Afinal, o que é AIDA? Descubra como Funciona esse Modelo!

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

AIDA é uma metodologia antiga do marketing usada até hoje pelos profissionais que querem aumentar as vendas. O modelo é simples, dividido em 4 etapas e pode ser seguido por qualquer pessoa que queira converter mais clientes e melhorar a imagem da marca.

Neste post, vamos explicar o que é AIDA, por quais etapas é composta e mostrar como essa metodologia vai ajudar a loja a crescer. Continue acompanhando e saiba mais!

O que é AIDA e quais são as etapas dela

A metodologia AIDA foi desenvolvida no século XVIII pelo americano E. St. Elmo Lewis, pioneiro na área de Publicidade e Propaganda. Ela se baseia no comportamento do consumidor durante a pré-venda e explica por quais etapas ele passa antes da decisão de compra.

Cada uma dessas fases tem particularidades e requer táticas diferentes. AIDA é a sigla para as 4 etapas definidas pela metodologia:

  • A — atenção
  • I — interesse
  • D — desejo
  • A — ação

Segundo o método, uma empresa precisa atrair a atenção do cliente, manter o interesse dele e criar desejo para que ele parta para a ação e feche o negócio.

No início, esse princípio era usado no marketing offline, na elaboração de materiais impressos que tivessem elementos relacionados a cada uma das etapas. Com o surgimento da internet, a AIDA foi adaptada para o marketing digital. Os conceitos são aplicados até hoje na jornada de compra do consumidor.

Saiba agora o que acontece em cada uma das 4 etapas e como é possível utilizá-las na empresa!

Como a metodologia AIDA funciona

Apesar dos bons resultados, a AIDA não consiste em uma fórmula mágica capaz de converter qualquer pessoa. Por isso, o ideal é combiná-la com o conhecimento sobre a persona — perfil semificcional do seu cliente ideal. Sabendo do que ela precisa, como se relaciona e quais são as preocupações, os gostos e os hábitos, fica muito mais fácil chamar atenção e manter o interesse.

Veja o que acontece em cada uma das etapas!

Atenção

A primeira parte do método AIDA é sobre a necessidade de atrair a atenção da persona. Afinal, se ela não conhece a empresa e não sabe o que é oferecido, é provável que não se interesse pelos produtos ou serviços que você comercializa.

Chamar atenção do cliente é muito importante e é algo que pode ser feito de diversas maneiras. A primeira recomendação é ir até onde o consumidor está. Se você vende equipamentos de informática, deve anunciar em blogs que tratem do assunto, não em sites de culinária, por exemplo. Também é fundamental saber com qual frequência anunciar. Isso serve para que a presença não se torne um incômodo.

Cause impacto no interlocutor usando imagens e frases que despertem o interesse dele. No meio digital, usar recursos de SEO é outra estratégia importante. Utilize no site e no blog as palavras-chave mais pesquisadas pela persona, use títulos atrativos e escreva sobre assuntos que são tendências usando a linguagem adequada.

Interesse

Agora que você já sabe a primeira parte do método AIDA, é hora de aprender a manter o consumidor interessado no que você tem a dizer. Nessa etapa, é importante oferecer conteúdos que sejam realmente relevantes ao público — aqui, a necessidade de ter uma persona bem-definida volta a aparecer.

É mais simples despertar a curiosidade do cliente se você conhecê-lo. Assim, planeje conteúdos que apresentem soluções para os problemas dele, sendo coerente com a estratégia usada no primeiro passo. Isso quer dizer que, se usou uma pergunta para chamar atenção, precisa respondê-la agora para manter o cliente interessado.

Nessa etapa, você ainda não vai falar sobre o produto ou serviço — o foco deve ser na persona, nas necessidades e dores dela. Assim, ela ficará cada vez mais curiosa e continuará ouvindo o que você tem a dizer.

Desejo

Nessa etapa, a persona já sabe que tem um problema e começa a entender que precisa adquirir algo para ter acesso à solução. É nessa hora que você vai mostrar as qualidades e gerar valor para o seu produto ou serviço, com o objetivo de criar o desejo.

Você já pode falar sobre o item — mostre todas as vantagens, explique bem como funciona, apresente cases de sucesso e avaliações de quem já comprou. Como o consumidor já conhece e se interessa pela marca, terá confiança para fechar o negócio.

Ação

Chegou a hora de converter. Agora que a persona conhece a marca, confia nela e entende a necessidade de adquirir o produto, ela está pronta para dar o próximo passo.

Faça ofertas, ofereça benefícios, entre em contato por telefone — o importante é ser seguro e objetivo e deixar claro para o cliente qual é a proposta. Caso contrário, é possível que ele fique confuso e desista do negócio.

Também é importante lembrar que a conversão nem sempre é uma venda. A depender do objetivo, o preenchimento de um formulário, a inscrição em um evento e até o acesso ao seu site podem ser considerados conversões — tudo depende do objetivo inicial da estratégia.

Os benefícios da AIDA

Apesar de simples, a AIDA é uma metodologia eficaz para guiar o público através do funil de vendas. Se for bem planejada, ela consegue atingir a pessoa ideal com a mensagem certa em todos os pontos de contato e abre diversas portas para a equipe de marketing.

Outra vantagem é que, depois de entender como funciona, você consegue replicar a estrutura para qualquer tipo de negócio ou produto. Assim, aumenta a produtividade e faz um trabalho eficiente.

A inclusão de uma quinta etapa

Algumas empresas já adotam uma quinta etapa da AIDA que aparece em teorias mais recentes — o S, de satisfação, que modifica o nome da metodologia para AIDAS. Essa nova etapa assume que a venda não é o ponto final e trata da necessidade de manter o cliente satisfeito também no pós-venda, de modo que ele se mantenha fiel e volte a consumir com a empresa ou recomende os produtos a outras pessoas.

Juntas, essas quatro ou cinco etapas têm grande potencial para ajudar o negócio a crescer, acompanhando o cliente em todas as etapas do pré e pós-venda. Os resultados, como você já sabe, são o desenvolvimento do negócio e uma comunicação eficiente com o público.

Gostou do nosso post sobre o que é AIDA e como esse método pode ajudar o negócio a crescer?

Me siga no meu Instagram @cristianpessoamkt e aproveite meus conteúdos por lá também! Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer o seu Instagram e aumentar suas vendas!

Compartilhe o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

Quer saber como acelerar o seu negócio através da internet? CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.