Tudo o que você Precisa Saber Sobre Growth Marketing!

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Se você está na área de marketing ou vendas há algum tempo, com certeza já leu ou ouviu o termo Growth Marketing ou Growth Hacking. Mas afinal, o que significam essas expressões e por que conhecer esses conceitos é importante?

O Growth Marketing pode ser exatamente o que a sua empresa precisa para começar a crescer! Por isso não deixe de conferir o conteúdo a seguir e descubra como usar o Growth Marketing no seu negócio.

O que é Growth Marketing?

Growth Marketing é uma estratégia de crescimento para negócios. Essa estratégia consiste em focar não somente no crescimento do volume de clientes atraídos, mas também em manter e fortalecer o relacionamento que você já tem com os seus clientes atuais.

Crescimento é algo que todas as empresas buscam, em tese, mas muitas vezes o foco das áreas de marketing e vendas acaba se voltando para metas menores ou muito pontuais.

O Growth Marketing faz com que o crescimento exponencial e constante se torne mais do que uma meta, mas sim uma verdadeira mentalidade orientada a crescimento.

Dessa forma, implementar o Growth Marketing significa mais do que apenas focar no aumento das suas vendas. É pensar em toda a jornada do cliente e reter cada um deles ao seu negócio, criando relacionamentos duradouros e incentivando as pessoas a indicarem a sua empresa.

Por que que adotar o Growth Marketing?

Atualmente, as áreas de marketing já adotam várias tendências e estratégias esperando mais crescimento. Porém o Growth Marketing pode ser um complemento para quem vê os números de topo de funil crescerem, mas não consegue transformá-los em vendas e nem reter esses clientes após a compra.

Um dos objetivos dessa estratégia é fazer com que os clientes que você ganha sejam mantidos na sua base, retornando para novas conversões e inclusive recomendando o seu negócio para outras pessoas.

As áreas de marketing muitas vezes possuem brechas nos processos que acabam levando os clientes a não retornarem para novas compras, e outros problemas de aquisição de clientes ao longo do funil de vendas. Com o Growth Marketing, é possível localizar esses pontos de problema e corrigi-los.

 Qual é a diferença entre Growth Marketing e Growth Hacking?

O Growth Marketing é uma estratégia de expansão a longo prazo. Já o Growth Hacking engloba a solução de brechas em processos (chamadas de hacks) que podem potencializar a eficiência dos canais de marketing e de comunicação. Além disso, vale lembrar que os hacks podem existem em outros setores da empresa, e que o Growth Hacking pode ser aplicado também em outras áreas.

Portanto, o Growth Marketing é derivado do Growth Hacking. Os conceitos são similares, mas a principal diferença é que: enquanto no marketing o foco é crescimento ágil por meio da aquisição, da conversão e retenção de clientes, no Hacking o grande centro da estratégia é a experimentação de hipóteses a partir da identificação de problemas, para gerar crescimento rápido no negócio com menos custos.

Uma estratégia de Growth Hacking pode ser resumida em cinco passos:

  • Brainstorming
  • Definição da hipótese
  • Testagem
  • Análise de resultados
  • Definição das próximas etapas

 Como implementar uma estratégia de Growth Marketing

Uma estratégia de Growth Marketing tem como foco principal o crescimento dos resultados da área de marketing, mas também a retenção e o relacionamento com os clientes já conquistados.

Por isso, o foco da equipe de uma equipe Growth deve ser não somente de criar conteúdo atrativos, mas também garantir que o consumidor tenha outros pontos de contato com a marca durante e a após a compra.

Dessa maneira, todos esses pontos precisam ser experiências de valor, que tenham alta qualidade para que o cliente crie vínculos com a marca e opte por fazer novas compras no futuro.

Esse contato pode ser feito por meio de novos e-mails marketing, pesquisa de NPS, cupons de desconto para próxima compra caso o cliente indique seu negócio para um amigo e cartões fidelidade por exemplo.

Além disso, todo o conteúdo desde o início até o final do funil Growth deve ser pensado considerando a experiência do usuário com a sua empresa. Para isso, muitas empresas também adotam metodologias ágeis nos processos de criação de estratégias de marketing.

 O que é o funil  Growth?

Você com certeza deve conhecer o funil de vendas tradicional, mas já ouviu falar do funil Growth que comentamos anteriormente? Ele é fundamental para a sua estratégia de crescimento ágil no marketing, e consiste nas seguintes etapas:

Etapa 1) Potencial cliente reconhece a marca (por meio de redes sociais, campanhas de anúncios, vídeos, webinars, landing pages).

Etapa 2) Conversão (potencial cliente se torna um lead)

Etapa 3) Ativação (cliente faz a compra)

Etapa 4) Retenção (manter a satisfação dos clientes que já compraram)

Etapa 5) Recomendação (seus clientes recomendam seu negócio nas redes sociais ou diretamente para amigos)

Etapa 6) Avaliação de dados (estudar quais clientes têm maior ticket médio e como aumentar os dos clientes cujo valor é mais baixo).

 

 

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