Descubra como escolher o influenciador certo para seu produto ou campanha

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado


Você já pensou em convidar algum influenciador digital para participar das suas campanhas de divulgação de marca ou produto mas não sabe bem como fazer isso? Então hoje é seu dia! Nesse post você vai descobrir o que são os influencers e como escolher o influenciador certo para sua campanha!

MAS AFINAL, O QUE SÃO OS INFLUENCIADORES DIGITAIS?

Pra começar, é bom deixar bem claro o que são e o que fazem os influenciadores digitais. Eles são produtores de conteúdo considerados autoridades em um assunto específico. Assim, a sua autoridade e conhecimento ajudam a gerar valor ao seu discurso, formar opiniões, ditar tendências e contribuir (e muito!) com o marketing de influência para divulgar e vender a sua marca ou produto pela Internet.

De acordo com a pesquisa “O Brasil e os Influenciadores Digitais” publicada pelo Ibope Inteligência, desde de 2016 é possível identificar a presença dos influencers no meio digital brasileiro. A pesquisa mostrou que 50% dos entrevistados costumam comprar produtos e serviços indicados pelos seus influenciadores preferidos e 74% considera o conteúdo apresentado como informações relevantes. Além disso, 52% dos internautas seguem algum influenciador brasileiro.

Os influenciadores digitais trabalham com o que chamamos de marketing de influência, uma estratégia que tem o objetivo de gerar valor para marca ou produto comercializado através do uso da imagem dos influencers e do seu discurso, que é considerado autoridade em sua área. Trata-se de uma estratégia de divulgação mais humanizada, já que nessas ocasiões o lead tem contato com um influenciador de forma mais próxima e direta, criando empatia e confiança.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

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COMO ESCOLHER O INFLUENCER PARA TRABALHAR A SUA MARCA

Existem alguns pontos que devemos levar em consideração na hora de escolher o influenciador que irá retratar a imagem da sua marca ou produto. Isso porque, existem diversas áreas de influencers como top celebridades, fit celebridades, influenciadores com autoridade em determinado assunto, microinfluenciadores, entre outras. E, de nada adianta fechar uma parceria com influenciador da área fit se sua marca fala sobre hamburgers artesanais, certo?

Dessa forma, o primeiro passo é ter em mente os princípios da sua marca para só então selecionar os influencers que poderiam ser boas parcerias para você.

Considere também o tipo de alcance e os objetivos que você deseja ter com a sua campanha. Você possui uma marca consolidada e deseja atingir um público maior e divulgar a sua empresa? Talvez a melhor opção seja investir em top celebridades ou influenciadores com autoridade. Agora, sua empresa é mais regional? Então tenha preferência por microinfluenciadores da sua região. Assim, sua ação será muito mais assertiva!

Observe os canais em que suas possíveis parcerias tem maior interação e case isso com o público que você atende. Se sua marca possui um público que utiliza mais o Instagram, procure por influenciadores que tem autoridade nessa plataforma.

Vale observar também o tipo de parceria que você deseja fechar com o influenciador. Você pode criar uma parceria para realizar o lançamento de uma campanha ou um vídeo pontual com a presença de influenciadores digitais. Ou, ainda, convidar um influencer para ser Embaixador da sua marca. Dessa forma, esse influenciador vai representar a sua marca por um looooongo tempo!

Você ainda não tem certeza sobre o resultado que poderá alcançar com a parceria entre sua marca e um ou mais influencers? Então você precisa dar uma olhada nesse artigo publicado pelo Think With Google onde eles conseguiram comprovar (de fato!) o poder dos influenciadores nas campanhas.

Agora que você já está por dentro de tudo sobre os influenciadores digitais vai ficar muito mais fácil acertar na sua parceria! 

 

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