10 Dicas para Instagram: Como atrair mais seguidores

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Existem muitas maneiras de obter seguidores e seguir as dicas para Instagram e fazer seu perfil crescer sem investir ajuda muito, e para isso é necessário utilizar as melhores estratégias.

Só quem usa o Instagram sabe que para fazer ele crescer não é fácil, ainda mais nos dias de hoje onde a entrega do orgânico está tão baixa.

E você também está nessa luta para crescer seu perfil e conseguir seguidores?

Acho que todo mundo sonha em reunir centenas de milhares, senão milhões de pessoas em seu perfil.

Mas é fato que a maioria dos usuários do Instagram não consegue, isso porque acham que basta fazer algumas postagens e aguardar que o perfil cresça automaticamente, eles presumem que as visitas no perfil chegam de forma automática sem muito esforço.

E quando isso não acontece, logo desistem de usar e não sabem a mina de ouro que estão deixando de lado.

Se você quer atrair mais seguidores no Instagram você precisará de uma boa estratégia de marketing digital aliado a criação de conteúdo de qualidade.

A primeira coisa é entender como encontrar seu público-alvo, e depois criar conteúdo para eles, algo que eles gostem, que desejam consumir.

E depois disso é ter certeza que seu conteúdo é criativo e que alcance o máximo de pessoas possíveis. As pessoas que se identificarem com ele irão segui-lo à medida que consomem seu conteúdo.

Atraia mais seguidores com essas 10 Dicas para Instagram

Para atrair seguidores você não precisa investir muito, desde que tome as ações corretas, às vezes tudo que você precisa é acertar a mão como criador de conteúdo e automaticamente os seguidores virão.

Porém não é só isso, é necessário conhecer bem a ferramenta e o que cada coisa faz e qual sua função, utilizar os recursos certos e na hora certa.

Abaixo estão as 10 principais dicas para você obter mais seguidores no Instagram.

1 – Planeje suas postagens no Instagram

Aqui a ideia é não ter conteúdo aleatório no canal do Instagram, tudo tem que ter uma intenção, e para isso, crie uma linha editorial e um calendário para te auxiliar. Siga essa linha, pois ela ajudará seu seguidor a se identificar com seu conteúdo.

Ter um calendário editorial ajudará você a não se perder com aquele pensamento sobre o que vou postar hoje?

Com sua linha editorial bem definida e seu calendário de conteúdo definido, você poderá criar uma programação de postagens para todo seu conteúdo principal no Instagram. Inclusive isso ajudará você a ganhar tempo para outras ações e conteúdos extras como Lives, Reels e outros conteúdos que desejar.

Isso também evita que fique postando de tudo a qualquer hora, afinal ninguém gosta de SPAM no feed, certo!?

2 – Melhores horários para postar

Veja os melhores horários para você postar através do Insights e fazendo testes, depois analise qual lhe gera mais resultados e o adote como principal.

É muito comum o feed do Instagram ficar muito cheio de conteúdo e o seu se perder junto a muitos, e saber escolher os melhores horários para você é melhor, e isso também não quer dizer que estão consumindo seu conteúdo as 16h e 18h que você vai somente postar nessas horas.

Cuidado, faça testes para encontrar o que é melhor para seu perfil no Instagram, e teste muito até achar o melhor.

3 – Obtenha curtidas

Com a regularidade de postagens em seu canal do Instagram o que você deseja realmente são seguidores e compartilhamentos para fazer ele crescer, mas virão as curtidas primeiro, elas são resultados do envolvimento do visitante com seu conteúdo, e isso é muito bom, pois quanto mais curtidas, mais eles se envolvem.

Conseguir curtidas é uma excelente forma de criar um público específico para quem interage com suas postagens, você pode anunciar para eles depois e fazer o que chamamos de remarketing, e a partir disso começam a ver mais você através dos seus anúncios, isso tem um impacto positivo em tudo que você faz.

4 – Compartilhe as postagens no Facebook

Sabemos que o Facebook é dono do Instagram, e além disso também sabemos que o público no Facebook ainda é muito grande e provavelmente seu perfil lá deva ter muitos amigos.

Por esse motivo, você pode colocar suas postagens do Instagram e pedir que seus amigos curtam e compartilhem.

Você pode postar diretamente pelo aplicativo ou agendamento e marcar para aparecer nos dois, ou pode fazer manualmente.

É fato que a maioria dos seus amigos vejam o seu conteúdo, mas apenas alguns ajudarão.

5 – Direcione seu público

Qual o principal objetivo do seu perfil no Instagram? Você sabe bem quem está tentando alcançar e porque quer fazer isso?

Essas são perguntas que você precisa ter a resposta bem clara em sua mente, isso porque seu conteúdo precisará atender as necessidades dessas pessoas de forma clara, e entender esse público facilitará sua vida.

Por exemplo, vejo muitas empresas de RH postando vagas e mais vagas no perfil do Instagram, será que elas atingem o público desejado ou será que eles querem isso? Ou só estão fazendo spam? Falo isso porque no final vejo pouco crescimento e engajamento nesse tipo de conteúdo.

