Thumbnails no YouTube: Saiba o que São e para que Servem

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

No mundo digital, thumbnail é um termo utilizado para se referir a uma imagem em miniatura.

Mesmo que você não saiba exatamente o que significa essa palavra, já se deparou com ela em algum momento – principalmente ao assistir vídeos no Youtube.

A thumbnail escolhida interfere na quantidade de visualizações dos vídeos.

Se ela não for chamativa, o usuário pode perder o interesse em assistir o conteúdo do seu canal.

Por isso, se você está procurando um modo simples de fidelizar seu público-alvo, gerar mais vendas e chamar a atenção do consumidor, deve entender melhor o conceito dessa palavra.

Fique tranquilo, vamos te explicar como tudo funciona!

Confira:

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O Que São Thumbnails?

Em inglês, thumbnail significa ‘’unha do polegar’’.

Como você pode perceber, estamos nos referindo a algo extremamente pequeno, porém, muito importante.

Por exemplo, quando você está procurando uma palavra-chave no Youtube, a plataforma te mostra vários vídeos e canais com conteúdo relacionado ao que você procura.

Do lado esquerdo, aparece uma imagem comum.

Se clicar no link, vai poder assistir o que deseja.

Ao passar o mouse em cima da imagem, aparece uma pequena parte do vídeo.

Essa imagem pequena do lado esquerdo é a thumbnail.

Mas não é só no Youtube que esse conceito tem importância.

As thumbnails aparecem quando você busca fotos no Google, quando olha a galeria do seu celular (as fotos uma do lado da outra em tamanho miniatura) e até mesmo em Blogs.

Como você pode ver, esse conceito é muito importante em diferentes ambientes digitais.

Elas também aparecem em lojas virtuais (quando você procura um produto específico e o site te mostra as opções disponíveis), nas redes sociais e arquivos do WhatsApp.

Para Que Servem As Thumbnails?

Normalmente, as pessoas ficam com mais de uma aba aberta ao mesmo tempo.

No celular, há alguns aplicativos e programas pesados que podem comprometer a velocidade do dispositivo.

Você já percebeu como algumas imagens demoram muito para serem carregadas?

Por isso, as miniaturas são utilizadas para otimizar o tempo do usuário, fazendo com que ele precise esperar menos tempo para acessar o que está procurando.

Visualizar miniaturas é extremamente mais prático, pois você consegue ver todas as opções em tamanho pequeno, porém suficiente para descobrir o que quer achar.

Caso se interesse pelo imagem, é só clicar nela para ampliá-la.

Você já entendeu a importância desse termo e porque ele é utilizado em imagens e sites como uma forma de carregar as imagens com mais rapidez.

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As Thumbnails São Arquivos Leves

Ou seja, o tempo de carregamento delas é bem menor.

Porém, as thumbnails se tornam ainda mais relevantes quando se fala de conteúdo audiovisual.

Os vídeos, no Youtube ou qualquer outra plataforma de vídeo, influenciam a opinião e tomada de decisão dos usuários, aumentam as taxas de clique e de conversão.

Isso significa que você pode estar perdendo tempo e dinheiro se ainda não tiver um canal no Youtube para divulgar a sua marca e virar uma referência na sua área de atuação.

Não dá para dizer que o conteúdo audiovisual não é importante para a sua estratégia de marketing digital.

Só que para o seu canal realmente atingir os resultados objetivos, é preciso dedicação, esforço e atenção as principais tendências do mundo virtual.

Não adianta criar um canal e deixá-lo abandonado.

É nesse momento que a thumbnail entra em ação: se ela realmente chamar a atenção do usuário, ele vai se interessar pelo vídeo e assisti-lo.

No Youtube ou em diversas redes sociais, ela é o primeiro contato do consumidor com o conteúdo oferecido por você.

Claro que os títulos e a legenda do vídeo são muito importantes, mas uma Thumbnail bem feita e estratégica é uma forma de chamar a atenção do público.

Onde A Thumbnail Pode Ser Utilizada?

Atualmente, as miniaturas de imagens são extremamente utilizadas no Youtube.

Porém, sites de e-commerce, Blogs e sites também sabem a importância desse conceito para alavancar as vendas.

