Isca Digital: Como Criar uma Isca de Alta Conversão

Tempo de leitura: 18 min

Escrito por Cristian Pessoa - Marketing PRÓ Afiliado

Você sabia que a isca digital é uma ferramenta capaz de atrair muitos visitantes e transformá-los em leads qualificados e prontos para comprar de você?

Se você não está conseguindo gerar leads e nenhum resultado em vendas, talvez seja porque você não está usando algo essencial, que faz com que as pessoas não o ignorem. Estou falando da isca digital.

Isca digital é uma ferramenta eficiente para captar leads. Principalmente se o seu objetivo é criar um negócio na internet lucrativo e duradouro.

De nada adianta gerar muito tráfego para o seu blog e não converter os visitantes em leads.

As pessoas que acessam o seu blog estão interessadas em consumir o seu conteúdo, e é aí que você precisa aplicar uma estratégia que desperte o interesse deles em saber mais sobre o assunto.

Além de um conteúdo rico e relevante para o público-alvo, você precisa oferecer algo mais, para que ele deixe o endereço de e-mail, dando permissão para que você entre em contato.

Se você quer saber o que é isca digital e como usar essa ferramenta em sua estratégia para impulsionar seus resultados na internet, leia este artigo até o final.

Mas antes de continuar, quero te fazer algumas perguntas!!

Você está cansado de tentar fazer uma venda e não conseguir? Ou está cheio de contas para pagar mas não sabe de onde vai conseguir o dinheiro? Ou até está se perguntando como irá comprar a comida da próxima semana?

Então se você quer fazer sua 1° venda, ou até mesmo fazer várias vendas por dia quase no automático, eu trouxe a solução que muitos “especialistas do Marketing” escondem de você!

Essa solução se chama Robô Afiliado!

Veja esse vídeo e clique no botão abaixo para ter a ferramenta que mais vende no Marketing Digital!

Sem brincadeira! Esse Robô me fez sair de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em apenas 8 meses, e o melhor, no piloto automático!!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

 

O Que É Isca Digital

O que é Isca Digital

A isca digital é um material rico e relevante para o público-alvo do seu negócio, capaz de atrair e convencer o público a deixar informações importantes, como o endereço de e-mail, em troca do seu material.

Com todas as limitações das redes sociais, uma lista de e-mail é o canal mais eficiente, assertivo e seguro que você pode ter para divulgar seu negócio, nutrir leads e convertê-los em clientes fiéis.

Em uma rede social, como o Facebook, por exemplo, você consegue alcançar muitos usuários com o seu conteúdo, desde que invista em anúncios pagos.

Porém, mesmo com um grande alcance, esse público não será qualificado, ou seja, não serão apenas pessoas interessadas no que você tem a oferecer, pois será um disparo “para todos os lados”, capturando um ou outro lead.

Já com uma lista de e-mail, você atrai exatamente as pessoas que estão interessadas em seu conteúdo e que, por isso, decidiram deixar seu e-mail e outras informações pessoais, em troca do seu material rico (isca digital).

Para fazer isso, você cria uma página de captura, contendo a oferta do que a sua isca digital em troca do e-mail ou WhatsApp do visitante.

Não é de hoje que a “isca” para captar potenciais clientes existe. Há muitos anos os anunciantes já utilizavam essa ferramenta como estratégia de marketing para atrair e converter clientes.

No caso da isca digital, você oferece um material rico em troca do e-mail da pessoa, para que ela possa receber por lá e você possa enviar mais conteúdo e, mais tarde, ofertas e promoções.

É importante respeitar a fase do funil de vendas na qual o lead se encontra, enviando conteúdo de acordo com ela, pois, caso contrário, você pode enviar uma oferta sem o que o lead esteja maduro e, dessa forma, poderá perder a oportunidade de realizar uma venda.

Formatos De Isca Digital

Você pode oferecer para o seu visitante diversos tipos de isca digital. Alguns dos mais comuns são:

  • E-book;
  • Infográfico;
  • Planilha;
  • Cupom de desconto;
  • Kit;
  • Webinário;
  • Teste;
  • Template.

Ao longo do artigo, você saberá mais sobre cada um desses formatos, além de outros exemplos, para você se inspirar e criar a sua isca digital, de acordo com a sua persona e com o seu objetivo de negócio, entre outros fatores.

Como Usar Uma Isca Digital Para Atrair Mais Leads

Como Usar Uma Isca Digital Para Atrair Mais Leads

A primeira coisa que você precisa fazer antes de criar a sua isca digital é conhecer bem o seu público-alvo.

