Os 11 Principais Tipos de Conteúdo Essenciais para Blog

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Existem inúmeros formas de atrair o seu cliente até você. Seja por anúncios, vídeos publicitários, publicações em Redes Sociais.

Mas para os blogs existem uma gama ainda muito maior de possibilidades. Por isso decidimos listar os 10 principais tipos de conteúdo para blog que aumentam o tráfego.

A escolha do conteúdo não é tão simples quanto parece. Portanto, para escolher o conteúdo adequado você deve entender onde o seu lead se encontra no funil de vendas.

Um e-commerce, provavelmente já tem o lead no final do funil de vendas. Ou seja, ele já sabe o que quer comprar. provavelmente o que ele precisa é apenas de um incentivo para que ocorra a compra, como um desconto, por exemplo.

Ja se você possui um blog com temas educativos, o seu lead provavelmente se encontra no todo do funil. Neste caso ele precisará de conteúdos educativos para iniciar o contado e ir prosseguindo no processo de compra.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

 

OS 11 principais tipos de conteúdo para blog e suas características

#1 – Posts Educativos

Imagine que você possua um blog sobre emagrecimento saudável. Obviamente, a maioria das pessoas que consumirem este conteúdo estarão em busca de dicas de como emagrecer sem utilizar remédios.

Cabe a você produzir o conteúdo que tanto interessa a elas. Durante este processo tente ao máximo estreitar os laços. Você pode criar um post sobre como perder tantos quilos em uma semana. Quando seu lead terminar de ler o conteúdo, ofereça para ele outro conteúdo, mas que para cessá-lo ele deve inderir o nome completo e o e-mail.

Pronto, você já conseguiu o contato daquela pessoa. De agora em diante basta você enviar no e-mail dela conteúdos que são relevantes para ela.

Com o passar do tempo você dá a cartada final: oferece um guia completo de emagrecimento saudável por um valor X.

Como ela já consome seu conteúdo, isto acaba por gerar nela o gatilho mental da reciprocidade. Ou seja, ela pensará: nossa o conteúdo deste blog me ajudou muito, sempre preocuparam comigo. E ela acaba adquirindo seu e-book por achar que isto é uma maneira de recompensar todo o conteúdo que você já disponibilizou para ela a custo zero.

#2 –  E-books

Os e-books hoje são uma febre na internet. São muitas as vantagens, que vão desde a economia na reimpressão de edições, que inexiste, até a facilidade de se poder ler onde e quando quiser.

Entretanto, como conteúdo para um blog, ele surge como um material que é considerado “material rico. Mas você deve estar se perguntando: mas e se eu tenho um blog sobre dietas e eu oferecer gratuitamente um e-book sobre emagrecimento eu praticamente estarei doando meu produto.

isto vai depender muito do conteúdo do seu e-book e do que você tem a oferecer como valor para o seu lead. voltamos ao exemplo do blog para emagrecimento. Você pode oferecer gratuitamente um e-book gratuito falando sobre hábitos de vida saudáveis e na sequência oferecer o guia completa do emagrecimento saudável por um valor x.

Agora se o seu propósito é vender cápsulas de emagrecimento. Você pode oferecer um e-book sobre dietas saudáveis atrelado às cápsulas. Dessa forma você ganha mais credibilidade. Há tempos as pessoas não acreditam mais em milagres. Oferecendo um e-book de dieta e as cápsulas com o seguinte anúncio: utiliza as cápsulas tal e siga as dicas do e-book que seus resultados serão surpreendentes. Você acaba de ganhar  credibilidade do seu lead.

#3 – Vídeos

A força dos vídeos como parte do processo educativo das pessoas sofreu uma revolução absurda com o advento do Youtube. Tanto que hoje no mundo, segundo pesquisa, mais de 1,9 bilhão de pessoas utilizam a plataforma de vídeo.

Senado assim, não podemos desprezar a força do vídeo como instrumento educacional. E não nos referimos apenas a educação que engloba o plano curricular nacional, como português e matemática.

Há também vídeos com dica de exercícios aeróbicos, musculação, práticas esportivas e uma infindade de temas.

Inserir um vídeo em seu blog relacionado a mensagem que vocÊ deseja passar, trará uma credibilidade muito maior ao seu lead.

Ao invés de dizer como fazer, o vídeo mostra como se faz, e isto é sem dúvida um diferencial competitivo.

#4 – Webinars

Já falamos sobre a importância do vídeo como um fornecedor de conteúdo. Mas uma coisa que a maioria das pessoas não sabem, ou se sabem desprezam, é que há outros formatos de vídeo capazes de gerar altas taxas de conversão, uma delas são os webinars.

Os webinars nada mais são do que transmissão ao vivo de vídeo como se fosse em uma sala de aula. Neste formato os participantes podem tirar dúvidas em tempo real. Sendo assim, os webinars também geram engajamento.

