Dicas para criar um Copy campeão de vendas

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado


Você já aprendeu, no nosso aplicativo, quais são as
principais motivações para a tomada de decisão do copy; como montar um copy de sucesso; e a importância do copy para o marketing de conteúdo. Além de muito mais que já foi falado por aqui.

Por ser um assunto muito importante para o mercado de afiliados, buscamos sempre ensinar coisas novas dentro deste assunto.

Portanto, para enriquecer ainda mais o seu conhecimento, hoje iremos falar sobre algumas dicas que tornarão o seu texto persuasivo em um campeão de vendas.

Preparado? Então vamos lá! 

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

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O que é Copywriting?

Copywriting é o ato de produzir textos com o objetivo específico de convencer o leitor a tomar uma decisão específica. A pessoa que trabalha nesta área é conhecida como Copywriter.

Para quem não está familiarizado com marketing digital e o mercado de afiliados, pode parecer bobeira que algumas palavras possam fazer toda a diferença nos resultados. Se você quer ser reconhecido e decolar sua carreira como produtor ou afiliado, o copywriting pode ser seu grande aliado.

Através de técnicas de persuasão, como um bom storytelling, uso de gatilhos mentais e o despertar de emoções no seu conteúdo, é possível mudar completamente as ações do seu público. Para melhor, é claro!

Existem algumas motivações que facilitam a decisão de compra do cliente, como:

  • Ser aceito;
  • Sentir-se bem;
  • Sentir-se importante;
  • Ganhar dinheiro;
  • Economizar dinheiro;
  • Economizar tempo;
  • Facilitar algum trabalho;
  • Mais conforto;
  • Ser feliz;
  • Mais diversão;
  • Mais conhecimento.

Estas são apenas algumas, pois existem vários pontos motivacionais que influenciam na hora da compra. 

Dicas para criar um copy campeão de vendas

Para que o seu copy traga os resultados esperados, é preciso se atentar a alguns detalhes. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar neste processo de criação. 

Entenda o problema do seu público

Você só chegará à solução de um problema se você conhecê-lo a fundo, não é? Por isso, antes de tudo, procure entender as dores da sua persona para utilizar esse conhecimento a seu favor.

Analise o seu produto na visão do consumidor, para saber quais os pontos atrativos para ele, visando a resolução do problema que citamos acima.

Tendo em mãos o problema e a solução, você já pode começar a planejar o seu texto persuasivo.

Trabalhe as emoções

As emoções são responsáveis pela maioria das vendas. Você já deve ter comprado algo por conta do emocional, pensando estar sendo racional. Isso é mais comum do que percebemos no dia-a-dia, e para que seu copy surta efeito ele precisa despertar emoções.

Quando compramos algo, estamos trocando dinheiro por sentimentos. Hoje, um dos objetivos do marketing é estabelecer ou aumentar a familiaridade do consumidor com a marca. Tudo através de associações emocionais positivas.

Por isso, devemos dar atenção para as emoções das pessoas para sabermos qual desses sentimentos elas estão buscando ao adquirir o que você tem a oferecer.

Tendo essa informação, você será capaz de abordá-las de uma forma mais certeira.

Cuidado para não falar do produto no momento errado

Um copy tem a finalidade de fazer com que a pessoas realize uma ação. Neste caso, a realização da compra. Mas, não é porque o seu texto busca vender certo produto que você precisa falar dele em cada parágrafo. Muito pelo contrário.

Se você já chegar falando do produto, as chances do leitor continuar ali são baixas. É preciso trabalhar as emoções, e mostrar que você tem a solução para o problema, antes de qualquer outra coisa. Assim, você estará falando do produto sem falar seu nome.

Geralmente, esta é a última etapa – ou uma das últimas – em uma página de vendas.

Capriche no título

Se o título não for atraente, talvez o leitor não passe da primeira linha do seu copy. Já pensou produzir um conteúdo de alta qualidade e as pessoas nem chegarem a lê-lo? Pois é, se não planejar bem o seu título é isso que irá acontecer.

O título será o primeiro contato da pessoa com o seu conteúdo, por isso crie uma frase capaz de despertar a curiosidade sem mencionar seu produto.

Dados e pesquisas são ótimas opções

A utilização de números, pesquisas, estudos no geral, leva confiança à sua persona. 

Se eu falo que você deve utilizar dados no seu copy, é uma coisa. Agora, se eu digo que a utilização de dados aumentam suas chances de vendas em 80% é certo que será mais fácil te convencer da importância de ter essa informação disponível. (Este é só um exemplo, ok?)

Pense em quais números e pesquisas você pode utilizar com base no seu produto, realize buscas e transforme as informações em vendas.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais trabalham em conjunto com o storytelling e a copy em si. Eles também mexem com as emoções das pessoas, despertando sentimentos propícios para a realização da venda.

“Faça o teste por 30 dias e, se não gostar, devolvemos o seu dinheiro”.

Esse é um tipo de gatilho mental, ou seja, ele desperta a sensação de confiança no cliente. Você mostra que está comprometido com aquilo e quer levar apenas o melhor até ele, e caso isso não ocorra, você recebe o seu dinheiro de volta.

Existem diversas formas de utilizar essa tática em seu texto persuasivo, e você pode saber mais sobre a seguir.

Gatilhos mentais para usar no seu copy

Gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro humano recebe para a tomada de decisão. Eles irão despertar algo em você que gere interesse. Para o mercado de afiliados, por exemplo, esses gatilhos podem ser grandes aliados no processo de vendas se souber como usá-los da maneira correta.

As reações geradas por esses gatilhos são automáticas, ou seja, você não tem consciência de que aquilo está te influenciando. 

Para um melhor resultado ele pode ser trabalhado junto do storytellingx, que é quando contamos uma história com o objetivo de levar o cliente a realizar uma ação. Unindo uma boa história com as palavras certas, você tem uma carta de vendas eficiente.

É certo que ele fará toda a diferença nos seus resultados.

Para conhecer 6 gatilhos mentais que irão mudar a forma que você vende seus produtos, clique aqui.

Conclusão

Já que você acabou de receber dicas valiosas para começar a escrever sua copy, que tal começar a testar suas ideias? 

É muito importante que você se dedique a essa tarefa caso queira crescer no mercado de afiliados, afinal essa é uma ótima maneira de levar a sua persona a realizar uma ação.

Para não esquecer: descubra qual é o problema; encontre uma solução; encontre a emoção que a sua persona quer sentir; capriche no seu título; e cuidado para não falar do seu produto cedo – ou tarde – demais.

É isso, qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente através dos comentários.

Até a próxima 

 

 

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