, quero te fazer uma simples pergunta!!

Faria alguma diferença na sua vida R$ 3.000,00 a mais na sua conta todos os meses?

Tenho certeza que com esse dinheiro a mais, você finalmente iria conseguir realizar os maiores sonhos da sua vida!

Imagina você com sua tão sonhada casa própria, ou um carro novo em folha, quem sabe sair mais com sua família e poder dar tudo que ela realmente merece… Eu sei, a mente vai a mil, esses também eram meus maiores objetivos quando iniciei no Marketing Digital!!

Eu falei R$ 3.000,00 aqui em cima né? Mas eu te garanto que se seguir as aulas passo a passo, você vai fazer esses mesmos 3 mil em apenas 1 dia!

Sabe por quê eu garanto? Pois foi graças a esse curso que saí de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em menos de 1 ano!! Além disso, você tem 7 dias de graça, isso mesmo, se em 7 dias não tiver nenhum resultado, devolvemos todo seu dinheiro!

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O que é um webinar?

O webinar nada mais é que uma conferência online através da internet, podendo ser feita em diversas plataforma digitais, como é o caso da HeroSpark.

O webinar é uma forma de não só criar os conteúdos em vídeo, mas permite que dentro da sua casa ou dentro do seu espaço você a possibilidade de transmitir ao vivo conteúdos nesse formato.

Cada vez mais, estão sendo facilitados pelas plataformas de um jeito que você consiga transmitir informação em tempo real, através de vídeos, através de uma plataforma ou múltiplas plataformas com conteúdo ao vivo.

É uma ferramenta onde você tem na palma da mão podendo utilizar apenas o celular.

A questão é como usar no seu negócio. O webinar tem a visão da interação com o público diferente da sua TV, que tem ainda uma barreira de interação.

Na verdade não é uma estratégia nova, muitas empresas já utilizam para transmitir conhecimento para a audiência.

Pode existir uma sequência que faça com que o seu webinar tenha muito mais sucesso. A primeira coisa fundamental é saber para que serve um webinar.

Para que serve um webinar

O webinar tem algumas funções, várias, mas a principal delas, e a que mais é utilizada é a de fazer uma oferta.

Existem outros usos, como criar um engajamento com seu público, aquecer o público antes de fazer uma venda, ou um “tira-dúvidas” para fazer um levantamento de um possível produto, entre outros.

No entanto, o que mais é utilizado realmente é fazer a oferta de um produto.

Existe a possibilidade de fazer um webinar replay, onde você faz uma palestra ao vivo sobre determinada finalidade, e depois pode utilizar para manter a oferta como estratégia de venda.

Como fazer um webinar

Existem diversas formas de fazer um webinar. A mais indicada aqui é usar a plataforma da HeroSpark para ofertar o seu webinar gratuitamente. Saiba mais sobre a ferramenta no vídeo a seguir:

Existem algumas soluções pagas no mercado, mas o valor geralmente é muito alto e acaba não valendo muito a pena.

Como transmitir um webinar

A divulgação é essencial neste processo. Você pode fazer uso de Facebook, pode postar no Twitter, Instagram, você pode enviar um e-mail marketing para sua lista de e-mails ou até mesmo deixar um banner dentro do seu site para as pessoas se cadastrarem.

Você pode usar vários formatos diferentes e pessoas diferentes. Se você tiver algum programa de afiliados também pode chamar os afiliados para divulgarem seu webinar. Caso gere alguma venda através do link, a pessoa poderia receber algum valor de comissão.

É interessante também você criar uma sequência de vídeos de agradecimentos das pessoas que assistiram e tiveram benefícios da sua conferencia.

Ou você pode gravar um vídeo pedindo para que uma pessoa compartilhe uma dúvida que ela tenha. Isso irá permitir que você tenha uma comunicação com o telespectadores.

Como criar um webinar de sucesso?

Webinar nada mais é do que a junção da palavra web com a palavra seminário. Logo, você vai fazer um seminário online. Da mesma forma como você faria numa estrutura física e de repente numa sala de hotel ou um centro de convenções.

Mas você traz esses seminários no ambiente online, logicamente você vai conseguir alcançar mais pessoas do que você conseguiria numa com sala.

o que é webinar em ação. Tela de conteúdo

O webinar é rápido e prático, porque se você for preparar uma estrutura para lançar um produto quando sair de lançamento. Se for através de uma vídeo gravado demanda um pouco mais de tempo de preparação.

Roteiro

Você vai ter que roteirizar os seus vídeos, gravar esses vídeos digitais. E se você for ler um roteiro na hora da gravação, você provavelmente irá gravar mais de uma vez.

Isso é uma coisa que as pessoas não gostam e não tem tanta familiaridade, por que ficam inseguras e exigem delas uma preparação muito maior.

No caso dos webinários, basta você ter um celular, um notebook ou o computador, uma conexão com a internet e já preparar uma conteúdo digital muito mais prático é rápido.

Basta você ter um software de apresentação e gerar um ótimo faturamento.

Os resultados de um webinar representa muitos dias de vendas normais, e o mais legal de fazer webinário é que muitas pessoas vão comprar ali no mesmo dia. Inclusive é aconselhável você usar gatilhos mentais de escassez ou urgência, para que as pessoas  sintam a necessidade de comprar ali na hora.

Dicas práticas para um webinar

Oferecer algum bônus ou alguma alguma premiação, vai incentivar a pessoa realmente efetuar a compra na hora.

Mas se alguns clientes não quiserem comprar na hora, porque talvez prefiram emitir um boleto ou  entrar em contato com o suporte para se sentir mais confortável, ainda assim o webinar pode trazer benefícios.

Isso porque tudo que você falar na vídeo conferência deve estar de acordo com o que o suporte falará a ela, trazendo ainda mais credibilidade a você a sua empresa.

Tendo um computador e é claro uma conexão com a internet, para você fazer um webinar. Uma dica interessante é utilizar um software gratuito. Isso porque assim você mostra as pessoas que elas conseguem com ferramentas gratuitas fazerem seus próprios webinários e garantir um engajamento de sucesso.

Filmagem

Para dar um profissionalismo maior a sua transmissão, uma coisa importante é a câmera ou webcam. Você pode usar webcam do seu próprio computador ou do seu notebook, ou celular, mas o ideal é que sejam boas câmeras.

Além disso, o microfone também deve ser de qualidade para que o seu som som saia com qualidade e as pessoas possam te entender bem.

Na hora da edição, escolha boas ferramentas de edição de vídeo. Muitas são pagas, mas há opções gratuitas que oferecem os recursos necessários para você ter bons resultados.

YouTube

Você pode hospedar a conferência também no YouTube ao passar o link para as pessoas avisando sobre o webinário, de forma gratuita. No YouTube você consegue conversar com as pessoas que estão assistindo.

Basicamente são esses  os detalhes necessários de atentar para que você consiga fazer um webinar de sucesso.

 

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