10 tendências de Marketing Digital para 2022

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

As tendências de marketing digital para 2022 contemplam o crescimento de aplicativos como o TikTok, o surgimento de tecnologias que seguem a metodologia da Inteligência Artificial e estratégias específicas que guiam o dia a dia do profissional de marketing, com foco em atender os novos hábitos do consumidor.

Todos os dias surge uma nova tendência de marketing digital, não é mesmo? Redes sociais viralizam, memes se tornam destaque em campanhas de marketing e as novas tecnologias surgem para atender, cada vez mais, as necessidades dos usuários. 

Há quem diga, inclusive, que vivemos dez anos em apenas um diante todo este cenário de transformação digital, inovação e aceleração devido à pandemia do novo coronavírus nos últimos tempos. 

Investir no universo digital tornou-se, então, prioridade para quem deseja seguir crescendo e retendo capital. Quem investe em ações de marketing precisa adaptar-se aos hábitos e costumes de seus consumidores, ficando de olho nas tendências do mercado. 

E é exatamente por isso que preparamos este post com as 10 maiores tendências do universo digital, explicando um pouco mais sobre cada uma delas e a melhor maneira de aplicá-las. Vamos conferir? 

Boa leitura!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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Chatbots Inteligentes

Sem dúvidas, este é um dos maiores avanços da tecnologia digital, sendo algo que pode, inclusive, revolucionar o atendimento. O chatbot nada mais é do que um robô inteligente, como o Robô Afiliado, que conversa com os usuários de determinado produto e/ou serviço.

A missão deste robô é realizar atendimentos virtuais, responder perguntas, esclarecer dúvidas, atender reclamações dos usuários, entre outros aspectos. Em algumas situações, os bots são tão eficientes no atendimento ao cliente quanto um atendente humano. A sua capacidade envolve desde fazer orçamentos a realizar vendas de produtos e/ou serviços.

O uso mais comum do chatbot no marketing é facilitar o atendimento e a experiência do usuário. Com o uso de um bot — nome pelo qual os robôs também são chamados —, é possível otimizar o tempo de uma equipe de atendimento ao deixá-lo por conta de resolver os problemas mais simples. Assim, o usuário pode receber atendimento sempre que precisar — 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Entre as suas principais vantagens está o atendimento em diversos canais, como WhatsApp, Telegram, site ou redes sociais. Com ele, é possível também manter um histórico de interações do cliente e fazer uma integração com um software de CRM, caso você utilize um.

Como tendência de marketing digital para 2022, podemos destacar o uso dos chatbots inteligentes para:

  • qualificar e gerar leads;
  • coletar dados de usuários e/ou mercado;
  • melhorar os processos de vendas e atendimento;
  • otimizar a gestão dos processos;
  • aplicar conceitos de lead scoring.
  • e muito mais.

Pesquisa por voz

Segundo pesquisa publicada pela empresa de ciência de dados Ilumeo, apenas durante a pandemia, o uso de assistentes virtuais cresceu 47% entre os brasileiros. Isso reforça a praticidade desse tipo de pesquisa que, com apenas algumas palavras, o usuário encontra com facilidade a informação que está buscando.

Aparelhos como Amazon Echo (a Alexa), Homepode da Apple e o Google Home já são capazes de indicar a previsão do tempo, fazer pesquisas, criar listas de tarefas, fazer compras, tocar músicas, configurar alarmes e até controlar outros equipamentos conectados a eles, como ar condicionado, iluminação ou aparelhos eletrônicos. Dessa forma, eles trazem praticidade e agilidade para as tarefas cotidianas.

No marketing digital, os assistentes por voz são um enorme campo a ser explorado. Por isso, invista em estratégias direcionadas para esses aparelhos com a produção de conteúdo no formato de áudio — audio posts, podcasts ou audiobooks — e a criação de novos produtos que possam se conectar com esses assistentes, ampliando, assim, o seu portfólio de produtos.

Esse tópico já é tendência e aumentará ainda mais em 2022. O desafio será produzir conteúdos de qualidade e que sejam de fácil entendimento, soando natural assim como o tipo de vocabulário utilizado pelo público adepto a este tipo de busca. 

Identificar o perfil dos clientes e potenciais clientes que utilizam a pesquisa por voz ajudará você a elaborar temas que os interessem e, consequentemente, aumentem a sua taxa de conversão.

