O que é podcast e como fazer um

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

A produção de conteúdo que até certo tempo era somente em blogs, passou a ser feita também em outros formatos como pelo Instagram, YouTube e por podcast. São tantas opções diferentes que ainda existe uma dúvida por parte de muitas pessoas: o que é podcast?

Esse formato traz o conteúdo em áudio e é super pertinente a esta Era Digital, na qual as pessoas têm pouco tempo livre e precisam consumir o conteúdo enquanto fazem outras coisas. Para se ter uma ideia, de acordo com o Correio Braziliense, o Brasil tem o segundo maior mercado de podcasts do mundo.

Por isso, vale a pena conhecer o que é podcast e entender como fazer para aplicar na sua estratégia de marketing digital. Explicaremos tudo neste artigo, acompanhe.

O que você verá:

  • O que é podcast
  • Como fazer um podcast
    • Definir o avatar
    • Planejar
    • Escolher os participantes
    • Fazer o roteiro
    • Realizar a gravação
    • Editar
    • Definir a plataforma de publicação

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

 

O que é podcast

O podcast pode ser comparado a um programa de rádio, pois ele transmite um conteúdo por áudio para os ouvintes. A diferença é que ele pode ser escutado a qualquer momento, pois este áudio costuma ser disponibilizado em plataformas streaming — como o Spotify — ou no formato de arquivos para serem baixados.

Os conteúdos podem ser gravados em diferentes estilos, como:

  • Uma única pessoa;
  • Duas ou mais pessoas no formato de bate-papo;
  • Duas ou mais pessoas no formato de entrevista;
  • Storytelling, por meio do qual é contada uma história com personagens e narrador.

Quem utiliza o podcast na sua estratégia de disseminação de conteúdo costuma dividi-lo em diferentes episódios com cerca de 1 hora. Sendo assim, determinam uma frequência para publicar estes áudios, do mesmo modo que ocorre em blogs ou num canal do YouTube.

Como fazer um podcast

Definir o avatar

A produção só fará sentido se a equipe souber a quem o podcast é direcionado, ou seja, quem é o avatar. Ao conhecê-lo, você entenderá quais assuntos abordar, qual a duração do podcast, a linguagem utilizada e possíveis convidados.

O avatar, também conhecido como buyer persona, é o detalhamento do seu público-alvo. Ele é composto por diferentes características, como:

  • Demográficas — idade, gênero, escolaridade e classe social;
  • Profissional — objetivos, rotina e desafios;
  • Hábitos — redes sociais que utiliza, por onde se informa, influencers que acompanha, dores que enfrenta e locais que frequenta;
  • Consumo — se compra online ou em lojas físicas e o que chama a sua atenção.

Planejar

O podcast, ainda que seja no modelo de bate-papo, precisa ser muito bem planejado. O planejamento e o avatar vão ser a base para gerar um conteúdo de qualidade. Caso contrário, no momento da gravação surgirão inúmeras dúvidas.

Portanto, nesse momento, defina o tema do podcast e se será uma série de gravações — para ter vários episódios — ou somente um. Para isso, considere as características do seu avatar e os temas que você tem um bom domínio.

Escolha também o formato. Caso seja o seu primeiro podcast, não haja uma equipe técnica e você não tenha habilidades com as ferramentas, recomendamos que seja feito um podcast individual. É uma forma de entender como funciona e corrigir o que pode vir a dar errado.

Veja também quais serão os custos dessa produção, para entender se será possível realizá-la com o orçamento disponível. Os custos não costumam sere altos para uma gravação simples, mas falaremos sobre isso mais adiante no tópico “realizar a gravação”.

Ao finalizar o planejamento, é preciso ter em mãos:

  • Tema;
  • Formato;
  • Frequência com a qual serão publicados;
  • Orçamento.

Escolher os participantes

Se foi decidido criar um podcast com outras pessoas, é preciso ter muito cuidado ao escolhê-las. Pense em especialistas no(s) tema(s) escolhido(s), mas tenha cuidado para não escolher um concorrente.

É importante que essa pessoa esteja disposta a compartilhar conhecimento e contribuir da melhor maneira para o seu projeto. Isso porque, para o podcast ficar atrativo, é preciso que ele transmita espontaneidade e tenha boa entonação das vozes.

