Confira as tendências de e-mail marketing em 2022

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O marketing digital é cada vez mais utilizado pelas empresas para uma boa divulgação, a fim de conseguir resultados comerciais satisfatórios. O uso do e-mail marketing é comum para criar uma relação com os clientes e atingir novos públicos. A utilização dele pode ser modificada e/ou aprimorada ao longo dos anos. Vamos te mostrar, a seguir, as 4 tendências de e-mail marketing para 2022!

O que você verá:

  • O que é e-mail marketing?
  • 4 tendências para o e-mail marketing 2022
    • 1. E-mail para carrinhos abandonados
    • 2. E-mail de boas-vindas
    • 3. E-mail promocional
    • 4. E-mail personalizado
  • Tendências de marketing digital para 2022
    • Microinfluenciadores digitais
    • Marketing Interativo
    • Vídeos ao vivo
    • Marketing de Nostalgia
    • Pesquisa por voz

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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O que é e-mail marketing?

Primeiro, é importante destacar o que é e-mail marketing. Basicamente, é uma estratégia gerada pela publicidade que utiliza conteúdos enviados por e-mail como campanha de marketing digital. Essa prática tenta levar a propaganda do seu produto ou serviço até pessoas que possuem interesse prévio por eles ou são clientes em potencial.

O e-mail marketing se torna uma forma de baixo custo de disseminar o material de campanha da sua empresa. Isso porque não é preciso pagar anúncios patrocinados, banners e outras formas custeadas de publicidade.

É necessário enfatizar que deve-se tomar cuidado com palavras e expressões utilizadas no corpo do texto ou imagem enviada por e-mail, com o objetivo de evitar que ele seja mandado para o spam. No próximo tópico, vamos te mostrar as principais tendências para 2022.

4 tendências para o e-mail marketing 2022

Muita gente acha que e-mail é coisa do passado, mas será que isso é verdade ou é um mito? Com certeza, é um mito! Esse tipo de contato continua em alta.

Segundo dados de uma pesquisa da Stadista, somente em 2019 o número de pessoas com uma conta de endereço eletrônico chegou a 3,9 bilhões de pessoas no mundo inteiro. Para 2024 as projeções são ainda mais positivas e atingem o número de 4,48 milhões de usuários – quase metade da população mundial.

Pensando nos dados acima, elaboramos uma lista com as 4 tendências para o e-mail marketing em 2022. Confira, a seguir!

1. E-mail para carrinhos abandonados

Recentemente nós fizemos uma publicação sobre como recuperar um carrinho abandonado. Essa situação é mais comum do que parece, porém é reversível.

Conforme indicado por uma pesquisa da Moosend, de 2020, 43% dos carrinhos abandonados nos negócios digitais foram recuperados por meio de e-mail marketing. Ou seja, essa tendência tem o poder de reconquistar suas vendas abandonadas, seja por meio de um lembrete ou até mesmo um desconto extra.

2. E-mail de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas parece inofensivo, mas continua em alta em 2021. Segundo dados da Dinamize, de 2020, 20% dos leads efetuam as compras após 24h de cadastro no site. Como complemento, uma pesquisa de 2017 feita pela GetResponse indica que 82% das pessoas abrem esse tipo de e-mail marketing.

3. E-mail promocional

O e-mail promocional é uma das tendências para o e-mail marketing que, geralmente, funciona muito bem! No Brasil, segundo o Content Marketing Institute, de 2019, 87% dos empreendedores utilizam o e-mail marketing para compartilhar conteúdo e promoções.

4. E-mail personalizado

Todos queremos nos sentir únicos, queridos e importantes, não é mesmo? Com o seu lead não é diferente! O e-mail personalizado é uma das principais tendências de e-mail marketing para 2021, porque elabora a mensagem exclusivamente para uma pessoa. A sua marca tem muito mais chances de efetivar as vendas se fizer uma lista de serviços específicos para o perfil do seu cliente, por exemplo.

Saiba as tendências de marketing por e-mail para o ano de 2021 | Foto: Freepik

Saiba as tendências de marketing por e-mail para o ano de 2022 | Foto: Freepik

Tendências de marketing digital para 2022

O ano de 2020 ressignificou bastante a importância do marketing digital. O fato de ficarmos em isolamento social fez parte da realidade da população. Esse novo comportamento coletivo gerou um aumento no uso da internet para compras e serviços online e desencadeou um crescimento considerável.

É de se esperar que o ano de 2022 siga alguns passos e absorva mudanças proporcionadas pelo ano anterior, mas que também chegue com novas demandas. Nessa perspectiva, algumas tendências de e-mail marketing atuais são:

Microinfluenciadores digitais

Os microinfluenciadores da internet são aquelas pessoas que ficaram famosas e conhecidas a partir do engajamento nas redes sociais. Sua empresa, ao oferecer patrocínios, permutas ou outro tipo de relação comercial em troca de divulgação com um influenciador, principalmente com os que oferecem mais seguidores fiéis que se dedicam a se envolver ativamente ao conteúdo, consegue alcançar um novo público de clientes em potencial.

Marketing Interativo

Essa prática do marketing tem o objetivo de adicionar elementos interativos ao seu conteúdo e fazer com que os usuários e clientes se envolvam com a empresa. Isso cria uma boa linha de relacionamento. Alguns exemplos de estratégias desse tipo são:

  • criação de enquetes;
  • questionários;
  • jogos interativos;
  • concursos.

Vídeos ao vivo

As transmissões ao vivo se tornaram bastante comuns e serviram para entreter os brasileiros no período de isolamento social. Não só beneficiou os espectadores como também os patrocinadores. A comercialização de produtos e serviços durante os shows e vídeos ao vivo, em diversas plataformas, abriu momentos comerciais que resultaram no crescimento de várias empresas.

Marketing de Nostalgia

Essa ideia visa chamar a atenção do seu público, prendendo o foco dele por motivos familiares do passado. Consequentemente, dando visibilidade ao seu conteúdo. A forma de explorar tendências mais antigas está em alta e pode surgir por meio de jogos, programas de sucesso ou cinema nostálgicos.

Pesquisa por voz

Com a opção de ferramenta de pesquisa por voz nas próprias abas de pesquisa, juntamente com a disseminação de assistentes virtuais como o Google Home e a Alexa, outro elemento importante do marketing atual é criar estratégias para que esses novos serviços de monitoramento de busca em forma de alto-falantes captem o seu conteúdo com mais facilidade.

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