Inteligência Artificial 

Já falamos anteriormente sobre o uso de chatbots, que segue uma linha de estudo da Inteligência Artificial (IA), mas agora vamos falar da IA em sua totalidade. Afinal, já podemos encontrá-la no carro autônomo, nos sistemas de atendimento de clínicas e hospitais, nos programas de computadores, no chão de fábrica, nas redes sociais e muito mais.

A Inteligência Artificial está por todos os lugares, inclusive no marketing digital. O seu crescimento no mercado tem aberto portas e impulsionado o lançamento de novos softwares, plataformas e ferramentas que oferecem suporte e orientam equipes em todos os processos de definição de metas e execução de campanhas, desde a seleção da estratégia de segmentação adequada até a coleta de insights sobre o desempenho em tempo real.

O principal objetivo da IA no marketing é automatizar processos que antes eram feitos manualmente. Isso economiza muito tempo dos profissionais e faz com que eles possam se concentrar em tarefas mais importantes — como o desenvolvimento e a execução da estratégia — e centralizar as informações em um único local, evitando, assim, o extenso número de planilhas. 

Afiliados e produtores podem utilizar a IA em diversas etapas do processo de vendas, entre eles destacamos: análise de dados, construção de personas, atendimento ao cliente, segmentação de público e campanhas digitais.

Estratégias omnichannel

Essas estratégias foram destaque nos últimos anos e seguem como tendência em 2022. 

E sabe por que? O consumidor tem sido cada vez mais exigente. Ele sabe que tem opções de escolha e faz questão de ser bem atendido. Por isso, quando falamos em omnichannel, estamos falando em oferecer diferentes canais para que esse consumidor possa interagir com o negócio e solicitar atendimento no canal que ele tem mais facilidade (ou afinidade) de utilizar. 

De forma resumida, as estratégias omnichannel oferecem liberdade de escolha ao cliente, que pode optar de que forma ele deseja comprar ou interagir com o seu negócio. 

No marketing digital essas estratégias possibilitam:

  • atender de forma personalizada e customizada;
  • aumentar a geração de leads e conversões ao disponibilizar múltiplos canais;
  • ampliar a satisfação de clientes e eficiência nos atendimentos;
  • fortalecer a marca no mercado;
  • reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • trazer mais agilidade ao fluxo de trabalho;
  • reduzir custos por meio da automatização de atividades;
  • melhorar a rentabilidade, devido ao aumento da produtividade da equipe.

Portanto, se você ainda não implementa estratégias omnichannel no seu negócio, está na hora de integrar os seus diferentes canais de atendimento e melhorar os seus resultados.

Vendas pelas redes sociais

Prática bastante comum no mercado de afiliados e que segue em ascensão, as redes sociais já são trabalhadas como um canal de vendas e, por isso, mais uma vez, o comércio digital segue como uma das maiores tendências de marketing digital.

Logo, é importante tomar os cuidados necessários para tornar a experiência de compra dos usuários simplificada e acessível para todos, principalmente quando a divulgação é realizada nesses canais. Pesquisas mostram que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência de compra, logo, invista nesta estratégia!

Produtores e afiliados podem produzir conteúdos de qualidade, preparar um calendário editorial com publicações frequentes e contínuas, campanhas de tráfego pago através das redes sociais — como Facebook e Instagram —, além de ações de relacionamento e proximidade com o seu público.

Responsabilidade social

Os consumidores têm cobrado, cada vez mais, que as empresas sejam socialmente responsáveis. 

Isso quer dizer que uma empresa com responsabilidade social olha diretamente para o bem-estar de todos ao seu redor, desde os seus colaboradores às pessoas que compram e contratam os seus produtos e/ou serviços. 

A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, mexeu bastante com as emoções de todos e isso se refletiu também nas marcas, que perceberam inúmeras fragilidades diante das rápidas mudanças do mercado. 

As marcas que souberam assumir a sua condição humana e compreender o seu papel em um cenário de incertezas, conseguiram se conectar mais com as pessoas. Isso nos mostra que, além de se humanizarem, ganharam a identificação dos consumidores. Dessa forma, estarão em alta as ações que destaquem compromissos sociais, como a sustentabilidade e a diversidade.