Tenha o cuidado de fazer o convite com antecedência e alinhar a data de gravação, para que não surjam imprevistos. Não esqueça de falar que mandará um roteiro no intuito de guiar a conversa.

Fazer o roteiro

O roteiro não é para ser utilizado como uma fala a ser decorada, como em novelas ou filmes. Como já falamos, é importante que o podcast transmita espontaneidade. Então, o objetivo do roteiro é fazer com que a pessoa tenha uma noção do que vai falar e a ordem da gravação.

Veja um exemplo de roteiro:

  • Vinheta;
  • Apresentação do podcaster;
  • Abrir espaço para a apresentação dos convidados, se houver;
  • Introdução feita pelo podcaster;
  • Tópicos que serão abordados — adicionar possíveis perguntas;
  • Avisos;
  • CTA;
  • Encerramento.

Não tente colocar blocos de textos prontos nesse guia, pois a probabilidade de você se perder na hora de falar é grande. Caso isso aconteça, não passará credibilidade ao público e sua autoridade no tema poderá ser questionada.

Realizar a gravação

Como é uma atividade ainda pouco explorada, é comum pensar que são necessários equipamentos caros para gravar um podcast. Seguramente, isso irá melhorar a qualidade do áudio, mas não é essencial.

É possível realizar a gravação somente com um computador, um headset com microfone e acesso à internet. Você pode utilizar o celular como microfone ou utilizar outras ferramentas de gravador de voz online.

Além disso, é preciso ter alguns cuidados durante a gravação:

  • Escolha um ambiente com boa acústica;
  • Tenha cuidado com os ruídos, até mesmo os que você possa fazer durante a gravação, como o de bater na mesa;
  • Teste o microfone;
  • Verifique a entonação da voz.

Se no meio da gravação alguém gaguejar ou se confundir na fala, não se preocupe, pois o arquivo ainda passará para a fase de edição. Porém, esses cortes não podem ser tão frequentes para que não fique chato para o ouvinte.

Editar

Antes de começar a editar, salve uma cópia do áudio original na nuvem. Isso vai evitar que você perca toda a gravação, caso algo dê errado durante a edição.

Alguns gravadores de voz online permitem que você faça ajustes simples na própria ferramenta. Em outros casos, será preciso procurar programas de edição, como o Adobe Audition ou o Audacity. Veja um passo a passo para editar, independentemente da plataforma:

  • Escute o áudio para ter ideia de onde serão feitas intervenções;
  • Inicie reduzindo os ruídos de fundo;
  • Retire erros de fala, suspiros prolongados, pausas desnecessárias e outras “falhas” de gravação;
  • Insira os sons e efeitos desejados, como a vinheta.

No dia seguinte, escute o áudio editado e veja se ainda há alterações a realizar. É importante esperar esse tempo, pois a sua atenção estará mais aguçada e a mente descansada deste trabalho. Se possível, peça também para outra pessoa escutar e dar a opinião do que pode ser modificado.

Uma dica é salvar as alterações a todo momento, pois os programas de edição podem dar erro e você perder tudo o que já alterou. Sendo assim, precisará iniciar a editar novamente e sabemos que é um processo demorado e cansativo.

Definir a plataforma de publicação

Existem diversas plataformas de streaming nas quais é possível colocar o seu podcast, mas é importante que você estude sobre elas e escolha a que julgar melhor. Veja como publicar no Deezer e no SoundCloud, por exemplo.

Quando for escolher, analise se a publicação é gratuita ou paga e teste a usabilidade do site/aplicativo. Nem sempre a opção mais barata vai compensar, pois pode apresentar falhas na reprodução e atrapalhar todo o sucesso do seu trabalho.

Veja também as regras do agregador de podcast. Mas, no geral, são:

  • Não violar os termos de serviços;
  • Criar uma conta na plataforma;
  • Deixar metadados explícitos — como título, autor e categoria do podcast;
  • Estar no formato solicitado — como mp3 e wav;
  • Enviar o endereço do feed RSS — existem alguns sites fáceis de usar para criar o feed RSS, como o Anchor.

Depois de enviar o seu arquivo para publicação aguarde o prazo solicitado para aprovação que, geralmente, gira em torno de 4 dias.

Agora que você já sabe o que é podcast e como fazer um, vale ressaltar que esse formato é muito aceito e está só começando. Assim, a tendência é que ainda mais pessoas tenham interesse em consumir áudios durante o seu dia a dia.

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.