Spam e-mail: Confira 15 termos e palavras para evitar cair no lixo eletrônico

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O e-mail marketing é bastante utilizado para manter a comunicação com os clientes. Além de ser eficiente e dinâmico, quando se trata de acordos comerciais, o e-mail também pode ser considerado um documento comprobatório. Por esses motivos, é de extrema importância que o conteúdo enviado chegue ao destinatário sem ser desviado para o lixo eletrônico por spam. Confira a lista de 15 termos e palavras que separamos para você!

O que você verá:

  • O e-mail marketing da empresa caiu no spam. E agora?
    • 15 termos e palavras para evitar:
  • Como redigir um bom e-mail marketing?
    • 1. Planeje o assunto do e-mail
    • 2. Evite enviar somente uma imagem
    • 3. Adapte-se ao mobile
    • 4. Forneça a opção de descadastro
    • 5. Periodicidade e narrativa contínua
  • Para onde recorrer quando se deseja resultados reais no marketing digital?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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O e-mail marketing da empresa caiu no spam. E agora?

Esse problema é mais comum do que se imagina. Sabia que um em cada seis e-mails no mundo não chega à caixa de entrada do alvo? Pois é! Mas há meios de evitar que isso aconteça por meio de estratégias e ações simples, visto que o motivo mais recorrente desse desvio de e-mail é o uso de termos inadequados.

Os filtros de spam servem justamente para identificar termos específicos que a plataforma pode considerar um lixo eletrônico, levando em conta diversos critérios e atribuindo pontos (nível de spam) para cada um deles.

Sendo assim, separamos uma lista com 15 exemplos de palavras ou frases que não devem ser utilizadas no assunto do e-mail. Assim, sua mensagem não se tornará um spam, aumentando as chances de chegar na caixa de entrada dos seus potenciais clientes com as campanhas de e-mail marketing. Vamos lá!

15 termos e palavras para evitar:

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Planeje-se antes de enviar um e-mail marketing, assim, você evita que a mensagem caia no spam | Foto: Austin Distel/Unsplash

Planeje-se antes de enviar um e-mail marketing, assim, você evita que a mensagem caia no spam | Foto: Austin Distel/Unsplash

Como redigir um bom e-mail marketing? 

Depois de ver a lista que separamos, você deve estar se questionando: ué, mas então como eu posso redigir um bom e-mail marketing sem cair no lixo eletrônico como spam? Isso é possível, calma! Mas é importante ter atenção aos detalhes e boas estratégias de marketing digital. A seguir, veja algumas dicas:

1. Planeje o assunto do e-mail

Um bom planejamento facilita qualquer tarefa. Independente da plataforma de e-mail que o seu cliente usa – Gmail, Hotmail ou Yahoo, dentre outras – todas possuem filtros de spam. Por isso, ao invés de enviar um monte de e-mail sem sentido, planeje-se e elabore o assunto que será abordado com antecedência, assim como o texto que será encaminhado.

2. Evite enviar somente uma imagem

É muito comum recebermos e-mails que contêm apenas uma imagem no corpo do texto. Geralmente, o mesmo folder utilizado para a campanha em outros formatos de divulgação. Isso não é bom para o e-mail marketing, pois automaticamente as imagens indicam que o conteúdo é perigoso ou enganoso. Por isso, evite enviar somente uma foto. 

3. Adapte-se ao mobile 

Atualmente, a maior parte dos clientes acessa o e-mail pelo celular. Sendo assim, ser mobile friendly e adaptar o seu conteúdo para diversos tipos de dispositivos é essencial. Se a sua empresa ainda não faz isso, já passou da hora!

4. Forneça a opção de descadastro 

Uma das coisas mais desconfortáveis para o cliente, além do spam, é não se identificar mais com uma marca e não saber como retirar o contato da lista de e-mail marketing. Por isso, ao final do e-mail, sempre ofereça a opção de descadastramento.

5. Periodicidade e narrativa contínua 

Manter a periodicidade do contato com o cliente é muito importante. Seja a cada 15 dias, toda segunda-feira ou uma vez por mês. Então, estabeleça as datas de envio e cumpra todas. Fora isso, mantenha uma narrativa contínua que conecte um e-mail do outro. Assim, sua marca ficará mais humanizada e manterá uma coerência nas ações de marketing digital.

 

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