Ubersuggest: O que É e Como Usá-lo em seu Marketing Digital?

Tempo de leitura: 16 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Ubersuggest o que é e como usá-lo em seu marketing digital?

Você não conhece a poderosa ferramenta Ubersuggest usado pelos principais empreendedores digitais?

Então, não importa qual modelo de negócio que você use atualmente, essa ferramenta não poderá mais ficar de fora em seus esforços no marketing digital.

E além disso, ela vai mostrar várias palavras chaves e termos atuais para que você use na produção de seu conteúdo na internet.

Mostrará também os principais termos e palavras chaves que seus competidores estão usando atualmente e com isso, te dará muitas ideias do que está funcionando atualmente

Outro ponto importante é que você terá um banco de conteúdo para trabalhar e produzir seus artigos.

Poderá ver qual palavra chave tem mais procura no Google e com isso criar conteúdo para atrair clientes realmente que se interessam por sua marca.

Quer criar destaque para seus futuros clientes e ser respeitado por eles?

Então, continue lendo esse artigo e nunca mais fique sem ideias para conteúdosrelevantes e que entregam grande valor para sua audiência.

Vamos lá?!

O que é Ubersuggest?

A Ubersuggest é uma ferramenta muito poderosa focada em pesquisa e análise de palavras chaves que você pode usar em sua publicação de conteúdo.

Quando uma pessoa está procurando algo, ela vai até os buscadores e digita a palavra chave para encontrá-lo.

O buscador mais famoso é o Google e quando a pessoa digita a palavra chave, o Google mostra vários sites para essa pesquisa.

A função da ferramenta Ubersuggest, é te mostrar quais são as principais palavras chaves mais procuradas em seu nicho de mercado.

Ao saber disso, você ganha vantagem competitiva para poder criar seus artigos, vídeos e postagens em primeira mão.

Desta forma, as pessoas poderão te encontrar nas primeiras posições do Google e entrar em seu site ou redes sociais para consumir seu conteúdo.

E sendo assim, você criará autoridade para sua marca e poderá captar milhares de leads para poder futuramente fazer suas principais ofertas de seus produtos e serviços.

Por isso, usar essa ferramenta será seu divisor de águas com relação a palavras chaves, posicionamento e estratégia de marketing de conteúdo.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Pensando nisso eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

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O que é SEO e como Usá-lo?

Para poder usar o Ubersuggest da forma correta, antes de tudo você precisará saber o que é SEO e porque ele é importante em seu marketing de conteúdo.

SEO quer dizer Search Engine Optimization, que traduzido para português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas.

Isso significa que o Google criou várias técnicas que tem o objetivo de posicionar os conteúdos mais relevantes em seu sistema de busca.

Por isso é muito importante você otimizar seu site e seus artigos e investir seriamente nesta área.

Pois ao estar nas primeiras posições para as palavras chaves que sua audiência procura, você terá muitas visitas em seu site gratuitamente.

Vou listar abaixo 7 dicas para otimizar seu site no Google que você não pode perder e se quiser mesmo ter sucesso deve aplicá-lo o quanto antes em seu site.

1- Palavras Chaves

Para escolher as melhores palavras chaves, basicamente você precisa focar na palavra chave de cauda longa.

Por exemplo, a palavra chave “Marketing digital” é uma palavra de cauda curta, para que fique de cauda longa, você acrescenta mais termos de pesquisa para deixá-la mais específica.

Ai ficaria desta maneira por exemplo: “Marketing digital para dentistas do interior.”

Essa palavra chave de cauda longa é bem específica e tem mais termos de pesquisa, ou seja, ela é menos procurada e por isso tem menos concorrência.

Se tiver menos procura é ruim?

Na verdade em termos de busca de palavras chaves é o contrário. Se tiver menos procura, quer dizer que tem menos concorrentes.

E por causa disso será mais fácil você ranquear seu artigo ou vídeo nas primeiras posições do Google.

E desta forma, atrair muitas visitas para seu site de forma orgânica (Sem pagar anuncio) por um longo tempo, muitas vezes até mesmo por anos.

2- Entregue Conteúdo de Valor

Com a palavra chave em mãos, agora procure realmente entregar conteúdo de valor e ajudar seu público.

O Google saberá se você está escrevendo conteúdo que está ajudando a sua audiência e se você está tentando enganá-lo.

Por isso, nesta parte, evite pegar atalhos, escreva artigos com 3 a 5 mil palavras e entregue o máximo de valor que puder.

Adicione vídeos, imagens e separe seu texto em lista, pois o google adora esse formato de conteúdo pois ajuda seus leitores.

Abaixo segue um exemplo de lista para marketing digital:

  • Página de vendas;
  • SEO;
  • Palavras-chaves
  • ROL ( Retorno sobre o investimento)
  • Página de captura,etc.

