As 5 Estratégias de Marketing que Mais Geram Resultados

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Se você chegou até aqui, muito provavelmente seja porque está buscando formas de aumentar as vendas e o faturamento por meio de novas ações de Marketing. Porém, são tantas opções que fica difícil escolher e saber quais delas trazem mais retorno.

Acertei? Fique tranquilo, pois vou mostrar as cinco melhores estratégias para se investir.

Lembrando que, antes de colocar qualquer ação em prática, você deve traçar um bom planejamento e ter um objetivo, como por exemplo, aumentar as visitas à loja ou a um site, criar relacionamentos ou fortalecer a  sua autoridade ou marca. Assim, será muito mais fácil detectar o que será esperado de cada um dos investimentos.

Confira as estratégias de Marketing mais eficazes do mercado e inspire-se:

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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Marketing de Conteúdo

Gerar conteúdos relevantes em tempos onde o consumidor tem muito mais acesso à informação e a concorrência cresce a cada dia, se tornou essencial para Afiliados e Produtores que buscam conquistar mais clientes.

O objetivo do Marketing de Conteúdo é engajar o público-alvo por meio de conteúdos de valor que atraiam, retenham e fidelizem de acordo com cada etapa da jornada de compra. Eles podem ser feitos por meio de textos, áudios e vídeos.

Com o uso correto da ferramenta, há uma percepção mais positiva da marca, a qual, consequentemente, tem mais possibilidades de fechar negócios e aumentar os rendimentos.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Hubspot, mostrou que empresas que publicam mais de 16 conteúdos mensais em um site podem gerar 3,5 vezes mais tráfego, ao contrário daquelas que postam no máximo quatro publicações.

Além disso, o Marketing de Conteúdo auxilia no rankeamento em mecanismos de busca, como o Google. De acordo com um estudo do SPC Brasil, 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de realizarem uma compra.

Nesse caso, se sua empresa contar com a ferramenta, é bem possível que ela apareça nas primeiras páginas e se destaque dos concorrentes durante as buscas.

SEO

O Search Engine Optimization – SEO é responsável por fazer com que um site apareça no Google e outros mecanismos de pesquisa. Hoje em dia, de nada adianta ter páginas com um bom layout e conteúdo de qualidade e esperar ter visibilidade, se ele não for otimizado para aparecer em buscas orgânicas.

O SEO se utiliza, principalmente, de palavras-chave que podem ser interessantes para o público-alvo de determinado negócio. Essas são inseridas de forma estratégica nos mais variados tipos de conteúdo. Assim, quando um usuário realizar uma pesquisa, as chances de sua empresa ser encontrada aumentam, e muito.

Seu negócio não vai querer ficar de fora das mais de 40.000 consultas que se faz ao Google a cada segundo, o que significa 3,5 bilhões de pesquisas diárias em todo o mundo, não é mesmo? Então vale considerar o SEO como uma estratégia para o seu negócio.

E-mail marketing

Essa é uma das ferramentas de Marketing mais baratas e ao mesmo tempo com grande alcance. Para se ter uma ideia,  98,7 % das pessoas possuem um e-mail pessoal ativo, o que significa que, com certeza, uma grande parcela dos seus clientes se incluem na estatística.

O e-mail marketing tem como principais objetivos criar relacionamentos e trazer mais engajamento com os clientes.

Entre seus benefícios, estão a forma direta e massiva com quem chegam aos usuários, indo direto para sua caixa de entrada, os diversos formatos de campanha, a conquista e fidelização de clientes, o baixo custo e a mensuração de resultados com alta precisão.

Redes sociais

As redes sociais já dominaram o Brasil que, inclusive, está em segundo lugar no ranking dos países que passam mais tempo dentro delas, segundo o relatório Digital in 2017, promovido pelo site We Are Social.

Além disso, a pesquisa mostrou que, em um ano, o número de usuário nas redes sociais por aqui aumentou em 19 milhões, ou seja, quase 10% da população.

Somente com esses números dá para se ter uma ideia da dimensão que pode ter uma boa campanha, não é mesmo? Portanto, no momento de investir em estratégias de Marketing, as redes sociais devem ser priorizadas.

A partir de uma fanpage no Facebook, por exemplo, que é a rede social mais utilizada no mundo, é possível que sua empresa conheça melhor os clientes, crie bons relacionamentos com eles e, com isso, não os  deixe se esquecer de sua marca no momento em que precisarem.

Anúncios na internet

Assim como na publicidade tradicional, é possível investir em anúncios pagos também pela internet. Além de serem mais baratos do que a publicidade em jornais, revistas e outdoors, por exemplo, podem atingir um número muito maior de usuários.

A maneira mais comum de se fazer isso é por meio de links patrocinados no Google Adwords e nas redes sociais, como o Facebook e Instagram Ads.

Há muitas vantagens em investir nesse tipo de ferramenta, como a segmentação específica, os resultados rápidos, o retorno com pequenos investimentos, complemento do SEO,  fortalecimento de marca e aumento no ROI, ou retorno sobre o investimento.

Como utilizar as estratégias de marketing forma eficiente

Depois de mostrarmos as estratégias de Marketing que mais geram retorno, chegou o momento de listarmos algumas atitudes essenciais para que elas possam ser realmente eficazes. Veja quais são elas:

Compreenda quem é sua persona

A persona, ou representação semi fictícia do cliente ideal de uma empresa, deve ser conhecida e compreendida antes de se planejar qualquer ação. Isso porque não há como se obter bons resultados se o comportamento do público não for entendido.

Portanto, invista algum tempo para identificar a sua persona. Faça perguntas como: “quem são meus consumidores?”, “do que eles gostam?”, “quais suas principais dores e objetivos?” e “como minha empresa pode ajudá-los a superar esses desafios?”.

Entenda a jornada de compra do consumidor

Depois de definir a persona de sua empresa, é o momento de traçar todo o caminho que ela percorre até chegar efetivamente à compra. Um consumidor passa pela fase da curiosidade, da descoberta do problema e, finalmente, está pronto para fechar negócio.

Por isso, as estratégias de Marketing devem respeitar essa jornada, fazendo com que um consumidor que ainda não esteja pronto para comprar seja nutrido com bons conteúdos até que isso aconteça e, no momento certo, receba aquela oferta imperdível, a qual irá solucionar os seus problemas.

O importante é que as campanhas não se adiantem e nem se atrasem em relação a cada etapa do potencial cliente, para que ele não seja bombardeado com ofertas quando ainda nem conhece o seu problema e nem deixe de recebê-las no momento em que precisa.

Defina metas e objetivos

Como comentamos no início do post, antes de qualquer ação é importante ter metas e objetivos estabelecidos. E eles devem ser bem claros, ao contrário de “vender mais”, por exemplo. Isso, afinal, é o propósito de toda empresa, não é mesmo?

Nesse caso, é mais indicado focar nos problemas do seu negócio para conseguir vender mais e suas respectivas soluções por meio das estratégias de marketing, como ganhar visibilidade, fortalecer a marca ou aumentar o tráfego do seu site.

Automatize os processos

A automação dos processos de Marketing é uma grande aliada das empresas. Isso porque, por meio de plataformas e sistemas, é possível se organizar melhor, ganhar tempo para planejar novas ações e mensurar resultados com muito mais facilidade.

É importante que, depois de definidos os objetivos e estratégias, o Marketing de sua empresa continue sendo realizado de forma constante, para que traga ótimos e duradouros resultados. E não pense que isso não cabe no seu orçamento, pois há investimentos possíveis para empresas de todos os portes, incluindo as soluções citadas nesse artigo.

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