10 termos de marketing digital que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

10 termos de marketing digital que você precisa conhecerAo ingressar no mercado de afiliados, muitos termos de marketing digital veem juntos. Para que você não fique perdido no meio dos conteúdos ou até mesmo em uma conversa com outros profissionais da área, é necessário que você conheça cada um deles.

Além disso, você precisará desses termos diariamente para produzir seus conteúdos e aplicar as estratégias de vendas do seu produto.

Vamos acabar com esses pontos de exclamação que estão te rondando? Então confira esses 10 termos que separamos para você.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

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10 termos do marketing digital que você precisa saber antes de ingressar no mercado de afiliados

  1. Copywriting/Copywriter

Chamamos de copywirting o processo de produzir textos persuasivos para ações de marketing e vendas. 

Você também pode chegar a ver escrito apenas como “copy”, que também está correto e é apenas uma abreviação para copywirting.

A pessoa que trabalha escrevendo esses textos é conhecida como copywriter.

  1. Marketing de Conteúdo

O marketing é uma área muito ampla e que possui várias ramificações. Uma delas é o marketing de conteúdo.

É o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, e se trata de um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.

Sabe o copy que falamos anteriormente? Ele possui grande importância para o marketing de conteúdo, pois ajuda a chamar o cliente para a ação.

  1. Funil de vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico separado por estágios, estruturando de forma visual toda a jornada de compra de um cliente em potencial. 

No marketing digital, o funil de vendas é dividido da seguinte forma:

  • Topo de funil: etapa do aprendizado e descoberta;
  • Meio de funil: etapa do reconhecimento do problema e da consideração da solução;
  • Fundo de funil: etapa da decisão de compra.

Funil de vendas

Conforme os clientes vão avançando e, assim, passando pelas etapas do funil, alguns irão parar em uma das duas primeiras etapas (topo e meio). Mas terão aqueles que chegarão até a última etapa (fundo), e é daí que sairão as conversões.

  1. CRO – Conversion Rate Optimization

Em português, CRO significa “Otimização da Taxa de Conversão”. Ou também, “Otimização de Conversão”.

Se trata de uma estratégia que tem como objetivo garantir que seu site esteja sempre bem otimizado. Assim, as chances de vendas serão maiores.

Conversão é algo muito importante para produtores e afiliados, afinal o objetivo é realizar vendas. Com o CRO você poderá melhorar seus resultados, ou seja, vender ainda mais. Essa conversão pode ser de público para Lead, de Lead para oportunidade ou de oportunidades para clientes.

  1. Leads

Os leads são aqueles que demonstraram interesse por algum produto ou serviço. Você viu na definição do termo “funil de vendas” que ele está presente no funil, e são aqueles que já não podem ser considerados apenas visitantes. Ou seja, eles demonstraram algum tipo de interesse no que você tem a oferecer e continuam no processo.

Geralmente, o produtor de conteúdo alcança esses leads através de e-book, post no blog, webinar, dentre outras iscas digitais.

  1. Persona

Você sabia que persona e público alvo possuem uma diferença? Chamamos de público alvo aquelas pessoas que possam vir a se interessar pelo seu produto, e acaba sendo mais generalista.

Já a persona, se trata de características mais específicas. Podemos defini-la como um perfil semi fictício que visa retratar o seu cliente ideal.

A Persona é o seu cliente. Aquela pessoa que possui muito mais características que indicam que ela vai consumir o que você produz ou promove.

  1. CTA – Call to Action

Em termos de marketing, “call to action” são links de uma página que levam os usuários a realizar ações ou palavras utilizadas para orientar o usuário, como “saiba mais” e “acesse agora”. 

O principal objetivo de um CTA é direcionar os usuários para avançar em um processo de conversão online. 

Sempre que você quiser atrair a atenção de um cliente, e garantir que ele passe por todo o funil de vendas, é preciso destacar o seu CTA no conteúdo e oferecer uma frase que o deixe interessado.

  1. Palavra-chave

A palavra-chave é o principal instrumento de uma pesquisa e, apesar do nome no singular, pode conter uma ou mais palavras em sua composição. Por exemplo: “marketing de afiliados” pode ser uma palavra-chave, assim como apenas a palavra “marketing”. 

Uma frase inteira pode ser uma palavra-chave, mas sempre verificando sua relevância.

Toda vez que você faz uma pesquisa no Google com o intuito de solucionar algum problema, você estará sendo direcionado para assuntos que se relacionam com as palavras que você usou para pesquisar.

Ao inserir essas palavras nos seus conteúdos, você ajuda o Google a encontrá-lo e, assim, aumentar suas chances de engajamento.

  1. Remarketing

O remarketing nada mais é que impactar mais de uma vez o usuário que já demonstrou interesse pelo seu produto, marca ou serviço.

Anteriormente, o nome utilizado era retargeting, já que o objetivo era impactar uma audiência que já teve contato com seu produto.

Porém, o Google acabou popularizando o termo remarketing ao utilizá-lo como uma das suas campanhas da rede de display.

É muito mais fácil vender um produto para um usuário que já demonstrou interesse nele. Por este motivo, os usuários que são impactados pelo remarketing tem muito mais chances de tomar a atitude que dele você espera.

Ele é muito utilizado para recuperação de carrinho, quando o cliente chega a colocar o produto no carrinho mas não finaliza a compra.

  1. Storytelling

Storytelling é a capacidade de contar histórias. Essa estratégia tem grande relevância para o mercado de afiliados, pois pode gerar boas conversões (agora você já conhece essa palavra!).

Ela é muito utilizada em cartas de vendas, ou seja, em textos persuasivos com o intuito de realizar vendas sem um vendedor como intermediador da ação. Por estar nesse tipo de conteúdo, geralmente é pensada juntamente com as técnicas de copywriting (viu como esses termos estão sempre atrelados?).

Glossário Monetizze Glossário Monetizze

Para que você tenha em mãos todos os termos considerados importantes para o mercado de afiliados, criamos um glossário onde você poderá fazer sua pesquisa quando encontrar alguma palavra que ainda não conheça.

Os termos estão divididos entre: 

  • Marketing e vendas;
  • Métricas;
  • Blog, site e conteúdo.

Assim, fica mais simples para encontrar o que você procura.

Conclusão

Se você chegou a pouco tempo nesse mercado e estava completamente perdido nos termos mais utilizados, provavelmente deve estar se sentindo muito mais tranquilo agora.

Os termos não são difíceis, e depois que você começa a aplicá-los vai perceber que se tornará algo comum no seu vocabulário.

Além disso, o Glossário Monetizze estará sempre disponível para que você possa consultar em um momento de dúvida. Para facilitar seu acesso, já salva o link na aba de “favoritos” do seu computador!

E que tal enviar pra gente alguma palavra que você ache válido inserirmos no nosso glossário? Assim conseguiremos mantê-lo atualizado para ajudar novos produtores e afiliados.

Até a próxima e bons estudos!

 

 

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