3- URls amigáveis

As Urls são endereços das páginas de seu site que podem ser a página principal ou seus artigos.

Deixá-las amigáveis quer dizer que você precisa deixar de uma forma que seja curta e fácil de memorizar pelos seus visitantes.

Quando você faz desta forma, ganhará muitos pontos com o robô do google que vai levar seu site para as primeiras posições.

Um erro bem comum de muitas pessoas é ficar alterando essas urls de tempos em tempos. Evite  fazer assim,  pois isso te prejudicará muito no ranqueamento de seus artigos e páginas.

Por exemplo, vamos supor que você criou uma postagem com esse título: “Como começar seu negócio no marketing digital.”

Então, uma urls amigáveis ficaria assim: http://seusite.com.br/como-comecar-seu-negocio-no-marketing-digital.

Com esse formato, suas urls ficarão otimizadas como o Google gosta e desta forma, você será muito recompensado com seus esforços.

Nestes exemplos, estou falando apenas do buscador do Google, é claro que tem mais buscadores como Yahoo, Bing, etc.

Então, se você otimizar para o Google, que é o principal buscador e mais usado os outros buscadores serão ranqueado da forma correta automaticamente.

4- Melhore seus Conteúdos Atuais

Por mais que você já tenha publicado seus conteúdos e eles estejam bem posicionados no Google, ao atualizá-los, você fará com que seu ranqueamento seja melhorado.

Entretanto, você pode adicionar mais conteúdos e tópicos novos para ajudar ainda mais seus seguidores.

Adicionar link interno para completar o artigo com outro artigo no seu site e também usar sites de terceiros.

E para completar, você pode colocar imagens e vídeos no Youtube com resumo do artigo e na descrição do vídeo, colocar o link do artigo direcionando para seu site.

Ao fazer isso, você está criando backlinks para seu site, e o Google adora essa estratégia pois você está direcionando visitas para seu artigo.

5- Limpe seu Site

Isso mesmo, confira os conteúdos antigos com mais de 2 a 3 anos que estão desatualizados.

Ou até mesmo, os conteúdos que tem temas parecidos e que não recebem muitas visitas pois não estão bem otimizados.

Ao fazer essa limpa, seu site vai melhorar muito, pois estes artigos podem estar levando seu ranqueamento para baixo.

Então, não tema, faça essa limpa e acrescente artigos novos e atualizados, isso fará com que seu site ganhe muitos pontos com o google e atraia novos visitantes

6- Crie Títulos e Descrições Irresistíveis

Ao procurar uma palavra chave no Google, vai aparecer vários títulos e descrições, e por ser bastante termos, aquele que chamar mais a atenção ganha a competição.

Por isso, use títulos e descrições que causem curiosidades ou crie destaques na página de pesquisa do google

Exemplos de Títulos Poderosos:

  • Finalmente Uma Maneira 100% Comprovada De {Conquistar Uma Garota} Sem {Que Você Fique Nervoso!}
  • 11 – [FATO CONCRETO] Como Criar {Um E-commerce} em Menos de {15 Dias!}
  • Manual {Do Empreendedor}: Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de {Começar a Criar Seu Negócio Próprio}
  • Aplique Estas {8 Estratégias Secretas} e {Melhore as Vendas do Seu E-commerce}
  • Atenção: {Dermatologistas} Descobriram {Como Ter Uma Pele Perfeita} Sem {Uso de Medicamentos Agressivos!}
  • O Que os {Médicos} Fazem Quando Têm {Dor de Cabeça}?
  • Você Está Pronto Para {Fazer Vendas Online} Sem {Precisar Ficar o Dia Todo na Frente do Computador?}

7- Utilize Guest Posts da Forma Correta

Essa estratégia é muito eficiente e o Google adora, Guest Posts quer dizer fazer artigos no site de outras pessoas e direcionar para o seu usando o link do seu site.

Porém tem um erro bem comum que as pessoas fazem e que você deve evitar, que ao direcionar as urls para o site delas, elas colocam apenas o domínio do site.

Por exemplo, se quiser ranquear para a palavra chave “Marketing digital” então, escolha um post que tenha esse tema como palavra chave.

Isso é essencial e muitos acabam fazendo errado e não conseguem alcançar os seus objetivos por direcionar de forma errada.

Como Atrair Público Certo pela Internet?

A melhor forma de atrair seu público certo pela internet é encontrar os termos corretos que as pessoas procuram em seu nicho.

Isso é bem importante, pois esse público já sabe o que quer, então nós podemos considerá-los com um público quente.

Você vai trabalhar com 3 tipos de públicos, que são:

  • Frio
  • Morno
  • Quente

Público Frio

Esses públicos são formados por pessoas que não sabem que precisam de seu produto e por isso, não estão procurando por eles na internet.

