Buyer Persona: Como Identificar seu Cliente Ideal?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Quem é o seu cliente? Esta pergunta pode ser difícil de responder. Alguns negócios têm um público-alvo bem definido, outros nem tanto. Podem ser mulheres ou homens, solteiros, casados ou divorciados, com ou sem filhos, com emprego ou desempregados.

O problema é que tentar falar com um público tão amplo é uma missão quase impossível para as empresas. São perfis e necessidades muito diferentes e cada um exigiria uma estratégia diferente de marketing, de atendimento, de produtos e serviços…

É aqui que entra a buyer persona. Para identificar a persona ideal da sua empresa continue lendo este artigo!

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Pensando nisso eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

Você já ouviu falar em buyer persona?

A buyer persona é um personagem semifictício que sintetiza as principais características reais de seus consumidoresou dos consumidores que você deseja conquistar. Se você tem uma loja de sapatos, por exemplo, ela pode ser uma mulher de 30 anos, com um bom emprego e que adora curtir o tempo livre indo a festas — por isso, ela adora comprar sapatos.

Viu? Com uma imagem de seu público-alvo fica mais fácil conversar com ele e, consequentemente, criar uma estratégia eficaz para a sua empresa.

Como criar uma buyer persona?

As melhores buyer personas são detalhadas. Além de gênero, idade, ocupação, as personas devem ter nomes, local onde residem e hábitos. Elas também devem ilustrar as preocupações, as dificuldades e os objetivos delas. Isso é importante para definir como sua empresa pode resolver seus problemas e também como vai conversar com esta persona: se formalmente ou informalmente, com termos técnicos ou casuais, com seriedade ou bom humor, por exemplo.

Uma empresa pode ter mais de uma buyer persona — pode, inclusive, ter buyer personas negativas, aquelas com as quais a sua empresa não deseja fazer negócio. No exemplo da loja de sapatos, um homem de 70 anos, aposentado, que adora ficar em casa com a família, seria uma buyer persona negativa. Ele provavelmente não se preocupará em comprar sapatos com frequência.

Porém, se você é novo nesta arte, a dica é começar devagar — com uma ou duas buyer personas principais.

Como definir as características?

Há algumas diferentes formas de definir as características do seu público-alvo para criar um perfil único. Confira algumas delas:

  1. Entrevistas: é possível entrevistar clientes atuais ou potenciais para descobrir quem são e quais são as suas principais demandas relacionadas à sua empresa.
  2. Pesquisa: a pesquisa pode ser encomendada, mas elas costumam ter um custo maior. Para economizar, você pode usar as ferramentas à sua disposição. Existem, por exemplo, sites para criação de formulários — como SurveyMonkey e o próprio Google — com perguntas de seu interesse e que podem ser distribuídos em seus canais de comunicação, por exemplo.
  3. Internet: se você tem sites, blog e redes sociais, você provavelmente tem alguma interação por meio deles. Procure acompanhar seus canais online, ler os comentários dos usuários, olhar seus perfis. Isso pode gerar uma boa ideia de quem são eles, o que querem e o que os incomodam.
  4. Métricas: as próprias redes sociais, o Google Analytics e outras plataformas de gerenciamento de canais oferecem dados sobre o público que os acessa. O Facebook Insights, por exemplo, mostra a região, o gênero e a idade dos seus fãs, entre outras informações. Fique de olho em toda informação disponível.

Concluindo

Definir uma buyer persona não é apenas essencial para criar uma identidade e uma mensagem forte para seu negócio, aumentando seu poder de atração e retenção de clientes. Esta técnica também pode ajudar você a diminuir os custos da sua empresa em diversas áreas, uma vez que permite a aplicação da sua verba com mais eficácia.

Gostou das nossas dicas?

Ahh, e me siga no meu Instagram @cristianpessoamkt e aproveite meus conteúdos por lá também! Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer o seu Instagram e aumentar suas vendas!

Compartilhe o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

Quer saber como acelerar o seu negócio através da internet? CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.