Saber o que o seu público-alvo precisa e deseja é o pontapé inicial para criar uma isca digital atrativa e eficaz.

Você precisa identificar o que o seu público-alvo já está buscando na internet. E, melhor ainda, identifique que tipo de material o seu público está pagando para consumir.

Isso mesmo, se o seu público-alvo está disposto a pagar por uma informação, é evidente que ele vai aceitar receber o mesmo tipo de informação, de forma gratuita, deixando apenas um contato.

É importante que você identifique não apenas o assunto que o seu potencial cliente quer saber, mas também em que formato ele quer consumir o seu conteúdo.

Então, você pode procurar na internet, por exemplo, um e-book que esteja à venda, sobre o seu nicho de mercado.

Para saber como criar a sua isca digital a partir desse e-book, você pode dar uma olhada nas avaliações do produto, para saber o que as pessoas estão falando.

Leve em consideração não apenas os feedbacks positivos, mas também os negativos, pois, estes, sem dúvida, trazem mais ideias do que você precisa fazer para entregar algo parecido, só que melhor (e de graça!).

Aliás, o que é oferecido de forma gratuita, seja na internet ou “no mundo físico”, as pessoas são altamente atraídas.

E não importa o que seja oferecido, o que faz com que as pessoas sejam atraídas é o custo zero, como vários estudos já mostraram.

Tenho certeza de que você lembrou das amostras grátis e daquelas degustações no supermercado. Sim, elas também são iscas!

Isso acontece porque as pessoas não enxergam como “grátis” alguma coisa na qual se pede para fazer algo, como fazer o download de um aplicativo, por exemplo.

Além disso, a tendência é que, se uma marca oferece algo grátis, as pessoas se sentem agradecidas e, por conta disso, se tornam mais propícias a comprar algo daquela marca e ainda recomendam a marca nas redes sociais.

Ideias De Iscas Digitais

Veja as Melhores Ideias de Iscas Digitais para sua estratégia online

Você viu, neste artigo, que existem diversos formatos de isca digital para você criar e “fisgar” o seu potencial cliente.

Veja agora 12 boas ideias de iscas digitais para você se inspirar e escolher a melhor para o seu negócio.

1. E-book

Utilizar um e-book é o formato de isca digital mais utilizado por empreendedores digitais de todos os seguimentos.

Quando um visitante está realmente interessado no conteúdo que você entrega, com certeza ele vai querer fazer o download do seu material, em troca do contato dele.

Para isso, além de publicar conteúdo relevante para o seu público-alvo, o seu e-book precisa entregar muito valor par ele, de tal forma, que ele até pagaria para obter o material.

Então, quando um visitante consome um conteúdo valioso de forma gratuita em seu blog e também em sua isca digital e, depois, você oferece o seu produto, sem dúvida ele terá certeza de que o que ele vai comprar é de qualidade superior.

2. Guia Completo

Assim como o e-book, o guia também é um material valioso para o seu potencial cliente, pois é conteúdo aprofundado e bem detalhado.

Com uma isca digital em formato de guia completo, você consegue demonstrar para o público-alvo que sabe o que está falando e que você é capaz de entregar valor para ele, o ajudando a resolver o problema que ele possui ou entregar algo que ele quer muto.

Você pode criar uma isca digital em formato de guia completo sobre um tema relacionado ao nicho que você atua.

A diferença entre um artigo que você publica normalmente em seu blog para um guia é a profundidade em que o tema é abordado, os detalhes que serão mostrados e o grande valor que será entregue ao leitor.

3. Checklist

Outra ideia de isca digital para você criar é o checklist. Esse formato de conteúdo é um dos que fazem mais sucesso em blogs de qualquer segmento.

Por se tratar de uma solução rápida, da qual o leitor pode colocar em prática imediatamente, é difícil de ser ignorada.

Isso acontece porque as pessoas amam praticidade e agilidade. Quer conteúdo mais prático e ágil que uma lista?

Para quem atua no nicho do empreendedorismo digital, por exemplo, pode criar um cheklist de como criar um negócio na internet.

Dessa forma, você consegue captar muitos leads e aumentará a sua lista de contatos.

Existem cheklist para tudo, desde arrumar mala para viajar de férias até compras no supermercado.

A sua isca digital em formato de cheklist vai ser criada de acordo com o seu nicho e com o seu público-alvo.

4. Planilhas

As planilhas são um tipo de conteúdo tão irresistível quanto um checklist, pois esse também é um formato muito prático e ágil.

