Funil de Vendas no Marketing Digital

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Hoje você vai saber de uma por todas o que é funil de vendas e como adaptá-lo a sua estratégia de marketing digital.

Então esteja pronto porque vem muito assunto interessante por aí.

Peço também, que leia todo o artigo para entender, afinal o conhecimento é o melhor amigo do homem.

O QUE É FUNIL DE VENDAS

O funil de vendas é formado por um conjunto de etapas onde é medido o interesse do cliente em determinado produto ou serviço.

Foi criado em 1898 por Elias Elmo Lewis, para medir a jornada de um cliente até o momento de compra.

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ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS

O funil de vendas consiste em 3 estágios:

Top of the funnel – Topo do Funil “TOFU”

Middle of the funnel – Meio do Funil “MOFU”

Bottom of the funnel – Fundo do Funil “BOFU”

É provável que você já tenha visto uma imagem de funil de vendas com mais de 3 estágios.

Conscientização e Descoberta (ToFu)

O “Top of the funnel”, topo do funil, é representado como conscientização e descoberta.

Ou seja, quando o seu conteúdo ou anúncio aparece para um novo público, fazendo com que ele conheça que tem um problema.

Intenção (MoFu)

Já o “middle of the funnel”, traduzido como meio do funil, representa o estágio da intenção do cliente.

Por exemplo, após passar pela boca do funil a pessoa demonstra um interesse e passa a acompanhar seu conteúdo virando um lead.

Compra e Lealdade (BoFu)

Chegando enfim ao “bottom of the funnel”, o fundo do funil e adquirindo o seu produto ou serviço.

Nessa importante etapa, o cliente decide comprar o produto ou serviço que você promove.

É importante que no momento e pós venda, você continue mantendo uma boa relação com o seu cliente.

Isso porque esse cliente pode lhe trazer novos clientes, sendo uma fonte orgânica de divulgação.

Numa explicação geral para melhor entendimento ficaria assim:

– Público sem conscientização de um problema;

– Seu anúncio aparece para o público;

– O público passa a ter conscientização e descoberta de um problema;

– O público passa a interagir com o seu conteúdo, virando um lead;

– O lead compra o seu produto/serviço e você fica feliz;

– ERRO GRAVE (você não deve ficar feliz apenas com uma venda);

– Entrega do produto ou serviço ao seu cliente;

– Cliente satisfeito com o seu produto/serviço;

– Cliente feliz = Você feliz;

É assim que deve ser toda a jornada do lead pelo seu funil de vendas no marketing digital.

COMO CAPTAR LEADS

Esse é um assunto onde muitos produtores e afiliados iniciantes se perguntam e às vezes até desistem dos seus negócios por conta disso.

Mas aqui vou te passar dicas que utilizo e que se convertem em resultados.

A melhor forma e mais eficiente de captar leads é criando conteúdo.

Não é qualquer conteúdo, tem que ser direcionado ao público do seu nicho e que seja de grande interesse dele, como por exemplo:

“Como emagrecer”, você cria um conteúdo mais direto e com menos concorrência como, “como emagrecer sem fazer jejum”.

Dessa maneira você encontra uma concorrência “menor”, porém com chances de vendas mais “rápido”.

Funil de vendas no Marketing Digital

É importante para os seus resultados que você faça uma pesquisa de mercado e crie conteúdo para as palavras-chaves mais pesquisadas do seu nicho.

Minha dica é que você utilize o Youtube, pois é a segunda maior rede de pesquisas do mundo.

Claro que você pode usar Instagram e Facebook também, mas na minha opinião o Youtube gera resultados mais rápidos para qualquer nicho.

Técnicas de Vendas Online

Existem várias técnicas de vendas que podem ser usadas para vendas online, e vou citar aqui as mais utilizadas, seja de forma online ou física.

Então vamos a elas.

UPSELL:

Esta é uma técnica de vendas em que um vendedor convida o cliente a comprar itens, atualizações ou outros produtos complementares para lhe gerar mais receita.

Por exemplo:

Você vende um curso de atividade física online.

Em seguida, você oferece uma consultoria com um personal trainer que vai guiá-lo uma vez por semana onde será verificado os seus resultados mensalmente;

Ou seja, o Upsell é um produto premium que você oferece ao cliente.

CROSS CELL:

A função do Cross Sell é identificar produtos que satisfazem necessidades complementares ao inicialmente adquirido ou serviço contratado pelo cliente.

Por exemplo:

Você vende um curso de atividade física para o cliente.

E com o objetivo de gerar maior valor para ele, você oferece itens relacionados a atividades físicas, como suplementos, roupa de treino, uma corda.

Tudo por um preço acessível para que compre em seguida.

Ou seja, você oferece um produto mais barato para o cliente, agora vamos a última estratégia.

DOWNSELL:

Nessa estratégia de venda, você oferece ao cliente uma solução com um valor menor ao produto inicial pelo qual demonstrou interesse.

Por exemplo:

Você vende um curso de atividade física, mas o valor do curso é alto para seu cliente naquele momento.

Se o cliente desistir da compra, você oferece um produto mais barato, por um número menor de aulas, pode ser apenas uma aula.

Enfim, para recapitular as técnicas acima:

UPSELL: Sugerir algo mais caro para o cliente;

CROSS SELL: Sugerir algo complementar a compra do cliente;

DOWNSELL: Sugerir um produto mais barato para o cliente;

Essas são técnicas bastante usadas, seja online ou por empresas físicas, pequenas ou grandes e também são usadas por afiliados.

Por fim…

A melhor recomendação que dou para você é que tenha consistência no seu negócio.

Pesquise, leia e releia se for possível e aplique com consistência, não é uma tarefa fácil se você não se dedicar e gostar do que está fazendo.

Mas, acredito que você quer ter os seus resultados e por isso, leu até aqui, não é mesmo?

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