Descubra 6 Técnicas de Persuasão para Aumentar as suas Vendas

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado


O termo persuasão vem do latim persuadere e significa convencer. As técnicas de persuasão são ferramentas utilizadas para aprimorar o poder de convencimento das pessoas, ou seja, a capacidade de convencer alguém a realizar uma ação que você deseja. Essas técnicas são utilizadas por diferentes setores, como o jurídico, finanças, imóveis e, principalmente, vendas.

De que forma você tem praticado técnicas de persuasão em vendas com os seus clientes? Sabe o que leva alguém a dizer “sim” para os seus produtos e escolher o seu negócio em vez de um concorrente?

Poderíamos listar uma série de motivos possíveis para isso, mas, no geral, tudo se resume a uma razão principal: a persuasão. Muitas vezes caímos na armadilha de lançar mão de discursos prontos e decorados, falando apenas sobre as vantagens e as características técnicas dos produtos, sem olhar para o desejo do consumidor ou tentar agregar valor àquilo que se vende. 

Falar bem de um produto já não é o bastante para fazer as pessoas comprarem. Por isso, em vez de focar apenas nas qualidades, o grande pulo do gato é proporcionar uma boa experiência e criar relevância mostrando exemplos práticos e reais de como o seu produto pode facilitar a vida do possível comprador. E tudo isso pode ser facilitado usando técnicas de persuasão para aumentar a sua taxa de conversão em vendas.

Continue a leitura e conheça as principais técnicas de persuasão para aumentar o seu poder de convencimento e influência. Vamos lá?

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Pensando nisso eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

Afinal, o que é persuasão?

Persuasão é uma palavra que vem do latim persuadere e significa convencer. Para simplificar, é a capacidade de convencer alguém a realizar uma ação que você deseja ou, no caso das vendas, realizar uma compra. Para isso, pode ser necessário superar alguns obstáculos como os concorrentes do mercado, dúvidas em relação à compra ou pagamento, produto, entre outros aspectos.

Dessa forma, a persuasão pode ser trabalhada a partir de palavras, comportamentos e argumentos lógicos ou simbólicos. Em resumo, é tudo o que faz um bom vendedor: saber convencer uma pessoa de que o seu produto é realmente bom — melhor que o da concorrência — e vale a pena comprá-lo. 

É importante destacar que a persuasão não é manipulação. Persuadir o cliente é levá-lo a fazer algo que seja de interesse para ambas as partes envolvidas, ou seja, consumidor e empresa, enquanto na manipulação apenas a empresa é beneficiada.

Qual o papel da persuasão nas vendas?

Como você pôde ver, persuasão não é manipulação e o que a coloca em vantagem para o cliente é justamente o fato de que ele também tem benefícios nessa relação. A partir do momento em que mantemos o foco em quem estamos tentando convencer a comprar determinado produto, ganhamos credibilidade. 

A pessoa não se sente enganada, você conquista o seu voto de confiança e as chances de que ela valorize muito mais a sua marca ou indique para amigos são maiores. Além disso, a persuasão nas vendas ajuda a:

  • mostrar o valor da oferta;
  • ter destaque entre a concorrência;
  • reverter situações de crise e/ou de dificuldade;
  • realizar negociações financeiras.

Como usar as técnicas de persuasão?

Assim como a oratória, a persuasão é algo que pode ser desenvolvido com bastante treino e prática contínua. De forma geral, todos os profissionais que possuem o diálogo como fonte primária de suas atividades diárias precisam desenvolver essa habilidade.

Se uma venda depende da interação entre o potencial cliente e a sua marca, são estas técnicas que podem convencê-lo a realmente efetuar a compra. As técnicas de persuasão são armas estratégicas para convencer o consumidor de que o seu produto é o mais recomendado para o que ele busca ou necessita no momento.

Logo, não existe forma de influenciar outra pessoa que não seja ter um bom discurso, além de trabalhar com boas justificativas e razões. Cada profissional tem as suas próprias maneiras de executar as técnicas de persuasão e dependerá do seu perfil e das características do público a ser persuadido. 

Quais são as principais técnicas de persuasão para aumentar a taxa de conversão?

Segundo Robert Cialdini, professor de Psicologia e Marketing na Universidade do Arizona, a persuasão e a psicologia caminham juntas e as técnicas persuasivas podem ser decisivas para conquistar e manter clientes. 

Em seu livro “As Armas da Persuasão  —  Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar” ele explora o que podemos descrever como 6 técnicas de persuasão. Acompanhe os próximos tópicos e entenda quais são e como aplicá-las em seu negócio.

  1. Reciprocidade

Com certeza você já ouviu falar de reciprocidade nas relações, mas pode não ter percebido que é uma excelente técnica para persuadir pessoas. A reciprocidade diz respeito às pessoas retribuírem algo que lhes foi concedido — seja uma ação, atitude ou sentimento que o outro teve em relação a você. 

Em vendas não é diferente. Se oferecermos algo de valor para o cliente, naturalmente ele tentará retribuir de alguma forma. Ao realizar uma venda é possível facilitar as condições de pagamento, oferecer benefícios adicionais e, assim, gerar valor para o usuário. Esse tipo de atitude, embora simples, aumenta as chances dele se sentir grato e se tornar mais receptivo às suas propostas — atuais e futuras.

