Como Escolher um Nicho Lucrativo para o seu Negócio Online

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O nicho de mercado escolhido determina para qual público você deverá falar. Aprenda como escolher um nicho lucrativo para o seu negócio online de muito sucesso.

Escolher um nicho de mercado é a etapa decisiva para quem está começando um novo empreendimento. Afinal, seria praticamente impossível uma empresa criar produtos e serviços que tendessem à todos os perfis.

Sendo assim, definir um nicho significa delimitar o público com o qual trabalhará e, consequentemente, as estratégias que serão utilizadas para convencer os consumidores à comprarem seus produtos.

Mas afinal, o que é um nicho de mercado? Siga lendo o post e veja todas as informações que você precisa.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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O Que é Nicho de Marketing Digital?

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Certamente, você já ouviu falar nesse termo, mas será que sabe de fato o que significa nicho de mercado? Antes de aprender como escolher um nicho lucrativo, saiba do que se trata.

O conceito em questão significa “segmento do público”, ou seja, um determinado grupo com interesses semelhantes.

Essa parcela da audiência apresenta dores, necessidades e desejos particulares.

Em síntese, ele pode ser de maior amplitude, como é o caso das confecções, ou específico, como o ramo de confecção plus size, mas a característica mais importante no nicho lucrativo é que o mesmo visa suprir demandas que ainda não recebem tanta atenção ou apresentam concorrência menos acirrada.

Por exemplo, empresas como Magazine Luiza e Submarino apresentam um alcance mais abrangente e atingem desde os mais jovens aos mais velhos.

Por outro lado, temos a Avon, um empreendimento focado em pessoas que gostam de se maquiar.

Desse modo, essa delimitação de público nos permite uma comunicação mais focada em atender as necessidades do mesmo.

Por isso fala-se tanto hoje em nicho lucrativo. É porque se trata de áreas com espaço para se trabalhar e um público carente.

É isso mesmo! Não basta escolher um nicho de mercado, para que seu negócio tenha mais chances de sucesso, é importante conseguir um nicho lucrativo.

Nichos de Mercado Inexplorados – Nicho Lucrativo       

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A procura por um nicho lucrativo é realmente muito importante, mas muitos empreendedores fazem de forma incorreta.

Quando falamos em encontrar uma área que seja rentável não significa que você precise correr em busca de um nicho nunca explorado.

Com toda a certeza, encontrar um nicho inexplorado é algo incrível, mas essa não é uma condição obrigatória para conseguir o sucesso.

Por exemplo, trabalhar na área de emagrecimento é um desafio, tendo em vista que a concorrência é grande.

No entanto, pode ser uma grande oportunidade em cidades menores onde não se tem muitas clínicas e profissionais focados nesse objetivo.

Então, você precisa fazer uma análise com dados relacionados ao seu espaço demográfico.

De repente sua cidade ou região ainda não apresenta alta concorrência daquele nicho que você deseja, portanto, o recomendado é buscar ajuda profissional na hora de pesquisar sobre o que fazer para ganhar dinheiro.

Vamos entender a seguir qual a diferença entre nicho e subnicho, assim, ficará mais fácil encontrar algo rentável para você.

Nicho e Subnicho

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Em síntese, o nicho é o tema geral, como, saúde, esportes, cinema, culinária e outros.

Se pensarmos de forma geral todos os nichos são rentáveis, tudo depende de onde e como serão trabalhados.

Entretanto, é possível sim encontrar um subnicho que é mais conhecido como nicho lucrativo.

Mas o que é subnicho? O subnicho é a especificação do tema geral.

Por exemplo, um canal no YouTube tem como nicho o cinema, então é possível escolher dentre os subnichos: listas de filmes, crítica de filmes, conteúdos dos longas, erros de gravação, etc.

Outro exemplo é em relação à venda de comida que é um tema geral e traz como subnichos o disk quentinha, marmitex fit, comida saudável e outros.

A delimitação do tema é que dá origem à uma idéia mais lucrativa e isso acontece porque o empreendedor foca em um grupo específico e pode atendê-lo melhor.

Uma pessoa que precisa perder peso e compra comida em um disk marmitex do subnicho de comida saudável, pode preferir mudar para uma empresa que trabalhe somente com dieta para emagrecer.

Agora que você já entendeu a diferença entre nicho e subnicho e sabe da importância de escolher de escolher corretamente, veja como encontrar o seu nicho lucrativo.

Como Escolher um Nicho Lucrativo

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Faça uma Lista Com Temas Que Gosta ou Domina

A princípio, a primeira coisa a ser feita para escolher bem seu nicho lucrativo é pensar em algo que gosta ou em que já tenha experiência.

Isso é importante porque caso não tenha experiência no assunto terá que pesquisar sobre o mesmo e nada pior do que ler sobre o que não gosta.

Após criar essa lista o ideal é reduzi-la, deixando apenas as atividades que você sente que pode executar.

Lembre-se também de que nem sempre aquilo que queremos é o ideal para trabalhar.

Faça uma Avaliação Oferta X Procura

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Outra recomendação importante na hora de escolher seu nicho lucrativo é verificar se existe procura pelo serviço ou produto.

Você também precisa checar seus concorrentes e descobrir quais soluções eles estão oferecendo e que têm boa saída.

Afinal, você não vai querer investir em um empreendimento que não inspira nenhum tipo de perspectiva.

Fazer essa análise é fácil, basta pegar sua lista e inseri-los em um motor de busca para com intuito de conhecer sua demanda. Aqui recomendo utilizar o Google.

Pesquise ainda por temas similares ao que você pensa em produzir. Assim terá informações importantes sobre as dores do público-alvo.

Se quiser um serviço mais profissional, já pode contratar um programa de formação de keyword para pesquisar.

Procure Entender as Tendências

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Observando bem, sempre haverá usuários em busca de soluções para ganhar dinheiro investindo pouco, para emagrecer ou melhorar a Saúde.

Ser mais um na multidão não te fará bem-sucedido, então fique ligado nas tendências e encontre tendências mais específicas.

Existem muitos nichos com muita procura e muita oferta, mas você deve se esforçar para descobrir um que tenha maior procura e menor oferta.

Analise a Competitividade Para Obter um Nicho Lucrativo

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Tão importante quanto o nicho é saber se você consegue competir dentro desse seguimento.

No entanto, se o tema escolhido já possui uma grande lista de produtos já muito trabalhadas no mercado, não desanime.

Em vez disso, pesquise seus concorrentes, veja o que estão oferecendo ao consumidor e elabore algo mais atrativo, ou promova de forma diferente.

Crie um blog e poste muito conteúdo de valor, não se esqueça da importância das redes sociais e mantenha seus perfis sempre atualizados.

Agora que você já aprendeu que como escolher um nicho lucrativo para o seu negócio online é perfeitamente possível e só demanda foco e trabalho, siga cada uma destas etapas e encontre o seu.

Espero que tenha gostado deste post.

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