Brand persona: como e porque criar a sua

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Para uma marca ter sucesso e se diferenciar no nicho de mercado, é preciso investir em diferentes recursos. Porém, muitos deles são deixados de lado, principalmente, por pequenos empresários, os quais acreditam que ainda não está na hora de ter determinados artifícios, como a Brand Persona.

No entanto, sabemos que os consumidores estão mais exigentes e consumindo somente de marcas que se identificam. Por isso, ter uma Brand Persona desde o início é essencial para criar conexão com o público e criar a própria identidade no mercado.

Quer entender melhor sobre o assunto e sair na frente dos concorrentes? Continue a leitura.

O que você verá:

  • Brand Persona: como e porque criar a sua
    • Diferenças entre Brand Persona e Buyer Persona
  • Motivos para criar uma Brand Persona
    • Humanização da marca
    • Padronização da equipe
    • Engajamento do público
  • Passo a passo para criar uma Brand Persona
    • Conheça a marca
      • Pilares
      • Essência
      • Missão
  • Construa a sua Brand Persona
  • Coloque em prática

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

Brand Persona: como e porque criar a sua

Diferenças entre Brand Persona e Buyer Persona 

Buyer e Brand Persona estão intimamente relacionadas. Por isso, é comum que as pessoas confundam e não entendam a diferença entre os conceitos. No entanto, principalmente no momento da construção, é essencial entender o que é cada uma delas.

A Buyer Persona é a “cara do cliente”, representada por uma personagem semi fictícia que representa o cliente ideal para o seu negócio. Então, a empresa define o perfil daquela pessoa, por meio de suas principais características:

  • Idade;
  • Locais que frequenta;
  • Estado civil;
  • Hobbies;
  • Gostos e costumes;
  • Classe social.

Por outro lado, a Brand Persona é a “cara da empresa”. Sendo assim, é a representação da marca, o seu tom de voz e a sua personalidade. Isso faz com que os consumidores se sintam mais próximos à marca.

Um exemplo claro para melhorar o entendimento é a Lu, da Magalu. Não importa quem está falando com o consumidor, mas o estilo é sempre o mesmo, é como se a própria “Lu” estivesse do outro lado da tela.

Nem sempre a Brand Persona precisa ter uma “imagem”, como o exemplo que citamos da Magalu. É possível, sim, que esse conceito seja aplicado somente nas outras características, como ocorre com o NuBank. 

Motivos para criar uma Brand Persona

Humanização da marca

Então, marcas como a Netflix, ainda que não tenham um personagem que a representem, conseguem humanizar. Para isso, utiliza uma linguagem mais jovem, está presente nas redes sociais e interage com os consumidores.

Isso acontece porque a empresa se adequa ao seu público. Ou seja, cria a própria identidade com base na Buyer Persona. As empresas que investem em uma Brand Persona conseguem fazer com que o seu público-alvo aproxime-se da marca, como se fosse um amigo. 

Padronização da equipe

Imagine que você tem um problema com determinada marca e está tentando resolver. Com isso, o seu contato é repassado para diferentes setores, mas algumas pessoas são formais, outras mais informais e não há consistência no contato, já que cada pessoa lida diferente com aquilo.

A Brand Persona elimina esse tipo de contato. Além de criá-la, é importante que todos os colaboradores passem por um treinamento e tenham um documento que explique qual é o posicionamento e tom de voz da marca.

Com isso, o cliente vai fazer parte de um processo mais padronizado, mas vale ressaltar que não deve ser engessado. Isso fará com que entenda que a empresa está realmente disposta a resolver o seu problema e a resolução fluirá bem melhor.

Engajamento do público

Se o cliente identifica-se com a marca e com o seu jeito de ser, é certo que vai aumentar o seu engajamento. Com isso, vai indicá-la para amigos, defendê-la em discursos que venham a surgir entre conhecidos ou, até mesmo, na internet. 