Agora quando você vê conteúdos ajudando o profissional que está em busca de emprego, material que ajuda no desenvolvimento pessoal, em uma entrevista, ou mesmo uma Live com outro profissional contando sua história e trajetória profissional, isso atrai muito mais pessoas e promove a marca.

Outro exemplo, seria uma empresa de contabilidade falando só de impostos, será que as pessoas querem saber disso? Ou um dentista falando só dos tratamentos, muitas vezes as pessoas não se conectam ao conteúdo gerado.

Entenda o que seu público quer e atenda a necessidade dele. Talvez seja necessário testar muito até encontrar o tipo de conteúdo ideal.

6 – Escolha bem as hashtags

Aprenda a usar as hashtags para cada postagem no Instagram, elas funcionam como palavras-chaves e categorias, pois ajudam a classificar melhor suas postagens em contextos. Isso permite que todo o conteúdo seja encontrado de forma mais fácil nas pesquisas.

Somente evite fazer spam de hashtags ou repeti-las em todos os conteúdos que fizer, faça escolhas de acordo com a relevância à postagem e ao nicho que atua.

Procure também testar, utilize hashtags especificas em vez das genéricas que muitas vezes são mais concorridas. Mas o principal é utilizar aquelas que as pessoas estão utilizando ou caso contrário estará falando para o vento.

7 – Escreva uma boa BIO

Muitos dos visitantes em seu perfil vão olhar para o seu perfil no Instagram e conhecer a sua bio antes de realmente escolher segui-lo.

Se seu perfil não tem uma biografia atrativa e/ou clara para quem chega até o seu perfil, e um link para mais informações como seu site, blog ou outro canal, então você poderá estar perdendo uma grande oportunidade.

Escreva uma bio que incentive as pessoas a te conhecerem mais, a seguir seu canal, aqui você também precisa testar até chegar ao ponto ideal.

8 – Escreva legendas sensacionais

A legenda é um recurso que a ferramenta tem, seja para suas postagens em fotos ou vídeos.

E são com elas que todos conhecem mais seu conteúdo, seja fazendo uma pergunta ou descrevendo algo, isso beneficia seu público-alvo de forma muito importante, já que ali você coloca também chamadas para ação.

Aprenda a escrever legendas sensacionais, isso fará com que o usuário passe mais tempo em seu conteúdo e isso é maravilhoso para você e para a ferramenta.

Faça com que as pessoas se envolvam com suas postagens. Aprenda a encantar as pessoas.

9 – Atraia seguidores para o Instagram

A forma mais simples de conseguir seguidores no Instagram é conquistando-os. Alguns ainda vão dizer que comprar seguidores vale a apena, mas cuidado, isso pode matar seu perfil no Instagram sem você perceber.

E como conquistar as pessoas no Instagram?

Minha dica é sigas as regras e ouse naquilo que puder. Procure utilizar todos os recursos sem exceção que a ferramenta oferece.

Crie conteúdo de qualidade, e melhor ainda, aquele conteúdo sensacional que seu público quer realmente consumir, identifique naquilo que produz o que atrai mais pessoas e partir disso você segue essa linha.

Quando você entender o que seu seguidor realmente quer consumir e produzir isso para ele, você estará pronto para crescer no Instagram de forma que nem você imaginava.

Mas tudo isso é um processo, são realmente poucas pessoas que estão dispostas a seguir em frente com ele, dá trabalho e por isso muitos desistem.

Espero que tenha motivação para fazer tudo, pois tenho certeza que você vai crescer muito se seguir esse caminho.

10 – Parcerias com influenciadores e colabs para promover o canal

Você deve conhecer algum influenciador ou outra pessoa de um segmento relacionado ao seu e, que possa também agregar para seu público através de colabs.

Os influenciadores são as pessoas mais populares no Instagram que possuem muitas vezes milhares de seguidores, nesse caso provavelmente você vai precisar pagar para ele lhe indicar de alguma forma.

Mas outra opção muito boa é fazer colabs, onde você pode fazer Lives com parceiros que agreguem com conteúdo deles e vice-versa, além disso, existem o compartilhamento de audiência, onde ele aparece para a sua e você para a dele.

Todo mundo ganha nesse modelo. Veja quais pessoas do seu networking que podem te ajudar com isso e comece o quanto antes, faça lives regulares para alcançar mais pessoas.

Dica Bônus: Concursos e Desafios

Concursos se bem elaborados são uma maneira certa de aumentar o engajamento com seu público.

Você pode criar desafios com tarefas como por exemplo seguir seu canal e curtirem postagens especificas para desbloquearem novos conteúdos.

Além disso, você pode gerar recompensas especiais para aqueles que cumprirem todas as tarefas. E até recompensas bônus por indicação.

Essa pode ser uma excelente forma de engajar e atrair mais seguidores e pessoas para te conhecerem.

Entendeu como atrair mais seguidores com as Dicas para Instagram

Espero que tenha gostado das dicas para Instagram, e que coloque todas em prática e comece a atrair muitos seguidores para seu perfil.

Se você seguir as dicas acima seu perfil começará a crescer cada vez mais, mas não pare de ouvir seus seguidores e o que eles gostam para sempre que possível inovar.

Boa sorte e sucesso para você!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.