Diferença entre nicho e persona.

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Neste artigo eu vou falar da diferença entre nicho e persona.

Vou explicar o que é cada um deles e como você os define de acordo com os objetivos do seu negócio.

Diariamente eu recebo, através das minhas redes sociais, alguma pergunta sobre nicho ou sobre persona.

Desenvolver e entender o seu nicho e sua persona irá te auxiliar na comunicação com os seus clientes.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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Mas afinal,  qual a diferença entre nicho e persona?

O que é Nicho?

Nicho é uma fatia de mercado com necessidades a serem atendidas.

O nicho possui características e especificidades mais demográficas e geográficas de uma fatia de mercado.

Para você entender melhor, vamos usar como  exemplo uma nutricionista especializada em alimentação para mulheres acima de 35 que querem engravidar.

O nicho nesse caso será:

  • Mulheres
  • Acima de 35 anos
  • Casadas
  • Sem filhos
  • Moradoras de grandes centros
  • Trabalham fora
  • Salário acima de R$ 5.000,00
  • Com desejo de emagrecer
  • Com pouco tempo para se dedicar no processo de emagrecimento

Se quisermos nomear esse nicho esse é o nicho de emagrecimento.

Quando o nicho está bem detalhado, como nesse exemplo, ele se torna um nicho hiper segmentado.

Quando temos um nicho de emagrecimento para mulheres acima de 35 anos passamos a hiper segmentar a fatia do mercado.

A vantagem do nicho hiper segmentado é que, mesmo quando você diminui a quantidade de pessoas que estão dentro desse nicho, a comunicação é feita com um público específico.

O seu negócio será reconhecido com mais facilidade por quem realmente tem interesse e procura o seu negócio.

Você será visto no mercado como um especialista no seu assunto e será cada vez mais indicado para pessoas que procuram por essa particularidade.

O seu cliente será fiel, pois ele tem a sensação que a mensagem foi feita exclusivamente para ele.

O que é Persona?

É a representação fictícia do seu cliente ideal.

Seguindo a linha do exemplo utilizado acima no nicho vamos definir uma persona e chamá-la de Luana.

A Luana é:

  • Casada com o Rafael.
  • Não tem filhos.
  • Tem um cachorro chamado Tonico.
  • Não tem coragem de engravidar, pois tem um cargo muito importante no mundo corporativo, onde está há 10 anos, e tem medo de perder as oportunidades.
  • Quando ela pensa em ter filhos ela fica aflita, pois não pode ficar muito tempo ausente no trabalho e com a distância, não ser presente na vida do filho.
  • O seu relógio biológico gritou e agora que ela quer engravidar, mas está com dificuldade, já que se alimenta mal e suas taxas hormonais estão desreguladas.
  • Interessada em formas práticas de se alimentar bem, mas tem pouco tempo para cozinhar.
  • Fica pouco tempo em casa.

Para montar uma persona precisamos do nicho.

Mas a persona você deve criar como base nas características, dificuldades e necessidade do nicho com o qual você está se comunicando e que você quer atender com o seu negócio.

Assim, você terá desenhado quem é o seu cliente ideal e depois trabalhará com ele.

Com a sua persona definida você tem exatamente na sua cabeça para quem você está gerando conteúdo.

Será para essa persona que você irá criar ou procurar uma oferta e/ou produto.

Será para esse cliente que você vai perguntar se irá gostar de consumir o seu produto.

E na hora de colocar para funcionar o seu negócio, você vai atingir também pessoas que estão entre uma característica e outra da sua persona.

Mesmo que elas não estejam dentro da margem elas podem se identificar também com o seu negócio.

Nunca é tarde para definir o nicho e a persona do seu negócio. Avalie com atenção quem você quer atingir e saiba quem é o seu cliente ideal.

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