2 Dicas de como abordar clientes que não sabem que tem uma dor ou necessidade

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Vender para quem sabe que tem um problema e busca uma solução é uma coisa. Agora, vender para quem não sabe que tem determinada dor, bem, neste caso, o processo é um pouco mais longo e complicado.

Neste artigo, você terá dicas valiosas sobre como abordar clientes que ainda não se deram conta de que têm dores. São clientes que precisam de uma solução rápida, apenas não sabem disso.

Mas primeiro vamos analisar o que está envolvido nas dores dos clientes.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

QUAIS SÃO AS DORES DOS CLIENTES

Em resumo, estas dores são problemas que prejudicam o cliente. Elas podem variar muito, especialmente por existirem diversos segmentos de atuação no mercado.

Por isso, de modo geral, as dores dos clientes costumam ser agrupadas como problemas:

  • Na produtividade;
  • Nos lucros;
  • Nos processos;
  • No suporte.

No entanto, um dos grandes problemas para as agências digitais é que muitos clientes não estão conscientes da dor que eles têm.

Por exemplo, um cliente não está conseguindo construir uma presença online de sua marca de forma relevante. Mas, aos olhos dele, a presença digital da empresa está suficientemente boa.

É neste momento que você precisa convencê-lo de que ele possui uma dor e que, se ela for erradicada, a empresa reduzirá custos e alcançará mais lucros. E, obviamente, é necessário apresentar a solução que você possui para acabar com esta dor.

Para isso, você precisa estar atento às dicas a seguir.

RESPEITE O ESTÁGIO DE CONVERSÃO DO CLIENTE

Este é o primeiro conselho a ser seguido. Você precisa respeitar o processo de conversão de cliente.

Claro, se ele estiver no fundo do funil, isto significa que já existe a inclinação para a compra. Ele está preparado para isso.

No entanto, neste artigo estamos falando dos clientes que não sabem que tem determinada dor. Ou seja, este cliente ainda está no topo da jornada de conversão. E precisa que sua caminhada ao longo do funil seja respeitada.

Mas o que você pode fazer para impactar positivamente os clientes que ainda estão lá em cima, no topo do funil?

COMO IMPACTAR UM CLIENTE NO TOPO DO FUNIL

Em resumo, se o cliente há de ser impactado enquanto está no começo do funil de compras, ele precisa de duas coisas:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema.

Em outras palavras, você precisa instruir ou nutrir este cliente ao longo da jornada. Ele precisa ser ensinado, pouco a pouco, sobre a existência das dores. Ele precisa ver como elas se aplicam ao negócio dele. O cliente precisa entender que solucionar estas dores resultará em redução de custos e aumento dos lucros.

Evidentemente, a mudança de pensamento não acontecerá da noite pro dia. Mas com essa nutrição gradativa, aos poucos ele reconhecerá que possui um problema. E é bem provável que buscará a sua solução.

Mas, na prática, o que você precisa fazer para este processo de aprendizado e descoberta do cliente?

Aqui entra o dever de casa de qualquer agência digital: fazer uma boa gestão nas redes sociais e também gerar conteúdo de qualidade. Você pode fazer isso tendo um calendário editorial para criar posts bacanas e publicar vídeos instrutivos – claro, tudo isso com regularidade.

Com o tempo, esta receita vai ajudando o cliente a ter mais clareza. E isto facilitará o processo de aquisição.

Claro que você precisa ter um bom site: bonito, intuitivo, responsivo. Seu site precisa transmitir credibilidade e qualidade. Aí fica mais fácil do cliente depositar confiança em você e nas soluções que está oferecendo.

ABORDAGEM DO CLIENTE EM 2 ETAPAS

Mas, seu contato com o cliente não ficará limitado a compartilhamento de artigos e vídeos no seu site e nas redes sociais.

Chegará o momento em que você precisará abordá-lo, frente a frente. Como fazer esta abordagem com eficácia?

Lembre-se que ainda estamos falando do mesmo cliente que não sabe quais são suas dores. Talvez, neste momento, ele tenha avançado um pouco mais no funil, ao passo que consumiu seu conteúdo nos últimos dias e semanas.

O ideal é que esta abordagem seja dividida em duas etapas.

1ª ETAPA: OUÇA O CLIENTE

Em nossas conversas cotidianas com amigos, é natural que interrompamos uns aos outros com ideias aleatórias, à medida que a conversa flui.

No entanto, no contato inicial com o cliente, interromper é contraproducente.

É preciso deixar ele se expressar, com liberdade. Somente assim você conseguirá compreender quais são suas reais necessidades. Quando você dá detida atenção ao cliente, você consegue conceituar o mercado dele.

Claro que você precisa fazer perguntas apropriadas para ajudá-lo a se expressar. Isto também contribui para mostrar que você realmente se interessa pela opinião do cliente e que não está chegando até ele com uma solução padrão, nada personalizada.

Você pode procurar obter algumas informações que serão úteis na segunda etapa, como o ROI atual da empresa. Isto lhe dará um parâmetro comparativo de quanto você poderá melhorar o retorno dos investimentos dele, caso seus serviços sejam solicitados.

Assim, depois de ouvi-lo atentamente, você estará melhor preparado para que a próxima reunião seja muito produtiva.

2ª ETAPA: FAÇA UMA SUPERAPRESENTAÇÃO

Agora é a sua vez: assuma o seu protagonismo e vá pra cima. Nesta segunda reunião, você deve fazer uma apresentação de gala. Não oculte nada do cliente. O cenário onde ele está inserido, o entendimento do seu mercado de atuação, o que os concorrentes dele estão fazendo – tudo isso precisa ser apresentado.

Apresentar projeção de resultados ajuda e muito. Como você pode fazer isso? Por exemplo, você pode realizar um estudo das redes sociais do cliente no cenário atual. Depois, mostre quanto ele precisaria investir para sanar as dores relacionadas e quanto isso impactaria o resultado.

Não evite números, você precisa deles para alicerçar seus argumentos. Por isso, sempre use os dados ao seu favor.

Está lembrado que falamos, na 1ª etapa, que seria uma boa você conseguir o ROI atual da empresa do cliente? Bem, agora é o momento de utilizar este número ao seu favor.

Apresente para seu cliente a sua projeção de ROI. Mostre quanto ele vai ganhar se contratar seu serviço. Em outras palavras, ajude-o a ver que o aumento do ROI pagará seu contrato e ainda deixará lucros no caixa da empresa.

CONCLUSÃO

Há clientes que estão cientes de suas dores. E há aqueles que possuem problemas, mas ainda não se deram conta disso.

Apesar destas diferenças, estes dois tipos de clientes são orientados pelo mesmo princípio: todos eles querem redução de custos e aumento dos lucros.

Portanto, ao abordá-los, deixe claro como seus serviços os ajudarão a atingir estes objetivos.

 

Acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo? Então me ajude a continuar Compartilhando o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como fazer vendas todos os dias e criar um negócio digital que vende todos os dias no conforto da sua casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.