Então, seu trabalho é atraí-los, estrategicamente e educá-los mostrando que eles precisam de seu produto, pois pode ajudá-los muito a alcançar seus objetivos e desejos.

Por exemplo, se uma pessoa quer ganhar dinheiro pela internet e não conhece marketing digital, então para atraí-la, você vai criar uma postagem com esse tema: Como ganhar dinheiro em casa pela internet.

Quando ela acessar o artigo, você vai ensiná-los sobre o marketing digital e como ela pode usá-lo para ganhar dinheiro na internet.

Público morno

São pessoas que já conhecem o seu nicho, porém precisam de mais informações para poder comprar seu produto.

Neste caso, crie títulos já com a palavra chave, por exemplo, “Marketing digital” e acrescente uma dica para alcançar um desejo ou resolver uma necessidade.

Exemplo: “7 formas de ganhar dinheiro online usando o marketing digital”

Desta forma, as pessoas que conhecem o marketing digital vão clicar e ler seu artigo justamente porque é exatamente isso que estavam procurando.

Público quente

Esse público já faz parte da sua lista de leads, ou já conhece bem sobre marketing digital e querem comprar o produto para ajudá-los a vender seu produto.

Então aqui, depois que você se relacionar um pouco com eles com dicas e conteúdos gratuitos, você já pode oferecer seus serviços ou cursos.

Por exemplo: “Marketing Digital para empreendedores: Aprenda como ganhar dinheiro pela internet através de video aulas incríveis que mostram o passo a passo, comprovado, para começar hoje mesmo seu negócio digital”

Então, nesta fase você pode ser direto pois o seu público já te conhece e você já deu muito valor para eles, por isso já esperam o próximo passo.

Agora que você já conhece seu público e como trabalhar com eles, vamos aprender os 10 benefícios para usar o Ubersuggest e em seguida como usá-lo.

10 Benefícios para Usar essa Incrível Ferramenta

1- A ferramenta Ubersuggest é gratuita e você pode usá-la para pesquisar suas palavras chaves tranquilamente;

2- É fácil de usar e você pode fazer vários testes para ir se acostumando com ela, então faça várias pesquisas de vários termos;

3- Você pode fazer pesquisas em Português, e isso já é um baita de um benefício;

4- Você acessa o site e já pode usá-la, pois não precisa se cadastrar se não quiser;

5- Dá a disponibilidade de pesquisar palavras chaves de cauda longa, e isso ajuda a ser muito mais específico em suas pesquisas;

6- Dá a opção de ver os números que cada palavra chave gera e qual você pode usar mais de acordo com sua estratégia;

7- Você também pode exportar sua pesquisa no formato excel e desta forma vai te ajudar em sua organização e pesquisas futuras;

8- A velocidade de pesquisa é super rápido, em questão de segundos você já tem o resultado;

9- Outro ponto importante é que não te limita em fazer pesquisas, você está livre para fazer muitas vezes e achar os seus principais termos;

10- Dá a opção de você analisar sua concorrência e ver em que posição eles estão no buscador do google;

Além destes benefícios é claro que tem muito mais, por isso, você realmente precisa usar essa incrível ferramenta em seus esforços no marketing digital.

Agora Vamos aprender como usar Ubersuggest

Conhecendo a Ferramenta Uubersuggest

Bom, agora vamos começar pela tela inicial:

Essa tela é bem simples e intuitiva, por isso você realmente não terá muita dificuldade em usá-la.

Segue a lista para que você analise as palavras chaves que for pesquisar:

  • Volume de busca por mês para a Keyword ( Palavra chave);
  • O histórico de 12 meses da mesma palavra chave e sua evolução;
  • O índice da estratégia para o SEO;
  • O índice para a estratégia do PPC (Pay-per-click);
  • E o custo por clique no link patrocinado.

Tanto o SEO e o PPC são importantes para atrair tráfego qualificado para seu site, por isso, use os dois em conjunto.

Agora neste exemplo vou buscar a palavra chave de cauda longa: “Como ter um negócio online.”

Nesta análise podemos ver que:

  • Volume de busca: Muito baixo;
  • SEO difficult: 27, isso quer dizer que é fácil para você colocá-la em primeiro nos buscadores;
  • Paid Difficult: alto e isso quer dizer que é uma palavra chave cara para investir no link patrocinado;
  • Custo por clique: R$ 3,50.

Com esses dados em mãos, comece agora a ter ideias de novas palavras chaves para poder escolher a melhor opção

Ideia de Palavras Chaves

Essa parte vai te mostrar ideias de palavras chaves semelhantes com as palavras chaves que você está procurando.