Planilhas prontas facilitam a vida das pessoas, por isso que elas fazem muito sucesso, principalmente sendo de graça.

Com uma isca digital em formato de planilha você consegue atrair muitos leads e aumentar suas chances de conversão.

5. Infográfico

O infográfico é um formato de conteúdo perfeito para a criação de isca digital, pois além de ser fácil de ser consumido, o infográfico é muito bom para ser compartilhado nas redes sociais.

O infográfico é um conteúdo altamente visual, o que chama bastante atenção dos visitantes. Além disso, com esse tipo de isca digital você consegue transmitir a mensagem que deseja e atrair tráfego para o seu blog.

Com um infográfico, você consegue fazer um resumo do conteúdo publicado em seu blog, atraindo aquelas pessoas mais apressadas, que não curtem ler um texto longo.

Você pode perceber que aqui no blog geralmente deixamos um infográfico no final do artigo, para facilitar a leitura do público mais apressado, facilitando também a compreensão e fixação de todo o conteúdo.

6. Template

O template é mais uma ideia de isca digital que geralmente atrai muitos leads e aumenta a sua lista.

O template atrai as pessoas que precisam realizar uma determinada ação para a criação de algo relevante para elas.

É aí que você “joga a isca”, entregando um passo a passo prático, ensinando o que o público precisa criar, pois muita gente tem dificuldade para criar um design e, sem dúvida, vai querer te entregar o contato dela em troca da sua ajuda para “destravar” o projeto.

7. Webinário

Outra ideia de isca digital para você criar é uma vídeo conferência. Como são realizados com data e hora marcadas e com vagas limitadas, as pessoas tendem a “correr” para garantir sua vaga.

Essa isca é muito eficiente, capaz de atrair muito leads para o seu negócio, pois ela aciona os gatilhos mentais da urgência e da escassez, essenciais nas estratégias de marketing digital.

Além disso, um webinário é um conteúdo atrativo e muito interessante, pois, diferente de um texto ou de um vídeo gravado, em um webinário você vê e escuta a pessoa ao vivo e ainda pode interagir com ela.

8. Pesquisa/Estudo

Entregar pesquisas e estudos sobre um tema relevante para o seu público-alvo em troca do e-mail dele também é uma excelente ideia para criar uma isca digital.

Muita gente fica curiosa para saber mais detalhes sobre algum assunto. Mostrar dados importantes coletadas através de estudos e pesquisas é algo valioso para muita gente.

Descubra o que a sua audiência quer saber e ofereça essas informações em troca de um contato.

9. Kit

Criar um kit para oferecer como isca digital é uma excelente ideia para atrair leads e convertê-los em clientes.

Você pode criar um kit contendo um e-book sobre como criar um negócio na internet, um guia completo sobre tráfego e um checklist das ferramentas necessárias para ter um negócio online.

Esse tipo de isca atrai e converte muitos leads, pois é um material valioso e o “custo” é apenas o de preencher um formulário.

10. Cupom de desconto

Outra ideia de isca digital é o cupom de desconto. Esse tipo de isca é muito eficiente para quem possui uma loja online.

Oferecer um cupom de desconto na primeira compra, por exemplo, chama bastante atenção do visitante que, sem dúvida vai querer aproveitar, preenchendo suas informações no formulário.

11. Arquivo em PDF

Uma ideia de isca digital muito boa e bem simples de criar é um arquivo em PDF.

Para isso, basta juntar alguns artigos que são muito acessados em seu blog e criar um só arquivo em PDF.

Como o conteúdo que você usou para criar a isca digital é relevante para o seu público-alvo, não será difícil conseguir o contato em troca de um material valioso em formato de PDF.

Basta preencher um formulário para que o seu lead receba o arquivo por e-mail.

Se você é do nicho de gastronomia, por exemplo, poderá oferecer um arquivo em PDF com as melhores receitas publicadas em seu blog.

12. Grupos no Facebook

Criar um grupo VIP no Facebook para quem preencher um formulário em seu blog é uma ideia muito eficiente de atrair e captar leads.

Isso porque as pessoas têm a necessidade de pertencimento e, criando um grupo no Facebook apenas para pessoas cadastradas fará com que o lead queira fazer parte, despertando nele aquele sentimento de fazer parte e não ficar de fora.

Esse é um tipo de isca digital que funciona muito bem para captar leads.

Basta criar um grupo específico sobre o seu nicho de mercado e adicionar um formulário em seu blog para que o visitante preencha com seus dados de contato e, dessa forma, faça parte do grupo no Facebook.

