Aprenda como usar o clipping a favor da sua empresa e confira dicas de como fazer

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Aprenda como usar o clipping a favor da sua empresa e confira dicas de como fazerSaber o que as mídias estão falando sobre a sua empresa é importante para tomar medidas que melhorem a imagem do seu negócio. As estratégias de marketing digital são importantes para reforçar a marca, mas observar o que os veículos mencionam sobre ela também é essencial.

O clipping faz parte da atividade jornalística e é utilizado para fazer o monitoramento sobre o que é relevante para seu negócio. No entanto, existem boas práticas e formas mais eficientes para conferir a reputação online da sua empresa.

Apesar de ser um recurso jornalístico, o clipping pode ser usado em suas ações digitais. Venha conferir o que é, a importância e como fazer o monitoramento do seu negócio.

O que é clipping?

Traduzido como “clipagem”, em português, o clipping é como é chamado o processo de monitorar tudo o que é falado sobre a sua empresa nas mídias — tanto online quanto offline. Dessa forma, é feito o monitoramento e análise das menções que fazem sobre seu negócio. Depois, todas as matérias são arquivadas.

O clipping conhecido no meio jornalístico mudou um pouco no contexto digital. O que antes era monitorado em TV, jornal, rádio e outros veículos tradicionais, agora ficou mais fácil e acessível pelas mídias digitais. Podem ser monitoradas as notícias (news monitoring) ou as mídias (media monitoring).

Atualmente, muitas outras plataformas já existem para ter que acompanhar, fazer a clipagem e documentação de conteúdos. Por exemplo, matérias em blogs, posts em redes sociais, notícias em sites, portais eletrônicos, etc.

Em geral, o clipping pode ser classificado em determinadas categorias para facilitar o acesso aos materiais:

  • Data
  • Tema do conteúdo
  • Veículo em que a matéria saiu
  • Relevância
  • Se o conteúdo foi positivo, negativo ou neutro

Qual a importância do clipping no seu negócio?

Assim como o acompanhamento de métricas e outros indicadores de performance, o clipping ajuda a medir os resultados da sua estratégia de comunicação. A prática é uma maneira eficiente de conferir a reputação online da sua marca.

Além disso, o clipping ajuda na estruturação de um bom plano de comunicação, pois esse processo consegue supervisionar a percepção do público. A partir das informações coletadas pode-se trabalhar para aumentar a exposição da marca e melhorar a reputação do negócio.

O clipping auxilia na identificação de oportunidades e cria uma estratégia proativa. Outro aspecto importante é que ajuda a observar de forma externa e interna a imagem da empresa, o que evita o surgimento de possíveis crises. Desse modo, a equipe de marketing consegue antever como atrair o público e também formas de ter mais engajamento.

Veículos que sempre citam sua marca também são mais propensos a divulgar conteúdos positivos sobre a empresa. Por isso, vale a pena investir em estratégias para se aproximar e tentar conquistar a confiança desses veículos.

Como isso ajuda a dar vantagem competitiva em meio à concorrência?

Saber o que que está sendo dito sobre sua marca no mercado é uma possibilidade de criar melhores ações para driblar os problemas. Antes de tudo, conhecer bem o seu público e as necessidades dele facilita no seu posicionamento. Afinal, assim como é possível ver o que estão dizendo sobre seu negócio, você também pode pesquisar o que falam dos seus concorrentes.

Portanto, o clipping é uma atividade que ajuda a dar o próximo passo e aponta maneiras de se destacar da concorrência. Monitorar o cenário para ficar por dentro das tendências e usar essas informações na sua estratégia é sempre uma ótima ideia.

A análise de percepção do público, de outras empresas e do mercado por meio da clipagem faz com que você consiga ter todas as informações compiladas e classificadas. Quando precisar, basta recorrer aos arquivos.

Dicas de como adotar o clipping no seu negócio

O trabalho de clipagem pode ser realizado por empresas especializadas ou pela sua própria equipe. Então, a elaboração de táticas para acompanhar as notícias e boas práticas de clipagem é fundamental.

Veja algumas dicas para fazer o clipping em seu negócio e ter bons resultados.

Utilize palavras-chave

As palavras-chave são indispensáveis no marketing de conteúdo. Para o clipping, elas também são essenciais.

O uso de palavras-chave permite que se faça um compilado com os assuntos que são do interesse do negócio. Além de buscar pelo nome da empresa para conferir o que está sendo dito sobre ela, outros temas também podem ser relevantes.

Confira também as mídias offline

As mídias offline podem até ter perdido um pouco de toda aquela força que elas tinham, mas ainda são meios de massa consumidos por um grande público. Mesmo que a sua empresa seja nativa do espaço online, monitorar o que é dito sobre ela em veículos fora da internet também é importante.

Diante disso, não se preocupar com a mídia offline é um equívoco. Por mais que seja um pouco mais trabalhoso, fazer esse acompanhamento pode gerar insights interessantes. Portanto, esses registros devem ter origem online e offline.

Guarde também as notícias negativas

É claro que ninguém gosta de ver notícias negativas sobre a própria marca. Entretanto, esses conteúdos também mostram o que as pessoas pensam e como elas enxergam a sua empresa. Nesse sentido, é preciso levá-las em consideração.

A sua estratégia também deve levar as notícias ruins para o clipping. Essas informações podem ser o ponto de partida para identificar falhas e aspectos ruins que podem ser melhorados em seu negócio. Portanto, é o primeiro passo para o aperfeiçoamento e também influencia nas tomadas de decisões.

Monitore as redes sociais

É praticamente impossível deixar as redes sociais de fora da clipagem. Querendo ou não, o público e as empresas sempre usam essas mídias para falar, desabafar e criar conteúdos. Além disso, é bem mais fácil buscar o que você precisa, já que é só digitar as palavras-chave ou procurar pelas hashtags.

O monitoramento das redes sociais é essencial e pode ser usado para conferir pontos positivos ou negativos. Então, sempre inclua essas mídias no seu plano de clipping.

Apesar de ser oriundo do meio jornalístico, o clipping é muito usado nos meios digitais. Utilizar essa estratégia pode render resultados interessantes e mostrar uma perspectiva diferente da sua marca. Portanto, aproveite essas vantagens!

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