Como Funciona a Hotmart? 5 Perguntas e Respostas Sobre a Plataforma

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

A Hotmart é uma plataforma especializada na distribuição de produtos digitais. Voltado para o mercado de educação a distância (EAD), o serviço oferece hospedagem para e-books, cursos online e outros tipos de material, bem como ferramentas que auxiliam no processo de venda.

A Hotmart está presente em mais de 200 países pelo mundo e permite que qualquer pessoa gere renda extra compartilhando conhecimento na Internet.

Mas, afinal, como funciona a Hotmart? Quais produtos são vendidos na plataforma? Como é possível ganhar dinheiro com a Hotmart? A seguir, eu preparei uma lista com cinco perguntas e respostas para te ajudar a entender e saber usar o serviço.

O que é como funciona a Hotmart?

A Hotmart (hotmart.com)é uma plataforma que distribui e comercializa materiais de educação digitais. O cadastro no serviço é gratuito, e qualquer pessoa pode participar como produtor de conteúdo ou afiliado. Ideal para quem quer ganhar dinheiro compartilhando conhecimento na Internet, a Hotmart apresenta uma estrutura completa, que permite desde a criação do conteúdo, passando pela hospedagem no site até o processamento do pagamento pelas vendas.

Funciona assim: uma pessoa com conhecimento em determinada área, seja ela um professor, influenciador digital ou simplesmente alguém que domine o assunto, cria um produto digital. Uma vez que o material estiver devidamente inscrito e hospedado na Hotmart, já é possível começar a divulgação. É nessa hora também que entram os afiliados, pessoas que têm facilidade com vendas e ajudam a fazer a ponte entre o produtor e o consumidor final.

Quem se interessar pelo produto pode comprá-lo diretamente na plataforma, seguindo o link do afiliado ou do produtor. Ambos recebem comissão pela venda, e a Hotmart fica com 9,9% + R$ 1 do valor, no caso de produtos que custam mais de R$ 10. Para quantias inferiores, a taxa é 20% por transação. Vale ressaltar que essas são as únicas taxas cobradas pelo serviço, ou seja, se você nunca fizer uma venda, não precisará pagar nada.

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Quais produtos são vendidos na Hotmart?

São vários os tipos de infoprodutos comercializados na Hotmart, e o produtor tem liberdade para definir qual formato transmitirá o conteúdo da melhor maneira possível ao cliente. Os materiais que mais fazem sucesso na Internet são e-books e cursos online, mas também é possível vender apostilas de concurso, serviços de assinatura, podcasts, aplicativos de celular e até mesmo scripts.

Se você estiver em dúvida sobre qual modalidade escolher, saiba que a Hotmart permite disponibilizar vários formatos associados a um único produto. Um e-book, por exemplo, pode ter também uma versão em áudio e vídeo.

Como vender na Hotmart?

O primeiro passo para começar a vender na Hotmart é fazer um cadastro na plataforma. Para isso, acesse hotmart.com e clique em “Cadastre-se”. É possível fazer login com os dados do Facebook ou criar uma conta do zero.

Após preencher as informações solicitadas e concluir o login, você perceberá que há duas opções: “Crie seu produto” ou “Afilie-se a um produto”. Nesse momento, será necessário definir qual alternativa é mais vantajosa e melhor se encaixa ao seu perfil.

Se optar por ser um produtor de conteúdo, informe o nome, descrição e preço do produto. É preciso decidir, ainda, se você permitirá que outras pessoas divulguem seu material (Programa de Afiliados). Em seguida, defina o tipo de pagamento e a garantia do produto. Por fim, preencha as informações restantes na página de vendas e envie o produto para avaliação da equipe da Hotmart.

Caso deseje trabalhar como afiliado, vá até “Mercado” e pesquise por produtos que tenham mais a ver com o assunto que você domina e com seu público. Ao encontrar um material interessante para divulgar, clique em “Promover” se o curso for do tipo “Afiliação com 1 clique”, quando qualquer pessoa pode se afiliar e começar a vender, ou “Solicitar afiliação”, caso esta seja moderada. Nesse caso, será preciso aguardar a resposta do produtor.

Como divulgar produtos na Hotmart?

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Para fazer vendas bem sucedidas, é fundamental planejar a divulgação dos produtos. Isso inclui, primeiramente, a análise dos canais de comunicação que serão usados para contatar o público e oferecer o material. Se você quer alcançar executivos interessados em um curso sobre desenvolvimento de carreira, por exemplo, a melhor opção é promover as aulas no LinkedIn. Caso necessário, recorra a plataformas de publicidade paga, como Facebook Ads e Google Ads, para aumentar o tráfego para a página de vendas.

Outro ponto determinante para alavancar as vendas é a escolha de boas imagens. Selecione fotos que sejam capazes de transmitir a principal mensagem do anúncio e exemplificar a função do produto. Se você está vendendo um curso online, por exemplo, experimente usar a imagem de alguém lendo em um tablet. Com programas de edição de imagem, é possível, inclusive, criar um mockup do produto.

Lembre-se também de fornecer informações precisas sobre o item que você está vendendo. O usuário só se sentirá seguro para fazer a compra se entender todas as vantagens que ele terá ao adquirir aquele produto. Seguindo o exemplo dos cursos online, informe não apenas o tema que será abordado, mas também detalhes como a quantidade de módulos, quais são as leituras ou materiais complementares aos quais o comprador terá acesso e se aquele curso conta com recursos interativos como testes e bate-papo com professores.

Como ganhar dinheiro com a Hotmart?

Saber determinar o preço do seu produto é fundamental para ganhar dinheiro com a Hotmart. Para isso, é preciso avaliar todas as variáveis envolvidas na criação do material, o que inclui não só o dinheiro investido no projeto e sua hora de trabalho, mas também a percepção de valor que o comprador tem em relação ao que será vendido. Em outras palavras, a precificação tem relação direta com o custo-benefício do que você tem a oferecer.

Outro fator que impacta diretamente o cálculo do preço de venda é a demanda pelo produto. Quando a oferta e procura são altas, a concorrência é maior, e as pessoas têm mais opções para escolher. Consequentemente, elas tendem a optar por produtos mais baratos. Já quando uma mercadoria é muito procurada, mas não há uma boa variedade de opções no mercado, o valor de venda pode ser mais alto.

Isso leva a outro ponto importante: análise da concorrência. Com a crescente popularização do e-commerce e dos infoprodutos, é fundamental conhecer os preços praticados pelos competidores antes de você precificar o próprio produto. Vale ressaltar, no entanto, que isso não significa cobrar exatamente o que a concorrência cobra, mas sim acompanhar as flutuações do mercado e entender quanto o público está disposto a pagar por produtos do seu nicho.

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