Erros Que Você Pode Evitar Ao Criar Uma Isca Digital

Evite cometer esses erros ao criar uma isca digital

Criar uma isca digital que chame bastante atenção das pessoas para que elas aceitem deixar seu contato em troca do que você está oferecendo, de forma gratuita, e ainda alinhar a sua isca com as suas principais ofertas não é nada fácil.

Porém, para que você consiga criar uma isca digital que atraia muitos leads, você deve evitar cometer alguns erros que muita gente comete. Confira alguns deles a seguir.

Oferecer algo vago

O primeiro erro que você deve evitar ao criar uma isca digital é não ser específico.

Ou seja, se um visitante está lendo um artigo do seu blog e, de repente aparece uma CTA oferecendo um e-book “Como melhorar o seu negócio”, o qual o visitante precisa preencher um formulário para receber o e-book em seu e-mail, pode não despertar tanto interesse.

O título da isca digital está muito vago. É necessário ser mais específico, mostrar de que forma a pessoa vai conseguir melhorar o seu negócio, para que ela seja convencida a preencher suas informações de contato.

Em vez disso, a sua isca digital poderia ser “10 estratégias para vender mais”. É importante que a sua isca chame a atenção do visitante e o convença a deixar seu contato em troca do seu material.

Baixa qualidade do material

Mais um erro que você pode evitar ao criar a sua isca digital é criar um material, além de vago, de baixa qualidade, feito “de qualquer jeito”, desorganizado, sem índice, cheio de erros de digitação e com uma capa malfeita, por exemplo.

Ou, no caso de uma isca em vídeo, um material sem a iluminação adequada, com áudio muito baixo ou cheio de ruídos.

Esses erros podem acabar com a sua imagem e, principalmente, fazer você perder um potencial cliente.

A isca precisa ter o máximo de qualidade, para que o lead pense que, se um material gratuito que você oferece já é tão bom, imagine o que é pago.

Se você não souber nada sobre criação de e-books ou sobre criação de imagens, por exemplo, você pode contratar os serviços de um profissional freelancer em uma plataforma especializada nesse tipo de serviço, como o Workana e o GetNinjas, por exemplo.

O importante é entregar o máximo de qualidade, sempre, afinal é a sua imagem e credibilidade que estarão em jogo (e o futuro do seu negócio, claro).

Não entregar valor

Um grande erro que você precisa evitar quando for criar a sua isca digital é não entregar nada de relevante e útil para o seu público-alvo.

Você só vai conseguir convencer o visitante a deixar seus dados em troca do seu material, se esse material for valioso para ele.

Se o seu público-alvo são pessoas que querem perder peso, você não espera captar muitos leads com uma isca que ensina receitas de bolo de pote, por exemplo.

Mais uma vez a importância de conhecer bem a sua persona, antes de criar uma isca digital ou qualquer outra coisa em seu negócio.

A sua isca digital precisa tocar na dor do seu público-alvo, precisa oferecer algo que ele já vem buscando e que pagaria pelo que você está oferecendo de forma gratuita.

A isca digital precisa ser uma amostra da qualidade que você oferece, transmitindo credibilidade e confiança para que, mais tarde, você consiga vender o seu produto ou serviço para o potencial cliente, como a melhor solução do mercado.

A sua isca digital precisa oferecer valor para a sua persona, seja de curto ou longo prazo.

Um bom exemplo de isca digital que oferece valor de curto prazo são os testes. Um teste oferece valor imediato, pois o lead poderá respondê-lo no mesmo momento em que fizer o download.

Já um exemplo de isca digital de longo prazo seria um e-book, com várias páginas, para o lead ler e aprender algo quando terminar a leitura.

Uma isca digital precisa ter um objetivo definido, um tema específico, para atrair o público certo.

A isca também precisa ter qualidade, tanto no conteúdo quanto na apresentação do formato.

E, o mais importante, a sua isca digital precisa entregar valor para o seu público-alvo.

Como Criar Uma Isca Digital de Alta Conversão?

O formato de isca digital que você vai oferecer para o seu público vai depender de diversos fatores importantes, como a sua persona, o seu objetivo, estratégia, entre outros.

Porém, independentemente do formato escolhido, a sua isca digital precisa ser interessante para o seu potencial cliente, precisa mostrar que o material que ele vai receber vai mudar a vida dele de alguma forma.

Só assim ele vai se sentir atraído e vai fornecer um contato, te dando a permissão para que você envie mais conteúdo posteriormente.