Além disso, os webinars podem ser armazenados para que quem não pode acompanhar em tempo real possa acessar depois o conteúdo. Entretanto as chamadas para webinars devem conter frases do tipo: Não perca! é a sua chance de esclarecer suas dúvidas. Isto porque, assistindo o vídeo após a realização do webinar, não tem como mais tirar as dúvidas com o especialista que o ministrou. Por outro lado, é possível ler as dúvidas das outras pessoas e as respectivas respostas.

#5 – Crie listas em em seus posts

As listas atraem um maior público do que o post em si. Este post por exemplo se chama Os 10 tipos de conteúdos essenciais para blogs. Quando você resolveu ler o seu conteúdo você sabia especificamente o que iria encontrar.

Muitas pessoas deixam de ler posts e matérias por acharem que haverá muito enredo em torno do objetivo principal. Se o título deste post fosse: Coisas essenciais para um blog, por exemplo. A maioria das pessoas iriam achar que haveria muita enrolação antes de dizer o essencial.

A lista é objetiva, em um mundo que anda sem tempo.

#6 – Infográficos

É sabido que mesclar  design com o conteúdo é muito mais atraente para as pessoas, do que simplesmente uma chuva de frases.

Os infográficos são exatamente isto: a mistura perfeita entre design e texto. Eles passam informações relevantes de uma maneira muito mais leve e lúdica. veja abaixo um exemplo de infográfico utilizado em um post do Blog Monetizze

Viu só como ele consegue passar bastante informação sem ser massante? Por isso, use e abuse dos infográficos em seu blog.

#8 – Cases

Textos, imagens, vídeo. Tudo isto colabora bastante para que seu blog seja consistente. Entretanto, há algo que todas as pessoas querem saber: casos reais.

As pessoas tendem a confiar muito mais na eficácia de um determinado produto ou informação se ela vier acompanhada de depoimentos reais que a valide. E isto é  que chamamos de cases, ou estudos de caso.

Sempre que puder colete relatos de pessoas que seguiram suas dicas ou utilizaram seus produtos e que obtiveram resultados positivos.

A imagem de outra pessoa indicando ou confirmando a veracidade de uma informação, tende a ativar partes do nosso cérebro responsáveis pela empatia. E quando se cria afinidade com algo, fica muito mais fácil de se deixar influenciar por ela.

#9 – Como fazer

Educar as pessoas que acessam o seu blog, é um dos pilares para se gerar conteúdo de forma orgânica. Porém, existe algo que todo mundo pensa ao ler um post que ensine a fazer determinada coisa: como fazer!

A Leroy Merlim é uma das maiores, se não a maior, rede de varejo especializada em materiais de construção do mundo. Entretanto muito dos seus clientes não sabem o que fazer com os materiais de construção. Elas apenas o compram, sabem a que se destina tal material, mas não como concluir um reparo na casa, por exemplo. Diante desta necessidade, a empresa criou diversos materiais ensinando a realizar reparos residenciais com os materiais que eles comercializam.

Sempre que possível crie vídeos de como se fazer o que você ensina ou sugere. Esta é uma das maneiras mais eficientes de se gerar recorrência nas visitas ao seu blog. Quem aprende a fazer algo, terá vontade de aprender mais. Torne o seu blog uma fonte real e prática de conhecimento.

#10 – Pesquisas

Uma das maneiras mais confiáveis e respeitadas de se validar um conteúdo é através de pesquisas. Antes de começar a escrever um conteúdo, veja se há na internet pesquisas que possam validar o que você diz.

Dados e números reais são uma forma preciosa de trazer credibilidade ao seu blog. O período eleitoral é um exemplo clássico da eficácia das pesquisas. Muitos candidatos esperam sair resultados de pesquisas para inseri-las em suas estratégias de marketing eleitoral. E ela muitas das vezes acaba se tornando uma definidora do voto.

#11 – Entrevistas

Imagina o Pelé dando uma entrevista sobre futebol. Se você se interessa pelo assunto, provavelmente pararia para assistir. Isto ocorre porque você sabe que ele tem credibilidade para falar sobre o tema.

Há um gatilho mental que se chama gatilho da autoridade. E ele é ativado quando isto ocorre. Você pensa: vou ouvir essa pessoa, ela realmente sabe do que está falando. E acaba por gerar audiência.

Por isso, insira sempre que possível, entrevistas com especialistas sobre o tema que você aborda em seu blog. Isto fará com que você tenha autoridade no que diz, assim como as pesquisas que já abordamos no item anterior.

Conclusão

Existem diversas formas de conteúdo para se inserir em um blog. Cabe a você definir o mais adequado para sua estratégia.

Se possível mescle conteúdos: pesquisa com infográficos, por exemplo. O que seu blog não pode mesmo ficar sem , é a criatividade.

Mão a obra!
Mas antes dê um passadinha nos comentários e nos diga o que achou deste post.

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

 

 

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.