Entenda a Importância do Pós Vendas para Gerar Novos Negócio

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

O Pós Vendas, nada mais é do que a relação que você vai ter com o seu consumidor após ele finalizar uma compra.

Muitas empresas e modelos de negócio ainda insistem no erro de achar que a Relação de Consumo acaba-se com a finalização da  compra. E acabam não investindo no pós vendas.

No entanto, o pós vendas pode gerar economia com divulgação da sua marca ou produto. Além de gerar um diferencial e uma identificação com o seu cliente.

Nesta matéria vamos abordar como funciona o pós vendas e como obter resultados satisfatórios implementando ele em seu modelo de negócio.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

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Por que implementar o pós vendas?

Segundo pesquisa da Neoassist ,  68% dos consumidores gastariam até 20% a mais para ter um bom atendimento.

Somente este dado já seria o suficiente para investir no Pós Vendas.

Vamos dar algumas dicas de como realizar um Pós Vendas de excelência e obter resultados satisfatórios.

Fonte: Orgânica Digital

Ofereça Exclusividade

Todo ser humano gosta de se sentir exclusivo. Pense em um espetáculo musical. Onde você gostaria se sentar? Na última fileira ou no camarote?

O sentimento de exclusividade no Pós Vendas é sinônimo de fidelização.

O cliente que se sente exclusivo acaba por indicar seu produto a outros possíveis consumidores.

Um consumidor que já adquiriu o seu produto , é um consumidor que já passou por todas etapas da jornada de compra. 

A indicação feita por ele, baseado na experiência de Pós Vendas que ele obteve, é capaz de trazer outro cliente direto para o fundo do seu Funil de Vendas.

Pense no quanto de tempo e dinheiro você economizou pelo fato de que um novo consumidor    veio até você por uma indicação.

Portanto, uma das formas de encantar esse cliente a ponto de ele promover novos negócios para sua marca é fazendo ele se sentir exclusivo.

Ofereça para ele conteúdos exclusivos em seu Pós Vendas. Algum material que tenha relevância e o faça se identificar com sua marca.

Se você vende um produto para emagrecimento, por exemplo, oferte a ele gratuitamente um e-book de Exercícios Físicos.

Ele automaticamente irá perceber que efetuou a compra. Mas ela não terminou ali. Você se preocupa com ele e com a sua evolução dentro do objetivo que ele busca.

Crie Mecanismos de Pesquisa de Satisfação

Entre em contato com o seu cliente. Este é o maior segredo do Pós Vendas. Não deixe que ele esqueça de quem comprou. Lembre ele sempre que você existe e está ali para auxiliá-lo.

Uma boa técnica de gerar pesquisa de satisfação no pós vendas é pelo e-mail. Envie para ele um com perguntas sobre a sua satisfação. Pergunte o que ele achou do produto. Se ele está tendo dificuldades em utilizá-lo. se ele indicaria para outra pessoa.

Com base nestes dados elabore melhorias no seu produto. Percebe que o Pós Vendas é capaz de qualificar o que você tem a oferecer. E o Pós Vendas te ajuda nisso: Em saber do seu cliente o que você está deixando a desejar.

Crie Oportunidades Específicas para o seu Cliente

Envie códigos promocionais para o seu cliente que o direcione para sua página de vendas.

Ao entrar na página, coloque em destaque o preço do produto que deseja vender e um campo chamado: Já sou cliente, onde ele irá inserir esse código.

Esta estratégia de Pós Vendas pode parecer com a exclusividade que já falamos acima. Mas no entanto o conceito que será absorvido pelo cliente é o benefício econômico em ser seu cliente.

Ele irá pensar: Poxa, esse cara se preocupa comigo. Se eu estou tendo problemas com seu produto. Me oferece um conteúdo exclusivo. E ainda dá descontos para minhas futuras compras.

Tornar o cliente apaixonado pela sua marca é a receita das maiores empresas do mundo, como Aplle e Coca Cola, por exemplo.

Mantenha seu cliente atraído

Envie para o seu cliente periodicamente conteúdos relacionados ao produto que ele adquiriu. Se ele comprou um e-book de Como Amenizar os Sintomas da Menopausa, envie para ele matérias sobre reposição hormonal, por exemplo.

Dessa forma, você fará que o cliente sempre procure sua página em busca de conteúdo do seu interesse.

Na medida em que ele te procura mais, você cria recorrência na sua página ou Blog. Além de fixar a identidade da sua marca no inconsciente dele.

Estruture uma Equipe para seu Pós Vendas

Se o seu modelo de negócio já atingiu um grande número de clientes. Pode ser que seja necessário que você crie uma equipe para cuidar somente do seu Pós Vendas.

Procure pessoas que conheçam a fundo o seu produto. É muito mais fácil uma pessoa que conhece ele, reconheça também as necessidades de mudanças nele.

Sendo assim, uma dica importante é colocar na Equipe de Pós Vendas. Profissionais que já atuaram no processo da venda.

Elas já conhecem seu Público Alvo. E por saberem o perfil deles, aplicarão as estratégias de Pós Vendas de maneira mais eficiente.

Portanto, é importante buscar profissionais com o perfil conciliador. Aberto a novas opiniões. E que entendam o propósito do seu Modelo de Negócio.

Faça do seu Pós Vendas um Casamento com o Cliente

Utilize uma estratégia que se preocupe com seu cliente. Cuide Dele. Faça ele se sentir exclusivo. Mostre a ele que a relação de vocês dois é maior do que a Relação de consumo.Assim como num casamento.
Com o diferencial que a fidelidade gerada por um Pós Vendas nem a morte separa. Por que os homens se vão mas as grandes marcas ficam.

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