Além disso, é claro que a pessoa tende a acreditar em novos produtos que a empresa possa vir a lançar no futuro. Ou seja, cria uma conexão e confiança, o que é extremamente importante para a retenção de clientes.

Passo a passo para criar uma Brand Persona

Conheça a marca

Pilares

Os pilares representam os ideais da empresa. É tudo aquilo que ela tem de mais forte na sua identidade e que serve como base para definir outras coisas, como a Brand Persona. Por isso, definimos este como o primeiro passo.

Então, para iniciar, liste todos os pilares nos quais a empresa é pautada. É possível que você não tenha essa informação documentada, mas, com certeza, já tem esses pilares implícitos. Alguns exemplos são:

  • Eficiência;
  • Diversificação de idade;
  • Orgulho de ser da equipe;
  • Não ter preconceitos;
  • Orientação ao mercado.

Durante o processo de construção da Brand Persona, é importante voltar sempre a essa lista. Assim, será possível analisar se a marca está se distanciando ou não daquilo que prega como pilar.

Essência

A essência da marca é uma frase curta que representa quem ela é. Assim, funciona como um mantra para toda a equipe. Vale ressaltar que não é o slogan, é a essência. Alguns exemplos são:

  • Nike — Desempenho Atlético Autêntico.
  • Starbucks — Premiar Momentos Diários.

Com isso, a construção da identidade da marca vai ser pautada nestes mantras. Não é à toa que o Starbucks está sempre procurando inovar na experiência do cliente, justamente para proporcionar estes momentos diários.

Missão

A missão é a razão da empresa existir. Deve ser curta, mas inspiradora e consistente. Dessa forma, vai guiar toda a equipe em torno de um objetivo principal, além de fazer com que os comportamentos estejam em acordo com essa “frase”.

Então, a Brand Persona também vai ser construída levando a missão em consideração. Por exemplo, uma empresa que tem como missão alguma coisa relacionada à sustentabilidade, precisa incentivar essas práticas por suas ações e jeito de ser.

Alguns exemplos de missão:

  • Google — Organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
  • Amazon — ser a empresa mais focada no cliente que existe no mundo e se esforçar para oferecer os preços mais baixos possíveis, dando aos clientes a chance de encontrar e descobrir qualquer coisa que queiram comprar online.

Construa a sua Brand Persona

Depois de conhecer e anotar as características da empresa, estruture tudo em um documento. De início, não precisa ser organizado. Faça um brainstorming com a equipe e coloquem as principais ideias no papel. 

Nesse momento, pensem na marca como uma pessoa única e sugiram características que considerem importantes, de acordo com a realidade da marca:

  • Idade;
  • Assuntos de interesse;
  • Hobbies;
  • Tom de voz;
  • Personalidade da marca;
  • Gírias.

Há situações nas quais a empresa é totalmente regional. Então, é importante construir a imagem com base naquele local para impactar leads específicos. Já em outras situações, como para marcas mais abrangentes, não é interessante que a identidade seja tão regional. Atente-se a estas particularidades.

Lembre-se que, apesar de todas as características citadas acima, não é obrigatório que a Brand Persona tenha um “rosto”. É totalmente possível criar toda essa identidade somente em cima do nome da marca.

Coloque em prática

Certamente, no início, será difícil adaptar-se aos costumes e personalidade de um personagem fictício. Mas, com o tempo, vai se tornar um hábito e você perceberá que os resultados e o engajamento do público será muito maior.

Para não ter problemas de mudanças não planejadas, tenha sempre um guia com toda a estratégia documentada. Assim, será mais fácil de se transformar naquele personagem quando for criar conteúdos para a marca ou interagir com o público.

Ter uma Brand Persona é preocupar-se com a imagem da sua marca. É pensar grande e alimentar a relação com os clientes e prospects. Por isso, não deixe de investir nesta estratégia e dar vida à sua empresa.

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

 

 

 

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.