Nesta etapa, você pode explorar cada parte e ir pegando muitas ideias relacionadas ao termo que você procura.

Vá anotando e pesquisando. Você também poderá colocar em um arquivo excel para consultas futuras.

A ferramenta coloca em ordem seguindo o volume de busca do maior para o menor, então vai ficar fácil para você escolher.

Análise das páginas de resultados do Google

Também conhecida como SERP (Search Engine Results Page) é uma das principais estratégias de seu marketing.

Ela traz resultados de pesquisa das 10 principais páginas mais bem posicionadas no Google e você poderá usá-las como referências para ter novas ideias.

Como Encontrar Palavras Chaves Poderosas

Agora que você conheceu um pouco desta poderosa ferramenta que é o Ubersuggest, vamos aprender como localizar palavras chaves poderosas para seu marketing.

Para começar, faça uma lista com as principais palavras chaves do seu negócio, se você não sabe, poderá pesquisar e pegar ideias com seus concorrentes.

Procure termos com 3 a 5 palavras e vá adicionando em sua lista, você pode pesquisar artigos no Google e vídeos no Youtube.

O Youtube é uma excelente ferramenta de busca, então escolha os vídeos mais famosos e também aqueles com menos curtidas, porém entre 5 mil e 10 mil curtidas mais ou menos.

Esses termos são bem mais fáceis de ranquear e como já estão publicados, vai economizar muito tempo em sua pesquisa.

Cada termo será super valioso pois servirão como base para sua pesquisa e também para conhecer melhor seus concorrentes.

Crie uma lista de no mínimo 20 termos até 40 termos, sei que parece bem trabalhoso, porém será muito útil para seu marketing de conteúdo.

Essas palavras chaves serão a base de seu conteúdo. Através delas você irá atrair seus principais seguidores, que futuramente, irão comprar seu produto ou serviço.

Usando o Ubersuggest

Agora pegue cada termo de pesquisa e use a ferramenta, clique em ideias de conteúdo e vá completando sua lista.

Isso mesmo, procure cada termo separadamente, pois assim você terá muitas ideias para criar seus conteúdos.

Com treinamento e se acostumando com a ferramenta, ficará cada vez mais fácil de coletar novas ideias.

Quando acabar a pesquisa, você terá um arsenal de palavras chaves valiosas para fazer seus artigos e vídeos.

Se está achando muito complicado, comece a utilizar a ferramenta, na prática será bem mais fácil de entender e dominar a ferramenta.

Escolha os termos que tem mais volume de buscas e separe 10 a 12 termos para começar a fazer seus conteúdos.

Com cada termo, crie um vídeo. Em seguida, transforme em artigo e salve o áudio do vídeo.

O próximo passo é publicar como podcast no Soundcloud (plataforma para publicar áudios).

Só com esses 3 passos e com apenas 1 termo de sua pesquisa, você já conseguiu fazer 3 tipos de conteúdo para divulgar sua marca nas suas redes sociais.

Você pode estar pensando que esse conteúdo pode ser repetido e muita gente não vai gostar de vê-los em vários lugares.

A grande verdade é que seu público não está online o tempo todo, então, a grande maioria não vai conseguir ver todo seu conteúdo publicado em suas redes sociais.

Por isso, é bom você repetir esses conteúdos e divulgá-los novamente em suas redes sociais em horários e dias diferentes.

Dica Importante

Outro ponto importante é que algumas pessoas gostam de ler, outras de ver vídeos e outras de ouvir, por isso é recomendado republicar seu conteúdo em vários tipos de plataforma.

Sendo assim, ajudando seu público e alcançando muito mais pessoas do que se usasse apenas uma forma de conteúdo.

A próxima etapa é ir fazendo isso com os outros termos, exporte esses termos do Ubersuggest e vá aumentando com novas pesquisas e palavras chaves relacionadas.

Nunca pare de abastecer com palavras chaves, pois fazendo desta forma, você sempre terá conteúdos interessantes para sua audiência.

E para que seu artigo, vídeo ou áudio se destaque da concorrência, é muito simples, sempre dê uma olhada no que eles estão fazendo.

Se o artigo tem muitas palavras, porém tem poucas imagens, pronto aumente as palavras e acrescente as imagens e vídeos, desta forma ficará bem mais completo seu artigo.

E se você estiver achando errado olhar para sua concorrência, pense da seguinte forma, quanto melhor seu conteúdo for, mais você ajudará os visitantes.

E quanto mais ajudar mais seguidores você terá, e o processo de vendas de seus produtos e serviços aconteceram quase que de forma natura.

Conclusão

Então chegamos ao final deste artigo e espero que com essas dicas você tenha aprendido o que é o Ubersuggest e como usá-lo de forma eficiente e eficaz em seu marketing.

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