Como escolher Palavras-Chaves?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Saber escolher as melhores Palavras-Chaves é determinante para o sucesso ou não de SEO e Links Patrocinados. Sendo assim, vamos te ensinar o que são Palavras-Chaves e explicar a maneira correta de selecioná-las para uma alta performance.

Para começarmos, vamos ao conceito: Palavras-chaves são termos que usuários pesquisam em mecanismos de buscas. Conceitualmente, elas revelam a intenção do consumidor. Ex:

Google

Palavras-Chaves são utilizadas em estratégias de Marketing Digital para que empresas apareçam de forma assertiva. Além disso, essas palavras trazem o que é procurado no mercado e podem demonstrar o crescimento de uma categoria. Atualmente um dos maiores erros nas estratégias de SEO e Links Patrocinados são as escolhas das Palavras-Chaves erradas.

Tipos de palavras-chaves

Head Tail: São palavras amplas que normalmente descrevem uma categoria. Ex: “bolsa”, “Marketing Digital” ou “corrida”. Por serem amplas, possuem maior valor de busca, menos quantidade e maior concorrência.

Middle Tail: São palavras intermediárias. Estas estão no meio do caminho, nem específica e nem ampla. Ex: “bolsa feminina”, “o que é marketing digital” ou “corridas brasileiras”. Estas palavras possuem volume de busca intermediário, média quantidade e média concorrência.

Long Tail: São palavras específicas, e por serem assim possuem muita quantidade, mas pouco volume de busca individualmente. Ex: “bolsa feminina vermelha para festa”, “serviço de Marketing Digital em São Paulo/SP” ou “primeira corrida brasileira de fórmula 1”.

No quadro abaixo você tem a tabela com os tipos de palavras-chaves:

tabela

Dica: Uma estratégia bem sucedida deve contemplar todos os tipos de Palavras-Chaves.

Tipos de busca de palavras-chaves
Os tipos de Palavras-Chaves são deduzidos dos 3 tipos de busca, que são:

Busca de Atalho: É a busca por palavras em que normalmente quem procura já sabe aonde querem chegar, como por exemplo o nome de um site ou um endereço.

Buscas Internacionais: É a busca por palavras onde geralmente o resultado é vinculado a conteúdo, como por exemplo: “O que é Marketing Digital”.

Buscas Transacionais: É a busca com a intenção de adquirir um produto ou serviço, como por exemplo uma bolsa rosa ou serviço de hospedagem em Minas Gerais.

O que levar em conta na escolha de palavras-chaves?
Escolha pelas seguintes categorias:

Volume de Busca – é a quantidade média de buscas por uma palavra-chave.

Concorrência – é a dificuldade de ranquear nos mecanismos de busca ou a competição dela na busca paga.

Custo por Clique – é o seu custo por clique no Google Ads.

Intenção do Usuário – é o que seu usuário deseja consumir quando clica naquela palavra.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, conheça as principais ferramentas de Palavras-Chaves existentes no mercado:

  • Google Trends
  • Keyword Planner
  • Ubersuggest
  • io
  • Google Search Console
  • SEM Rush
  • TwinWords
  • Word Counter
  • SEO Edge
  • SE Ranking

Ufa! Quanto conteúdo.
Parece complicado, mas não é! Com um pouquinho de tempo e prática, certamente você conseguirá utilizar melhor o conteúdo aprendido hoje. Comece a praticar agora mesmo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.