  1. Compromisso e coerência

Outro processo comum é o de nos sentirmos responsáveis por aquilo que falamos e, a partir disso, nos comprometermos. O comprometimento e a coerência também são técnicas de persuasão e a lógica desse tópico é simples: entregar o que foi prometido.

Se em algum momento foi feita uma promessa ou compromisso com um potencial cliente, é preciso mantê-los até o final, uma vez que trará mais credibilidade e autoridade para o seu negócio.

Um ponto que pode ser colocado em pauta nesta técnica é o cuidado com as letras miúdas nas propagandas e divulgações. Os anúncios promocionais em campanhas de e-mails, folders, VTs, entre outros formatos, são grandes exemplos disso. Sabemos que é bastante comum encontrar asteriscos e letras em tamanho reduzido informando o prazo da promoção ou dizendo que ela é limitada ou condicionada a uma determinada situação.

O que normalmente acontece é que muita gente não se atenta à leitura dessas informações e se frustra ao não conseguir aproveitar a oferta. Aqui, mais vale ganhar um novo cliente que vai trazer outros satisfeitos pelo que você oferece do que perder alguns que não leram a sua comunicação da forma correta.

  1. Aprovação social

A prova social é baseada no fato de que as pessoas tendem a se espelhar no que observam em outras. Isso, inclusive, nos mostra o poder dos influenciadores digitais nos dias atuais. Isso significa que quando um produto é amplamente aceito por aqueles com quem o seu possível cliente se identifica, ele tende a aceitá-lo também. Afinal, se funciona e traz bons resultados para quem se inspira e acompanha, é possível que funcione para ele.

Em vendas, é possível trabalhar o uso de cases de sucesso e depoimentos dos clientes que aprovam o seu produto. As classificações dadas à sua marca, produto, serviço ou empresa na internet, redes sociais e canais de busca também são excelentes provas sociais que podem ser trabalhadas nesta técnica de persuasão.

As avaliações e comentários de produtos tendem a apoiar o processo de decisão do usuário, então é importante acompanhar e monitorar o desempenho também nestes canais.

  1. Afeição

Afeição tem a ver com afinidade, certo? Aqui vamos falar sobre aquilo que o cliente sente quando se identifica com o vendedor ou produto, a ponto de aumentar a sua confiança e as chances de realizar uma compra.

As pessoas tendem a dizer “sim” para produtos que conseguem se identificar mais, então, essa técnica não tem muito mistério: é preciso falar a mesma língua do cliente, criando uma relação comercial saudável e positiva.

Para levar afeição às suas técnicas de persuasão em vendas, crie um elo com quem você está falando. Ao conhecer mais sobre este usuário, é mais fácil identificar semelhanças para criar vínculos durante o processo de compra. Vá além do profissionalismo, desenvolva um rapport verdadeiro e uma comunicação amigável.

  1. Autoridade

Assim como a técnica da aprovação social, a autoridade também tem o papel de criar referências. A diferença aqui é que você mesmo pode ser a autoridade em vez de terceiros, como os próprios clientes e parceiros.

Quem tem autoridade assume o papel de influenciador e tem grande impacto sobre as ações e decisões de outras pessoas. Aqui, então, devemos procurar nos destacar como especialistas no assunto em que dominamos. Nada melhor do que o conhecimento para gerar autoridade sobre os outros e, assim, dar origem a mais negócios e novas oportunidades, não é mesmo?

Ter a sua marca bem posicionada e consolidada no segmento do seu negócio é uma oportunidade de criar autoridade e se tornar referência no seu setor. 

  1. Escassez

Esse tópico diz respeito a quanto um item tem mais valor para nós quando está se esgotando. Se tem uma coisa que ninguém gosta, é a sensação de estar perdendo algo, não é mesmo?

Produtos escassos chamam atenção e parecem mais desejáveis. Isso porque dão a ideia de serem exclusivos, gerando uma necessidade e um senso de urgência no consumidor.

A dica aqui é incluir frases como “promoção válida até xx”, últimas unidades em estoque” ou “promoção somente enquanto durarem as reservas” à sua abordagem comercial. Esses são excelentes gatilhos para incorporar a escassez às suas técnicas de persuasão.

Conclusão

Como percebemos, não existe fórmula mágica para persuadir o cliente e vender mais. O importante é estar atento a si mesmo e aos desejos dos potenciais clientes durante todo o processo de compra. 

Seja para conquistar novos clientes ou manter os já existentes, tudo o que você precisa para seguir em frente é identificar os argumentos com os quais pretende trabalhar e colocá-los em prática. E não se esqueça: a prática leva a perfeição e o erro à excelência. Treine bastante o seu poder de convencimento e conquiste resultados cada vez melhores.

Gostou do nosso artigo sobre técnicas de persuasão que contribuem para o aumento da taxa de conversão? Para receber mais dicas como essas, além de novidades fresquinhas sobre empreendedorismo, marketing digital, negócios e marketing de afiliados, continue nos acompanhando aqui no aplicativo!!

 

Ahh, e me siga no meu Instagram @cristianpessoamkt e aproveite meus conteúdos por lá também! Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer o seu Instagram e aumentar suas vendas!

Compartilhe o Aplicativo com os seus amigos para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

Quer saber como acelerar o seu negócio através da internet? CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.