Como criar um calendário editorial para planejar o conteúdo?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Quando trabalhamos com marketing de conteúdo, organizar e planejar nossa rotina pode se tornar uma tarefa difícil. Além disso, muitos profissionais sofrem com a dificuldade de concentração e produtividade por falta de disciplina. Por isso, contar com um calendário editorial pode ser a solução para ter mais efetividade ao produzir conteúdo.

No mundo digital, a organização é fundamental, já que há diversas possibilidades à nossa disposição que ameaçam nos dispersar. Pensando nisso, criar um calendário editorial pode ajudar muito. Com ele, você pode planejar as próximas semanas ou meses de uma só vez, o que vai facilitar o seu trabalho.

E agora, será que você consegue criar o calendário ideal? Bem, não se preocupe, pois neste post, nós vamos te dar um passo a passo pra você se organizar de uma vez por todas! Continue lendo para saber mais sobre:

  • O que é um calendário editorial;
  • Por que ter um calendário editorial é importante;
  • Como criar um calendário editorial: passo a passo.

Vamos lá?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

O que é um calendário editorial?

Um calendário editorial é um cronograma de todas as ações relacionadas ao seu conteúdo. Ali, você define questões como os tipos de conteúdo que serão produzidos, o formato, a frequência das publicações, as estratégias de divulgação e os prazos de entrega.

Você pode usar um calendário editorial tanto para organizar seus posts para as redes sociais quanto para blogs ou até mesmo para newsletters. O importante é que, a partir dele, você tem uma visão macro de todo o seu planejamento. Dessa maneira, é possível detectar erros e organizar melhor o seu tempo.

Por que ter um calendário editorial é importante?

O desenvolvimento de um calendário editorial é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Ele não é necessário somente para grandes empresas com grandes equipes, mas também para profissionais liberais e produtores de conteúdo.

O calendário editorial contribui para um alcance maior das publicações e para a criação de estratégias mais eficazes. Isso acontece porque, através dele, é possível determinar os melhores dias e horários para a sua postagem de acordo com os seus objetivos.

Além disso, ele também:

  • Ajuda a aumentar a frequência de publicações na página;
  • Propicia uma visão macro das suas estratégias;
  • Garante um maior alinhamento entre as equipes;
  • Evita a não repetição exagerada de temas e palavras-chave;
  • Reduz riscos de atrasos ou de esquecimentos.

Como criar um calendário editorial: passo a passo

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios de um calendário editorial, vamos aos trabalhos. Veja o passo a passo abaixo.

1. Determine o seu objetivo

A primeira coisa a fazer é estabelecer os seus objetivos para que você possa definir as ações estratégicas. Por exemplo, se você deseja captar leads, pode investir seu tempo criando materiais ricos para o seu blog. É importante também que especifique o objetivo com algum número. Dessa forma, você pode mensurar o progresso das ações.

Pegando o mesmo exemplo de cima, se você tem o objetivo de captar leads, estabeleça quantos leads você quer captar para a sua lista de contatos.

2. Escolha uma ferramenta

Para criar o seu calendário editorial, você precisa escolher uma ferramenta que te auxilie para que você tenha controle sobre o seu conteúdo. Uma dica: dê preferência para ferramentas que contenham uma versão mobile no celular.

Veja onde você pode criar o seu calendário:

  • Asana: esse aplicativo na versão web e móvel é um software de gerenciamento de projetos. Nele, você pode criar sprints, quadros kanban e muito mais;
  • Notion: o notion é outra ferramenta super completa com calendários, quadros, listas e páginas onde você pode adicionar textos e anexos;
  • Trello: o trello também é ótimo para gerenciar tarefas e você pode personalizá-lo do seu jeito;
  • Google Calendar: é um calendário do Google simples e intuitivo;
  • Plugin Editorial Calendar para WordPress: se você possui um blog no WordPress, você pode ter acesso a um calendário editorial através de um plugin da própria ferramenta de CMS.

3. Determine os detalhes de cada conteúdo

O próximo passo é definir os detalhes dos seus conteúdos. A frequência é especialmente importante nessa etapa, já que, ao definir uma frequência de postagem, você deve se comprometer a cumpri-la à risca.

Se você trabalha em equipe, deixar claro os detalhes é mais importante ainda para que todos façam as tarefas do jeito certo. O calendário editorial vai ajudar a manter tudo organizado.

Em resumo, estabeleça os seguintes detalhes:

  • Nome do projeto;
  • Descrição da tarefa;
  • Responsável pelo conteúdo;
  • Data de publicação;
  • Horário de publicação;
  • Prazo para entrega;
  • Referências.

4. Monitore tudo

Depois disso, você vai compartilhar a tarefa com seu time para que todos possam entrar em ação. Você pode monitorar todas as tarefas que estão sendo feitas, as que já foram concluídas e as que estão para aprovação. Dessa forma, caso alguma coisa não esteja sendo feita no prazo estipulado, você pode se comunicar com seus colegas.

5. Parta para a produção

Pronto! Chegou a hora de produzir o seu conteúdo. Lembre-se de que você não precisa se ater estritamente ao seu planejamento do calendário editorial. Qualquer estratégia pode sofrer mudanças e alterações. Então, não se preocupe com isso.

Caso surja algum assunto ou tendência do momento que a sua empresa possa aproveitar, é só fazer as alterações no calendário e jogar os outros conteúdos para frente. Saiba que isso pode acontecer com frequência!

6. Analise os resultados

Depois que você produziu o conteúdo e postou, a próxima etapa é analisar as métricas e resultados. Sempre que uma campanha ou uma ação for lançada, defina os KPIs (indicadores-chave de performance) mais relevantes para a sua empresa e reveja o que deu certo e o que deu errado.

Por exemplo, se o seu objetivo era criar um post para levar as pessoas a realizar uma compra, analise quantas conversões você teve, quantos acessos na página de vendas, quantas visitas na página do post, entre outros detalhes.

Muitas pessoas acham que criar e usar um calendário editorial é algo simples que não faz muita diferença na rotina do produtor de conteúdo. Mas acredite se quiser: a organização e a definição dos dias de postagens influenciam muito no desempenho dos conteúdos e no diagnóstico de marketing.

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.