5 Dicas para Criar Conteúdos Valiosos para o seu Público

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

5 Dicas para Criar Conteúdos Valiosos para o seu PúblicoQuer criar conteúdos valiosos e de qualidade para o seu público?

É a partir deles que você terá grandes chances de gerar Leads e atrair novos clientes.

Mas, para isso você precisará pensar além das vendas. O intuito é oferecer materiais que auxiliem o seu público e resolvam possíveis problemas e, só depois, oferecer algum produto pago.

Para contribuir com esse processo, separamos 5 dicas para criar conteúdos valiosos para o seu público e melhorar seu engajamento.

Vamos lá?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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5 Dicas para Criar Conteúdos Valiosos para o seu Público

Quando falamos em produzir conteúdos, já vem em mente o marketing de conteúdo. Por isso, antes de falarmos sobre as dicas, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto que possui grande relevância para quem quer oferecer material para determinado público.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma forma de atrair possíveis clientes criando conteúdos relevantes e que gerem valor e percepção da sua marca para eles. Ou seja, ele consiste na produção de conteúdos que sejam interessantes para o seu público alvo.

E, para ter uma estratégia de marketing de conteúdo de qualidade, você precisará investir em sua produção.

Dicas para criar conteúdos que agreguem valor ao seu público

Conheça o seu público e ofereça o que ele busca

Antes de criar qualquer tipo de conteúdo, é preciso conhecer o seu público-alvo. Vamos te explicar o por quê.

Digamos que você ofereça conteúdos de marketing digital para iniciantes. A abordagem, neste caso, é a mais simples e explicativa possível, pois você está lidando com um público que ainda está aprendendo o básico deste assunto.

Então, se você criasse materiais muito complexos, em meio a conteúdos para quem está chegando agora no mercado, acabaria não tendo um retorno positivo.

Uma forma de garantir que isso não ocorra é a pesquisa de persona. Caso ainda não saiba do que estamos falando, persona é uma representação do perfil do seu público. Ela te permite entender as necessidades e os desejos daqueles que você quer atrair.

Através dessa pesquisa, você consegue identificar o perfil das pessoas que se interessam pelo seu conteúdo e, assim, focar em seus pontos de interesse.

Tenha uma frequência de postagens

Ter uma frequência de postagens é fundamental quando falamos de conteúdos para redes sociais, blogs e sites. Essa prática gera o que é chamado de “Brand Lift“, que pode ser traduzido como o aumento da interação entre a marca e o seu público.

Mas, também é preciso saber planejar essa frequência.

Por exemplo, lotar o feed de atualizações acaba tornando chato ser seguidor de sua marca ou perfil. Não há nada pior do que receber notificação da mesma pessoa ou empresa a todo momento.

Claro que se houver alguma data especial, como o dia do afiliado, do cliente, e demais datas importantes para o mercado, você deve atualizar a sua audiência frequentemente, mas apenas nestes casos.

No geral, cuidado para não pecar pelo excesso.

Mas, ficar muito tempo sem postar pode acabar por te colocar no esquecimento.

Concluindo o pensamento, o mais correto a se fazer seria encontrar um meio termo e criar um estudo para entender a frequência adequada para cada rede, de acordo com seu público-alvo.

Produza conteúdos de qualidade

Não adianta você efetuar uma boa estratégia de marketing e oferecer conteúdos medianos ou de baixa qualidade. Principalmente se tratando de materiais gratuitos, afinal, muitos clientes começam por eles.

O intuito é sempre oferecer o melhor ao seu público, pensando em solucionar o problema dos mesmos e só depois pensar em realizar uma venda.

Sempre que for escrever um e-book, gravar um vídeo ou até mesmo fazer uma postagem nas redes sociais, garanta que aquele é o seu melhor. Assim, você conquista a confiança de seus clientes e comprova que eles são sua prioridade.

Por exemplo, nós da Marketing PRÓ Afiliado sempre disponibilizamos materiais ricos para nosso público. O intuito, é oferecer conteúdos que irão ajudar essas pessoas a vender mais e se posicionar melhor no mercado.

Fique de olho nas métricas

Métricas são maneiras de mensurar resultados, ou seja, os dados comportamentais dos visitantes do seu blog ou de outros canais utilizados na comunicação.

Através delas, você consegue acompanhar as postagens que estão dando bons resultados e as que não geraram um bom engajamento. Assim, com os dados você poderá montar seu planejamento e oferecer aquilo que mais chamou a atenção do seu público alvo.

Um exemplo é o teste A/B, que é muito utilizado para analisar essas métricas. Se trata de um método realizado através de comparações de uma variável, tendo como objetivo identificar quais ações estão dando mais resultados.

Funciona da seguinte forma: Se você tem dois modelos de e-mail marketing, é possível testá-los para identificar qual tem gerado mais conversão. Ou se você possui uma landing page, você consegue saber qual está convertendo mais.

E lembre-se que, a regra de ouro do Teste A/B é sempre testar apenas uma variável por vez.

Dê exemplos

Dar exemplos é uma forma de tornar o conteúdo mais real para o leitor, oferecendo algo que ele poderá se identificar e, assim, facilitar seu entendimento.

Às vezes o assunto pode parecer complexo, mas um simples exemplo pode mudar essa visão.

Uma forma de utilizar esse recurso é através de imagens, vídeos, mapas mentais e até mesmo gráficos. O conteúdo visual pode facilitar bastante no entendimento do texto.

Mas, um exemplo escrito também pode ajudar nessa questão. Busque conhecer as preferências do seu público para oferecer sempre o melhor.

Conclusão

Agora que você já conferiu as dicas, que tal começar a traçar um planejamento para seus conteúdos?

Dessa forma, você poderá ordenar tudo o que você aprendeu aqui e começar a produzir!

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente logo abaixo.

Até a próxima!

 

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