Os consumidores querem que as empresas não se comprometam apenas com o seu lucro, mas com as pessoas e o planeta. E isso deve estar presente em seus processos internos, contratação de pessoas, criação de produtos, campanhas publicitárias, entre outros aspectos. Não é apenas marketing, mas sim posicionamento!

Marketing Interativo

Essa não é uma estratégia nova, mas segue como tendência. Isso porque é preciso seguir criando experiências únicas para os usuários, experiências que se destaquem entre tantas outras já disponíveis no mercado.

E-books, infográficos, enquetes, quizzes, questionários, vídeos e podcasts são algumas das opções de conteúdos que podem ser utilizadas no marketing interativo. Esses conteúdos visam conectar as marcas com os seus consumidores de forma interativa, despertando o interesse e seu engajamento. 

Podemos dizer, inclusive, que essa é a premissa do marketing interativo: encorajar os usuários a interagirem com o produto ou serviço, guiando-os por todas as etapas do funil de vendas.

Marketing de influência

Esse tipo de estratégia já é utilizado há bastante tempo no marketing digital, estratégia em que as marcas contratam influenciadores com milhões de seguidores para promover os seus produtos e/ou serviços. 

Isso ocorre devido a admiração do usuário ao estilo de vida daquele influenciador ou o desejo de conquistar o sucesso / conhecimento que ele aparenta ter em determinada área ou situação. É dessa forma que esses influenciadores conseguem prender a atenção das pessoas e isso é essencial para converter vendas.

O marketing de influência segue, então, como tendência, mas agora com uma nova geração. Quando as marcas começaram a entender que quanto maior o influenciador, menor o ROI, optar por aqueles que possuem menos seguidores começou a trazer bons resultados. Com isso, surgiu a estratégia de marketing com microinfluenciadores. 

Eles têm poucos seguidores, mas seguidores fiéis e dedicados — que realmente se envolvem com o conteúdo divulgado. O público deles é mais segmentado, o que permite que as marcas encontrem mais facilmente pessoas interessadas em seus produtos e/ou serviços e, consequentemente, aumente a sua taxa de engajamento e conversão.

TikTok

O TikTok se consolidou não só no Brasil como no mundo todo. Em 2020, ele se tornou o aplicativo mais baixado no mundo, com mais de 961 milhões de downloads. Já em 2021, no primeiro semestre, ele conquistou 83 milhões de instalações. Com tamanho crescimento, a rede integra a lista das principais tendências de marketing digital para seguir de olho em 2022. 

O sucesso foi tanto que no Instagram já podemos usufruir de uma funcionalidade semelhante ao TikTok, o Reels. Assim como o aplicativo TikTok, o Reels do Instagram também deve ser acompanhado de perto, pois tende a crescer ainda mais. 

Não esqueça de que entender a linguagem de conteúdo que essas plataformas estão consolidando é muito mais importante que estar, de fato, presente nelas. 

Os vídeos postados nelas são rápidos e pouco se preocupam com a qualidade profissional. Eles buscam mesmo é explorar os efeitos e as trilhas para criar um conteúdo criativo e que viralize. Além de animar e divertir as pessoas, servem também para educar e informar com toques de humor.

Storytelling

Quando feito da maneira certa, o storytelling pode aumentar, e muito, as vendas. Se você ainda não ouviu falar dessa estratégia, o storytelling nada mais é do que contar histórias. 

No contexto do marketing, essa técnica serve para transmitir uma mensagem de um jeito mais assertivo ao seu público e, para tal, utiliza-se elementos específicos, como personagens, cenários, conflitos e mensagens. 

Blogposts, e-books, whitepapers, sites, anúncios e até mesmo a comunicação interna recebem um toque especial com histórias e têm mais potencial de cativar as pessoas — não apenas consumidores, como parceiros e até investidores.

Esta técnica tem ajudado muitos produtores e afiliados a entregarem um conteúdo de qualidade e que convença o consumidor a efetivar a compra.

Conclusão

As tendências de marketing digital se alteram frequentemente, não é mesmo? O segredo é saber prever essas mudanças e se adaptar a elas. Dessa forma, você terá a oportunidade de se destacar no mercado digital e de afiliados.

Não é necessário aplicar algo em cada uma delas. Avalie o cenário atual do seu negócio e utilize as tendências que estiverem mais alinhadas com a sua abordagem comercial. 

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