Para isso, é necessário conhecer bem a sua persona, buscando entender suas necessidades e interesses.

Veja a seguir, algumas informações importantes que você precisa saber sobre a sua persona, antes de decidir que tipo de isca digital você pode oferecer para atrair mais leads para o seu negócio.

  • Qual o formato de material rico ela consome mais no dia a dia (se a sua persona gosta muito de leitura, pode ser um e-book, se consome muitos vídeos no YouTube, o formato de vídeo seria mais atrativo, por exemplo);
  • Qual o formato de isca digital poderá solucionar a dor da sua persona com maior facilidade;
  • Que tamanho de conteúdo ela prefere consumir (mais resumido, um passo a passo prático ou mais completo, denso e cheio de detalhes).

É muito importante que você busque pelas respostas a estas perguntas e que compreenda ao máximo quem é a sua persona, quais são as necessidades e desejos dela.

Dessa forma, você consegue atrair mais leads para nutrir através de conteúdo relevante enviado por e-mail e, quando o lead estiver maduro para receber ofertas, ele será convertido em cliente mais facilmente.

Conclusão

A isca digital é uma ferramenta capaz de atrair leads através da entrega de informação relevante, se aproximar do seu público-alvo e melhorar seus resultados.

Quando você entrega uma isca digital com conteúdo valioso e de qualidade para o seu público-alvo, você se torna uma autoridade no assunto, criando um relacionamento mais próximo com o seu lead.

A partir daí, o lead vai procurar por você quando quiser saber mais sobre o tema. É aí que ele será nutrido com o seu conteúdo até ser convertido em cliente.

Siga todas as dicas deixadas aqui no artigo, crie a sua isca digital, atraia e converta leads em clientes fiéis.

Antes de finalizar, quero te fazer uma simples pergunta!!

Faria alguma diferença na sua vida R$ 3.000,00 a mais na sua conta todos os meses?

Tenho certeza que com esse dinheiro a mais, você finalmente iria conseguir realizar os maiores sonhos da sua vida!

Imagina você com sua tão sonhada casa própria, ou um carro novo em folha, quem sabe sair mais com sua família e poder dar tudo que ela realmente merece… Eu sei, a mente vai a mil, esses também eram meus maiores objetivos quando iniciei no Marketing Digital!!

Eu falei R$ 3.000,00 aqui em cima né? Mas eu te garanto que se seguir as aulas passo a passo, você vai fazer esses mesmos 3 mil em apenas 1 dia!

Sabe por quê eu garanto? Pois foi graças a esse curso que saí de zero vendas para faturar mais de 100 mil reais por mês em menos de 1 ano!! Além disso, você tem 7 dias de graça, isso mesmo, se em 7 dias não tiver nenhum resultado, devolvemos todo seu dinheiro!

Tá esperando o que? Não deixe mais uma oportunidade passar direto por você!

Chegou a hora de mudar de vida e conquistar seus sonhos!!

Veja o vídeo e clique no botão abaixo para ter acesso ao Treinamento que mais formou Top Afiliados no Marketing Digital!

Gostou desse artigo? Eu faço de tudo para manter esse aplicativo sempre atualizado e gratuito com muito mais conteúdo que muitos cursos pagos! Então se acha que estou te ajudando de alguma forma com este aplicativo, me ajude a continuar CLICANDO NAS PROPAGANDAS, AVALIANDO COM 5 ESTRELAS NA PLAY STORE e COMPARTILHANDO NOS GRUPOS E REDES SOCIAIS para me ajudar a crescer cada vez mais e trazer conteúdos ainda melhores para você.

E se você quer saber como eu aprendi a fazer vendas todos os dias no conforto da minha casa, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que transformou minha vida e me fez ter a liberdade de viajar quando eu quiser, ajudar os meus pais e principalmente, realizar meus sonhos!.

E qualquer dúvida, basta me perguntar no meu WhatsApp clicando no botão abaixo!

E-book Gratuito
Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo.

 

Este livro digital já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas. É o ponto de partida de centenas de histórias de sucesso na internet.
 
Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum. 
100% livre de spam.

Você Leia também: também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário




Seja o primeiro a comentar!

UM ROBÔ QUE FAZ VENDAS PARA VOCÊ ENQUANTO DORME

NÃO SAIA SEM VER ISSO OU VOCÊ VAI PERDER A MAIOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!!

AGORA VOCÊ PODE ALAVANCAR AS SUAS VENDAS OU COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO NA INTERNET

ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VENDAS QUE JÁ ESTÁ PRONTO PARA USAR

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA UM PRODUTO.