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Quais Os Elementos Que Compõe Uma Thumbnail?

O primeiro passo é entender um pouco mais do Youtube e como essa plataforma funciona.

Se você tem um pouco de conhecimento em marketing digital, sabe que o Google possui um algoritmo que tem como principal objetivo trazer mais qualidade nas pesquisas para os usuários.

Como o Youtube também é uma ferramenta de buscas, ele também possui algoritmos e mecanismos que funcionam de forma automática para ranquear os melhores vídeos para o usuários.

Isso significa que quanto mais você trabalhar na escolha de palavras-chave e marketing de conteúdo, mais fácil vai ser colocar seu vídeo nas primeiras posições e fazer com que o usuário escolha um vídeo do seu canal em vez dos outros.

Uma das formas de ganhar da concorrência é escolhendo uma boa thumbnail.

Dessa forma, as pessoas vão se sentir mais atraídas pela pequena imagem do vídeo e se interessar pela sua página.

Ela pode fazer com que você consiga muito mais cliques, visualizações, curtidas, comentários e todos os benefícios que aparecem quando o público se sente engajado pelo conteúdo que você oferece.

Por isso, vale a pena entender os principais elementos de uma thumbnail para que você possa usá-la como uma técnica para atrair mais pessoas para o seu canal.

Confira:

Texto

Não importa qual o seu negócio ou quais as redes sociais que você utiliza: o texto é um dos principais fatores de qualquer estratégia.

Em uma thumbnail, você pode utilizar o texto para complementar o resto do título ou colocar algum número, para mostrar que o vídeo faz parte de uma uma ‘’série’’ e possui mais de uma parte.

Como a thumbnail é uma miniatura, o texto deve ser extremamente pequeno.

Na verdade, ele está mais para uma frase ou menos do que isso.

Não exagere na quantidade de caracteres.

Utilize expressões pequenas que não passem de quatro palavras.

Outro fator que não pode ficar de fora é a adequação à sua persona.

Se você está montando uma thumbnail para um vídeo mais sério, utilize uma fonte ou cor mais séria para que haja uma relação com o vídeo.

Imagem

As imagens são um fator essencial da sua thumbnail no Youtube.

Uma técnica muito utilizada pelos donos de canais na plataforma é o uso de um momento (imagem) capturado no vídeo sendo colocado na thumbnail.

É uma estratégia bem interessante, já que mostra ao público um pouco do assunto do vídeo.

Mas caso o vídeo seja de uma apresentação, vale a pena colocar uma foto bem legal da pessoa que irá falar.

Cor

A cor também é importante. Escolha uma que crie um contraste com a imagem, para facilitar a leitura.

Para você realizar um bom trabalho em relação as cores, é importante entender a relação delas com a psicologia.

Cada uma tem um significado e por isso, pode ser utilizada como uma estratégia de fidelização com a marca.

Elas também ajudam a realçar alguns elementos e despertar o interesse do usuário que pretende assistir o vídeo.

Ícones

A linguagem pode influenciar a miniatura utilizada.

Os ícones são uma forma de se comunicar com as pessoas, só que sem ocupar muito espaço.

Sabe aquele ditado popular ‘’Uma imagem vale mais que mil palavras’’?

Pois é.

Se você souber escolher o ícone certo, vai despertar a atenção das pessoas.

Ele precisa estar relacionado ao título do vídeo e a foto da thumbnail.

Memes e emojis também fazem parte dessa categoria.

Objetividade

A sua thumbnail precisa ter uma conexão com o vídeo.

Ela precisa mostrar de uma forma explícita o que será abordado ao decorrer da apresentação.

Se o usuário clicar no vídeo por causa da thumbnail, ele vai estar esperando que a imagem utilizada tenha uma conexão com o assunto que será apresentado durante o conteúdo.

Caso ele sinta que não há relação entre os dois componentes, é bem provável que ele pare de assistir o vídeo.

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Como Criar Uma Boa Thumbnail

Se você deseja publicar vários vídeos no seu canal, vai precisar adaptar as thumbnails ao conteúdo de cada um deles.

O primeiro passo é se certificar que a thumbnail possui uma relação com o vídeo que você quer divulgar.

Obviamente a imagem precisa ser extremamente interessante, mas se ela estiver fora do contexto, os usuários não vão gostar.

Por isso, faça uma união das duas coisas: objetividade e qualidade.

Além do conteúdo da apresentação, é importante combinar a thumbnail com o título que você vai escolher.

Depois de criar uma relação entre todos esses fatores, é hora de partir para a parte gráfica.

Comece a pensar nas cores e ícones que você deseja utilizar.

Esses componentes também devem estar relacionados com a imagem escolhida, título e vídeo.

Como você já sabe, é totalmente possível colocar uma imagem do vídeo na thumbnail.

Por isso, ao fazer a gravação, pense em ângulos e lugares interessantes que serão utilizados no vídeo e que possam ser colocados na thumbnail.

Mas não se esqueça da identidade visual do seu negócio.

As cores da sua marca são o vermelho e branco?

Tente colocar essas duas cores nas thumbnails, se possível.

Isso ajuda a criar uma conexão do telespectador com a sua marca e todas as suas redes sociais.

Melhores Editores De Imagem Para Criar Thumbnails

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Existem muitos programas, aplicativos e sites onlines nos quais você pode criar thumbnails.

Se você tem um canal ativo no Youtube, é bem provável que utilize diversas thumbnails.

Algumas podem até ter os mesmos ícones ou serem parecidas, mas o conteúdo precisa ser original.

Por isso, você pode utilizar alguns programas de edição para deixar o seu canal do jeito que você quiser.

É importante lembrar que caso você não tenha experiência em editar imagens ou sinta que não goste de mexer com isso, é necessário contratar um profissional que faça esse trabalho por você.

O que não dá é para colocar qualquer imagem, texto, cor ou ícone na thumbnail.

Não se esqueça de que esses componentes são essenciais para despertar a atenção do público que está procurando pelo conteúdo que você tem para oferecer.

Caso você seja a pessoa que irá fazer as próprias thumbnails, confira os melhores programas para criá-las e editá-las:

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Adobe Photoshop

Há diversos programas para criar conteúdo visual e com certeza muitos deles são extremamente eficientes.

Mas não há nenhum que seja mais famoso que o Adobe Photoshop.

Esse programa está no mercado há anos e é o queridinho de designers, arquitetos, publicitários ou qualquer outro profissional que tenha que lidar com imagens.

Ele oferece diversas funções e você pode utilizá-lo para criar as thumbnails do seu canal ou de qualquer outro site que você tenha para colocar imagens em miniatura.

A desvantagem é que o Photoshop é mais utilizado por pessoas com conhecimentos avançados. Isso significa que se você já tiver um pouco de experiência, vai poder criar thumbnails sem grande dificuldade.

Porém, caso você seja iniciante, vale a pena fazer um curso de Photoshop ou então pedir a ajuda de um profissional que realmente saiba utilizá-lo.

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Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite a criação e edição de imagens, capas para e-Books, gráficos, currículos personalizados e muito mais.

O site é gratuito, porém, caso seja necessário para você, existe a possibilidade de contratar o Canva Pro e contar com recursos ainda mais eficientes!

Felizmente, as thumbnails podem ser criadas gratuitamente e com muita facilidade no Canva.

A grande vantagem do Canva é que ele pode ser utilizado por pessoas iniciantes. Basta seguir as instruções necessárias.

É uma plataforma muito simples de mexer.

Na minha opinião está entre as melhores e é uma das principais que eu uso.

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Fotor

O Fotor é uma ferramenta online de imagens e fotografias.

Ele também pode ser utilizado para você criar as Thumbnails que deseja.

Você pode fazer montagens, editar imagens, aplicar efeitos e escrever textos. Tudo depende do que você precisa.

Basta entrar no site para começar o seu trabalho.

Apesar de tudo, não é tão conhecido quando o Adobe Photoshop e o Canva.

Mesmo assim, o Fotor é relativamente fácil de mexer e extremamente acessível.

O site conta com diversos recursos que podem ser utilizados tanto por profissionais iniciantes quanto avançados.

 

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